O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13957 |
Resumo: | This research analyzes two films by Belgian filmmaker Chantal Akerman, Saute ma Ville (1968) and Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975), with the purpose of investigate the domestic claustrophobia sensation as an authorial trait of Akerman, an element that is referenced all over the filmograpy of the filmmaker. Therefore it is important to highlight the thematic and stylist crossings in the directress’s work. We emphasize along the analysis the montage, the sound use, the performance, the framework and duration of the plan as ways to build a cinema based on sensations. The Akerman’s formal and thematic choices are associate with the questions purpose by modern cinema, in the same time, weembracing the present affinities in her work with the feminist theory. Akerman combines elementes of referentiality to build her own cinema, an authorial cinema, which creates visibilities and fissure that produces sensitive forms of apprehension, and therefore, others critical possibilities to the women’s everyday, the domestic claustrophobia experienced in their daily lives. |
id |
SCAR_018d196c97b61ea609e1b376f51a4f54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13957 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Silva, Natália Marchiori daAdamatti, Margarida Mariahttp://lattes.cnpq.br/2629005451704968http://lattes.cnpq.br/5542450613811924ddc36f46-2def-4dfb-8d5b-82820e0a98852021-03-10T11:23:53Z2021-03-10T11:23:53Z2020-10-28SILVA, Natália Marchiori da. O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975). 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13957.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13957This research analyzes two films by Belgian filmmaker Chantal Akerman, Saute ma Ville (1968) and Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975), with the purpose of investigate the domestic claustrophobia sensation as an authorial trait of Akerman, an element that is referenced all over the filmograpy of the filmmaker. Therefore it is important to highlight the thematic and stylist crossings in the directress’s work. We emphasize along the analysis the montage, the sound use, the performance, the framework and duration of the plan as ways to build a cinema based on sensations. The Akerman’s formal and thematic choices are associate with the questions purpose by modern cinema, in the same time, weembracing the present affinities in her work with the feminist theory. Akerman combines elementes of referentiality to build her own cinema, an authorial cinema, which creates visibilities and fissure that produces sensitive forms of apprehension, and therefore, others critical possibilities to the women’s everyday, the domestic claustrophobia experienced in their daily lives.A presente pesquisa analisa dois filmes da cineasta belga Chantal Akerman, Saute ma Ville (1968) e Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975) a fim de investigar a sensação de claustrofobia doméstica com um traço autoral de Akerman, um elemento que é referenciado ao longo de toda a filmografia da cineasta. Para tanto, é importante destacar atravessamentos temáticos e estilísticos na obra da diretora que impactam os modos de construção da cena. Destacamos ao longo das análises a montagem, a utilização sonora, a performance, o enquadramento e a duração do plano como formas de construir um cinema pautado nas sensações. As escolhas formais e temáticas de Akerman são associadas as questões propostas pelo cinema moderno, ao mesmo tempo que estabelece diálogos com as discussões propostas pelas teorias feministas. Akerman combina elementos de referencialidade para construir um cinema próprio, um cinema autoral, que cria visibilidades e fissuras que produzem formas sensíveis de apreensão, e portanto, possibilidades críticas ao cotidiano das mulheres, através do compartilhamento da claustrofobia doméstica vivenciada em seu dia a dia.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessChantal AkermanSensaçãoClaustrofobiaFeminismoSensationClaustrophobiaFeminismLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMACIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAOO cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975)The Chantal Akerman's cinema: style and claustrophobia in Saute ma ville (1968) and Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis75ee9f91-cca8-4c09-8aae-1a31ead47680reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALA DISSERTAÇÃO. após banca. deposito.pdfA DISSERTAÇÃO. após banca. deposito.pdfDissertaçãoapplication/pdf3293383https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/1/A%20DISSERTA%c3%87%c3%83O.%20ap%c3%b3s%20banca.%20deposito.pdfbbae68b3e67576afff5e58e4a4cfb9aeMD51Carta comprovante da versão final.pdfCarta comprovante da versão final.pdfCarta de comprovaçãoapplication/pdf292919https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/2/Carta%20comprovante%20da%20vers%c3%a3o%20final.pdf85b4860710c507a6d4c2f97f626d041fMD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTA DISSERTAÇÃO. após banca. deposito.pdf.txtA DISSERTAÇÃO. após banca. deposito.pdf.txtExtracted texttext/plain445218https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/4/A%20DISSERTA%c3%87%c3%83O.%20ap%c3%b3s%20banca.%20deposito.pdf.txt41adb72deac7303bca0f07024e6affd2MD54Carta comprovante da versão final.pdf.txtCarta comprovante da versão final.pdf.txtExtracted texttext/plain1603https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/6/Carta%20comprovante%20da%20vers%c3%a3o%20final.pdf.txtb180d65693eed61d3763f6d70e9b1251MD56THUMBNAILA DISSERTAÇÃO. após banca. deposito.pdf.jpgA DISSERTAÇÃO. após banca. deposito.