Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Sobrinho, Paulo Ribeiro dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14063
Resumo: This research compiled some narratives aiming infant histories, scholar trajectory and prostitution of transgender and transvestite people. The methodological procedure used to reach this objective was the exploratory research using a focal group to data search (performed in 2016) and individual interviews (performed in 2017). The data were transcripted and analyzed by trans-authors as Lanz (2014), Andrade (2015), Reidel (2011), using categories such as infanthood, education, sexuality, and prostitution. The outcomes suggest that the school still is an exclusion and rejection space, where the binaries stereotypes are predominant. However, the speech also demonstrated that are gaps which put forward and potentialize all these trajectories, putting in movement these body types. Keywords: Transsexuality. Travesty. Childhood. Education. Prostitution.
id SCAR_10a93667beab0024284621c9b4a81251
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14063
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Santos Sobrinho, Paulo Ribeiro dosAbramowicz, Anetehttp://lattes.cnpq.br/2502752385941894http://lattes.cnpq.br/9971395873241820298c5d57-5c7a-49b5-bca9-844bfe08d63d2021-04-01T14:02:54Z2021-04-01T14:02:54Z2018-02-28SANTOS SOBRINHO, Paulo Ribeiro dos. Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14063.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14063This research compiled some narratives aiming infant histories, scholar trajectory and prostitution of transgender and transvestite people. The methodological procedure used to reach this objective was the exploratory research using a focal group to data search (performed in 2016) and individual interviews (performed in 2017). The data were transcripted and analyzed by trans-authors as Lanz (2014), Andrade (2015), Reidel (2011), using categories such as infanthood, education, sexuality, and prostitution. The outcomes suggest that the school still is an exclusion and rejection space, where the binaries stereotypes are predominant. However, the speech also demonstrated that are gaps which put forward and potentialize all these trajectories, putting in movement these body types. Keywords: Transsexuality. Travesty. Childhood. Education. Prostitution.Essa pesquisa reuniu narrativas de pessoas travestis e transexuais, com histórias de infância, percurso escolar e prostituição. O procedimento metodológico utilizado para alcançar esse objetivo foi a pesquisa exploratória, para a coleta de dados utilizamos grupo focal (realizado em 2016) e entrevistas individuais (realizadas em 2017). Esses materiais foram transcritos e analisados a partir da bibliografia disponível de trans-autoras como Lanz (2014), Andrade (2015), Reidel (2011), utilizando categorias como infância, educação, sexualidade e prostituição. Os dados reunidos sugerem que a escola ainda é espaço de exclusão e rejeição, na qual estereótipos binários predominam. Entretanto, os relatos demonstram também que há fendas que positivam e potencializam essas vivências, esses corpos e os põem em movimento.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: código de financiamento - 001porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTransexualidadeTravestilidadeInfânciasEducaçãoProstituiçãoTranssexualityTravestyChildhoodEducationProstitutionCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAONarrativas travestis e transexuais: transbordar resistênciasNarratives of transvestite and transsexuals: overflowing resistancesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesise44fd99b-33e1-4b8e-a625-656f40963d0freponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALdissertação abstract.pdfdissertação abstract.pdfDissertação Mestrado em Educaçãoapplication/pdf819588https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20abstract.pdfff93b8587c855a59e1fff11501480cf0MD51REPOSITÓRIO_doc.pdfREPOSITÓRIO_doc.pdfcarta do(a) orientador(a)application/pdf111915https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/7/REPOSIT%c3%93RIO_doc.pdfaa6bf3beb4fdeb578e2d25e27ccf5f36MD57CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/8/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD58TEXTdissertação abstract.pdf.txtdissertação abstract.pdf.txtExtracted texttext/plain242408https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/9/disserta%c3%a7%c3%a3o%20abstract.pdf.txt72698c480b1dee3cec55a0c639836acdMD59REPOSITÓRIO_doc.pdf.txtREPOSITÓRIO_doc.pdf.txtExtracted texttext/plain1097https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/11/REPOSIT%c3%93RIO_doc.pdf.txte6dc61d3d7b8f2112ef5e0cde119757aMD511THUMBNAILdissertação abstract.pdf.jpgdissertação abstract.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6159https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/10/disserta%c3%a7%c3%a3o%20abstract.pdf.jpg31facc911f1c6505dad8f6455566be5aMD510REPOSITÓRIO_doc.pdf.jpgREPOSITÓRIO_doc.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12085https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/12/REPOSIT%c3%93RIO_doc.pdf.jpg57e0880dc6672cd2499b8f6051fe09cbMD512ufscar/140632023-09-18 18:32:08.821oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14063Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:08Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Narratives of transvestite and transsexuals: overflowing resistances
title Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências
spellingShingle Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências
Santos Sobrinho, Paulo Ribeiro dos
Transexualidade
Travestilidade
Infâncias
Educação
Prostituição
Transsexuality
Travesty
Childhood
Education
Prostitution
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências
title_full Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências
title_fullStr Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências
title_full_unstemmed Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências
title_sort Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências
author Santos Sobrinho, Paulo Ribeiro dos
author_facet Santos Sobrinho, Paulo Ribeiro dos
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9971395873241820
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Sobrinho, Paulo Ribeiro dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abramowicz, Anete
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2502752385941894
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 298c5d57-5c7a-49b5-bca9-844bfe08d63d
contributor_str_mv Abramowicz, Anete
dc.subject.por.fl_str_mv Transexualidade
Travestilidade
Infâncias
Educação
Prostituição
topic Transexualidade
Travestilidade
Infâncias
Educação
Prostituição
Transsexuality
Travesty
Childhood
Education
Prostitution
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Transsexuality
Travesty
Childhood
Education
Prostitution
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This research compiled some narratives aiming infant histories, scholar trajectory and prostitution of transgender and transvestite people. The methodological procedure used to reach this objective was the exploratory research using a focal group to data search (performed in 2016) and individual interviews (performed in 2017). The data were transcripted and analyzed by trans-authors as Lanz (2014), Andrade (2015), Reidel (2011), using categories such as infanthood, education, sexuality, and prostitution. The outcomes suggest that the school still is an exclusion and rejection space, where the binaries stereotypes are predominant. However, the speech also demonstrated that are gaps which put forward and potentialize all these trajectories, putting in movement these body types. Keywords: Transsexuality. Travesty. Childhood. Education. Prostitution.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-01T14:02:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-01T14:02:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS SOBRINHO, Paulo Ribeiro dos. Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14063.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14063
identifier_str_mv SANTOS SOBRINHO, Paulo Ribeiro dos. Narrativas travestis e transexuais: transbordar resistências. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14063.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.authority.fl_str_mv e44fd99b-33e1-4b8e-a625-656f40963d0f
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20abstract.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/7/REPOSIT%c3%93RIO_doc.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/8/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/9/disserta%c3%a7%c3%a3o%20abstract.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/11/REPOSIT%c3%93RIO_doc.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/10/disserta%c3%a7%c3%a3o%20abstract.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14063/12/REPOSIT%c3%93RIO_doc.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ff93b8587c855a59e1fff11501480cf0
aa6bf3beb4fdeb578e2d25e27ccf5f36
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
72698c480b1dee3cec55a0c639836acd
e6dc61d3d7b8f2112ef5e0cde119757a
31facc911f1c6505dad8f6455566be5a
57e0880dc6672cd2499b8f6051fe09cb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136387847192576