Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14063 |
Resumo: | This research compiled some narratives aiming infant histories, scholar trajectory and prostitution of transgender and transvestite people. The methodological procedure used to reach this objective was the exploratory research using a focal group to data search (performed in 2016) and individual interviews (performed in 2017). The data were transcripted and analyzed by trans-authors as Lanz (2014), Andrade (2015), Reidel (2011), using categories such as infanthood, education, sexuality, and prostitution. The outcomes suggest that the school still is an exclusion and rejection space, where the binaries stereotypes are predominant. However, the speech also demonstrated that are gaps which put forward and potentialize all these trajectories, putting in movement these body types. Keywords: Transsexuality. Travesty. Childhood. Education. Prostitution. |
id |
SCAR_10a93667beab0024284621c9b4a81251 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14063 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Santos Sobrinho, Paulo Ribeiro dosAbramowicz, Anetehttp://lattes.cnpq.br/2502752385941894http://lattes.cnpq.br/9971395873241820298c5d57-5c7a-49b5-bca9-844bfe08d63d2021-04-01T14:02:54Z2021-04-01T14:02:54Z2018-02-28SANTOS SOBRINHO, Paulo Ribeiro dos. Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14063.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14063This research compiled some narratives aiming infant histories, scholar trajectory and prostitution of transgender and transvestite people. The methodological procedure used to reach this objective was the exploratory research using a focal group to data search (performed in 2016) and individual interviews (performed in 2017). The data were transcripted and analyzed by trans-authors as Lanz (2014), Andrade (2015), Reidel (2011), using categories such as infanthood, education, sexuality, and prostitution. The outcomes suggest that the school still is an exclusion and rejection space, where the binaries stereotypes are predominant. However, the speech also demonstrated that are gaps which put forward and potentialize all these trajectories, putting in movement these body types. Keywords: Transsexuality. Travesty. Childhood. Education. Prostitution.Essa pesquisa reuniu narrativas de pessoas travestis e transexuais, com histórias de infância, percurso escolar e prostituição. O procedimento metodológico utilizado para alcançar esse objetivo foi a pesquisa exploratória, para a coleta de dados utilizamos grupo focal (realizado em 2016) e entrevistas individuais (realizadas em 2017). Esses materiais foram transcritos e analisados a partir da bibliografia disponível de trans-autoras como Lanz (2014), Andrade (2015), Reidel (2011), utilizando categorias como infância, educação, sexualidade e prostituição. Os dados reunidos sugerem que a escola ainda é espaço de exclusão e rejeição, na qual estereótipos binários predominam. Entretanto, os relatos demonstram também que há fendas que positivam e potencializam essas vivências, esses corpos e os põem em movimento.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: código de financiamento - 001porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTransexualidadeTravestilidadeInfânciasEducaçãoProstituiçãoTranssexualityTravestyChildhoodEducationProstitutionCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAONarrativas travestis e transexuais: transbordar resistênciasNarratives of transvestite and transsexuals: overflowing resistancesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesise44fd99b-33e1-4b8e-a625-656f40963d0freponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALdissertação abstract.pdfdissertação abstract.pdfDissertação Mestrado em Educaçãoapplication/pdf819588https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20abstract.pdfff93b8587c855a59e1fff11501480cf0MD51REPOSITÓRIO_doc.pdfREPOSITÓRIO_doc.pdfcarta do(a) orientador(a)application/pdf111915https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/7/REPOSIT%c3%93RIO_doc.pdfaa6bf3beb4fdeb578e2d25e27ccf5f36MD57CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/8/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD58TEXTdissertação abstract.pdf.txtdissertação abstract.pdf.txtExtracted texttext/plain242408https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/9/disserta%c3%a7%c3%a3o%20abstract.pdf.txt72698c480b1dee3cec55a0c639836acdMD59REPOSITÓRIO_doc.pdf.txtREPOSITÓRIO_doc.pdf.txtExtracted texttext/plain1097https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/11/REPOSIT%c3%93RIO_doc.pdf.txte6dc61d3d7b8f2112ef5e0cde119757aMD511THUMBNAILdissertação abstract.pdf.jpgdissertação abstract.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6159https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/10/disserta%c3%a7%c3%a3o%20abstract.pdf.jpg31facc911f1c6505dad8f6455566be5aMD510REPOSITÓRIO_doc.pdf.jpgREPOSITÓRIO_doc.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12085https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/12/REPOSIT%c3%93RIO_doc.pdf.jpg57e0880dc6672cd2499b8f6051fe09cbMD512ufscar/140632023-09-18 18:32:08.821oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14063Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:08Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Narratives of transvestite and transsexuals: overflowing resistances |
title |
Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências |
spellingShingle |
Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências Santos Sobrinho, Paulo Ribeiro dos Transexualidade Travestilidade Infâncias Educação Prostituição Transsexuality Travesty Childhood Education Prostitution CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
title_short |
Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências |
title_full |
Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências |
title_fullStr |
Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências |
title_full_unstemmed |
Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências |
title_sort |
Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências |
author |
Santos Sobrinho, Paulo Ribeiro dos |
author_facet |
Santos Sobrinho, Paulo Ribeiro dos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9971395873241820 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Sobrinho, Paulo Ribeiro dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abramowicz, Anete |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2502752385941894 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
298c5d57-5c7a-49b5-bca9-844bfe08d63d |
contributor_str_mv |
Abramowicz, Anete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transexualidade Travestilidade Infâncias Educação Prostituição |
topic |
Transexualidade Travestilidade Infâncias Educação Prostituição Transsexuality Travesty Childhood Education Prostitution CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Transsexuality Travesty Childhood Education Prostitution |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
This research compiled some narratives aiming infant histories, scholar trajectory and prostitution of transgender and transvestite people. The methodological procedure used to reach this objective was the exploratory research using a focal group to data search (performed in 2016) and individual interviews (performed in 2017). The data were transcripted and analyzed by trans-authors as Lanz (2014), Andrade (2015), Reidel (2011), using categories such as infanthood, education, sexuality, and prostitution. The outcomes suggest that the school still is an exclusion and rejection space, where the binaries stereotypes are predominant. However, the speech also demonstrated that are gaps which put forward and potentialize all these trajectories, putting in movement these body types. Keywords: Transsexuality. Travesty. Childhood. Education. Prostitution. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-01T14:02:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-01T14:02:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS SOBRINHO, Paulo Ribeiro dos. Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14063. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14063 |
identifier_str_mv |
SANTOS SOBRINHO, Paulo Ribeiro dos. Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14063. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
e44fd99b-33e1-4b8e-a625-656f40963d0f |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20abstract.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/7/REPOSIT%c3%93RIO_doc.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/8/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/9/disserta%c3%a7%c3%a3o%20abstract.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/11/REPOSIT%c3%93RIO_doc.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/10/disserta%c3%a7%c3%a3o%20abstract.pdf.jpg https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/12/REPOSIT%c3%93RIO_doc.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff93b8587c855a59e1fff11501480cf0 aa6bf3beb4fdeb578e2d25e27ccf5f36 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 72698c480b1dee3cec55a0c639836acd e6dc61d3d7b8f2112ef5e0cde119757a 31facc911f1c6505dad8f6455566be5a 57e0880dc6672cd2499b8f6051fe09cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715628136071168 |