Atendimento cível em unidade da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: propostas de melhorias através da gestão por processos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13260 |
Resumo: | The Public Defender's Office is the body responsible for the realization of the constitutional right to full and free legal assistance to those who prove insufficient resources, not acting, however, in the labor, electoral and military areas. It has, therefore, an important function of assisting in the promotion of the rights guaranteed by the Brazilian order among the most vulnerable. In the State of São Paulo, the arrangement of each state unit is defined in part by its own public defenders, who may not have any management degree or training. This paper aims to bring proposals for improvements to the civil services offered by a unit of the Public Defender's Office of the State of São Paulo. The literature specialized in Process Management was considered and a case study was conducted. First, it was identified the main processes, possible problems and bottlenecks in the civil service of the unit under analysis. In a second moment, proposals for improvements were elaborated based on the processes, problems and bottlenecks identified. |
id |
SCAR_31871d7ce6631a26023bfd2eff4997f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13260 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Nóbrega, VitorAlves Filho, Alceu Gomeshttp://lattes.cnpq.br/7885557554922569http://lattes.cnpq.br/679439628415213472ca7e71-7e4a-4c30-ad07-346aa69200e92020-09-21T13:05:40Z2020-09-21T13:05:40Z2020-08-14NÓBREGA, Vitor. Atendimento cível em unidade da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: propostas de melhorias através da gestão por processos. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13260.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13260The Public Defender's Office is the body responsible for the realization of the constitutional right to full and free legal assistance to those who prove insufficient resources, not acting, however, in the labor, electoral and military areas. It has, therefore, an important function of assisting in the promotion of the rights guaranteed by the Brazilian order among the most vulnerable. In the State of São Paulo, the arrangement of each state unit is defined in part by its own public defenders, who may not have any management degree or training. This paper aims to bring proposals for improvements to the civil services offered by a unit of the Public Defender's Office of the State of São Paulo. The literature specialized in Process Management was considered and a case study was conducted. First, it was identified the main processes, possible problems and bottlenecks in the civil service of the unit under analysis. In a second moment, proposals for improvements were elaborated based on the processes, problems and bottlenecks identified.A Defensoria Pública é o órgão responsável pela concretização do direito constitucional à assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos, não atuando, entretanto, nas áreas trabalhista, eleitoral e militar. Possui, portanto, importante função de auxiliar na promoção dos direitos garantidos pelo ordenamento brasileiro junto às camadas mais necessitadas da sociedade. No Estado de São Paulo, a organização de cada unidade estadual é definida em parte por seus próprios(as) defensores(as), aos quais não se exige capacitação em gestão. O presente trabalho visa trazer propostas de melhorias ao atendimento cível aos usuários de uma unidade da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Para isso, foi considerada a literatura especializada em Gestão por Processos e foi realizado um estudo de caso. Primeiramente, identificou-se os principais processos, eventuais problemas e gargalos no atendimento cível da unidade sob análise. Em um segundo momento, propostas de melhorias foram elaboradas com base nos processos, problemas e gargalos identificadosNão recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDefensoria Pública do Estado de São PauloGestão públicaÓrgão públicoGestão por processosPropostas de melhoriaAtendimentoModelagem de processosFerramentas de Suporte à Gestão Por ProcessosPublic Defender's Office of the State of São PauloPublic managementPublic agencyBusiness process managementImprovement proposalsProcedingsProcess modelingBusiness Process Management’s Supporting ToolsCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASAtendimento cível em unidade da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: propostas de melhorias através da gestão por processosCivil service in a unit of the Public Defender's Office of the State of Sao Paulo: improvements proposals through business process managementinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600a9ae19f1-cd33-455e-866c-5ec36972adcdreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação - Vitor Nóbrega (v. final - pós defesa - com folha de aprovação).pdfDissertação - Vitor Nóbrega (v. final - pós defesa - com folha de aprovação).pdfDissertação - Versão final com folha de aprovaçãoapplication/pdf3327805https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13260/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Vitor%20N%c3%b3brega%20%28v.%20final%20-%20p%c3%b3s%20defesa%20-%20com%20folha%20de%20aprova%c3%a7%c3%a3o%29.pdf271220ea1b866b41c1ddf6ca79b1cfb3MD56Carta Versão Final (v. ass Alceu).pdfCarta Versão Final (v. ass Alceu).pdfCarta comprovante assinada pelo orientadorapplication/pdf294137https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13260/4/Carta%20Vers%c3%a3o%20Final%20%28v.%20ass%20Alceu%29.pdf758fa01e526a415a860fcaca596d78b6MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13260/7/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD57TEXTDissertação - Vitor Nóbrega (v. final - pós defesa - com folha de aprovação).pdf.txtDissertação - Vitor Nóbrega (v. final - pós defesa - com folha de aprovação).pdf.txtExtracted texttext/plain239982https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13260/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Vitor%20N%c3%b3brega%20%28v.%20final%20-%20p%c3%b3s%20defesa%20-%20com%20folha%20de%20aprova%c3%a7%c3%a3o%29.pdf.txtea7b46757e209b595dae89d22bd98689MD58Carta Versão Final (v. ass Alceu).pdf.txtCarta Versão Final (v. ass Alceu).pdf.txtExtracted texttext/plain1https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13260/10/Carta%20Vers%c3%a3o%20Final%20%28v.%20ass%20Alceu%29.pdf.txt68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940MD510THUMBNAILDissertação - Vitor Nóbrega (v. final - pós defesa - com folha de aprovação).pdf.jpgDissertação - Vitor Nóbrega (v. final - pós defesa - com folha de aprovação).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5914https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13260/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Vitor%20N%c3%b3brega%20%28v.%20final%20-%20p%c3%b3s%20defesa%20-%20com%20folha%20de%20aprova%c3%a7%c3%a3o%29.pdf.jpg2dd736d6c7b366466df768331012deadMD59Carta Versão Final (v. ass Alceu).pdf.jpgCarta Versão Final (v. ass Alceu).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13308https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13260/11/Carta%20Vers%c3%a3o%20Final%20%28v.%20ass%20Alceu%29.pdf.jpg719d1c53ed155caa5a731ad26d8b1ab1MD511ufscar/132602023-09-18 18:32:00.91oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13260Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Atendimento cível em unidade da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: propostas de melhorias através da gestão por processos |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Civil service in a unit of the Public Defender's Office of the State of Sao Paulo: improvements proposals through business process management |
