Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Vânia Paula de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/612
Resumo: Actually, the concern with the quality of the products is present in all areas. In Distance Learning (DL), this concern should be even higher. The inherent difficulties of the physical distance between teachers and students enhance the necessity of teachers prepared to the edition of well planed courses, computer environments with adjusted resources and easy to be used, and students motivated to learn in distance. To have an effective process of teaching and learning in DL, it is necessary to support teachers during the instructional material development, helping them to establish the material structure, navigation, organization and layout, considering pedagogical aspects to facilitate the student knowledge construction. In this context, the objective of this work was to validate the use of some cognitive operators in DL context, verifying if the content organization resulted from the use of the cognitive operators enhance the hyper document usability and so its quality. To evaluate the use of the cognitive strategies in DL context, comparative studies were done in which usability evaluations were applied in hyper documents with and without operators.
id SCAR_28b99b88fcd9d566454079016f75e6e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/612
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Almeida, Vânia Paula deSilva, Junia Coutinho Anacletohttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790155A3http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P317027112219df-5fae-477c-8285-6f045b847dee2016-06-02T19:06:25Z2007-10-192016-06-02T19:06:25Z2005-05-17ALMEIDA, Vânia Paula de. Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância.. 2005. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/612Actually, the concern with the quality of the products is present in all areas. In Distance Learning (DL), this concern should be even higher. The inherent difficulties of the physical distance between teachers and students enhance the necessity of teachers prepared to the edition of well planed courses, computer environments with adjusted resources and easy to be used, and students motivated to learn in distance. To have an effective process of teaching and learning in DL, it is necessary to support teachers during the instructional material development, helping them to establish the material structure, navigation, organization and layout, considering pedagogical aspects to facilitate the student knowledge construction. In this context, the objective of this work was to validate the use of some cognitive operators in DL context, verifying if the content organization resulted from the use of the cognitive operators enhance the hyper document usability and so its quality. To evaluate the use of the cognitive strategies in DL context, comparative studies were done in which usability evaluations were applied in hyper documents with and without operators.Nos dias de hoje, a preocupação com a qualidade dos produtos está presente em todas as áreas. Em Educação a Distância (EAD), essa preocupação precisa ser ainda maior. As dificuldades inerentes da distância física entre professor e aluno aumentam a necessidade de professores preparados para a edição de cursos bem planejados, ambientes computacionais com recursos adequados e fáceis de serem utilizados e alunos motivados a adquirir conhecimento à distância. Acredita-se que para um processo de ensino e aprendizagem efetivo em EAD se faz necessário apoiar o professor durante o desenvolvimento do material instrucional, auxiliando-o a estabelecer a estrutura do material, sua navegação, organização e layout, considerando aspectos pedagógicos para facilitar a construção do conhecimento do aluno. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi validar o uso de operadores pedagógicos no contexto de EAD, verificando se a organização e estruturação de conteúdo, resultantes do uso de operadores no material instrucional, aumentam a usabilidade do hiperdocumento e conseqüentemente sua qualidade. Para avaliar o uso dos operadores cognitivos no contexto de EAD, foram realizados estudos comparativos nos quais foram aplicadas avaliações de usabilidade em hiperdocumentos com e sem o uso dos operadores.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCUFSCarBRInteração homem-máquinaEstratégias cognitivasEnsino a distânciaMaterial instrucionalUsabilidadeCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOEstratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-14c56ac88-5975-4d06-9b1f-2d90aeea9c87info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissVPA.pdfapplication/pdf4011400https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/612/1/DissVPA.pdf23ac04a5dec65ed98a7cd1e53b20ec4dMD51THUMBNAILDissVPA.pdf.jpgDissVPA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5737https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/612/2/DissVPA.pdf.jpg1a1638ff67a6a97d7a9f3e2c06fc1f8dMD52ufscar/6122023-09-18 18:30:37.95oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/612Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:37Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância.
title Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância.
spellingShingle Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância.
Almeida, Vânia Paula de
Interação homem-máquina
Estratégias cognitivas
Ensino a distância
Material instrucional
Usabilidade
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância.
title_full Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância.
title_fullStr Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância.
title_full_unstemmed Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância.
title_sort Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância.
author Almeida, Vânia Paula de
author_facet Almeida, Vânia Paula de
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P317027
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Vânia Paula de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Junia Coutinho Anacleto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790155A3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 112219df-5fae-477c-8285-6f045b847dee
contributor_str_mv Silva, Junia Coutinho Anacleto
dc.subject.por.fl_str_mv Interação homem-máquina
Estratégias cognitivas
Ensino a distância
Material instrucional
Usabilidade
topic Interação homem-máquina
Estratégias cognitivas
Ensino a distância
Material instrucional
Usabilidade
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description Actually, the concern with the quality of the products is present in all areas. In Distance Learning (DL), this concern should be even higher. The inherent difficulties of the physical distance between teachers and students enhance the necessity of teachers prepared to the edition of well planed courses, computer environments with adjusted resources and easy to be used, and students motivated to learn in distance. To have an effective process of teaching and learning in DL, it is necessary to support teachers during the instructional material development, helping them to establish the material structure, navigation, organization and layout, considering pedagogical aspects to facilitate the student knowledge construction. In this context, the objective of this work was to validate the use of some cognitive operators in DL context, verifying if the content organization resulted from the use of the cognitive operators enhance the hyper document usability and so its quality. To evaluate the use of the cognitive strategies in DL context, comparative studies were done in which usability evaluations were applied in hyper documents with and without operators.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-05-17
dc.date.available.fl_str_mv 2007-10-19
2016-06-02T19:06:25Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:06:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Vânia Paula de. Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância.. 2005. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/612
identifier_str_mv ALMEIDA, Vânia Paula de. Estratégias cognitivas para o aumento da qualidade do hiperdocumento para educação a distância.. 2005. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 4c56ac88-5975-4d06-9b1f-2d90aeea9c87
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/612/1/DissVPA.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/612/2/DissVPA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 23ac04a5dec65ed98a7cd1e53b20ec4d
1a1638ff67a6a97d7a9f3e2c06fc1f8d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715504215359488