Higienização e saúde na escola: análise de documentos disponíveis antes e durante a pandemia do COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Bárbara Laís Garcia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17943
Resumo: Before the COVID-19 pandemic, the importance of teaching health and hygiene in schools was already recognized and documented, with theoretical content on the relevance of hygiene. However, even with the availability of these materials, many Brazilian schools still suffered from the spread of disease. With the arrival of the pandemic, new documents were prepared, further highlighting the importance of care within the school environment. To investigate the relationship between theory and practice with regard to health and hygiene, a literature review was carried out, focusing on four main documents: "Hygiene and Safety in Schools", "Programa Saúde na Escola (PSE) ", "National Curriculum Parameters (PCN)" and "Guide for the Implementation of Protocols for Returning Face-to-Face Activities in Basic Education Schools". To deepen the research, a practical investigation was carried out in a public basic education school in Sorocaba, state of São Paulo. Practical research led to the conclusion that, despite the existence of documents, schools, professionals and students need practical materials to guide healthy and hygienic practices, in order to avoid the proliferation of pathogens and increase students' understanding of the subject.
id SCAR_1211b66ccd3a8e23867ba7aea2498f93
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17943
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Muniz, Bárbara Laís GarciaDuarte, Iolanda Cristina Silveirahttp://lattes.cnpq.br/2626035341263254https://orcid.org/0000-0002-9141-1010cd896f97-d4de-4e62-83ef-32b9a9df05d62023-05-04T12:57:08Z2023-05-04T12:57:08Z2023-04-04MUNIZ, Bárbara Laís Garcia. Higienização e saúde na escola: análise de documentos disponíveis antes e durante a pandemia do COVID-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17943.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17943Before the COVID-19 pandemic, the importance of teaching health and hygiene in schools was already recognized and documented, with theoretical content on the relevance of hygiene. However, even with the availability of these materials, many Brazilian schools still suffered from the spread of disease. With the arrival of the pandemic, new documents were prepared, further highlighting the importance of care within the school environment. To investigate the relationship between theory and practice with regard to health and hygiene, a literature review was carried out, focusing on four main documents: "Hygiene and Safety in Schools", "Programa Saúde na Escola (PSE) ", "National Curriculum Parameters (PCN)" and "Guide for the Implementation of Protocols for Returning Face-to-Face Activities in Basic Education Schools". To deepen the research, a practical investigation was carried out in a public basic education school in Sorocaba, state of São Paulo. Practical research led to the conclusion that, despite the existence of documents, schools, professionals and students need practical materials to guide healthy and hygienic practices, in order to avoid the proliferation of pathogens and increase students' understanding of the subject.Antes da pandemia do COVID-19, a importância do ensino de saúde e higiene nas escolas já era reconhecida e documentada, com conteúdos teóricos sobre a relevância da higienização. Entretanto, mesmo com a disponibilidade desses materiais, muitas escolas brasileiras ainda sofriam com a disseminação de doenças. Com a chegada da pandemia, novos documentos foram elaborados, ressaltando ainda mais a importância dos cuidados dentro do ambiente escolar. Para investigar a relação entre teoria e prática no que se refere à temática de saúde e higiene, realizou-se uma revisão da literatura, com foco em quatro documentos principais: "Higiene e Segurança nas Escolas", "Programa Saúde na Escola (PSE)", "Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)" e "Guia de Implementação de Protocolos de Retorno às Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica". Para aprofundar a pesquisa, foi realizada uma investigação prática em uma escola de educação básica da rede pública em Sorocaba, estado de São Paulo. A pesquisa prática permitiu concluir que, apesar da existência de documentos, as escolas, os profissionais e os alunos necessitam de materiais práticos para orientação de práticas saudáveis e higiênicas, a fim de evitar a proliferação de patógenos e aumentar a compreensão dos alunos sobre a temática.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaCiências Biológicas - CBL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHigieneSaúdeCovid-19DiretrizesAmbiente EscolarHygieneHealthGuidelinesSchool EnvironmentCIENCIAS DA SAUDEHigienização e saúde na escola: análise de documentos disponíveis antes e durante a pandemia do COVID-19Hygiene and health at school: analysis of documents available before and during the COVID-19 pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006002195fc4e-4332-4510-b250-2858d4a9df1ereponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC Barbara Garcia .pdfTCC Barbara Garcia .pdfTCCapplication/pdf1400167https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17943/1/TCC%20Barbara%20Garcia%20.pdf3711d752c7a160929ddffee8d9907827MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17943/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC Barbara Garcia .pdf.txtTCC Barbara Garcia .pdf.txtExtracted texttext/plain112658https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17943/3/TCC%20Barbara%20Garcia%20.pdf.txt45eeaa0cdfdf6d9cd8f9da0c9b42733eMD53THUMBNAILTCC Barbara Garcia .pdf.jpgTCC Barbara Garcia .pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5789https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17943/4/TCC%20Barbara%20Garcia%20.pdf.jpgdce9ec4ce4282c09835625286aac6082MD54ufscar/179432023-09-18 18:32:38.237oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17943Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:38Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Higienização e saúde na escola: análise de documentos disponíveis antes e durante a pandemia do COVID-19
