Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5782 |
Resumo: | The aim of this study was to analyze narratives of English language teachers from public schools in São Carlos and Araraquara from the 1950s to 2012, so as to understand the changes that have occurred in the teaching of that language in public schools that led to the crisis it faces nowadays. This crisis is related to school violence, to widespread disaffection, and to dissatisfaction and low self-esteem of students, teachers and school leaders. The methodology used for data collection was the oral history of the teachers career paths. The data was analyzed qualitatively, allowing a panoramic view of the changes that have occurred in the teaching of English over the last 60 years. The analysis of the narratives revealed that the crisis results from a long historical process of changes, where two huge forces have affected negatively the pedagogical and social/personal dimension of the English language classroom. In this conflict the largest unbalancing factor falls upon the institutional changes, and the smallest falls upon the unavoidable force of the social and family values. |
id |
SCAR_1bff3196fad00467ec3818e79c1679c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5782 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Geraldo, Carla CristianeSilva, Ademar dahttp://lattes.cnpq.br/9028512631572133http://lattes.cnpq.br/4571478922761841ff9473ad-1a34-42a7-930d-2eff8183c7c42016-06-02T20:25:21Z2014-02-252016-06-02T20:25:21Z2013-04-26GERALDO, Carla Cristiane. Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador. 2013. 207 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5782The aim of this study was to analyze narratives of English language teachers from public schools in São Carlos and Araraquara from the 1950s to 2012, so as to understand the changes that have occurred in the teaching of that language in public schools that led to the crisis it faces nowadays. This crisis is related to school violence, to widespread disaffection, and to dissatisfaction and low self-esteem of students, teachers and school leaders. The methodology used for data collection was the oral history of the teachers career paths. The data was analyzed qualitatively, allowing a panoramic view of the changes that have occurred in the teaching of English over the last 60 years. The analysis of the narratives revealed that the crisis results from a long historical process of changes, where two huge forces have affected negatively the pedagogical and social/personal dimension of the English language classroom. In this conflict the largest unbalancing factor falls upon the institutional changes, and the smallest falls upon the unavoidable force of the social and family values.Neste trabalho analisamos narrativas de professores de língua inglesa da rede estadual de ensino de dois municípios do interior de São Paulo. Isso foi feito para verificar o que subjaz ao processo de transformação pelo qual passou o ensino dessa língua nas escolas públicas no período entre 1950 e 2012 e, dessa forma, tentar compreender a crise que tal ensino enfrenta no presente. Ela tem relação com a violência escolar, desinteresse generalizado, baixa autoestima, descontentamento de alunos, professores e dirigentes escolares. Para a coleta de dados, foi utilizada a metodologia história oral do percurso profissional dos professores. Os dados foram analisados qualitativamente, possibilitando a visualização panorâmica das mudanças transcorridas no ensino da língua inglesa nos últimos 60 anos.A análise das narrativas revelou que a crise resulta de um longo processo histórico de transformações em que duas grandes forças afetam negativamente as dimensões pedagógica e social/pessoal da sala de aula de língua inglesa. Nesse conflito, o maior fator de desequilíbrio recai sobre a força das mudanças institucionais e o menor, sobre a força inevitável das transformações dos valores sócio-familiares.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLUFSCarBRLinguísticaNarrativas do percurso docenteHistória oralLíngua inglesaEscola públicaOral historyEnglish languagePublic schoolLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICANarrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter reveladorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1bfd9393e-0223-4a87-bb9b-17f553795d01info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5725.pdfapplication/pdf1601645https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5782/1/5725.pdf0b787b5f132e66a8aaafdcef0522db86MD51TEXT5725.pdf.txt5725.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5782/2/5725.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5725.pdf.jpg5725.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10040https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5782/3/5725.pdf.jpg61d441990bf3eb0a44ceabb941dc5812MD53ufscar/57822023-09-18 18:31:36.832oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5782Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:36Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador |
title |
Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador |
spellingShingle |
Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador Geraldo, Carla Cristiane Linguística Narrativas do percurso docente História oral Língua inglesa Escola pública Oral history English language Public school LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador |
title_full |
Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador |
title_fullStr |
Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador |
title_full_unstemmed |
Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador |
title_sort |
Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador |
author |
Geraldo, Carla Cristiane |
author_facet |
Geraldo, Carla Cristiane |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4571478922761841 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Geraldo, Carla Cristiane |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Ademar da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9028512631572133 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
ff9473ad-1a34-42a7-930d-2eff8183c7c4 |
contributor_str_mv |
Silva, Ademar da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Narrativas do percurso docente História oral Língua inglesa Escola pública |
topic |
Linguística Narrativas do percurso docente História oral Língua inglesa Escola pública Oral history English language Public school LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Oral history English language Public school |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
The aim of this study was to analyze narratives of English language teachers from public schools in São Carlos and Araraquara from the 1950s to 2012, so as to understand the changes that have occurred in the teaching of that language in public schools that led to the crisis it faces nowadays. This crisis is related to school violence, to widespread disaffection, and to dissatisfaction and low self-esteem of students, teachers and school leaders. The methodology used for data collection was the oral history of the teachers career paths. The data was analyzed qualitatively, allowing a panoramic view of the changes that have occurred in the teaching of English over the last 60 years. The analysis of the narratives revealed that the crisis results from a long historical process of changes, where two huge forces have affected negatively the pedagogical and social/personal dimension of the English language classroom. In this conflict the largest unbalancing factor falls upon the institutional changes, and the smallest falls upon the unavoidable force of the social and family values. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-26 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-02-25 2016-06-02T20:25:21Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T20:25:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GERALDO, Carla Cristiane. Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador. 2013. 207 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5782 |
identifier_str_mv |
GERALDO, Carla Cristiane. Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador. 2013. 207 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
bfd9393e-0223-4a87-bb9b-17f553795d01 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5782/1/5725.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5782/2/5725.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5782/3/5725.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0b787b5f132e66a8aaafdcef0522db86 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 61d441990bf3eb0a44ceabb941dc5812 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136288571162624 |