As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nicolas Rosa Gracia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13114
Resumo: This work sought to understand what the viewpoints of students enrolled in the Full Degree in Chemistry at UFSCar Campus Sorocaba in the first semester of 2020 about Science and the production of scientific knowledge are. The analysis was made by reviewing specialized literature about the various forms of human knowledge, the main distorted views about science and a questionnaire answered by undergraduate students. The results obtained revealed which is the main distorted view that the group of students has greater affinity, which is the one that points to science as rigid and fragmented. Finally, the paper discusses whether there is a relationship between the visions and the semesters that the students are taking, or even if their participation in events with themes that encompass scientific knowledge impacts students to reduce their distorted visions
id SCAR_33370c18aaffac99b7f43e3a5de9159b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13114
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Oliveira, Nicolas Rosa GraciaSantos Jr, João Batistahttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=C27C9051F488AFB545F50BF53951C98E#http://lattes.cnpq.br/98359908134186084113a829-a1d2-4b00-be98-787808d1db872020-08-03T09:59:01Z2020-08-03T09:59:01Z2020-07-02OLIVEIRA, Nicolas Rosa Gracia. As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13114.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13114This work sought to understand what the viewpoints of students enrolled in the Full Degree in Chemistry at UFSCar Campus Sorocaba in the first semester of 2020 about Science and the production of scientific knowledge are. The analysis was made by reviewing specialized literature about the various forms of human knowledge, the main distorted views about science and a questionnaire answered by undergraduate students. The results obtained revealed which is the main distorted view that the group of students has greater affinity, which is the one that points to science as rigid and fragmented. Finally, the paper discusses whether there is a relationship between the visions and the semesters that the students are taking, or even if their participation in events with themes that encompass scientific knowledge impacts students to reduce their distorted visionsOLIVEIRA, NICOLAS ROSAS GRACIA. As concepções de ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química. 2020. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) – Departamento de Física, Química e Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia para Sustentabilidade, Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, 2020 Esse trabalho buscou compreender quais são as visões dos alunos matriculados na Graduação em Licenciatura Plena em Química da UFSCar campos Sorocaba do primeiro semestre de 2020 sobre a Ciência e a produção do conhecimento científico. A análise foi feita por meio de uma revisão da literatura especializada sobre as diversas formas de conhecimento humano, das principais visões distorcidas a respeito da ciência e um questionário respondido pelos alunos da graduação. Os resultados obtidos revelaram quais as principais visões distorcidas que o grupo apresenta maior afinidade, sendo essa a que aponta a ciência como rígida e fragmentada. Por fim, o trabalho discute se há uma relação entre as visões e os semestres que os alunos estão cursando, ou ainda se a participação dos mesmos em eventos com temas que englobem o conhecimento científico impacta os alunos para uma diminuição das visões.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaQuímica - QL-SoUFSCarCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPercepção da Ciência. Química. Visões e DistorçãoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOAs concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de QuímicaThe UFSCAR"s studens conceptions in the course of Chemistryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600d623db80-fbed-439c-8259-13255ef399fdreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC_Nicolas_Final_pósApres.pdfTCC_Nicolas_Final_pósApres.pdftexto do TCCapplication/pdf751370https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13114/1/TCC_Nicolas_Final_p%c3%b3sApres.pdfa8b6298015bbe48acbc7478fcd9267fcMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13114/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52TEXTTCC_Nicolas_Final_pósApres.pdf.txtTCC_Nicolas_Final_pósApres.pdf.txtExtracted texttext/plain104655https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13114/3/TCC_Nicolas_Final_p%c3%b3sApres.pdf.txta4fa2c4525f267d748facbd43f6d8c41MD53THUMBNAILTCC_Nicolas_Final_pósApres.pdf.jpgTCC_Nicolas_Final_pósApres.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6359https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13114/4/TCC_Nicolas_Final_p%c3%b3sApres.pdf.jpg434ca03b460528ce86b304df1ec13bcfMD54ufscar/131142024-01-27 14:17:14.578oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13114Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-01-27T14:17:14Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química
dc.title.alternative.por.fl_str_mv The UFSCAR"s studens conceptions in the course of Chemistry
title As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química
spellingShingle As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química
Oliveira, Nicolas Rosa Gracia
Percepção da Ciência. Química. Visões e Distorção
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
title_short As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química
title_full As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química
title_fullStr As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química
title_full_unstemmed As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química
title_sort As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química
author Oliveira, Nicolas Rosa Gracia
author_facet Oliveira, Nicolas Rosa Gracia
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9835990813418608
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Nicolas Rosa Gracia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos Jr, João Batista
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=C27C9051F488AFB545F50BF53951C98E#
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 4113a829-a1d2-4b00-be98-787808d1db87
contributor_str_mv Santos Jr, João Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção da Ciência. Química. Visões e Distorção
topic Percepção da Ciência. Química. Visões e Distorção
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
description This work sought to understand what the viewpoints of students enrolled in the Full Degree in Chemistry at UFSCar Campus Sorocaba in the first semester of 2020 about Science and the production of scientific knowledge are. The analysis was made by reviewing specialized literature about the various forms of human knowledge, the main distorted views about science and a questionnaire answered by undergraduate students. The results obtained revealed which is the main distorted view that the group of students has greater affinity, which is the one that points to science as rigid and fragmented. Finally, the paper discusses whether there is a relationship between the visions and the semesters that the students are taking, or even if their participation in events with themes that encompass scientific knowledge impacts students to reduce their distorted visions
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-03T09:59:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-03T09:59:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Nicolas Rosa Gracia. As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13114.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13114
identifier_str_mv OLIVEIRA, Nicolas Rosa Gracia. As concepções de Ciência de licenciandos da UFSCar campus Sorocaba no curso de Química. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13114.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv d623db80-fbed-439c-8259-13255ef399fd
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Química - QL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Química - QL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13114/1/TCC_Nicolas_Final_p%c3%b3sApres.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13114/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13114/3/TCC_Nicolas_Final_p%c3%b3sApres.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13114/4/TCC_Nicolas_Final_p%c3%b3sApres.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a8b6298015bbe48acbc7478fcd9267fc
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
a4fa2c4525f267d748facbd43f6d8c41
434ca03b460528ce86b304df1ec13bcf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715619885875200