Programa de capacitação de estudantes de Psicologia para promoção do desenvolvimento de bebês de risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vital, Maria Lucia Naime Vidal
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3019
Resumo: During the infant development, some risks are caused by internal and external conditions, with are dependent of the environment. Because of the lack of intervention in a troubled familiar environment or in a deficient institutional care, the babies at risk can show a damaged development. Brazilian daycare center privileges hygiene and primary care neglecting children education and their intervention. The present research intents to qualify students of Psychology College that wok with babies at risk to promote infantile development though play sessions. The collected data were extracted from intervention planning, reports and videos made during the execution of the play activities. The data referring to the babies were obtained through the application of the Operationalized Portage Inventory. The results will be compared with each individual performance during the intervention program, regarding to the students even the babies of the Inventory Portage.
id SCAR_002453f4a3cf1af4aca89a052c9508de
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3019
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Vital, Maria Lucia Naime VidalGil, Maria Stella Coutinho de Alcântarahttp://lattes.cnpq.br/1673770301699940http://lattes.cnpq.br/068090591804121643aa67d7-c3ed-4cb6-8ca4-b63e082dc71e2016-06-02T19:46:05Z2009-08-112016-06-02T19:46:05Z2008-02-29VITAL, Maria Lucia Naime Vidal. Programa de capacitação de estudantes de Psicologia para promoção do desenvolvimento de bebês de risco. 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3019During the infant development, some risks are caused by internal and external conditions, with are dependent of the environment. Because of the lack of intervention in a troubled familiar environment or in a deficient institutional care, the babies at risk can show a damaged development. Brazilian daycare center privileges hygiene and primary care neglecting children education and their intervention. The present research intents to qualify students of Psychology College that wok with babies at risk to promote infantile development though play sessions. The collected data were extracted from intervention planning, reports and videos made during the execution of the play activities. The data referring to the babies were obtained through the application of the Operationalized Portage Inventory. The results will be compared with each individual performance during the intervention program, regarding to the students even the babies of the Inventory Portage.Os riscos no desenvolvimento infantil podem ser originados por causas internas ou externas, entre elas as condições precárias ou adversas do ambiente. Os chamados bebês de risco são crianças que podem vir a ter o desenvolvimento prejudicado pela falta de estimulação necessária, por dificuldades no âmbito familiar, ou mesmo pelo cuidado institucionalizado deficiente. Nas creches públicas brasileiras, o foco principal ainda é o atendimento às necessidades básicas de higiene e alimentação do bebê, negligenciando-se, muitas vezes, a educação e a estimulação do desenvolvimento deste. A brincadeira como forma de estimulação do desenvolvimento infantil é alvo de diversos estudos na área por tratar-se de uma estimulação prazerosa e natural para os adultos e para os bebês. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo capacitar alunos das disciplinas Serviço e Intervenção em Psicologia Estimulação de Bebês de Risco em Creches , que trabalham diretamente com bebês de risco, a promover o desenvolvimento desses bebês por meio da brincadeira. Os dados referentes aos alunos foram coletados por meio de planejamentos de atividades de estimulação, registro em vídeo da execução dessas atividades e relatório das mesmas. Os dados referentes aos bebês foram obtidos pela aplicação do Inventário Portage Operacionalizado. Os resultados serão apresentados comparando-se o desempenho de cada sujeito ao longo do programa de capacitação, tanto para os alunos da disciplina Serviço e Intervenção em Psicologia, como para os bebês avaliados pelo Inventário Portage.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEsUFSCarBRFormação profissionalDesenvolvimento infantilEstimulação precoceProgramação de ensinoInventário PortageBrincadeiraPortage OperacionalizadoBebês de riscoBabies at riskEarly interventionPlayDevelopment promotionOperationalized Portage InventoryCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALPrograma de capacitação de estudantes de Psicologia para promoção do desenvolvimento de bebês de riscoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1f3186d1a-edb7-45a8-abac-75a78fed1a3ainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL2487.pdfapplication/pdf556324https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3019/1/2487.pdfb0c708fe6bbaeb38afee102447ad3564MD51THUMBNAIL2487.pdf.jpg2487.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7065https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3019/2/2487.pdf.jpg852e883561a9291fe9bd56e2af280e3eMD52ufscar/30192023-09-18 18:30:53.73oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3019Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:53Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Programa de capacitação de estudantes de Psicologia para promoção do desenvolvimento de bebês de risco
