Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gustavo Cavani Teles da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19362
Resumo: Assessing the teaching-learning process and measuring student development can be a complex and subjective task. Therefore, Fuzzy Set Theory is a distinctive tool for this process. From this perspective, this work aims to study basic concepts of Fuzzy Set Theory and an application of this study by proposing a mathematical model to assist teachers in the task of evaluating students’ learning via fuzzy relational equations.
id SCAR_1cb030f1cdc4aab2724f0f8f40151ea1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19362
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Silva, Gustavo Cavani Teles daPeixoto, Magda da Silvahttp://lattes.cnpq.br/04139103063760542024-02-16T19:37:02Z2024-02-16T19:37:02Z2023-03-31SILVA, Gustavo Cavani Teles da. Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19362.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19362Assessing the teaching-learning process and measuring student development can be a complex and subjective task. Therefore, Fuzzy Set Theory is a distinctive tool for this process. From this perspective, this work aims to study basic concepts of Fuzzy Set Theory and an application of this study by proposing a mathematical model to assist teachers in the task of evaluating students’ learning via fuzzy relational equations.Avaliar o processo de ensino-aprendizagem e mensurar o desempenho discente pode ser uma tarefa complexa e subjetiva. Dessa forma, a Teoria dos Conjuntos Fuzzy é uma ferramenta destacável para este processo. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo o estudo dos conceitos básicos da Teoria de Conjuntos Fuzzy e uma aplicação deste estudo propondo um modelo matemático para auxiliar o docente na tarefa de avaliação das aprendizagens discentes, por meio de equações relacionais fuzzy.porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaMatemática - ML-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAvaliaçãoConjuntos FuzzyRelações FuzzyAssessmentFuzzy SetsFuzzy RelationsCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagemA fuzzy approach to school performance in the teaching-learning processinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19362/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52ORIGINALTCC_Cavani.pdfTCC_Cavani.pdfapplication/pdf649908https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19362/1/TCC_Cavani.pdf019e0fcbe8cd7e32cd0ba43504eb0a68MD51TEXTTCC_Cavani.pdf.txtTCC_Cavani.pdf.txtExtracted texttext/plain81323https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19362/3/TCC_Cavani.pdf.txtdb81c020c96525001b1e0beeb22c9cc6MD53ufscar/193622024-05-14 17:34:30.22oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19362Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:34:30Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv A fuzzy approach to school performance in the teaching-learning process
title Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem
spellingShingle Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem
Silva, Gustavo Cavani Teles da
Avaliação
Conjuntos Fuzzy
Relações Fuzzy
Assessment
Fuzzy Sets
Fuzzy Relations
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem
title_full Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem
title_fullStr Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem
title_sort Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem
author Silva, Gustavo Cavani Teles da
author_facet Silva, Gustavo Cavani Teles da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gustavo Cavani Teles da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peixoto, Magda da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0413910306376054
contributor_str_mv Peixoto, Magda da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Conjuntos Fuzzy
Relações Fuzzy
topic Avaliação
Conjuntos Fuzzy
Relações Fuzzy
Assessment
Fuzzy Sets
Fuzzy Relations
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Assessment
Fuzzy Sets
Fuzzy Relations
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Assessing the teaching-learning process and measuring student development can be a complex and subjective task. Therefore, Fuzzy Set Theory is a distinctive tool for this process. From this perspective, this work aims to study basic concepts of Fuzzy Set Theory and an application of this study by proposing a mathematical model to assist teachers in the task of evaluating students’ learning via fuzzy relational equations.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-16T19:37:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-16T19:37:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Gustavo Cavani Teles da. Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19362.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19362
identifier_str_mv SILVA, Gustavo Cavani Teles da. Uma abordagem fuzzy para o desempenho escolar no processo ensino-aprendizagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19362.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Matemática - ML-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Matemática - ML-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19362/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19362/1/TCC_Cavani.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19362/3/TCC_Cavani.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
019e0fcbe8cd7e32cd0ba43504eb0a68
db81c020c96525001b1e0beeb22c9cc6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136432815374336