Medicina para além de “salvar vidas”: a formação de um estudante de medicina em uma narrativa crítico-reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Thalia Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19532
Resumo: The present work is a critical-reflexive narrative about the training of a medical student. Graduating in medicine is a complex period, endowed with criteria and responsibilities that cause the student to face personal and interpersonal conflicts that generate anguish and suffering in the face of uncertainty about their ability to be a good doctor in the future. In the context of the pandemic, such feelings grew exponentially as medical internship came to a standstill. The present work aims to report the experience of a medical student before, during and after the COVID-19 pandemic and how the course influenced his life, his profession and mental health.
id SCAR_44b5a164cbd0c795ae7a126eae90ddf3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19532
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Saraiva, Thalia SilvaRocha, Sheyla Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/4784568943530426http://lattes.cnpq.br/4984585660671148https://orcid.org/ 0000-0001-8187-5703https://orcid.org/0000-0003-1926-44392024-02-28T12:46:20Z2024-02-28T12:46:20Z2024-01-15SARAIVA, Thalia Silva. Medicina para além de “salvar vidas”: a formação de um estudante de medicina em uma narrativa crítico-reflexiva. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19532.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19532The present work is a critical-reflexive narrative about the training of a medical student. Graduating in medicine is a complex period, endowed with criteria and responsibilities that cause the student to face personal and interpersonal conflicts that generate anguish and suffering in the face of uncertainty about their ability to be a good doctor in the future. In the context of the pandemic, such feelings grew exponentially as medical internship came to a standstill. The present work aims to report the experience of a medical student before, during and after the COVID-19 pandemic and how the course influenced his life, his profession and mental health.O presente trabalho é uma narrativa crítico-reflexiva sobre a formação de uma estudante de medicina. A graduação de medicina é um período complexo, dotado de exigências e responsabilidades que fazem com que o estudante entre em conflitos pessoais e interpessoais que geram angústia e sofrimento perante as incertezas sobre a sua capacidade de ser um bom médico no futuro. No contexto da pandemia, tais sentimentos cresceram exponencialmente com a paralisação dos estágios médicos. O presente trabalho possui o objetivo relatar a experiência de uma estudante de medicina antes, durante e após a pandemia do COVID-19 e como o curso influenciou em sua vida, sua profissão e saúde mental.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosMedicina - MedUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação médicaPandemia COVID-19Saúde mental na medicinaMedical educationCOVID-19 pandemicMental health in medicineCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICAMedicina para além de “salvar vidas”: a formação de um estudante de medicina em uma narrativa crítico-reflexivaMedicine beyond “saving lives”: a medical student training in a critical-reflexive narrativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19532/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52ORIGINALTCC - Thalia Saraiva .pdfTCC - Thalia Saraiva .pdfArtigo principalapplication/pdf628250https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19532/1/TCC%20-%20Thalia%20Saraiva%20.pdf00991d0415954839f76803fe67423592MD51TEXTTCC - Thalia Saraiva .pdf.txtTCC - Thalia Saraiva .pdf.txtExtracted texttext/plain55766https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19532/3/TCC%20-%20Thalia%20Saraiva%20.pdf.txtd32bbacd9337525ed578b99b3f5c7235MD53ufscar/195322024-05-14 17:36:28.919oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19532Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:36:28Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Medicina para além de “salvar vidas”: a formação de um estudante de medicina em uma narrativa crítico-reflexiva
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Medicine beyond “saving lives”: a medical student training in a critical-reflexive narrative
title Medicina para além de “salvar vidas”: a formação de um estudante de medicina em uma narrativa crítico-reflexiva
spellingShingle Medicina para além de “salvar vidas”: a formação de um estudante de medicina em uma narrativa crítico-reflexiva
Saraiva, Thalia Silva
Educação médica
Pandemia COVID-19
Saúde mental na medicina
Medical education
COVID-19 pandemic
Mental health in medicine
CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA
title_short Medicina para além de “salvar vidas”: a formação de um estudante de medicina em uma narrativa crítico-reflexiva
title_full Medicina para além de “salvar vidas”: a formação de um estudante de medicina em uma narrativa crítico-reflexiva
title_fullStr Medicina para além de “salvar vidas”: a formação de um estudante de medicina em uma narrativa crítico-reflexiva
title_full_unstemmed Medicina para além de “salvar vidas”: a formação de um estudante de medicina em uma narrativa crítico-reflexiva
title_sort Medicina para além de “salvar vidas”: a formação de um estudante de medicina em uma narrativa crítico-reflexiva
author Saraiva, Thalia Silva
author_facet Saraiva, Thalia Silva
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4984585660671148
dc.contributor.authororcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0001-8187-5703
dc.contributor.advisor1orcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1926-4439
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Thalia Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Sheyla Ribeiro
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4784568943530426
contributor_str_mv Rocha, Sheyla Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Pandemia COVID-19
Saúde mental na medicina
topic Educação médica
Pandemia COVID-19
Saúde mental na medicina
Medical education
COVID-19 pandemic
Mental health in medicine
CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Medical education
COVID-19 pandemic
Mental health in medicine
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA
description The present work is a critical-reflexive narrative about the training of a medical student. Graduating in medicine is a complex period, endowed with criteria and responsibilities that cause the student to face personal and interpersonal conflicts that generate anguish and suffering in the face of uncertainty about their ability to be a good doctor in the future. In the context of the pandemic, such feelings grew exponentially as medical internship came to a standstill. The present work aims to report the experience of a medical student before, during and after the COVID-19 pandemic and how the course influenced his life, his profession and mental health.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-28T12:46:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-28T12:46:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-01-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SARAIVA, Thalia Silva. Medicina para além de “salvar vidas”: a formação de um estudante de medicina em uma narrativa crítico-reflexiva. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19532.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19532
identifier_str_mv SARAIVA, Thalia Silva. Medicina para além de “salvar vidas”: a formação de um estudante de medicina em uma narrativa crítico-reflexiva. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19532.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Medicina - Med
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Medicina - Med
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19532/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19532/1/TCC%20-%20Thalia%20Saraiva%20.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19532/3/TCC%20-%20Thalia%20Saraiva%20.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
00991d0415954839f76803fe67423592
d32bbacd9337525ed578b99b3f5c7235
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715676823552000