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Hygiene and health at school: analysis of documents available before and during the COVID-19 pandemic
title Higienização e saúde na escola: análise de documentos disponíveis antes e durante a pandemia do COVID-19
spellingShingle Higienização e saúde na escola: análise de documentos disponíveis antes e durante a pandemia do COVID-19
Muniz, Bárbara Laís Garcia
Higiene
Saúde
Covid-19
Diretrizes
Ambiente Escolar
Hygiene
Health
Guidelines
School Environment
CIENCIAS DA SAUDE
title_short Higienização e saúde na escola: análise de documentos disponíveis antes e durante a pandemia do COVID-19
title_full Higienização e saúde na escola: análise de documentos disponíveis antes e durante a pandemia do COVID-19
title_fullStr Higienização e saúde na escola: análise de documentos disponíveis antes e durante a pandemia do COVID-19
title_full_unstemmed Higienização e saúde na escola: análise de documentos disponíveis antes e durante a pandemia do COVID-19
title_sort Higienização e saúde na escola: análise de documentos disponíveis antes e durante a pandemia do COVID-19
author Muniz, Bárbara Laís Garcia
author_facet Muniz, Bárbara Laís Garcia
author_role author
dc.contributor.advisor1orcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9141-1010
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Bárbara Laís Garcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Duarte, Iolanda Cristina Silveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2626035341263254
dc.contributor.authorID.fl_str_mv cd896f97-d4de-4e62-83ef-32b9a9df05d6
contributor_str_mv Duarte, Iolanda Cristina Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Higiene
Saúde
Covid-19
Diretrizes
Ambiente Escolar
topic Higiene
Saúde
Covid-19
Diretrizes
Ambiente Escolar
Hygiene
Health
Guidelines
School Environment
CIENCIAS DA SAUDE
dc.subject.eng.fl_str_mv Hygiene
Health
Guidelines
School Environment
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS DA SAUDE
description Before the COVID-19 pandemic, the importance of teaching health and hygiene in schools was already recognized and documented, with theoretical content on the relevance of hygiene. However, even with the availability of these materials, many Brazilian schools still suffered from the spread of disease. With the arrival of the pandemic, new documents were prepared, further highlighting the importance of care within the school environment. To investigate the relationship between theory and practice with regard to health and hygiene, a literature review was carried out, focusing on four main documents: "Hygiene and Safety in Schools", "Programa Saúde na Escola (PSE) ", "National Curriculum Parameters (PCN)" and "Guide for the Implementation of Protocols for Returning Face-to-Face Activities in Basic Education Schools". To deepen the research, a practical investigation was carried out in a public basic education school in Sorocaba, state of São Paulo. Practical research led to the conclusion that, despite the existence of documents, schools, professionals and students need practical materials to guide healthy and hygienic practices, in order to avoid the proliferation of pathogens and increase students' understanding of the subject.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-04T12:57:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-04T12:57:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MUNIZ, Bárbara Laís Garcia. Higienização e saúde na escola: análise de documentos disponíveis antes e durante a pandemia do COVID-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17943.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17943
identifier_str_mv MUNIZ, Bárbara Laís Garcia. Higienização e saúde na escola: análise de documentos disponíveis antes e durante a pandemia do COVID-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17943.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 2195fc4e-4332-4510-b250-2858d4a9df1e
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Ciências Biológicas - CBL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Ciências Biológicas - CBL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17943/1/TCC%20Barbara%20Garcia%20.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17943/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17943/3/TCC%20Barbara%20Garcia%20.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17943/4/TCC%20Barbara%20Garcia%20.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3711d752c7a160929ddffee8d9907827
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
45eeaa0cdfdf6d9cd8f9da0c9b42733e
dce9ec4ce4282c09835625286aac6082
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136422203785216