Astrofísica de partículas na sala de aula : uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saran, Marina Cláudia Brustello
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4437
Resumo: Updating the physics curriculum for high school has been a challenge to all researchers and teachers in the area for at least two decades and has appeared in many academic studies that account for the needs justifying this update. However, we still haven´t achieved this update in the classrooms. But there is already some research focused on structure and activities for teaching and learning sequences that have emerged in the field of physics education research in order to fill this gap in the curriculum of physics for high school. From this research we reflected on the possibilities of carrying out a process of transformation in regards to the theme of cosmic rays in learning how to teach, based on the rules and features of the Theory of Didactic Transposition, proposed by Ives Chevallard (1991). Thus, we implemented a sequence of teaching and learning about cosmic rays in order to determine the point of impact and reconstruct the direction of arrival of a primary cosmic ray from data recorded by the Pierre Auger Observatory. We applied this activity in the form of a mini course in a public school in the city of Sertãozinho/SP. This activity addressed fundamental concepts such as energy conservation, center of mass, velocity, coordinate systems, time references and observation of the sky.
id SCAR_203836e0b27c45862529cd94138bc7aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4437
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Saran, Marina Cláudia BrustelloBarros, Marcelo Alveshttp://lattes.cnpq.br/8492073994763872http://lattes.cnpq.br/797994239329735636bddc9e-52da-41e2-aea1-bd7e0ba8d1372016-06-02T20:02:51Z2013-06-182016-06-02T20:02:51Z2012-12-18SARAN, Marina Cláudia Brustello. Astrofísica de partículas na sala de aula : uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médio. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4437Updating the physics curriculum for high school has been a challenge to all researchers and teachers in the area for at least two decades and has appeared in many academic studies that account for the needs justifying this update. However, we still haven´t achieved this update in the classrooms. But there is already some research focused on structure and activities for teaching and learning sequences that have emerged in the field of physics education research in order to fill this gap in the curriculum of physics for high school. From this research we reflected on the possibilities of carrying out a process of transformation in regards to the theme of cosmic rays in learning how to teach, based on the rules and features of the Theory of Didactic Transposition, proposed by Ives Chevallard (1991). Thus, we implemented a sequence of teaching and learning about cosmic rays in order to determine the point of impact and reconstruct the direction of arrival of a primary cosmic ray from data recorded by the Pierre Auger Observatory. We applied this activity in the form of a mini course in a public school in the city of Sertãozinho/SP. This activity addressed fundamental concepts such as energy conservation, center of mass, velocity, coordinate systems, time references and observation of the sky.Atualizar o currículo de Física para o Ensino Médio é um desafio a todos os pesquisadores e professores da área, e há pelo menos duas décadas figuram no meio acadêmico muitas pesquisas que dão conta de justificar as necessidades desta atualização. No entanto, ainda não percebemos nas salas um reflexo desta atualização. Mas já existem algumas pesquisas focadas em estruturar atividades e sequências de ensino e aprendizagem, e que têm surgido com força no campo de pesquisa em ensino de Física, visando a suprir essa carência no currículo de Física do Ensino Médio. Foi neste sentido que refletimos sobre as possibilidades de se realizar um processo de transformação do tema Raios Cósmicos em saber a ensinar, com base nas regras e características da Teoria da Transposição Didática, proposta por Ives Chevallard (1991). Assim, implementamos uma sequência de ensinoaprendizagem sobre Raios Cósmicos com o objetivo de determinar o ponto de impacto e reconstrução da direção de chegada de um Raio Cósmico primário a partir de dados registrados pelo Observatório Pierre Auger e aplicamos tal atividade na forma de um minicurso em uma Escola Pública, na cidade de Sertãozinho SP. Esta atividade aborda conceitos fundamentais, como conservação de energia, centro de massa, velocidade, sistemas de coordenadas, referências de tempo e observação do céu.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarBRFísica - estudo e ensinoEnsino - aprendizagemAstronomiaCurriculum UpdatingTeaching and Learning SequencesCosmic raysDidactic TranspositionCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAAstrofísica de partículas na sala de aula : uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1c9633b0c-4795-4c0e-b267-50a4b64229dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5186.pdfapplication/pdf2599348https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4437/1/5186.pdf26d9e80466a7d2fc73ebc77310c28500MD51TEXT5186.pdf.txt5186.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4437/2/5186.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5186.pdf.jpg5186.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6987https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4437/3/5186.pdf.jpgdecb146fc4c3918810b03c386f50625eMD53ufscar/44372023-09-18 18:31:34.307oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4437Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:34Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Astrofísica de partículas na sala de aula : uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médio
title Astrofísica de partículas na sala de aula : uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médio
spellingShingle Astrofísica de partículas na sala de aula : uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médio
Saran, Marina Cláudia Brustello
Física - estudo e ensino
Ensino - aprendizagem
Astronomia
Curriculum Updating
Teaching and Learning Sequences
Cosmic rays
Didactic Transposition
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
title_short Astrofísica de partículas na sala de aula : uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médio
title_full Astrofísica de partículas na sala de aula : uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médio
title_fullStr Astrofísica de partículas na sala de aula : uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médio
title_full_unstemmed Astrofísica de partículas na sala de aula : uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médio
title_sort Astrofísica de partículas na sala de aula : uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médio
author Saran, Marina Cláudia Brustello
author_facet Saran, Marina Cláudia Brustello
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7979942393297356
dc.contributor.author.fl_str_mv Saran, Marina Cláudia Brustello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros, Marcelo Alves
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8492073994763872
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 36bddc9e-52da-41e2-aea1-bd7e0ba8d137
contributor_str_mv Barros, Marcelo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Física - estudo e ensino
Ensino - aprendizagem
Astronomia
topic Física - estudo e ensino
Ensino - aprendizagem
Astronomia
Curriculum Updating
Teaching and Learning Sequences
Cosmic rays
Didactic Transposition
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum Updating
Teaching and Learning Sequences
Cosmic rays
Didactic Transposition
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description Updating the physics curriculum for high school has been a challenge to all researchers and teachers in the area for at least two decades and has appeared in many academic studies that account for the needs justifying this update. However, we still haven´t achieved this update in the classrooms. But there is already some research focused on structure and activities for teaching and learning sequences that have emerged in the field of physics education research in order to fill this gap in the curriculum of physics for high school. From this research we reflected on the possibilities of carrying out a process of transformation in regards to the theme of cosmic rays in learning how to teach, based on the rules and features of the Theory of Didactic Transposition, proposed by Ives Chevallard (1991). Thus, we implemented a sequence of teaching and learning about cosmic rays in order to determine the point of impact and reconstruct the direction of arrival of a primary cosmic ray from data recorded by the Pierre Auger Observatory. We applied this activity in the form of a mini course in a public school in the city of Sertãozinho/SP. This activity addressed fundamental concepts such as energy conservation, center of mass, velocity, coordinate systems, time references and observation of the sky.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-18
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-18
2016-06-02T20:02:51Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:02:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SARAN, Marina Cláudia Brustello. Astrofísica de partículas na sala de aula : uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médio. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4437
identifier_str_mv SARAN, Marina Cláudia Brustello. Astrofísica de partículas na sala de aula : uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médio. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv c9633b0c-4795-4c0e-b267-50a4b64229da
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4437/1/5186.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4437/2/5186.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4437/3/5186.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 26d9e80466a7d2fc73ebc77310c28500
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
decb146fc4c3918810b03c386f50625e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715535920103424