As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13114 |
Resumo: | This work sought to understand what the viewpoints of students enrolled in the Full Degree in Chemistry at UFSCar Campus Sorocaba in the first semester of 2020 about Science and the production of scientific knowledge are. The analysis was made by reviewing specialized literature about the various forms of human knowledge, the main distorted views about science and a questionnaire answered by undergraduate students. The results obtained revealed which is the main distorted view that the group of students has greater affinity, which is the one that points to science as rigid and fragmented. Finally, the paper discusses whether there is a relationship between the visions and the semesters that the students are taking, or even if their participation in events with themes that encompass scientific knowledge impacts students to reduce their distorted visions |
id |
SCAR_33370c18aaffac99b7f43e3a5de9159b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13114 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Oliveira, Nicolas Rosa GraciaSantos Jr, João Batistahttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=C27C9051F488AFB545F50BF53951C98E#http://lattes.cnpq.br/98359908134186084113a829-a1d2-4b00-be98-787808d1db872020-08-03T09:59:01Z2020-08-03T09:59:01Z2020-07-02OLIVEIRA, Nicolas Rosa Gracia. As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13114.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13114This work sought to understand what the viewpoints of students enrolled in the Full Degree in Chemistry at UFSCar Campus Sorocaba in the first semester of 2020 about Science and the production of scientific knowledge are. The analysis was made by reviewing specialized literature about the various forms of human knowledge, the main distorted views about science and a questionnaire answered by undergraduate students. The results obtained revealed which is the main distorted view that the group of students has greater affinity, which is the one that points to science as rigid and fragmented. Finally, the paper discusses whether there is a relationship between the visions and the semesters that the students are taking, or even if their participation in events with themes that encompass scientific knowledge impacts students to reduce their distorted visionsOLIVEIRA, NICOLAS ROSAS GRACIA. As concepções de ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química. 2020. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) – Departamento de Física, Química e Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia para Sustentabilidade, Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, 2020 Esse trabalho buscou compreender quais são as visões dos alunos matriculados na Graduação em Licenciatura Plena em Química da UFSCar campos Sorocaba do primeiro semestre de 2020 sobre a Ciência e a produção do conhecimento científico. A análise foi feita por meio de uma revisão da literatura especializada sobre as diversas formas de conhecimento humano, das principais visões distorcidas a respeito da ciência e um questionário respondido pelos alunos da graduação. Os resultados obtidos revelaram quais as principais visões distorcidas que o grupo apresenta maior afinidade, sendo essa a que aponta a ciência como rígida e fragmentada. Por fim, o trabalho discute se há uma relação entre as visões e os semestres que os alunos estão cursando, ou ainda se a participação dos mesmos em eventos com temas que englobem o conhecimento científico impacta os alunos para uma diminuição das visões.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaQuímica - QL-SoUFSCarCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPercepção da Ciência. Química. Visões e DistorçãoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOAs concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de QuímicaThe UFSCAR"s studens conceptions in the course of Chemistryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600d623db80-fbed-439c-8259-13255ef399fdreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC_Nicolas_Final_pósApres.pdfTCC_Nicolas_Final_pósApres.pdftexto do TCCapplication/pdf751370https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13114/1/TCC_Nicolas_Final_p%c3%b3sApres.pdfa8b6298015bbe48acbc7478fcd9267fcMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13114/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52TEXTTCC_Nicolas_Final_pósApres.pdf.txtTCC_Nicolas_Final_pósApres.pdf.txtExtracted texttext/plain104655https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13114/3/TCC_Nicolas_Final_p%c3%b3sApres.pdf.txta4fa2c4525f267d748facbd43f6d8c41MD53THUMBNAILTCC_Nicolas_Final_pósApres.pdf.jpgTCC_Nicolas_Final_pósApres.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6359https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13114/4/TCC_Nicolas_Final_p%c3%b3sApres.pdf.jpg434ca03b460528ce86b304df1ec13bcfMD54ufscar/131142024-01-27 14:17:14.578oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13114Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-01-27T14:17:14Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química |
dc.title.alternative.por.fl_str_mv |
The UFSCAR"s studens conceptions in the course of Chemistry |
title |
As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química |
spellingShingle |
As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química Oliveira, Nicolas Rosa Gracia Percepção da Ciência. Química. Visões e Distorção CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
title_short |
As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química |
title_full |
As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química |
title_fullStr |
As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química |
title_full_unstemmed |
As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química |
title_sort |
As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química |
author |
Oliveira, Nicolas Rosa Gracia |
author_facet |
Oliveira, Nicolas Rosa Gracia |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9835990813418608 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Nicolas Rosa Gracia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos Jr, João Batista |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=C27C9051F488AFB545F50BF53951C98E# |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
4113a829-a1d2-4b00-be98-787808d1db87 |
contributor_str_mv |
Santos Jr, João Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção da Ciência. Química. Visões e Distorção |
topic |
Percepção da Ciência. Química. Visões e Distorção CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
description |
This work sought to understand what the viewpoints of students enrolled in the Full Degree in Chemistry at UFSCar Campus Sorocaba in the first semester of 2020 about Science and the production of scientific knowledge are. The analysis was made by reviewing specialized literature about the various forms of human knowledge, the main distorted views about science and a questionnaire answered by undergraduate students. The results obtained revealed which is the main distorted view that the group of students has greater affinity, which is the one that points to science as rigid and fragmented. Finally, the paper discusses whether there is a relationship between the visions and the semesters that the students are taking, or even if their participation in events with themes that encompass scientific knowledge impacts students to reduce their distorted visions |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-03T09:59:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-03T09:59:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Nicolas Rosa Gracia. As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13114. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13114 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Nicolas Rosa Gracia. As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13114. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
d623db80-fbed-439c-8259-13255ef399fd |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Química - QL-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Química - QL-So |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13114/1/TCC_Nicolas_Final_p%c3%b3sApres.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13114/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13114/3/TCC_Nicolas_Final_p%c3%b3sApres.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13114/4/TCC_Nicolas_Final_p%c3%b3sApres.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a8b6298015bbe48acbc7478fcd9267fc 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c a4fa2c4525f267d748facbd43f6d8c41 434ca03b460528ce86b304df1ec13bcf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715619885875200 |