Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Isadora Virgílio Tomaz de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18458
Resumo: The present research aimed to show and discuss two materials, one that addresses Non-Violent Communication (NVC) and the other about socio-emotional education, in order to understand how these two aspects help the violence prevention in schools. So, the research is characterized as a qualitative documentary research, based on five main authors. Through two studies, it was possible to identify that the practices of NVC and emotional education make it possible to promote a non-violent education, which, using daily socio-emotional skills in educational institutions, allows the reduction and prevention of violence in school settings, physical, verbal or psychological. It was concluded that, before teaching, the teacher should practice the emotional and NVC skills, so that they can help the student in their healthy development process, promoting non-violence.
id SCAR_20127698a9e1249fc889d43061fd735f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18458
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Aquino, Isadora Virgílio Tomaz deD'Affonseca, Sabrina Mazohttp://lattes.cnpq.br/0381029115416584b3b915e5-5cb4-49be-a7cd-4e78ebb533a92023-08-29T12:25:25Z2023-08-29T12:25:25Z2023-08-29AQUINO, Isadora Virgílio Tomaz de. Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18458.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18458The present research aimed to show and discuss two materials, one that addresses Non-Violent Communication (NVC) and the other about socio-emotional education, in order to understand how these two aspects help the violence prevention in schools. So, the research is characterized as a qualitative documentary research, based on five main authors. Through two studies, it was possible to identify that the practices of NVC and emotional education make it possible to promote a non-violent education, which, using daily socio-emotional skills in educational institutions, allows the reduction and prevention of violence in school settings, physical, verbal or psychological. It was concluded that, before teaching, the teacher should practice the emotional and NVC skills, so that they can help the student in their healthy development process, promoting non-violence.O presente trabalho tem por objetivo apresentar e analisar dois materiais que abordam a Comunicação Não-Violenta (CNV) e a educação socioemocional, a fim de entender como estas duas vertentes auxiliam no processo de prevenção da violência nas escolas. Nesse sentido, o artigo se caracteriza como uma pesquisa documental, de cunho qualitativo, se embasando em cinco autores principais. Por meio dos estudos foi possível identificar que as práticas da CNV e da educação emocional possibilitam a promoção de uma educação não-violenta, a qual, utilizando-se de competências socioemocionais no cotidiano das instituições de ensino, permite a diminuição e a prevenção das violências nas escolas, sejam elas física, verbal ou psicológica. Como consideração final indica-se que, antes de ensinar, o docente deve praticar as habilidades emocionais e da CNV, para que assim possa auxiliar o estudante em seu processo de desenvolvimento saudável, promovendo a não violência.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPedagogia - PedLUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicação Não-ViolentaEducação socioemocionalPrevenção da violênciaEscolaNon-Violent CommunicationSocio-emotional educationViolence preventionSchoolCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICAMateriais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolasNon-violent communication materials and socio-emotional education: violence prevention in schoolsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60023483cb7-2bae-4cec-9733-794046e8a1e9reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC _IsadoraAquinofinal.pdfTCC _IsadoraAquinofinal.pdfapplication/pdf430781https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18458/1/TCC%20_IsadoraAquinofinal.pdf978c8b3d11b38c68153fa8df08752576MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18458/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC _IsadoraAquinofinal.pdf.txtTCC _IsadoraAquinofinal.pdf.txtExtracted texttext/plain63083https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18458/3/TCC%20_IsadoraAquinofinal.pdf.txtd0e00c76f2ef5ad9a0d8fdb00369bb73MD53ufscar/184582024-05-14 18:30:39.269oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18458Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T18:30:39Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Non-violent communication materials and socio-emotional education: violence prevention in schools
title Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas
spellingShingle Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas
Aquino, Isadora Virgílio Tomaz de
Comunicação Não-Violenta
Educação socioemocional
Prevenção da violência
Escola
Non-Violent Communication
Socio-emotional education
Violence prevention
School
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA
title_short Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas
title_full Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas
title_fullStr Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas
title_full_unstemmed Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas
title_sort Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas
author Aquino, Isadora Virgílio Tomaz de
author_facet Aquino, Isadora Virgílio Tomaz de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Isadora Virgílio Tomaz de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv D'Affonseca, Sabrina Mazo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0381029115416584
dc.contributor.authorID.fl_str_mv b3b915e5-5cb4-49be-a7cd-4e78ebb533a9
contributor_str_mv D'Affonseca, Sabrina Mazo
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Não-Violenta
Educação socioemocional
Prevenção da violência
Escola
topic Comunicação Não-Violenta
Educação socioemocional
Prevenção da violência
Escola
Non-Violent Communication
Socio-emotional education
Violence prevention
School
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Non-Violent Communication
Socio-emotional education
Violence prevention
School
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA
description The present research aimed to show and discuss two materials, one that addresses Non-Violent Communication (NVC) and the other about socio-emotional education, in order to understand how these two aspects help the violence prevention in schools. So, the research is characterized as a qualitative documentary research, based on five main authors. Through two studies, it was possible to identify that the practices of NVC and emotional education make it possible to promote a non-violent education, which, using daily socio-emotional skills in educational institutions, allows the reduction and prevention of violence in school settings, physical, verbal or psychological. It was concluded that, before teaching, the teacher should practice the emotional and NVC skills, so that they can help the student in their healthy development process, promoting non-violence.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-29T12:25:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-29T12:25:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AQUINO, Isadora Virgílio Tomaz de. Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18458.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18458
identifier_str_mv AQUINO, Isadora Virgílio Tomaz de. Materiais de comunicação não-violenta e educação socioemocional: prevenção de violência nas escolas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18458.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.relation.authority.fl_str_mv 23483cb7-2bae-4cec-9733-794046e8a1e9
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Pedagogia - PedL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Pedagogia - PedL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18458/1/TCC%20_IsadoraAquinofinal.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18458/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18458/3/TCC%20_IsadoraAquinofinal.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 978c8b3d11b38c68153fa8df08752576
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
d0e00c76f2ef5ad9a0d8fdb00369bb73
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136426360340480