Considerações sobre a utilização de pavimentos intertravados e betuminosos em áreas urbanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Denise Barroso Andrade
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4295
Resumo: The reality of pavement in médium and small brazilian cities is the execution of urban roads devoid of study, planning and sizing. This situation occurres a less useful life, a big maintenance cost and a big environmental degradation. Concerning this situation, allied the fact of the financial resources are usually insufficient since there is also the necessity of improvement in other social areas like basic sanitation, health and education, this work searches to establish guideline to help minicipal administrations to choose better the type of pavement to be used, concerning the trafficability, environmental and economic aspects. It is still imperative, it notes the cost of new ambiental requirement in the execution of paviments generating main for production process, and for taxes quarterly collected for the public organ. This study contemplates the interlocked and bituminous (bituminous hot machined concrete) pavements. It is presented a study of case in Passos city, Minas Gerais, searching to do a comparative analysis of these two types of pavements accomplishment. The result permited to collect an extense group of variables that can be used for definition of economic, tafficability and environmental aspects. It also permited a satisfatory evaluation of choosed methods for comparative analysis done by case study.
id SCAR_36ade52369e4b6e50165a850e8c38e49
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4295
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Carvalho, Denise Barroso AndradeFerreira, Marcos Antonio Garciahttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783415Y2http://lattes.cnpq.br/6253896178328457c3ebea9c-b27c-4687-9a92-af7d7e1bde362016-06-02T20:00:35Z2011-01-202016-06-02T20:00:35Z2010-10-25CARVALHO, Denise Barroso Andrade. Considerações sobre a utilização de pavimentos intertravados e betuminosos em áreas urbanas. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4295The reality of pavement in médium and small brazilian cities is the execution of urban roads devoid of study, planning and sizing. This situation occurres a less useful life, a big maintenance cost and a big environmental degradation. Concerning this situation, allied the fact of the financial resources are usually insufficient since there is also the necessity of improvement in other social areas like basic sanitation, health and education, this work searches to establish guideline to help minicipal administrations to choose better the type of pavement to be used, concerning the trafficability, environmental and economic aspects. It is still imperative, it notes the cost of new ambiental requirement in the execution of paviments generating main for production process, and for taxes quarterly collected for the public organ. This study contemplates the interlocked and bituminous (bituminous hot machined concrete) pavements. It is presented a study of case in Passos city, Minas Gerais, searching to do a comparative analysis of these two types of pavements accomplishment. The result permited to collect an extense group of variables that can be used for definition of economic, tafficability and environmental aspects. It also permited a satisfatory evaluation of choosed methods for comparative analysis done by case study.A realidade da pavimentação na maioria das cidades brasileiras de pequeno e médio porte geralmente é a execução das vias urbanas desprovidas de estudo, planejamento e dimensionamento. Esta situação ocasiona menor vida útil dos pavimentos, alto custo de manutenção, e maior degradação ambiental. Considerando este cenário, aliado ao fato de que os recursos financeiros destinados para a pavimentação urbana são em geral insuficientes, visto que também há uma grande necessidade de melhoria em outras áreas sociais, como saneamento básico, saúde e educação, este trabalho busca estabelecer diretrizes para auxiliar as administrações municipais a escolher melhor o tipo de pavimento a ser utilizado, considerando os aspectos de trafegabilidade, ambientais e econômicos. É ainda imperativo observar os custos das novas exigências ambientais na execução dos pavimentos, gerados principalmente pelo encarecimento de adequação do processo de produção, e pelas taxas cobradas trimestralmente e recolhidas para os órgãos ambientais. Este estudo contempla os pavimentos intertravados e betuminosos (tratamento superficial duplo e concreto betuminoso usinado à quente). É apresentado um estudo de caso na cidade Passos, no estado de Minas Gerais, buscando fazer uma análise comparativa do desempenho destes dois tipos de pavimentos. O resultado permitiu reunir um conjunto extenso de variáveis que podem ser usadas na definição dos aspectos econômico, de trafegabilidade e ambiental. Permitiu também a avaliação satisfatória dos métodos escolhidos para análise comparativa feita pelo estudo de caso.