Anomalias e variações na fórmula dentária em morcegos do gênero Artibeus Leach (Chiroptera, Phyllostomidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rui,Ana Maria
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Drehmer,César Jaeger
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Zoologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81752004000300026
Resumo: Descreve-se a ocorrência e analisa-se as causas de anomalias dentárias em Artibeus lituratus (Olfers, 1818) e A. fimbriatus Gray, 1838 (Chiroptera: Phyllostomidae) provenientes de populações do Estado do Rio Grande do Sul, sul do Brasil. São discutidas, com base no material examinado e em ampla revisão da literatura, as variações quanto à presença dos terceiros molares superior e inferior entre diferentes espécies de Artibeus Leach, 1821. Foram analisados 104 crânios de A. lituratus e 44 de A. fimbriatus quanto à fórmula dentária. Em A. lituratus ocorreram dois casos de dentes extranumerários, um incisivo superior e um terceiro molar superior direito, e um de agênese dentária dos terceiros molares inferiores. Em A. fimbriatus constatou-se a ocorrência de um segundo pré-molar superior direito extranumerário. As ocorrências do terceiro molar superior em A. lituratus e do segundo pré-molar superior em A. fimbriatus são casos de atavismos. Em Artibeus (Artibeus) ocorrem variações quanto à presença do terceiro molar superior, de maior ou menor intensidade, em praticamente todas as espécies. Estas variações ocorrem tanto a nível intrapopulacional quanto geográfico. Já o terceiro molar inferior está ausente em baixa freqüência em várias populações de diferentes espécies. Os terceiros molares superiores e inferiores estão em processo de desaparecimento na linhagem dos Artibeus (Artibeus). O fato destes dentes já não ocorrerem em algumas espécies, terem ocorrência variável em outras e serem sempre estruturas reduzidas e simplificadas, sem função na mastigação, são indicativos deste processo evolutivo. A variação intensa observada quanto à ocorrência do terceiro molar superior inviabiliza o seu uso como caráter útil na identificação de espécies.
id SBZ-3_742868a6e7645788fe951f4ee7a0fb88
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-81752004000300026
network_acronym_str SBZ-3
network_name_str Revista Brasileira de Zoologia (Online)
repository_id_str
spelling Anomalias e variações na fórmula dentária em morcegos do gênero Artibeus Leach (Chiroptera, Phyllostomidae)AgêneseArtibeus fimbriatusArtibeus lituratusatavismopolimorfismoDescreve-se a ocorrência e analisa-se as causas de anomalias dentárias em Artibeus lituratus (Olfers, 1818) e A. fimbriatus Gray, 1838 (Chiroptera: Phyllostomidae) provenientes de populações do Estado do Rio Grande do Sul, sul do Brasil. São discutidas, com base no material examinado e em ampla revisão da literatura, as variações quanto à presença dos terceiros molares superior e inferior entre diferentes espécies de Artibeus Leach, 1821. Foram analisados 104 crânios de A. lituratus e 44 de A. fimbriatus quanto à fórmula dentária. Em A. lituratus ocorreram dois casos de dentes extranumerários, um incisivo superior e um terceiro molar superior direito, e um de agênese dentária dos terceiros molares inferiores. Em A. fimbriatus constatou-se a ocorrência de um segundo pré-molar superior direito extranumerário. As ocorrências do terceiro molar superior em A. lituratus e do segundo pré-molar superior em A. fimbriatus são casos de atavismos. Em Artibeus (Artibeus) ocorrem variações quanto à presença do terceiro molar superior, de maior ou menor intensidade, em praticamente todas as espécies. Estas variações ocorrem tanto a nível intrapopulacional quanto geográfico. Já o terceiro molar inferior está ausente em baixa freqüência em várias populações de diferentes espécies. Os terceiros molares superiores e inferiores estão em processo de desaparecimento na linhagem dos Artibeus (Artibeus). O fato destes dentes já não ocorrerem em algumas espécies, terem ocorrência variável em outras e serem sempre estruturas reduzidas e simplificadas, sem função na mastigação, são indicativos deste processo evolutivo. A variação intensa observada quanto à ocorrência do terceiro molar superior inviabiliza o seu uso como caráter útil na identificação de espécies.Sociedade Brasileira de Zoologia2004-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81752004000300026Revista Brasileira de Zoologia v.21 n.3 2004reponame:Revista Brasileira de Zoologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ)instacron:SBZ10.1590/S0101-81752004000300026info:eu-repo/semantics/openAccessRui,Ana MariaDrehmer,César Jaegerpor2006-04-27T00:00:00Zoai:scielo:S0101-81752004000300026Revistahttp://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/zooONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbz@bio.ufpr.br1806-969X0101-8175opendoar:2006-04-27T00:00Revista Brasileira de Zoologia (Online) - Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Anomalias e variações na fórmula dentária em morcegos do gênero Artibeus Leach (Chiroptera, Phyllostomidae)
