Confiabilidade do Transporte Público na Cidade de São Carlos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sasaya, Jimmy Tadashi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14493
Resumo: In this work, the results of a diagnosis of the public transportation reliability in the city of São Carlos are discussed. To achieve these results, two methods for reliability evaluation were applied. The first method of evaluation consists in the comparison of the real time that the buses departed with the scheduled times, thus obtaining the percentage of the departures that are made during a threshold of reliability between a departure of no more than 3 minutes before and 5 minutes after the exact scheduled time. The second method of evaluation is composed of a qualitative survey of public transport users, in which it was evaluated concepts about the satisfaction in regard to punctuality and average time of delay or early departure that the general public experiences. It was concluded that the public transport reliability could be considered poor, with only 48% of the trips being considered punctual. The surveys corroborate with the data gathered, showing the users’ dissatisfaction in regard to the reliability. Also presented at the conclusion are some strategies to improve this question.
id SCAR_099f7eacb03ff2b4b288b4ad58390ca7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14493
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Sasaya, Jimmy TadashiHirosue, Fernando Hidekihttp://lattes.cnpq.br/4091598921285700http://lattes.cnpq.br/046478288196706492283f2a-fdbf-4b0b-9997-efe8e24fa3b42021-07-01T16:36:20Z2021-07-01T16:36:20Z2018-07-13Sasaya, Jimmy Tadashi. Confiabilidade do Transporte Público na Cidade de São Carlos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14493.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14493In this work, the results of a diagnosis of the public transportation reliability in the city of São Carlos are discussed. To achieve these results, two methods for reliability evaluation were applied. The first method of evaluation consists in the comparison of the real time that the buses departed with the scheduled times, thus obtaining the percentage of the departures that are made during a threshold of reliability between a departure of no more than 3 minutes before and 5 minutes after the exact scheduled time. The second method of evaluation is composed of a qualitative survey of public transport users, in which it was evaluated concepts about the satisfaction in regard to punctuality and average time of delay or early departure that the general public experiences. It was concluded that the public transport reliability could be considered poor, with only 48% of the trips being considered punctual. The surveys corroborate with the data gathered, showing the users’ dissatisfaction in regard to the reliability. Also presented at the conclusion are some strategies to improve this question.Neste trabalho são apresentados os resultados de um diagnóstico da confiabilidade do sistema de transporte coletivo no município de São Carlos-SP. Para atingir tais resultados, foram aplicados dois métodos de avaliação da confiabilidade. O primeiro método de avaliação consiste na comparação dos horários de partida reais com os horários tabelados das linhas de ônibus, tendo assim a porcentagem das partidas que são realizadas em um intervalo de tolerância da confiabilidade, aqui adotado por partidas entre 3 minutos de adiantamento e 5 minutos de atraso. Já o segundo método de avaliação se dá por meio de pesquisas de opinião com os usuários do sistema de transporte público, no qual foram avaliados conceitos sobre a satisfação quanto à pontualidade e o tempo médio de atraso ou adiantamento que o público experiência. Concluiu-se que a confiabilidade do transporte público na cidade pode ser considerada ruim, com apenas 48% das viagens podendo ser consideradas pontuais. As pesquisas de opinião corroboram estes dados, mostrando a insatisfação dos usuários com a confiabilidade do transporte público. Também são apresentadas na conclusão algumas estratégias para se melhorar este quesito.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosEngenharia Civil - ECivUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessConfiabilidadePontualidadeTransporte públicoSão Carlos-SPENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTESENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTESConfiabilidade do Transporte Público na Cidade de São CarlosPublic Transport Reliability in the City of São Carlosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600a7cd0477-ab4e-4285-870b-55f2148bf3f5reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC 13-07.pdfTCC 13-07.pdfapplication/pdf1057461https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14493/1/TCC%2013-07.pdfc3d41f5badc8cd1c6b54d69acf0218c2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14493/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTCC 13-07.pdf.txtTCC 13-07.pdf.txtExtracted texttext/plain81052https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14493/3/TCC%2013-07.pdf.txt3ddb5573512ff9eb5a021d11576bde20MD53THUMBNAILTCC 13-07.pdf.jpgTCC 13-07.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6803https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14493/4/TCC%2013-07.pdf.jpg51747d2f6a1c11ecc2d271abad2d896fMD54ufscar/144932023-09-18 18:32:13.016oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14493Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:13Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Confiabilidade do Transporte Público na Cidade de São Carlos
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Public Transport Reliability in the City of São Carlos
title Confiabilidade do Transporte Público na Cidade de São Carlos
spellingShingle Confiabilidade do Transporte Público na Cidade de São Carlos
Sasaya, Jimmy Tadashi
Confiabilidade
Pontualidade
Transporte público
São Carlos-SP
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES
title_short Confiabilidade do Transporte Público na Cidade de São Carlos
title_full Confiabilidade do Transporte Público na Cidade de São Carlos
title_fullStr Confiabilidade do Transporte Público na Cidade de São Carlos
title_full_unstemmed Confiabilidade do Transporte Público na Cidade de São Carlos
title_sort Confiabilidade do Transporte Público na Cidade de São Carlos
author Sasaya, Jimmy Tadashi
author_facet Sasaya, Jimmy Tadashi
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0464782881967064
dc.contributor.author.fl_str_mv Sasaya, Jimmy Tadashi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hirosue, Fernando Hideki
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4091598921285700
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 92283f2a-fdbf-4b0b-9997-efe8e24fa3b4
contributor_str_mv Hirosue, Fernando Hideki
dc.subject.por.fl_str_mv Confiabilidade
Pontualidade
Transporte público
São Carlos-SP
topic Confiabilidade
Pontualidade
Transporte público
São Carlos-SP
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES
description In this work, the results of a diagnosis of the public transportation reliability in the city of São Carlos are discussed. To achieve these results, two methods for reliability evaluation were applied. The first method of evaluation consists in the comparison of the real time that the buses departed with the scheduled times, thus obtaining the percentage of the departures that are made during a threshold of reliability between a departure of no more than 3 minutes before and 5 minutes after the exact scheduled time. The second method of evaluation is composed of a qualitative survey of public transport users, in which it was evaluated concepts about the satisfaction in regard to punctuality and average time of delay or early departure that the general public experiences. It was concluded that the public transport reliability could be considered poor, with only 48% of the trips being considered punctual. The surveys corroborate with the data gathered, showing the users’ dissatisfaction in regard to the reliability. Also presented at the conclusion are some strategies to improve this question.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-01T16:36:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-01T16:36:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Sasaya, Jimmy Tadashi. Confiabilidade do Transporte Público na Cidade de São Carlos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14493.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14493
identifier_str_mv Sasaya, Jimmy Tadashi. Confiabilidade do Transporte Público na Cidade de São Carlos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14493.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv a7cd0477-ab4e-4285-870b-55f2148bf3f5
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Engenharia Civil - ECiv
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Engenharia Civil - ECiv
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14493/1/TCC%2013-07.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14493/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14493/3/TCC%2013-07.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14493/4/TCC%2013-07.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c3d41f5badc8cd1c6b54d69acf0218c2
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
3ddb5573512ff9eb5a021d11576bde20
51747d2f6a1c11ecc2d271abad2d896f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715632910237696