Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geraldo, Carla Cristiane
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5782
Resumo: The aim of this study was to analyze narratives of English language teachers from public schools in São Carlos and Araraquara from the 1950s to 2012, so as to understand the changes that have occurred in the teaching of that language in public schools that led to the crisis it faces nowadays. This crisis is related to school violence, to widespread disaffection, and to dissatisfaction and low self-esteem of students, teachers and school leaders. The methodology used for data collection was the oral history of the teachers career paths. The data was analyzed qualitatively, allowing a panoramic view of the changes that have occurred in the teaching of English over the last 60 years. The analysis of the narratives revealed that the crisis results from a long historical process of changes, where two huge forces have affected negatively the pedagogical and social/personal dimension of the English language classroom. In this conflict the largest unbalancing factor falls upon the institutional changes, and the smallest falls upon the unavoidable force of the social and family values.
id SCAR_1bff3196fad00467ec3818e79c1679c5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5782
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Geraldo, Carla CristianeSilva, Ademar dahttp://lattes.cnpq.br/9028512631572133http://lattes.cnpq.br/4571478922761841ff9473ad-1a34-42a7-930d-2eff8183c7c42016-06-02T20:25:21Z2014-02-252016-06-02T20:25:21Z2013-04-26GERALDO, Carla Cristiane. Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador. 2013. 207 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5782The aim of this study was to analyze narratives of English language teachers from public schools in São Carlos and Araraquara from the 1950s to 2012, so as to understand the changes that have occurred in the teaching of that language in public schools that led to the crisis it faces nowadays. This crisis is related to school violence, to widespread disaffection, and to dissatisfaction and low self-esteem of students, teachers and school leaders. The methodology used for data collection was the oral history of the teachers career paths. The data was analyzed qualitatively, allowing a panoramic view of the changes that have occurred in the teaching of English over the last 60 years. The analysis of the narratives revealed that the crisis results from a long historical process of changes, where two huge forces have affected negatively the pedagogical and social/personal dimension of the English language classroom. In this conflict the largest unbalancing factor falls upon the institutional changes, and the smallest falls upon the unavoidable force of the social and family values.Neste trabalho analisamos narrativas de professores de língua inglesa da rede estadual de ensino de dois municípios do interior de São Paulo. Isso foi feito para verificar o que subjaz ao processo de transformação pelo qual passou o ensino dessa língua nas escolas públicas no período entre 1950 e 2012 e, dessa forma, tentar compreender a crise que tal ensino enfrenta no presente. Ela tem relação com a violência escolar, desinteresse generalizado, baixa autoestima, descontentamento de alunos, professores e dirigentes escolares. Para a coleta de dados, foi utilizada a metodologia história oral do percurso profissional dos professores. Os dados foram analisados qualitativamente, possibilitando a visualização panorâmica das mudanças transcorridas no ensino da língua inglesa nos últimos 60 anos.A análise das narrativas revelou que a crise resulta de um longo processo histórico de transformações em que duas grandes forças afetam negativamente as dimensões pedagógica e social/pessoal da sala de aula de língua inglesa. Nesse conflito, o maior fator de desequilíbrio recai sobre a força das mudanças institucionais e o menor, sobre a força inevitável das transformações dos valores sócio-familiares.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLUFSCarBRLinguísticaNarrativas do percurso docenteHistória oralLíngua inglesaEscola públicaOral historyEnglish languagePublic schoolLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICANarrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter reveladorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1bfd9393e-0223-4a87-bb9b-17f553795d01info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5725.pdfapplication/pdf1601645https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5782/1/5725.pdf0b787b5f132e66a8aaafdcef0522db86MD51TEXT5725.pdf.txt5725.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5782/2/5725.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5725.pdf.jpg5725.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10040https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5782/3/5725.pdf.jpg61d441990bf3eb0a44ceabb941dc5812MD53ufscar/57822023-09-18 18:31:36.832oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5782Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:36Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador
title Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador
spellingShingle Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador
Geraldo, Carla Cristiane
Linguística
Narrativas do percurso docente
História oral
Língua inglesa
Escola pública
Oral history
English language
Public school
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador
title_full Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador
title_fullStr Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador
title_full_unstemmed Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador
title_sort Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador
author Geraldo, Carla Cristiane
author_facet Geraldo, Carla Cristiane
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4571478922761841
dc.contributor.author.fl_str_mv Geraldo, Carla Cristiane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Ademar da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9028512631572133
dc.contributor.authorID.fl_str_mv ff9473ad-1a34-42a7-930d-2eff8183c7c4
contributor_str_mv Silva, Ademar da
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Narrativas do percurso docente
História oral
Língua inglesa
Escola pública
topic Linguística
Narrativas do percurso docente
História oral
Língua inglesa
Escola pública
Oral history
English language
Public school
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Oral history
English language
Public school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description The aim of this study was to analyze narratives of English language teachers from public schools in São Carlos and Araraquara from the 1950s to 2012, so as to understand the changes that have occurred in the teaching of that language in public schools that led to the crisis it faces nowadays. This crisis is related to school violence, to widespread disaffection, and to dissatisfaction and low self-esteem of students, teachers and school leaders. The methodology used for data collection was the oral history of the teachers career paths. The data was analyzed qualitatively, allowing a panoramic view of the changes that have occurred in the teaching of English over the last 60 years. The analysis of the narratives revealed that the crisis results from a long historical process of changes, where two huge forces have affected negatively the pedagogical and social/personal dimension of the English language classroom. In this conflict the largest unbalancing factor falls upon the institutional changes, and the smallest falls upon the unavoidable force of the social and family values.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-26
dc.date.available.fl_str_mv 2014-02-25
2016-06-02T20:25:21Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:25:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GERALDO, Carla Cristiane. Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador. 2013. 207 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5782
identifier_str_mv GERALDO, Carla Cristiane. Narrativas de professores de inglês de escolas públicas e o seu caráter revelador. 2013. 207 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv bfd9393e-0223-4a87-bb9b-17f553795d01
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5782/1/5725.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5782/2/5725.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5782/3/5725.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b787b5f132e66a8aaafdcef0522db86
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
61d441990bf3eb0a44ceabb941dc5812
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136288571162624