Estratégias de produção e influências na cadeia de suprimentos: estudos de caso no setor de linha branca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Camila Oficiati
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3650
Resumo: The competitive environment of the XXI century subjects corporations to some major challenges. The complexity of relationships as more and more multinational companies merge and interaction between companies increases, has opened up the way for organizations to recognize the strategic role played by the production area. The management of these relationships is appearing more and more frequently on meeting agendas of high level leadership of organizations. In terms of this, the objective of this research is to analyze the influence between links, central company and suppliers, who belong to a cross-section of the supply chain of white goods, based on the theories of production strategy and the supply chain management. The field research was conducted as a qualitative exploratory survey, by means of three case studies in three companies, these being a factory of white goods (central company) and two tier one suppliers. The main method used to obtain the information was actually visiting the companies and conducting interviews with their managers. The main conclusion from this study is that there is a strong connection (influence) of competitive strategy and production strategy of the central company on the strategies and structural and infrastructural decisions of the analyzed suppliers, being that this influence is becoming more powerful through the buying power of the central company and through threats from new competitors, mainly Asian suppliers.
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The management of these relationships is appearing more and more frequently on meeting agendas of high level leadership of organizations. In terms of this, the objective of this research is to analyze the influence between links, central company and suppliers, who belong to a cross-section of the supply chain of white goods, based on the theories of production strategy and the supply chain management. The field research was conducted as a qualitative exploratory survey, by means of three case studies in three companies, these being a factory of white goods (central company) and two tier one suppliers. The main method used to obtain the information was actually visiting the companies and conducting interviews with their managers. The main conclusion from this study is that there is a strong connection (influence) of competitive strategy and production strategy of the central company on the strategies and structural and infrastructural decisions of the analyzed suppliers, being that this influence is becoming more powerful through the buying power of the central company and through threats from new competitors, mainly Asian suppliers.O ambiente competitivo do século XXI impõe grandes desafios para as corporações. A complexidade das relações intrafirma e interfirmas, com a intensificação de fusões de empresas multinacionais, como ocorre com as montadoras de linha branca no período pós década de 90, abriu caminho para as organizações reconhecerem o papel estratégico da função Produção. Além do aumento da abrangência das relações entre empresas nas cadeias de suprimentos, que também potencializa o valor estratégico da Produção. A gestão destas relações está cada vez mais na pauta das discussões da alta liderança das organizações, visando identificar oportunidades que possibilitem o desenvolvimento de novas vantagens competitivas e de maior captura de valor pela cadeia. Neste contexto o objetivo desta dissertação é analisar a influência entre elos, montadora e fornecedores, pertencentes a um recorte da cadeia de suprimentos de linha branca, com base nas teorias da Estratégia de Produção e da Gestão da Cadeia de Suprimentos. O enfoque deste estudo está na estratégia de produção e suas implicações nas áreas de decisão estruturais e infraestruturais, mediante influências exercidas entre elos, montadora e fornecedores, da cadeia de suprimentos. A pesquisa de campo foi conduzida como uma pesquisa qualitativa exploratória, por meio de três estudos de caso em empresas da cadeia de linha branca, sendo uma montadora e dois fornecedores de primeira camada, em que o principal meio utilizado para obtenção de informações foi a realização de visitas às empresas e entrevistas com seus gestores. A principal constatação deste estudo é que existe forte influência da estratégia competitiva e da estratégia de produção da empresa central (montadora) sobre as estratégias e decisões estruturais e infraestruturais dos fornecedores analisados, sendo esta influência potencializada pelo poder de compra da montadora e pelas ameaças de novos concorrentes, principalmente fornecedores asiáticos.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPUFSCarBRCadeia de suprimentosEstratégia de produçãoIndústria de linha brancaIndustrial strategySupply chainHome applianceWhite goodsENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEstratégias de produção e influências na cadeia de suprimentos: estudos de caso no setor de linha brancainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-123020026-b7e6-41cc-bcc3-1b3f978d4869info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3398.pdfapplication/pdf1524050https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3650/1/3398.pdf3dc5bfaca6c1fc417d237928bd0b64f9MD51THUMBNAIL3398.pdf.jpg3398.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6091https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3650/2/3398.pdf.jpgcacebe29a763c8c2ecf0cf467072c833MD52ufscar/36502023-09-18 18:30:56.145oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3650Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:56Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
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