Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/612 |
Resumo: | Actually, the concern with the quality of the products is present in all areas. In Distance Learning (DL), this concern should be even higher. The inherent difficulties of the physical distance between teachers and students enhance the necessity of teachers prepared to the edition of well planed courses, computer environments with adjusted resources and easy to be used, and students motivated to learn in distance. To have an effective process of teaching and learning in DL, it is necessary to support teachers during the instructional material development, helping them to establish the material structure, navigation, organization and layout, considering pedagogical aspects to facilitate the student knowledge construction. In this context, the objective of this work was to validate the use of some cognitive operators in DL context, verifying if the content organization resulted from the use of the cognitive operators enhance the hyper document usability and so its quality. To evaluate the use of the cognitive strategies in DL context, comparative studies were done in which usability evaluations were applied in hyper documents with and without operators. |
id |
SCAR_28b99b88fcd9d566454079016f75e6e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/612 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Almeida, Vânia Paula deSilva, Junia Coutinho Anacletohttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790155A3http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P317027112219df-5fae-477c-8285-6f045b847dee2016-06-02T19:06:25Z2007-10-192016-06-02T19:06:25Z2005-05-17ALMEIDA, Vânia Paula de. Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância.. 2005. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/612Actually, the concern with the quality of the products is present in all areas. In Distance Learning (DL), this concern should be even higher. The inherent difficulties of the physical distance between teachers and students enhance the necessity of teachers prepared to the edition of well planed courses, computer environments with adjusted resources and easy to be used, and students motivated to learn in distance. To have an effective process of teaching and learning in DL, it is necessary to support teachers during the instructional material development, helping them to establish the material structure, navigation, organization and layout, considering pedagogical aspects to facilitate the student knowledge construction. In this context, the objective of this work was to validate the use of some cognitive operators in DL context, verifying if the content organization resulted from the use of the cognitive operators enhance the hyper document usability and so its quality. To evaluate the use of the cognitive strategies in DL context, comparative studies were done in which usability evaluations were applied in hyper documents with and without operators.Nos dias de hoje, a preocupação com a qualidade dos produtos está presente em todas as áreas. Em Educação a Distância (EAD), essa preocupação precisa ser ainda maior. As dificuldades inerentes da distância física entre professor e aluno aumentam a necessidade de professores preparados para a edição de cursos bem planejados, ambientes computacionais com recursos adequados e fáceis de serem utilizados e alunos motivados a adquirir conhecimento à distância. Acredita-se que para um processo de ensino e aprendizagem efetivo em EAD se faz necessário apoiar o professor durante o desenvolvimento do material instrucional, auxiliando-o a estabelecer a estrutura do material, sua navegação, organização e layout, considerando aspectos pedagógicos para facilitar a construção do conhecimento do aluno. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi validar o uso de operadores pedagógicos no contexto de EAD, verificando se a organização e estruturação de conteúdo, resultantes do uso de operadores no material instrucional, aumentam a usabilidade do hiperdocumento e conseqüentemente sua qualidade. Para avaliar o uso dos operadores cognitivos no contexto de EAD, foram realizados estudos comparativos nos quais foram aplicadas avaliações de usabilidade em hiperdocumentos com e sem o uso dos operadores.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCUFSCarBRInteração homem-máquinaEstratégias cognitivasEnsino a distânciaMaterial instrucionalUsabilidadeCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOEstratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-14c56ac88-5975-4d06-9b1f-2d90aeea9c87info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissVPA.pdfapplication/pdf4011400https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/612/1/DissVPA.pdf23ac04a5dec65ed98a7cd1e53b20ec4dMD51THUMBNAILDissVPA.pdf.jpgDissVPA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5737https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/612/2/DissVPA.pdf.jpg1a1638ff67a6a97d7a9f3e2c06fc1f8dMD52ufscar/6122023-09-18 18:30:37.95oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/612Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:37Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância. |
title |
Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância. |
spellingShingle |
Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância. Almeida, Vânia Paula de Interação homem-máquina Estratégias cognitivas Ensino a distância Material instrucional Usabilidade CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
title_short |
Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância. |
title_full |
Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância. |
title_fullStr |
Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância. |
title_full_unstemmed |
Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância. |
title_sort |
Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância. |
author |
Almeida, Vânia Paula de |
author_facet |
Almeida, Vânia Paula de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P317027 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Vânia Paula de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Junia Coutinho Anacleto |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790155A3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
112219df-5fae-477c-8285-6f045b847dee |
contributor_str_mv |
Silva, Junia Coutinho Anacleto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação homem-máquina Estratégias cognitivas Ensino a distância Material instrucional Usabilidade |
topic |
Interação homem-máquina Estratégias cognitivas Ensino a distância Material instrucional Usabilidade CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
description |
Actually, the concern with the quality of the products is present in all areas. In Distance Learning (DL), this concern should be even higher. The inherent difficulties of the physical distance between teachers and students enhance the necessity of teachers prepared to the edition of well planed courses, computer environments with adjusted resources and easy to be used, and students motivated to learn in distance. To have an effective process of teaching and learning in DL, it is necessary to support teachers during the instructional material development, helping them to establish the material structure, navigation, organization and layout, considering pedagogical aspects to facilitate the student knowledge construction. In this context, the objective of this work was to validate the use of some cognitive operators in DL context, verifying if the content organization resulted from the use of the cognitive operators enhance the hyper document usability and so its quality. To evaluate the use of the cognitive strategies in DL context, comparative studies were done in which usability evaluations were applied in hyper documents with and without operators. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-05-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-10-19 2016-06-02T19:06:25Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:06:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Vânia Paula de. Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância.. 2005. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/612 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Vânia Paula de. Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância.. 2005. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
4c56ac88-5975-4d06-9b1f-2d90aeea9c87 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/612/1/DissVPA.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/612/2/DissVPA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23ac04a5dec65ed98a7cd1e53b20ec4d 1a1638ff67a6a97d7a9f3e2c06fc1f8d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715504215359488 |