title Anomalias e variações na fórmula dentária em morcegos do gênero Artibeus Leach (Chiroptera, Phyllostomidae)
spellingShingle Anomalias e variações na fórmula dentária em morcegos do gênero Artibeus Leach (Chiroptera, Phyllostomidae)
Rui,Ana Maria
Agênese
Artibeus fimbriatus
Artibeus lituratus
atavismo
polimorfismo
title_short Anomalias e variações na fórmula dentária em morcegos do gênero Artibeus Leach (Chiroptera, Phyllostomidae)
title_full Anomalias e variações na fórmula dentária em morcegos do gênero Artibeus Leach (Chiroptera, Phyllostomidae)
title_fullStr Anomalias e variações na fórmula dentária em morcegos do gênero Artibeus Leach (Chiroptera, Phyllostomidae)
title_full_unstemmed Anomalias e variações na fórmula dentária em morcegos do gênero Artibeus Leach (Chiroptera, Phyllostomidae)
title_sort Anomalias e variações na fórmula dentária em morcegos do gênero Artibeus Leach (Chiroptera, Phyllostomidae)
author Rui,Ana Maria
author_facet Rui,Ana Maria
Drehmer,César Jaeger
author_role author
author2 Drehmer,César Jaeger
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rui,Ana Maria
Drehmer,César Jaeger
dc.subject.por.fl_str_mv Agênese
Artibeus fimbriatus
Artibeus lituratus
atavismo
polimorfismo
topic Agênese
Artibeus fimbriatus
Artibeus lituratus
atavismo
polimorfismo
description Descreve-se a ocorrência e analisa-se as causas de anomalias dentárias em Artibeus lituratus (Olfers, 1818) e A. fimbriatus Gray, 1838 (Chiroptera: Phyllostomidae) provenientes de populações do Estado do Rio Grande do Sul, sul do Brasil. São discutidas, com base no material examinado e em ampla revisão da literatura, as variações quanto à presença dos terceiros molares superior e inferior entre diferentes espécies de Artibeus Leach, 1821. Foram analisados 104 crânios de A. lituratus e 44 de A. fimbriatus quanto à fórmula dentária. Em A. lituratus ocorreram dois casos de dentes extranumerários, um incisivo superior e um terceiro molar superior direito, e um de agênese dentária dos terceiros molares inferiores. Em A. fimbriatus constatou-se a ocorrência de um segundo pré-molar superior direito extranumerário. As ocorrências do terceiro molar superior em A. lituratus e do segundo pré-molar superior em A. fimbriatus são casos de atavismos. Em Artibeus (Artibeus) ocorrem variações quanto à presença do terceiro molar superior, de maior ou menor intensidade, em praticamente todas as espécies. Estas variações ocorrem tanto a nível intrapopulacional quanto geográfico. Já o terceiro molar inferior está ausente em baixa freqüência em várias populações de diferentes espécies. Os terceiros molares superiores e inferiores estão em processo de desaparecimento na linhagem dos Artibeus (Artibeus). O fato destes dentes já não ocorrerem em algumas espécies, terem ocorrência variável em outras e serem sempre estruturas reduzidas e simplificadas, sem função na mastigação, são indicativos deste processo evolutivo. A variação intensa observada quanto à ocorrência do terceiro molar superior inviabiliza o seu uso como caráter útil na identificação de espécies.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81752004000300026
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81752004000300026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-81752004000300026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zoologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zoologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Zoologia v.21 n.3 2004
reponame:Revista Brasileira de Zoologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ)
instacron:SBZ
instname_str Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ)
instacron_str SBZ
institution SBZ
reponame_str Revista Brasileira de Zoologia (Online)
collection Revista Brasileira de Zoologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Zoologia (Online) - Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ)
repository.mail.fl_str_mv ||sbz@bio.ufpr.br
_version_ 1754820984689393664