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5693https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/5/A%20DISSERTA%c3%87%c3%83O.%20ap%c3%b3s%20banca.%20deposito.pdf.jpgec5d1c2c6786d07f74476a798d923e27MD55Carta comprovante da versão final.pdf.jpgCarta comprovante da versão final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10178https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/7/Carta%20comprovante%20da%20vers%c3%a3o%20final.pdf.jpg65cc7caf9a2f7b2675869e7fe23b41b9MD57ufscar/139572023-09-18 18:32:07.495oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13957Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:07Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975) |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The Chantal Akerman's cinema: style and claustrophobia in Saute ma ville (1968) and Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975) |
title |
O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975) |
spellingShingle |
O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975) Silva, Natália Marchiori da Chantal Akerman Sensação Claustrofobia Feminismo Sensation Claustrophobia Feminism LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO |
title_short |
O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975) |
title_full |
O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975) |
title_fullStr |
O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975) |
title_full_unstemmed |
O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975) |
title_sort |
O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975) |
author |
Silva, Natália Marchiori da |
author_facet |
Silva, Natália Marchiori da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5542450613811924 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Natália Marchiori da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Adamatti, Margarida Maria |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2629005451704968 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
ddc36f46-2def-4dfb-8d5b-82820e0a9885 |
contributor_str_mv |
Adamatti, Margarida Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chantal Akerman Sensação Claustrofobia Feminismo |
topic |
Chantal Akerman Sensação Claustrofobia Feminismo Sensation Claustrophobia Feminism LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sensation Claustrophobia Feminism |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO |
description |
This research analyzes two films by Belgian filmmaker Chantal Akerman, Saute ma Ville (1968) and Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975), with the purpose of investigate the domestic claustrophobia sensation as an authorial trait of Akerman, an element that is referenced all over the filmograpy of the filmmaker. Therefore it is important to highlight the thematic and stylist crossings in the directress’s work. We emphasize along the analysis the montage, the sound use, the performance, the framework and duration of the plan as ways to build a cinema based on sensations. The Akerman’s formal and thematic choices are associate with the questions purpose by modern cinema, in the same time, weembracing the present affinities in her work with the feminist theory. Akerman combines elementes of referentiality to build her own cinema, an authorial cinema, which creates visibilities and fissure that produces sensitive forms of apprehension, and therefore, others critical possibilities to the women’s everyday, the domestic claustrophobia experienced in their daily lives. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-10-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-10T11:23:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-10T11:23:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Natália Marchiori da. O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975). 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13957. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13957 |
identifier_str_mv |
SILVA, Natália Marchiori da. O cinema de Chantal Akerman: estilo e claustrofobia em Saute ma ville (1968) e Jeanne Dielman 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975). 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13957. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
75ee9f91-cca8-4c09-8aae-1a31ead47680 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/1/A%20DISSERTA%c3%87%c3%83O.%20ap%c3%b3s%20banca.%20deposito.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/2/Carta%20comprovante%20da%20vers%c3%a3o%20final.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/3/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/4/A%20DISSERTA%c3%87%c3%83O.%20ap%c3%b3s%20banca.%20deposito.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/6/Carta%20comprovante%20da%20vers%c3%a3o%20final.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/5/A%20DISSERTA%c3%87%c3%83O.%20ap%c3%b3s%20banca.%20deposito.pdf.jpg https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13957/7/Carta%20comprovante%20da%20vers%c3%a3o%20final.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bbae68b3e67576afff5e58e4a4cfb9ae 85b4860710c507a6d4c2f97f626d041f e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 41adb72deac7303bca0f07024e6affd2 b180d65693eed61d3763f6d70e9b1251 ec5d1c2c6786d07f74476a798d923e27 65cc7caf9a2f7b2675869e7fe23b41b9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136387247407104 |