Avaliação da qualidade dos serviços de suporte em Tecnologia da Informação em uma Instituição Federal de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farrapo Júnior, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11774
Resumo: The assessment of the information technology service quality provided by private or public organizations to its internal clients is an essential requirement to achieve a competitive advantage. The present study aimed to evaluate the quality of information technology support services in a federal higher education institution (IFES) and to analyze how quality in services, with its dimensions, is related to satisfaction, in the context of IT service management in an IFES. Therefore, a systematic literature review on quality assessment models in IT services was performed, which provided the theoretical basis for operationalizing the SERVQUAL instrument. After the theory articulation, a survey was conducted where the sample was obtained with a respondent rate of 37% of the population of 271 users. Data analysis was performed using descriptive statistics and structural equation modeling technique, which supported the refinement of the instrument. The results exposed gaps in the five dimensions of quality during evaluated services. The dimensions of empathy and reliability reached the highest values. It was further observed that the quality of services, with their respective dimensions, positively influences user satisfaction. IT-based SERVQUAL proved to be adequate for assessing the IT support service quality provided by an IFES. Aforementioned allows the instrument to be applied as a reference by other IFES to improve IT service management. Additionally, the research reinforces the existence of a positive relationship between service quality and satisfaction, allowing managers to properly allocate available resources.
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The present study aimed to evaluate the quality of information technology support services in a federal higher education institution (IFES) and to analyze how quality in services, with its dimensions, is related to satisfaction, in the context of IT service management in an IFES. Therefore, a systematic literature review on quality assessment models in IT services was performed, which provided the theoretical basis for operationalizing the SERVQUAL instrument. After the theory articulation, a survey was conducted where the sample was obtained with a respondent rate of 37% of the population of 271 users. Data analysis was performed using descriptive statistics and structural equation modeling technique, which supported the refinement of the instrument. The results exposed gaps in the five dimensions of quality during evaluated services. The dimensions of empathy and reliability reached the highest values. It was further observed that the quality of services, with their respective dimensions, positively influences user satisfaction. IT-based SERVQUAL proved to be adequate for assessing the IT support service quality provided by an IFES. Aforementioned allows the instrument to be applied as a reference by other IFES to improve IT service management. Additionally, the research reinforces the existence of a positive relationship between service quality and satisfaction, allowing managers to properly allocate available resources.A avaliação da qualidade dos serviços de tecnologia da informação (TI) prestados pelas organizações, públicas ou privadas, aos seus clientes internos é uma condição essencial na conquista de um diferencial competitivo. Nesse contexto, o presente estudo buscou investigar como a qualidade dos serviços prestados pela área de suporte em TI, em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), é percebida pelos seus usuários e como esta percepção se difere das suas expectativas, mediante o uso do instrumento SERVQUAL adaptado e determinar o grau de influência da qualidade em serviços e suas respectivas dimensões sobre a satisfação, no contexto de TI em uma IFES. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre os modelos de avaliação de qualidade em serviços de TI, que forneceu a base teórica para operacionalização do instrumento SERVQUAL. Após a articulação da teoria, foi conduzida uma pesquisa de levantamento (survey), onde se obteve a amostra com uma taxa de respondentes de 37% da população de 271 usuários. A análise dos dados ocorreu mediante estatística descritiva e técnica de modelagem de equações estruturais, o que permitiu o refinamento do instrumento. Os resultados revelaram a existência de lacunas nas cinco dimensões da qualidade em serviços avaliadas, sendo que as dimensões da empatia e da confiabilidade se destacaram com os maiores valores. Também se observou que a qualidade em serviços, com as suas respectivas dimensões, influencia positivamente a satisfação do usuário. Conclui-se que o SERVQUAL adaptado mostrou-se adequado para avaliação da qualidade dos serviços prestados pela área de suporte de TI em uma IFES, o que possibilita o uso do instrumento como referência para o aprimoramento dos serviços de suporte em TI em outras IFES. Além disso, a pesquisa reforça a existência de uma relação positiva entre qualidade em serviços e satisfação, permitindo que gestores possam melhorar a eficiência no aproveitamento dos recursos disponibilizados.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP-SoUFSCarCC0 1.0 UniversalAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessServqualServiços de TISatisfação do usuárioModelagem de Equações EstruturaisIT ServiceUser satisfactionStructural Equations ModelingENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOAvaliação da qualidade dos serviços de suporte em Tecnologia da Informação em uma Instituição Federal de Ensino SuperiorQuality assessment of information technology support services in a federal higher education institutioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600480989b8-027c-4924-bf26-c56f9d62206freponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação Pós Defesa FINAL.pdfDissertação Pós Defesa FINAL.pdfDissertaçãoapplication/pdf1684633https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11774/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20P%c3%b3s%20Defesa%20FINAL.pdf3d75fea318e780ccc50894fd20c5c0c2MD51Carta Comprovante Farrapo.pdfCarta Comprovante Farrapo.pdfCarta comprovanteapplication/pdf289519https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11774/3/Carta%20Comprovante%20Farrapo.pdf0803739c742abcc768ae417399f02ea1MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11774/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTDissertação Pós Defesa FINAL.pdf.txtDissertação Pós Defesa FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain177348https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11774/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20P%c3%b3s%20Defesa%20FINAL.pdf.txt83478edcae6df9fa95ce246afcb3592eMD55Carta Comprovante Farrapo.pdf.txtCarta Comprovante Farrapo.pdf.txtExtracted texttext/plain1https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11774/6/Carta%20Comprovante%20Farrapo.pdf.txt68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940MD56THUMBNAILDissertação Pós Defesa FINAL.pdf.jpgDissertação Pós Defesa FINAL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6277https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11774/7/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20P%c3%b3s%20Defesa%20FINAL.pdf.jpgd155d7cb129b6b59ac1a1fb3f43d6785MD57Carta Comprovante Farrapo.pdf.jpgCarta Comprovante Farrapo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12242https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/11774/8/Carta%20Comprovante%20Farrapo.pdf.jpg78f1695f5a9db43c54459a99812252caMD58ufscar/117742023-09-18 18:31:38.52oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/11774Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:38Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
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