Pedagogia e variação linguística no ENEM: análise de questões da área de linguagens, códigos e suas tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vitória Rodrigues de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15695
Resumo: This work aimed to analyze qualitatively and quantitatively the booklet of languages, codes, and their technologies present in the National High School Exam (ENEM) between the years 2014 and 2019 identifying and emphasizing which and how many were the questions that discuss linguistic variation, relying especially on the theory of linguistic variation of William Labov. After reaching the initial objective proposed for this research, specific ones were unfolded that sought to define what was the variation addressed in the questions in question, what characterizes them, and what were the elements that allowed classifying each question as being a certain type of linguistic variation. In addition, the research also briefly discusses the impacts and controversies that ENEM has, to justify the motivations that led to the choice of it as the test to be examined for this work. Within the limits of the research, it was concluded that in only two years the number of questions on the theme is significant, while in the other years analyzed the number of questions on the theme is statistically lower.
id SCAR_21cd4f60d86235f23a155b053311615e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15695
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Oliveira, Vitória Rodrigues deGatti, Márcio Antoniohttp://lattes.cnpq.br/036956365784276332dca765-dd7b-49ef-a8e1-dbb914e697952022-03-10T11:53:57Z2022-03-10T11:53:57Z2021-11-23OLIVEIRA, Vitória Rodrigues de. Pedagogia e variação linguística no ENEM: análise de questões da área de linguagens, códigos e suas tecnologias. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15695.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15695This work aimed to analyze qualitatively and quantitatively the booklet of languages, codes, and their technologies present in the National High School Exam (ENEM) between the years 2014 and 2019 identifying and emphasizing which and how many were the questions that discuss linguistic variation, relying especially on the theory of linguistic variation of William Labov. After reaching the initial objective proposed for this research, specific ones were unfolded that sought to define what was the variation addressed in the questions in question, what characterizes them, and what were the elements that allowed classifying each question as being a certain type of linguistic variation. In addition, the research also briefly discusses the impacts and controversies that ENEM has, to justify the motivations that led to the choice of it as the test to be examined for this work. Within the limits of the research, it was concluded that in only two years the number of questions on the theme is significant, while in the other years analyzed the number of questions on the theme is statistically lower.Este trabalho teve o objetivo de analisar de maneira quali-quantitativa o caderno de linguagens, códigos e suas tecnologias presente no Exame Nacional do Ensino Médio entre os anos de 2014 até 2019 identificando e enfatizando quais e quantas eram as questões que discutem a variação linguística, apoiando-se especialmente na teoria de variação linguística de William Labov. Após alcançar o objetivo inicial proposto para essa pesquisa, desdobraram-se os específicos que buscavam definir qual era a variação abordada nas perguntas em questão, o que as caracteriza e quais eram os elementos que permitiram classificar cada questão como sendo determinado tipo de variação linguística. Além disso, a pesquisa também discute sucintamente os impactos e controvérsias que o ENEM possuí, a fim de justificar as motivações que levaram à escolha dele como prova a ser examinada para o trabalho. Dentro dos limites da pesquisa, concluiu-se que em apenas dois anos que a quantidade de questões sobre o tema é expressiva, enquanto nos demais anos analisados o número de questões sobre o tema é estatisticamente mais baixo.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVariação LinguísticaENEMSociolinguísticaLinguistic VariationSociolinguisticCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMPedagogia e variação linguística no ENEM: análise de questões da área de linguagens, códigos e suas tecnologiasPedagogy and linguistic variation in ENEM: analysis of questions in the area of ​​languages, codes and their technologiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006000825f7f1-d48f-4d8c-b7de-e0e52c7e116breponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALpós banca.docx.pdfpós banca.docx.pdfTexto do TCCapplication/pdf1078457https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15695/1/p%c3%b3s%20banca.docx.pdff04be0feaa59eb26f320204bdb6f3861MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15695/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTpós banca.docx.pdf.txtpós banca.docx.pdf.txtExtracted texttext/plain86987https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15695/3/p%c3%b3s%20banca.docx.pdf.txt1d5c7dd2a90007d59d4dd4f157e80afaMD53THUMBNAILpós banca.docx.pdf.jpgpós banca.docx.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7142https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15695/4/p%c3%b3s%20banca.docx.pdf.jpg56819220faa3b18b0df07ddc9b9132beMD54ufscar/156952023-09-18 18:32:29.965oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15695Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:29Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Pedagogia e variação linguística no ENEM: análise de questões da área de linguagens, códigos e suas tecnologias
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Pedagogy and linguistic variation in ENEM: analysis of questions in the area of ​​languages, codes and their technologies
title Pedagogia e variação linguística no ENEM: análise de questões da área de linguagens, códigos e suas tecnologias
spellingShingle Pedagogia e variação linguística no ENEM: análise de questões da área de linguagens, códigos e suas tecnologias
Oliveira, Vitória Rodrigues de
Variação Linguística
ENEM
Sociolinguística
Linguistic Variation
Sociolinguistic
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Pedagogia e variação linguística no ENEM: análise de questões da área de linguagens, códigos e suas tecnologias
title_full Pedagogia e variação linguística no ENEM: análise de questões da área de linguagens, códigos e suas tecnologias
title_fullStr Pedagogia e variação linguística no ENEM: análise de questões da área de linguagens, códigos e suas tecnologias
title_full_unstemmed Pedagogia e variação linguística no ENEM: análise de questões da área de linguagens, códigos e suas tecnologias
title_sort Pedagogia e variação linguística no ENEM: análise de questões da área de linguagens, códigos e suas tecnologias
author Oliveira, Vitória Rodrigues de
author_facet Oliveira, Vitória Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vitória Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gatti, Márcio Antonio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0369563657842763
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 32dca765-dd7b-49ef-a8e1-dbb914e69795
contributor_str_mv Gatti, Márcio Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Variação Linguística
ENEM
Sociolinguística
topic Variação Linguística
ENEM
Sociolinguística
Linguistic Variation
Sociolinguistic
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Linguistic Variation
Sociolinguistic
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This work aimed to analyze qualitatively and quantitatively the booklet of languages, codes, and their technologies present in the National High School Exam (ENEM) between the years 2014 and 2019 identifying and emphasizing which and how many were the questions that discuss linguistic variation, relying especially on the theory of linguistic variation of William Labov. After reaching the initial objective proposed for this research, specific ones were unfolded that sought to define what was the variation addressed in the questions in question, what characterizes them, and what were the elements that allowed classifying each question as being a certain type of linguistic variation. In addition, the research also briefly discusses the impacts and controversies that ENEM has, to justify the motivations that led to the choice of it as the test to be examined for this work. Within the limits of the research, it was concluded that in only two years the number of questions on the theme is significant, while in the other years analyzed the number of questions on the theme is statistically lower.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-10T11:53:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-10T11:53:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Vitória Rodrigues de. Pedagogia e variação linguística no ENEM: análise de questões da área de linguagens, códigos e suas tecnologias. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15695.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15695
identifier_str_mv OLIVEIRA, Vitória Rodrigues de. Pedagogia e variação linguística no ENEM: análise de questões da área de linguagens, códigos e suas tecnologias. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15695.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 0825f7f1-d48f-4d8c-b7de-e0e52c7e116b
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15695/1/p%c3%b3s%20banca.docx.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15695/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15695/3/p%c3%b3s%20banca.docx.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15695/4/p%c3%b3s%20banca.docx.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f04be0feaa59eb26f320204bdb6f3861
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
1d5c7dd2a90007d59d4dd4f157e80afa
56819220faa3b18b0df07ddc9b9132be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715643798650880