Aplicação de uma abordagem adaptativa de busca tabu a problemas de roteirização e programação de veículos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3799 |
Resumo: | This project consists in the refinement of the tabu search adaptive approach HTSA (PUREZA, 1996) and the analysis of its performance when applied to the classical Vehicle Routing Problem and to the Vehicle Routing Problem with Time Windows. HTSA promotes the integration of intensification and diversification strategies through the systematic variation of the values of selected tabu parameters, mostly based on the analysis of search trajectory patterns. The development of new implementations based on tabu search (GLOVER, 1989; GLOVER & LAGUNA, 1997) is an interesting avenue of research since tabu search has offered new marks on solution quality in routing problems, usually outperforming other methods. The results obtained with the application of HTSA approach to a set of classical routing instances and to a set of routing with times windows instances indicate quality solutions within reasonable computational times when compared to the results provided by competitive methods in the literature. |
id |
SCAR_2b0ffbb2f217aa402b78de18b420ab81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3799 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Barbosa, Juliana Maria RangelPureza, Vitória Maria Mirandahttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4782818H5http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S484659813ec47d-aba8-4ab0-9cad-359a5e07c7f92016-06-02T19:52:13Z2007-07-112016-06-02T19:52:13Z2005-06-23BARBOSA, Juliana Maria Rangel. Aplicação de uma abordagem adaptativa de busca tabu a problemas de roteirização e programação de veículos.. 2005. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3799This project consists in the refinement of the tabu search adaptive approach HTSA (PUREZA, 1996) and the analysis of its performance when applied to the classical Vehicle Routing Problem and to the Vehicle Routing Problem with Time Windows. HTSA promotes the integration of intensification and diversification strategies through the systematic variation of the values of selected tabu parameters, mostly based on the analysis of search trajectory patterns. The development of new implementations based on tabu search (GLOVER, 1989; GLOVER & LAGUNA, 1997) is an interesting avenue of research since tabu search has offered new marks on solution quality in routing problems, usually outperforming other methods. The results obtained with the application of HTSA approach to a set of classical routing instances and to a set of routing with times windows instances indicate quality solutions within reasonable computational times when compared to the results provided by competitive methods in the literature.O corrente projeto tem como objetivo o refinamento da abordagem adaptativa de busca tabu HTSA (PUREZA, 1996) e a verificação de seu desempenho quando aplicada ao Problema de Roteirização de Veículos clássico e ao Problema de Roteirização com Janelas de Tempo. A abordagem HTSA tem como objetivo a integração de estratégias de intensificação e diversificação, consistindo na variação sistemática de valores de parâmetros tabu selecionados e apoiada principalmente na análise de padrões da trajetória da busca. O desenvolvimento de novas abordagens baseadas na meta-heurística busca tabu (GLOVER, 1989; GLOVER & LAGUNA, 1997) é uma linha de pesquisa interessante uma vez que a busca tabu tem oferecido novas marcas em qualidade da solução em problemas de Roteirização de veículos e suas variantes, geralmente superando outros métodos. Os resultados obtidos com a aplicação da abordagem HTSA a instâncias de roteirização de veículos clássicas e com janela de tempo indicam soluções de qualidade em tempos computacionais razoáveis quando comparadas aos resultados de métodos competitivos da literatura.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPUFSCarBRLogística empresarialRoteirizaçãoBusca - tabuOtimização combinatóriaVehicle routing and schedulingCombinatorial optimizationHeuristicsTabu searchENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOAplicação de uma abordagem adaptativa de busca tabu a problemas de roteirização e programação de veículos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1182f3ca4-2654-42f2-ad85-445bc2cadb2binfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissJMRB.pdfapplication/pdf944400https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3799/1/DissJMRB.pdfb37a0f175baab577681e6785f305edeeMD51THUMBNAILDissJMRB.pdf.jpgDissJMRB.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6672https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3799/2/DissJMRB.pdf.jpg4f1b1da35711da209938fd946e1bf224MD52ufscar/37992023-09-18 18:30:57.462oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3799Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:57Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Aplicação de uma abordagem adaptativa de busca tabu a problemas de roteirização e programação de veículos. |
title |
Aplicação de uma abordagem adaptativa de busca tabu a problemas de roteirização e programação de veículos. |
spellingShingle |
Aplicação de uma abordagem adaptativa de busca tabu a problemas de roteirização e programação de veículos. Barbosa, Juliana Maria Rangel Logística empresarial Roteirização Busca - tabu Otimização combinatória Vehicle routing and scheduling Combinatorial optimization Heuristics Tabu search ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
title_short |
Aplicação de uma abordagem adaptativa de busca tabu a problemas de roteirização e programação de veículos. |
title_full |
Aplicação de uma abordagem adaptativa de busca tabu a problemas de roteirização e programação de veículos. |
title_fullStr |
Aplicação de uma abordagem adaptativa de busca tabu a problemas de roteirização e programação de veículos. |
title_full_unstemmed |
Aplicação de uma abordagem adaptativa de busca tabu a problemas de roteirização e programação de veículos. |
title_sort |
Aplicação de uma abordagem adaptativa de busca tabu a problemas de roteirização e programação de veículos. |
author |
Barbosa, Juliana Maria Rangel |
author_facet |
Barbosa, Juliana Maria Rangel |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S484659 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Juliana Maria Rangel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pureza, Vitória Maria Miranda |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4782818H5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
813ec47d-aba8-4ab0-9cad-359a5e07c7f9 |
contributor_str_mv |
Pureza, Vitória Maria Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Logística empresarial Roteirização Busca - tabu Otimização combinatória |
topic |
Logística empresarial Roteirização Busca - tabu Otimização combinatória Vehicle routing and scheduling Combinatorial optimization Heuristics Tabu search ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Vehicle routing and scheduling Combinatorial optimization Heuristics Tabu search |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
description |
This project consists in the refinement of the tabu search adaptive approach HTSA (PUREZA, 1996) and the analysis of its performance when applied to the classical Vehicle Routing Problem and to the Vehicle Routing Problem with Time Windows. HTSA promotes the integration of intensification and diversification strategies through the systematic variation of the values of selected tabu parameters, mostly based on the analysis of search trajectory patterns. The development of new implementations based on tabu search (GLOVER, 1989; GLOVER & LAGUNA, 1997) is an interesting avenue of research since tabu search has offered new marks on solution quality in routing problems, usually outperforming other methods. The results obtained with the application of HTSA approach to a set of classical routing instances and to a set of routing with times windows instances indicate quality solutions within reasonable computational times when compared to the results provided by competitive methods in the literature. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-06-23 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-07-11 2016-06-02T19:52:13Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:52:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARBOSA, Juliana Maria Rangel. Aplicação de uma abordagem adaptativa de busca tabu a problemas de roteirização e programação de veículos.. 2005. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3799 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Juliana Maria Rangel. Aplicação de uma abordagem adaptativa de busca tabu a problemas de roteirização e programação de veículos.. 2005. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
182f3ca4-2654-42f2-ad85-445bc2cadb2b |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3799/1/DissJMRB.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3799/2/DissJMRB.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b37a0f175baab577681e6785f305edee 4f1b1da35711da209938fd946e1bf224 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715530875404288 |