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUUFSCarBRPavimentosTrafegabilidadeSustentabilidadeEconomiaPavementTrafficabilitySustainabilityEconomyENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILConsiderações sobre a utilização de pavimentos intertravados e betuminosos em áreas urbanasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-14dbfaeae-579b-41f5-a8b2-5f62f72661fcinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3385.pdfapplication/pdf6627398https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4295/1/3385.pdf174c162bdfb9df01233767304d7a693dMD51THUMBNAIL3385.pdf.jpg3385.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7325https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4295/2/3385.pdf.jpg70391036b8864f25aa4e3b8806810aadMD52ufscar/42952023-09-18 18:31:00.517oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4295Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Considerações sobre a utilização de pavimentos intertravados e betuminosos em áreas urbanas
title Considerações sobre a utilização de pavimentos intertravados e betuminosos em áreas urbanas
spellingShingle Considerações sobre a utilização de pavimentos intertravados e betuminosos em áreas urbanas
Carvalho, Denise Barroso Andrade
Pavimentos
Trafegabilidade
Sustentabilidade
Economia
Pavement
Trafficability
Sustainability
Economy
ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
title_short Considerações sobre a utilização de pavimentos intertravados e betuminosos em áreas urbanas
title_full Considerações sobre a utilização de pavimentos intertravados e betuminosos em áreas urbanas
title_fullStr Considerações sobre a utilização de pavimentos intertravados e betuminosos em áreas urbanas
title_full_unstemmed Considerações sobre a utilização de pavimentos intertravados e betuminosos em áreas urbanas
title_sort Considerações sobre a utilização de pavimentos intertravados e betuminosos em áreas urbanas
author Carvalho, Denise Barroso Andrade
author_facet Carvalho, Denise Barroso Andrade
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6253896178328457
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Denise Barroso Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Marcos Antonio Garcia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783415Y2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv c3ebea9c-b27c-4687-9a92-af7d7e1bde36
contributor_str_mv Ferreira, Marcos Antonio Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Pavimentos
Trafegabilidade
Sustentabilidade
Economia
topic Pavimentos
Trafegabilidade
Sustentabilidade
Economia
Pavement
Trafficability
Sustainability
Economy
ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
dc.subject.eng.fl_str_mv Pavement
Trafficability
Sustainability
Economy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
description The reality of pavement in médium and small brazilian cities is the execution of urban roads devoid of study, planning and sizing. This situation occurres a less useful life, a big maintenance cost and a big environmental degradation. Concerning this situation, allied the fact of the financial resources are usually insufficient since there is also the necessity of improvement in other social areas like basic sanitation, health and education, this work searches to establish guideline to help minicipal administrations to choose better the type of pavement to be used, concerning the trafficability, environmental and economic aspects. It is still imperative, it notes the cost of new ambiental requirement in the execution of paviments generating main for production process, and for taxes quarterly collected for the public organ. This study contemplates the interlocked and bituminous (bituminous hot machined concrete) pavements. It is presented a study of case in Passos city, Minas Gerais, searching to do a comparative analysis of these two types of pavements accomplishment. The result permited to collect an extense group of variables that can be used for definition of economic, tafficability and environmental aspects. It also permited a satisfatory evaluation of choosed methods for comparative analysis done by case study.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-10-25
dc.date.available.fl_str_mv 2011-01-20
2016-06-02T20:00:35Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:00:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Denise Barroso Andrade. Considerações sobre a utilização de pavimentos intertravados e betuminosos em áreas urbanas. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4295
identifier_str_mv CARVALHO, Denise Barroso Andrade. Considerações sobre a utilização de pavimentos intertravados e betuminosos em áreas urbanas. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 4dbfaeae-579b-41f5-a8b2-5f62f72661fc
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEU
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4295/1/3385.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4295/2/3385.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 174c162bdfb9df01233767304d7a693d
70391036b8864f25aa4e3b8806810aad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136274766659584