title |
Atendimento cível em unidade da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: propostas de melhorias através da gestão por processos |
spellingShingle |
Atendimento cível em unidade da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: propostas de melhorias através da gestão por processos Nóbrega, Vitor Defensoria Pública do Estado de São Paulo Gestão pública Órgão público Gestão por processos Propostas de melhoria Atendimento Modelagem de processos Ferramentas de Suporte à Gestão Por Processos Public Defender's Office of the State of São Paulo Public management Public agency Business process management Improvement proposals Procedings Process modeling Business Process Management’s Supporting Tools CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS |
title_short |
Atendimento cível em unidade da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: propostas de melhorias através da gestão por processos |
title_full |
Atendimento cível em unidade da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: propostas de melhorias através da gestão por processos |
title_fullStr |
Atendimento cível em unidade da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: propostas de melhorias através da gestão por processos |
title_full_unstemmed |
Atendimento cível em unidade da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: propostas de melhorias através da gestão por processos |
title_sort |
Atendimento cível em unidade da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: propostas de melhorias através da gestão por processos |
author |
Nóbrega, Vitor |
author_facet |
Nóbrega, Vitor |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6794396284152134 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega, Vitor |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves Filho, Alceu Gomes |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7885557554922569 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
72ca7e71-7e4a-4c30-ad07-346aa69200e9 |
contributor_str_mv |
Alves Filho, Alceu Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Defensoria Pública do Estado de São Paulo Gestão pública Órgão público Gestão por processos Propostas de melhoria Atendimento Modelagem de processos Ferramentas de Suporte à Gestão Por Processos |
topic |
Defensoria Pública do Estado de São Paulo Gestão pública Órgão público Gestão por processos Propostas de melhoria Atendimento Modelagem de processos Ferramentas de Suporte à Gestão Por Processos Public Defender's Office of the State of São Paulo Public management Public agency Business process management Improvement proposals Procedings Process modeling Business Process Management’s Supporting Tools CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Public Defender's Office of the State of São Paulo Public management Public agency Business process management Improvement proposals Procedings Process modeling Business Process Management’s Supporting Tools |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS |
description |
The Public Defender's Office is the body responsible for the realization of the constitutional right to full and free legal assistance to those who prove insufficient resources, not acting, however, in the labor, electoral and military areas. It has, therefore, an important function of assisting in the promotion of the rights guaranteed by the Brazilian order among the most vulnerable. In the State of São Paulo, the arrangement of each state unit is defined in part by its own public defenders, who may not have any management degree or training. This paper aims to bring proposals for improvements to the civil services offered by a unit of the Public Defender's Office of the State of São Paulo. The literature specialized in Process Management was considered and a case study was conducted. First, it was identified the main processes, possible problems and bottlenecks in the civil service of the unit under analysis. In a second moment, proposals for improvements were elaborated based on the processes, problems and bottlenecks identified. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-21T13:05:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-21T13:05:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-08-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NÓBREGA, Vitor. Atendimento cível em unidade da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: propostas de melhorias através da gestão por processos. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13260. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13260 |
identifier_str_mv |
NÓBREGA, Vitor. Atendimento cível em unidade da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: propostas de melhorias através da gestão por processos. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13260. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
a9ae19f1-cd33-455e-866c-5ec36972adcd |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13260/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Vitor%20N%c3%b3brega%20%28v.%20final%20-%20p%c3%b3s%20defesa%20-%20com%20folha%20de%20aprova%c3%a7%c3%a3o%29.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13260/4/Carta%20Vers%c3%a3o%20Final%20%28v.%20ass%20Alceu%29.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13260/7/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13260/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Vitor%20N%c3%b3brega%20%28v.%20final%20-%20p%c3%b3s%20defesa%20-%20com%20folha%20de%20aprova%c3%a7%c3%a3o%29.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13260/10/Carta%20Vers%c3%a3o%20Final%20%28v.%20ass%20Alceu%29.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13260/9/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Vitor%20N%c3%b3brega%20%28v.%20final%20-%20p%c3%b3s%20defesa%20-%20com%20folha%20de%20aprova%c3%a7%c3%a3o%29.pdf.jpg https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13260/11/Carta%20Vers%c3%a3o%20Final%20%28v.%20ass%20Alceu%29.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
271220ea1b866b41c1ddf6ca79b1cfb3 758fa01e526a415a860fcaca596d78b6 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 ea7b46757e209b595dae89d22bd98689 68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940 2dd736d6c7b366466df768331012dead 719d1c53ed155caa5a731ad26d8b1ab1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715620937596928 |