Comparando o efeito de contingência de grupo independente e interdependente sobre o desempenho escolar em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gois, Nayara de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15178
Resumo: The present research replicated studies in social behavior ((Lloyd, Eberhardt & Drake, 1996; Pigott, Fantuzzo, Heggie & Clement, 1984), focusing more specifically on assessing outcomes produced by different group contingencies. Group contingencies are effective in modifying unwanted behaviors and increasing school performance. The aim of the present study was to compare an independent and an interdependent group contingency on the frequency of correctly answering math exercises. Twenty students, both genders, from fourth grade of Elementary School (Cycle 1), from a public school, in a city in the interior of São Paulo, participated in the study. Participants were divided into five groups and each group member performed math exercises with 60 addition and subtraction operations (all exercises were numerical) over a period of ten minutes per session. Reverse designs (ABCA) were used for three groups (Groups 1, 2 and 3), and (ACBA) for the other two groups (Groups 4 and 5). The A condition served as a baseline and no reinforcers were offered. ln B condition, reinforcers were provided by individual performance, required in the group activity. ln condition C reinforcers were provided based on the average performance of the group activity. The results of the present study show that averages of the frequency of correct answers for conditions B and C were higher than for conditions A. However, the participants did not have differences related to means and standard error between conditions B and C.
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The aim of the present study was to compare an independent and an interdependent group contingency on the frequency of correctly answering math exercises. Twenty students, both genders, from fourth grade of Elementary School (Cycle 1), from a public school, in a city in the interior of São Paulo, participated in the study. Participants were divided into five groups and each group member performed math exercises with 60 addition and subtraction operations (all exercises were numerical) over a period of ten minutes per session. Reverse designs (ABCA) were used for three groups (Groups 1, 2 and 3), and (ACBA) for the other two groups (Groups 4 and 5). The A condition served as a baseline and no reinforcers were offered. ln B condition, reinforcers were provided by individual performance, required in the group activity. ln condition C reinforcers were provided based on the average performance of the group activity. The results of the present study show that averages of the frequency of correct answers for conditions B and C were higher than for conditions A. However, the participants did not have differences related to means and standard error between conditions B and C.A presente pesquisa replicou estudos na área de comportamento social focando, mais especificamente, em analisar resultados produzidos por diferentes contingências de grupo. As contingências de grupo são eficazes para estabelecer comportamentos, podendo ser utilizadas em contexto escolar. O objetivo do presente estudo foi comparar a contingência de grupo independente com a interdependente quanto à frequência de responder corretamente a exercícios de matemática. Participaram do estudo 20 estudantes, de ambos os sexos, do quarto ano do Ensino Fundamental (Ciclo I), de uma turma de escola pública, em uma cidade do interior paulista. Os participantes foram divididos em cinco grupos e cada membro dos grupos realizou exercícios de matemática com 60 operações de adição e subtração (todos exercícios numéricos) em um período de dez minutos por sessão. Foram utilizados os delineamentos reversos ABCA para três grupos (Grupos 1, 2 e 3) e ACBA para os outros dois grupos (Grupo 4 e 5). Os membros realizaram a atividade em grupo, indepentemente da condição em vigor. A condição A serviu como linha de base, em que não eram oferecidos reforçadores. Na condição B reforçadores foram fornecidos contingentes à performance individual requerida na atividade. Na condição C reforçadores foram fornecidos com base na média da performance entre os membros do grupo. Os resultados do presente estudo mostram que as médias da frequência de acerto dos participantes nas condições B e C foram maiores do que nas condições A. Porém, não houve diferenças significativas considerando as médias e o erro padrão entre as condições B e C.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.168937/2018-00porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - PIPGCFUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessContingências de grupo interdependenteFatos aditivosAprendizagem cooperativaEstudantes do ensino fundamental 1Independent group contingenciesAdditive factsCooperative learningElementary school studentsCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULACIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALComparando o efeito de contingência de grupo independente e interdependente sobre o desempenho escolar em matemáticaComparing the effects of independent and interdependent group contingencies on math performanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600d84e8a54-0aca-47ba-a438-fa8c7f32924ereponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15178/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD55ORIGINALdissertação final.pdfdissertação final.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf15600019https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15178/2/disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdfcf62dff83e2b58fa1f1e8631875d81b6MD52modelo-carta-comprovante de versao definitiva_PPGPsi.pdfmodelo-carta-comprovante de versao definitiva_PPGPsi.pdfCarta comprovanteapplication/pdf280613https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15178/4/modelo-carta-comprovante%20de%20versao%20definitiva_PPGPsi.pdfbc6860ea5dc317806925188f197f2425MD54TEXTdissertação final.pdf.txtdissertação final.pdf.txtExtracted texttext/plain2020https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15178/6/disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.txt4c65f69bd0d5421b8531138ac02cc971MD56modelo-carta-comprovante de versao definitiva_PPGPsi.pdf.txtmodelo-carta-comprovante de versao definitiva_PPGPsi.pdf.txtExtracted texttext/plain1265https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15178/8/modelo-carta-comprovante%20de%20versao%20definitiva_PPGPsi.pdf.txt9fbef93ac375703785d6f75045db40a4MD58THUMBNAILdissertação final.pdf.jpgdissertação final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5626https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15178/7/disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.jpgfa63ca6d4b6d861ec82f00200f7b41c5MD57modelo-carta-comprovante de versao definitiva_PPGPsi.pdf.jpgmodelo-carta-comprovante de versao definitiva_PPGPsi.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7114https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15178/9/modelo-carta-comprovante%20de%20versao%20definitiva_PPGPsi.pdf.jpgc425d200f749533ddbb2da665024f530MD59ufscar/151782023-09-18 18:32:19.679oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15178Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:19Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
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