Caracterização de práticas de melhoria contínua e seus impactos : estudo de caso em uma empresa de bens de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Segundo, Ronaldo Aparecido
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3709
Resumo: Competitiveness of companies demands strategies that respond to competitive challenges in the organization. One way to address these challenges is related to Total Quality Management, in particular the continuous improvement of products, processes and management. In this way the literature shows some approaches and tools for the deployment of continuous improvement. Although it has been focused by several authors, the participation of people is still a critical factor for success in continuous improvement initiatives. But it was not fully evident in the literature the importance of collaboration and interaction of people during the programs and continuous improvement projects. As a result, the goal of this research is to investigate the importance of collaboration and interaction in the results and maintenance of continuous improvement programs. The research method it was a case study and the research was conducted in a consumer goods company with experience in implementing several programs of continuous improvement. Empirical evidence shows that the results and the maintaining continuous improvement programs are influenced by interaction and collaboration between individuals especially in the long term. This dissertation contributes to both organizational and for academia, for understanding the importance of interaction and collaboration between people can help correct the actions of organizational actors to better utilization of continuous improvement programs.
id SCAR_3c7c090678f407fc58d8d73936e5dc58
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3709
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Segundo, Ronaldo AparecidoOprime, Pedro Carloshttp://lattes.cnpq.br/9291517431456908cdf04572-476e-4370-99a5-722a2d9a35b52016-06-02T19:51:57Z2012-12-032016-06-02T19:51:57Z2012-08-27SEGUNDO, Ronaldo Aparecido. Caracterização de práticas de melhoria contínua e seus impactos : estudo de caso em uma empresa de bens de consumo. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3709Competitiveness of companies demands strategies that respond to competitive challenges in the organization. One way to address these challenges is related to Total Quality Management, in particular the continuous improvement of products, processes and management. In this way the literature shows some approaches and tools for the deployment of continuous improvement. Although it has been focused by several authors, the participation of people is still a critical factor for success in continuous improvement initiatives. But it was not fully evident in the literature the importance of collaboration and interaction of people during the programs and continuous improvement projects. As a result, the goal of this research is to investigate the importance of collaboration and interaction in the results and maintenance of continuous improvement programs. The research method it was a case study and the research was conducted in a consumer goods company with experience in implementing several programs of continuous improvement. Empirical evidence shows that the results and the maintaining continuous improvement programs are influenced by interaction and collaboration between individuals especially in the long term. This dissertation contributes to both organizational and for academia, for understanding the importance of interaction and collaboration between people can help correct the actions of organizational actors to better utilization of continuous improvement programs.A competitividade demanda das empresas estratégias competitivas que respondam aos desafios impostos à organização. Uma das respostas a esses desafios está na Gestão da Qualidade Total, em especial na melhoria contínua de produtos, processos e gestão. Neste sentido a revisão da literatura mostra algumas abordagens e ferramentas de operacionalização da melhoria contínua, porém está menos evidente na literatura a importância da integração, isto é, da colaboração e interação entre as pessoas de diversas áreas diferentes para o sucesso das iniciativas de melhoria contínua. Em vista disso, o objetivo dessa pesquisa é investigar a importância dessa colaboração e interação nos resultados e na manutenção dos programas voltados a melhorias incrementais de processos e produtos. O método de pesquisa adotado é o estudo de caso e a pesquisa foi realizada em uma empresa de bens de consumo com experiência na implantação de diversos programas de melhoria contínua. As evidências empíricas demonstram que os resultados e a manutenção de programas de melhoria contínua são positivamente influenciados pelo nível de interação e colaboração entre os indivíduos, principalmente no longo prazo. Essa dissertação contribui tanto para a prática organizacional quanto para a academia, pois a compreensão da importância da integração entre as pessoas pode ajudar na correta atuação dos atores organizacionais para melhor aproveitamento dos programas de melhoria contínua.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPUFSCarBRMelhoria contínuaCompetitividadeGestão da qualidade totalColaboraçãoInteração social, IntegraçãoTotal quality managementContinuous improvementInnovationCollaborationInteractionENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOCaracterização de práticas de melhoria contínua e seus impactos : estudo de caso em uma empresa de bens de consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1de92d2f0-73e9-4496-a431-c252ce3e9a12info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL4710.pdfapplication/pdf1245789https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3709/1/4710.pdf24890d665826182257e96069e3d785a6MD51TEXT4710.pdf.txt4710.