title Programa de capacitação de estudantes de Psicologia para promoção do desenvolvimento de bebês de risco
spellingShingle Programa de capacitação de estudantes de Psicologia para promoção do desenvolvimento de bebês de risco
Vital, Maria Lucia Naime Vidal
Formação profissional
Desenvolvimento infantil
Estimulação precoce
Programação de ensino
Inventário Portage
Brincadeira
Portage Operacionalizado
Bebês de risco
Babies at risk
Early intervention
Play
Development promotion
Operationalized Portage Inventory
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short Programa de capacitação de estudantes de Psicologia para promoção do desenvolvimento de bebês de risco
title_full Programa de capacitação de estudantes de Psicologia para promoção do desenvolvimento de bebês de risco
title_fullStr Programa de capacitação de estudantes de Psicologia para promoção do desenvolvimento de bebês de risco
title_full_unstemmed Programa de capacitação de estudantes de Psicologia para promoção do desenvolvimento de bebês de risco
title_sort Programa de capacitação de estudantes de Psicologia para promoção do desenvolvimento de bebês de risco
author Vital, Maria Lucia Naime Vidal
author_facet Vital, Maria Lucia Naime Vidal
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0680905918041216
dc.contributor.author.fl_str_mv Vital, Maria Lucia Naime Vidal
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gil, Maria Stella Coutinho de Alcântara
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1673770301699940
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 43aa67d7-c3ed-4cb6-8ca4-b63e082dc71e
contributor_str_mv Gil, Maria Stella Coutinho de Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Desenvolvimento infantil
Estimulação precoce
Programação de ensino
Inventário Portage
Brincadeira
Portage Operacionalizado
Bebês de risco
topic Formação profissional
Desenvolvimento infantil
Estimulação precoce
Programação de ensino
Inventário Portage
Brincadeira
Portage Operacionalizado
Bebês de risco
Babies at risk
Early intervention
Play
Development promotion
Operationalized Portage Inventory
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Babies at risk
Early intervention
Play
Development promotion
Operationalized Portage Inventory
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description During the infant development, some risks are caused by internal and external conditions, with are dependent of the environment. Because of the lack of intervention in a troubled familiar environment or in a deficient institutional care, the babies at risk can show a damaged development. Brazilian daycare center privileges hygiene and primary care neglecting children education and their intervention. The present research intents to qualify students of Psychology College that wok with babies at risk to promote infantile development though play sessions. The collected data were extracted from intervention planning, reports and videos made during the execution of the play activities. The data referring to the babies were obtained through the application of the Operationalized Portage Inventory. The results will be compared with each individual performance during the intervention program, regarding to the students even the babies of the Inventory Portage.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-29
dc.date.available.fl_str_mv 2009-08-11
2016-06-02T19:46:05Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:46:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VITAL, Maria Lucia Naime Vidal. Programa de capacitação de estudantes de Psicologia para promoção do desenvolvimento de bebês de risco. 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3019
identifier_str_mv VITAL, Maria Lucia Naime Vidal. Programa de capacitação de estudantes de Psicologia para promoção do desenvolvimento de bebês de risco. 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv f3186d1a-edb7-45a8-abac-75a78fed1a3a
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3019/1/2487.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3019/2/2487.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b0c708fe6bbaeb38afee102447ad3564
852e883561a9291fe9bd56e2af280e3e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136264181284864