Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18458 |
Resumo: | The present research aimed to show and discuss two materials, one that addresses Non-Violent Communication (NVC) and the other about socio-emotional education, in order to understand how these two aspects help the violence prevention in schools. So, the research is characterized as a qualitative documentary research, based on five main authors. Through two studies, it was possible to identify that the practices of NVC and emotional education make it possible to promote a non-violent education, which, using daily socio-emotional skills in educational institutions, allows the reduction and prevention of violence in school settings, physical, verbal or psychological. It was concluded that, before teaching, the teacher should practice the emotional and NVC skills, so that they can help the student in their healthy development process, promoting non-violence. |
id |
SCAR_20127698a9e1249fc889d43061fd735f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18458 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Aquino, Isadora Virgílio Tomaz deD'Affonseca, Sabrina Mazohttp://lattes.cnpq.br/0381029115416584b3b915e5-5cb4-49be-a7cd-4e78ebb533a92023-08-29T12:25:25Z2023-08-29T12:25:25Z2023-08-29AQUINO, Isadora Virgílio Tomaz de. Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18458.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18458The present research aimed to show and discuss two materials, one that addresses Non-Violent Communication (NVC) and the other about socio-emotional education, in order to understand how these two aspects help the violence prevention in schools. So, the research is characterized as a qualitative documentary research, based on five main authors. Through two studies, it was possible to identify that the practices of NVC and emotional education make it possible to promote a non-violent education, which, using daily socio-emotional skills in educational institutions, allows the reduction and prevention of violence in school settings, physical, verbal or psychological. It was concluded that, before teaching, the teacher should practice the emotional and NVC skills, so that they can help the student in their healthy development process, promoting non-violence.O presente trabalho tem por objetivo apresentar e analisar dois materiais que abordam a Comunicação Não-Violenta (CNV) e a educação socioemocional, a fim de entender como estas duas vertentes auxiliam no processo de prevenção da violência nas escolas. Nesse sentido, o artigo se caracteriza como uma pesquisa documental, de cunho qualitativo, se embasando em cinco autores principais. Por meio dos estudos foi possível identificar que as práticas da CNV e da educação emocional possibilitam a promoção de uma educação não-violenta, a qual, utilizando-se de competências socioemocionais no cotidiano das instituições de ensino, permite a diminuição e a prevenção das violências nas escolas, sejam elas física, verbal ou psicológica. Como consideração final indica-se que, antes de ensinar, o docente deve praticar as habilidades emocionais e da CNV, para que assim possa auxiliar o estudante em seu processo de desenvolvimento saudável, promovendo a não violência.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPedagogia - PedLUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicação Não-ViolentaEducação socioemocionalPrevenção da violênciaEscolaNon-Violent CommunicationSocio-emotional educationViolence preventionSchoolCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICAMateriais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolasNon-violent communication materials and socio-emotional education: violence prevention in schoolsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60023483cb7-2bae-4cec-9733-794046e8a1e9reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC _IsadoraAquinofinal.pdfTCC _IsadoraAquinofinal.pdfapplication/pdf430781https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18458/1/TCC%20_IsadoraAquinofinal.pdf978c8b3d11b38c68153fa8df08752576MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18458/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC _IsadoraAquinofinal.pdf.txtTCC _IsadoraAquinofinal.pdf.txtExtracted texttext/plain63083https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18458/3/TCC%20_IsadoraAquinofinal.pdf.txtd0e00c76f2ef5ad9a0d8fdb00369bb73MD53ufscar/184582024-05-14 18:30:39.269oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18458Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T18:30:39Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Non-violent communication materials and socio-emotional education: violence prevention in schools |
title |
Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas |
spellingShingle |
Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas Aquino, Isadora Virgílio Tomaz de Comunicação Não-Violenta Educação socioemocional Prevenção da violência Escola Non-Violent Communication Socio-emotional education Violence prevention School CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA |
title_short |
Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas |
title_full |
Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas |
title_fullStr |
Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas |
title_full_unstemmed |
Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas |
title_sort |
Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas |
author |
Aquino, Isadora Virgílio Tomaz de |
author_facet |
Aquino, Isadora Virgílio Tomaz de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino, Isadora Virgílio Tomaz de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
D'Affonseca, Sabrina Mazo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0381029115416584 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
b3b915e5-5cb4-49be-a7cd-4e78ebb533a9 |
contributor_str_mv |
D'Affonseca, Sabrina Mazo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Não-Violenta Educação socioemocional Prevenção da violência Escola |
topic |
Comunicação Não-Violenta Educação socioemocional Prevenção da violência Escola Non-Violent Communication Socio-emotional education Violence prevention School CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Non-Violent Communication Socio-emotional education Violence prevention School |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA |
description |
The present research aimed to show and discuss two materials, one that addresses Non-Violent Communication (NVC) and the other about socio-emotional education, in order to understand how these two aspects help the violence prevention in schools. So, the research is characterized as a qualitative documentary research, based on five main authors. Through two studies, it was possible to identify that the practices of NVC and emotional education make it possible to promote a non-violent education, which, using daily socio-emotional skills in educational institutions, allows the reduction and prevention of violence in school settings, physical, verbal or psychological. It was concluded that, before teaching, the teacher should practice the emotional and NVC skills, so that they can help the student in their healthy development process, promoting non-violence. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-29T12:25:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-29T12:25:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-08-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AQUINO, Isadora Virgílio Tomaz de. Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18458. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18458 |
identifier_str_mv |
AQUINO, Isadora Virgílio Tomaz de. Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18458. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
23483cb7-2bae-4cec-9733-794046e8a1e9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Pedagogia - PedL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Pedagogia - PedL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18458/1/TCC%20_IsadoraAquinofinal.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18458/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18458/3/TCC%20_IsadoraAquinofinal.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
978c8b3d11b38c68153fa8df08752576 f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec d0e00c76f2ef5ad9a0d8fdb00369bb73 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136426360340480 |