O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Natália Marchiori da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13957
Resumo: This research analyzes two films by Belgian filmmaker Chantal Akerman, Saute ma Ville (1968) and Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975), with the purpose of investigate the domestic claustrophobia sensation as an authorial trait of Akerman, an element that is referenced all over the filmograpy of the filmmaker. Therefore it is important to highlight the thematic and stylist crossings in the directress’s work. We emphasize along the analysis the montage, the sound use, the performance, the framework and duration of the plan as ways to build a cinema based on sensations. The Akerman’s formal and thematic choices are associate with the questions purpose by modern cinema, in the same time, weembracing the present affinities in her work with the feminist theory. Akerman combines elementes of referentiality to build her own cinema, an authorial cinema, which creates visibilities and fissure that produces sensitive forms of apprehension, and therefore, others critical possibilities to the women’s everyday, the domestic claustrophobia experienced in their daily lives.
id SCAR_018d196c97b61ea609e1b376f51a4f54
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13957
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Silva, Natália Marchiori daAdamatti, Margarida Mariahttp://lattes.cnpq.br/2629005451704968http://lattes.cnpq.br/5542450613811924ddc36f46-2def-4dfb-8d5b-82820e0a98852021-03-10T11:23:53Z2021-03-10T11:23:53Z2020-10-28SILVA, Natália Marchiori da. O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975). 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13957.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13957This research analyzes two films by Belgian filmmaker Chantal Akerman, Saute ma Ville (1968) and Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975), with the purpose of investigate the domestic claustrophobia sensation as an authorial trait of Akerman, an element that is referenced all over the filmograpy of the filmmaker. Therefore it is important to highlight the thematic and stylist crossings in the directress’s work. We emphasize along the analysis the montage, the sound use, the performance, the framework and duration of the plan as ways to build a cinema based on sensations. The Akerman’s formal and thematic choices are associate with the questions purpose by modern cinema, in the same time, weembracing the present affinities in her work with the feminist theory. Akerman combines elementes of referentiality to build her own cinema, an authorial cinema, which creates visibilities and fissure that produces sensitive forms of apprehension, and therefore, others critical possibilities to the women’s everyday, the domestic claustrophobia experienced in their daily lives.A presente pesquisa analisa dois filmes da cineasta belga Chantal Akerman, Saute ma Ville (1968) e Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975) a fim de investigar a sensação de claustrofobia doméstica com um traço autoral de Akerman, um elemento que é referenciado ao longo de toda a filmografia da cineasta. Para tanto, é importante destacar atravessamentos temáticos e estilísticos na obra da diretora que impactam os modos de construção da cena. Destacamos ao longo das análises a montagem, a utilização sonora, a performance, o enquadramento e a duração do plano como formas de construir um cinema pautado nas sensações. As escolhas formais e temáticas de Akerman são associadas as questões propostas pelo cinema moderno, ao mesmo tempo que estabelece diálogos com as discussões propostas pelas teorias feministas. Akerman combina elementos de referencialidade para construir um cinema próprio, um cinema autoral, que cria visibilidades e fissuras que produzem formas sensíveis de apreensão, e portanto, possibilidades críticas ao cotidiano das mulheres, através do compartilhamento da claustrofobia doméstica vivenciada em seu dia a dia.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessChantal AkermanSensaçãoClaustrofobiaFeminismoSensationClaustrophobiaFeminismLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMACIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAOO cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975)The Chantal Akerman's cinema: style and claustrophobia in Saute ma ville (1968) and Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis75ee9f91-cca8-4c09-8aae-1a31ead47680reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALA DISSERTAÇÃO. após banca. deposito.pdfA DISSERTAÇÃO. após banca. deposito.pdfDissertaçãoapplication/pdf3293383https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/1/A%20DISSERTA%c3%87%c3%83O.%20ap%c3%b3s%20banca.%20deposito.pdfbbae68b3e67576afff5e58e4a4cfb9aeMD51Carta comprovante da versão final.pdfCarta comprovante da versão final.pdfCarta de comprovaçãoapplication/pdf292919https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/2/Carta%20comprovante%20da%20vers%c3%a3o%20final.pdf85b4860710c507a6d4c2f97f626d041fMD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTA DISSERTAÇÃO. após banca. deposito.pdf.txtA DISSERTAÇÃO. após banca. deposito.pdf.txtExtracted texttext/plain445218https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/4/A%20DISSERTA%c3%87%c3%83O.%20ap%c3%b3s%20banca.