Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19362 |
Resumo: | Assessing the teaching-learning process and measuring student development can be a complex and subjective task. Therefore, Fuzzy Set Theory is a distinctive tool for this process. From this perspective, this work aims to study basic concepts of Fuzzy Set Theory and an application of this study by proposing a mathematical model to assist teachers in the task of evaluating students’ learning via fuzzy relational equations. |
id |
SCAR_1cb030f1cdc4aab2724f0f8f40151ea1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19362 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Silva, Gustavo Cavani Teles daPeixoto, Magda da Silvahttp://lattes.cnpq.br/04139103063760542024-02-16T19:37:02Z2024-02-16T19:37:02Z2023-03-31SILVA, Gustavo Cavani Teles da. Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19362.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19362Assessing the teaching-learning process and measuring student development can be a complex and subjective task. Therefore, Fuzzy Set Theory is a distinctive tool for this process. From this perspective, this work aims to study basic concepts of Fuzzy Set Theory and an application of this study by proposing a mathematical model to assist teachers in the task of evaluating students’ learning via fuzzy relational equations.Avaliar o processo de ensino-aprendizagem e mensurar o desempenho discente pode ser uma tarefa complexa e subjetiva. Dessa forma, a Teoria dos Conjuntos Fuzzy é uma ferramenta destacável para este processo. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo o estudo dos conceitos básicos da Teoria de Conjuntos Fuzzy e uma aplicação deste estudo propondo um modelo matemático para auxiliar o docente na tarefa de avaliação das aprendizagens discentes, por meio de equações relacionais fuzzy.porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaMatemática - ML-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAvaliaçãoConjuntos FuzzyRelações FuzzyAssessmentFuzzy SetsFuzzy RelationsCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagemA fuzzy approach to school performance in the teaching-learning processinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19362/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52ORIGINALTCC_Cavani.pdfTCC_Cavani.pdfapplication/pdf649908https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19362/1/TCC_Cavani.pdf019e0fcbe8cd7e32cd0ba43504eb0a68MD51TEXTTCC_Cavani.pdf.txtTCC_Cavani.pdf.txtExtracted texttext/plain81323https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19362/3/TCC_Cavani.pdf.txtdb81c020c96525001b1e0beeb22c9cc6MD53ufscar/193622024-05-14 17:34:30.22oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19362Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:34:30Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
A fuzzy approach to school performance in the teaching-learning process |
title |
Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem Silva, Gustavo Cavani Teles da Avaliação Conjuntos Fuzzy Relações Fuzzy Assessment Fuzzy Sets Fuzzy Relations CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem |
title_full |
Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem |
title_sort |
Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem |
author |
Silva, Gustavo Cavani Teles da |
author_facet |
Silva, Gustavo Cavani Teles da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gustavo Cavani Teles da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peixoto, Magda da Silva |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0413910306376054 |
contributor_str_mv |
Peixoto, Magda da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Conjuntos Fuzzy Relações Fuzzy |
topic |
Avaliação Conjuntos Fuzzy Relações Fuzzy Assessment Fuzzy Sets Fuzzy Relations CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Assessment Fuzzy Sets Fuzzy Relations |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Assessing the teaching-learning process and measuring student development can be a complex and subjective task. Therefore, Fuzzy Set Theory is a distinctive tool for this process. From this perspective, this work aims to study basic concepts of Fuzzy Set Theory and an application of this study by proposing a mathematical model to assist teachers in the task of evaluating students’ learning via fuzzy relational equations. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-16T19:37:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-16T19:37:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Gustavo Cavani Teles da. Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19362. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19362 |
identifier_str_mv |
SILVA, Gustavo Cavani Teles da. Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19362. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Matemática - ML-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Matemática - ML-So |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19362/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19362/1/TCC_Cavani.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19362/3/TCC_Cavani.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec 019e0fcbe8cd7e32cd0ba43504eb0a68 db81c020c96525001b1e0beeb22c9cc6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136432815374336 |