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3709/2/4710.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL4710.pdf.jpg4710.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6825https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3709/3/4710.pdf.jpg8acaa42419be8e4d81e42d7afa31936cMD53ufscar/37092023-09-18 18:31:17.287oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3709Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:17Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Caracterização de práticas de melhoria contínua e seus impactos : estudo de caso em uma empresa de bens de consumo
title Caracterização de práticas de melhoria contínua e seus impactos : estudo de caso em uma empresa de bens de consumo
spellingShingle Caracterização de práticas de melhoria contínua e seus impactos : estudo de caso em uma empresa de bens de consumo
Segundo, Ronaldo Aparecido
Melhoria contínua
Competitividade
Gestão da qualidade total
Colaboração
Interação social, Integração
Total quality management
Continuous improvement
Innovation
Collaboration
Interaction
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short Caracterização de práticas de melhoria contínua e seus impactos : estudo de caso em uma empresa de bens de consumo
title_full Caracterização de práticas de melhoria contínua e seus impactos : estudo de caso em uma empresa de bens de consumo
title_fullStr Caracterização de práticas de melhoria contínua e seus impactos : estudo de caso em uma empresa de bens de consumo
title_full_unstemmed Caracterização de práticas de melhoria contínua e seus impactos : estudo de caso em uma empresa de bens de consumo
title_sort Caracterização de práticas de melhoria contínua e seus impactos : estudo de caso em uma empresa de bens de consumo
author Segundo, Ronaldo Aparecido
author_facet Segundo, Ronaldo Aparecido
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Segundo, Ronaldo Aparecido
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oprime, Pedro Carlos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9291517431456908
dc.contributor.authorID.fl_str_mv cdf04572-476e-4370-99a5-722a2d9a35b5
contributor_str_mv Oprime, Pedro Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Melhoria contínua
Competitividade
Gestão da qualidade total
Colaboração
Interação social, Integração
topic Melhoria contínua
Competitividade
Gestão da qualidade total
Colaboração
Interação social, Integração
Total quality management
Continuous improvement
Innovation
Collaboration
Interaction
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Total quality management
Continuous improvement
Innovation
Collaboration
Interaction
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description Competitiveness of companies demands strategies that respond to competitive challenges in the organization. One way to address these challenges is related to Total Quality Management, in particular the continuous improvement of products, processes and management. In this way the literature shows some approaches and tools for the deployment of continuous improvement. Although it has been focused by several authors, the participation of people is still a critical factor for success in continuous improvement initiatives. But it was not fully evident in the literature the importance of collaboration and interaction of people during the programs and continuous improvement projects. As a result, the goal of this research is to investigate the importance of collaboration and interaction in the results and maintenance of continuous improvement programs. The research method it was a case study and the research was conducted in a consumer goods company with experience in implementing several programs of continuous improvement. Empirical evidence shows that the results and the maintaining continuous improvement programs are influenced by interaction and collaboration between individuals especially in the long term. This dissertation contributes to both organizational and for academia, for understanding the importance of interaction and collaboration between people can help correct the actions of organizational actors to better utilization of continuous improvement programs.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-12-03
2016-06-02T19:51:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:51:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SEGUNDO, Ronaldo Aparecido. Caracterização de práticas de melhoria contínua e seus impactos : estudo de caso em uma empresa de bens de consumo. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3709
identifier_str_mv SEGUNDO, Ronaldo Aparecido. Caracterização de práticas de melhoria contínua e seus impactos : estudo de caso em uma empresa de bens de consumo. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv de92d2f0-73e9-4496-a431-c252ce3e9a12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3709/1/4710.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3709/2/4710.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3709/3/4710.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 24890d665826182257e96069e3d785a6
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
8acaa42419be8e4d81e42d7afa31936c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136269426262016