%20deposito.pdf.txt41adb72deac7303bca0f07024e6affd2MD54Carta comprovante da versão final.pdf.txtCarta comprovante da versão final.pdf.txtExtracted texttext/plain1603https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/6/Carta%20comprovante%20da%20vers%c3%a3o%20final.pdf.txtb180d65693eed61d3763f6d70e9b1251MD56THUMBNAILA DISSERTAÇÃO. após banca. deposito.pdf.jpgA DISSERTAÇÃO. após banca. deposito.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5693https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/5/A%20DISSERTA%c3%87%c3%83O.%20ap%c3%b3s%20banca.%20deposito.pdf.jpgec5d1c2c6786d07f74476a798d923e27MD55Carta comprovante da versão final.pdf.jpgCarta comprovante da versão final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10178https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/7/Carta%20comprovante%20da%20vers%c3%a3o%20final.pdf.jpg65cc7caf9a2f7b2675869e7fe23b41b9MD57ufscar/139572023-09-18 18:32:07.495oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13957Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:07Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975)
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The Chantal Akerman's cinema: style and claustrophobia in Saute ma ville (1968) and Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975)
title O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975)
spellingShingle O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975)
Silva, Natália Marchiori da
Chantal Akerman
Sensação
Claustrofobia
Feminismo
Sensation
Claustrophobia
Feminism
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
title_short O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975)
title_full O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975)
title_fullStr O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975)
title_full_unstemmed O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975)
title_sort O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975)
author Silva, Natália Marchiori da
author_facet Silva, Natália Marchiori da
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5542450613811924
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Natália Marchiori da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adamatti, Margarida Maria
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2629005451704968
dc.contributor.authorID.fl_str_mv ddc36f46-2def-4dfb-8d5b-82820e0a9885
contributor_str_mv Adamatti, Margarida Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Chantal Akerman
Sensação
Claustrofobia
Feminismo
topic Chantal Akerman
Sensação
Claustrofobia
Feminismo
Sensation
Claustrophobia
Feminism
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Sensation
Claustrophobia
Feminism
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
description This research analyzes two films by Belgian filmmaker Chantal Akerman, Saute ma Ville (1968) and Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975), with the purpose of investigate the domestic claustrophobia sensation as an authorial trait of Akerman, an element that is referenced all over the filmograpy of the filmmaker. Therefore it is important to highlight the thematic and stylist crossings in the directress’s work. We emphasize along the analysis the montage, the sound use, the performance, the framework and duration of the plan as ways to build a cinema based on sensations. The Akerman’s formal and thematic choices are associate with the questions purpose by modern cinema, in the same time, weembracing the present affinities in her work with the feminist theory. Akerman combines elementes of referentiality to build her own cinema, an authorial cinema, which creates visibilities and fissure that produces sensitive forms of apprehension, and therefore, others critical possibilities to the women’s everyday, the domestic claustrophobia experienced in their daily lives.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-10T11:23:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-10T11:23:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Natália Marchiori da. O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975). 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13957.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13957
identifier_str_mv SILVA, Natália Marchiori da. O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975). 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13957.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.authority.fl_str_mv 75ee9f91-cca8-4c09-8aae-1a31ead47680
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/1/A%20DISSERTA%c3%87%c3%83O.%20ap%c3%b3s%20banca.%20deposito.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/2/Carta%20comprovante%20da%20vers%c3%a3o%20final.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/3/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/4/A%20DISSERTA%c3%87%c3%83O.%20ap%c3%b3s%20banca.%20deposito.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/6/Carta%20comprovante%20da%20vers%c3%a3o%20final.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/5/A%20DISSERTA%c3%87%c3%83O.%20ap%c3%b3s%20banca.%20deposito.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/7/Carta%20comprovante%20da%20vers%c3%a3o%20final.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bbae68b3e67576afff5e58e4a4cfb9ae
85b4860710c507a6d4c2f97f626d041f
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
41adb72deac7303bca0f07024e6affd2
b180d65693eed61d3763f6d70e9b1251
ec5d1c2c6786d07f74476a798d923e27
65cc7caf9a2f7b2675869e7fe23b41b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136387247407104