Intervenção em educação parental para cuidadores de pré-adolescentes/adolescentes: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Paula Fernandes Castilho dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17552
Resumo: The study presents an integrative literature review on parenting interventions aimed at parents of preadolescents and adolescents, with the purpose of identifying strategies, techniques, and approaches that have produced more positive results. Articles were searched in the PubMed, Web of Science, Bireme, Scielo, and Lilacs databases using the keywords: (intervention) AND (parents) AND (child* OR adolescen*), in April 2022. After analyzing the inclusion and exclusion criteria, a total of eleven articles constituted the final sample. Among the main topics addressed with this audience are parenting skills, communication, anxiety and depression, health education, externalizing and/or internalizing problems, conflict resolution, and positive parenting. Culturally appropriate interventions aimed at low to middle-income populations have shown promising results. It is also noteworthy that there is a lack of interventions that have collected data to assess outcomes from third-party informants: data collection conducted only with caregivers or caregivers and children is a significant limitation in the field. The importance of interventions aimed at this audience that carry methodological rigor, are evidence-based, and properly contextualized, as well as that prioritize the collection of reports from diverse sources, is emphasized.
id SCAR_44ef7baef94056300985d7fc53f5b909
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17552
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Santos, Ana Paula Fernandes Castilho dosD'Affonseca, Sabrina Mazohttp://lattes.cnpq.br/038102911541658460beadf6-a69a-455f-8587-58b4724fffdd2023-03-28T13:59:35Z2023-03-28T13:59:35Z2023-03-27DOS SANTOS, Ana Paula Fernandes Castilho. Intervenção em educação parental para cuidadores de pré-adolescentes/adolescentes: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17552.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17552The study presents an integrative literature review on parenting interventions aimed at parents of preadolescents and adolescents, with the purpose of identifying strategies, techniques, and approaches that have produced more positive results. Articles were searched in the PubMed, Web of Science, Bireme, Scielo, and Lilacs databases using the keywords: (intervention) AND (parents) AND (child* OR adolescen*), in April 2022. After analyzing the inclusion and exclusion criteria, a total of eleven articles constituted the final sample. Among the main topics addressed with this audience are parenting skills, communication, anxiety and depression, health education, externalizing and/or internalizing problems, conflict resolution, and positive parenting. Culturally appropriate interventions aimed at low to middle-income populations have shown promising results. It is also noteworthy that there is a lack of interventions that have collected data to assess outcomes from third-party informants: data collection conducted only with caregivers or caregivers and children is a significant limitation in the field. The importance of interventions aimed at this audience that carry methodological rigor, are evidence-based, and properly contextualized, as well as that prioritize the collection of reports from diverse sources, is emphasized.O estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre intervenções em parentalidade voltadas para pais de pré-adolescentes e adolescentes, com o objetivo de identificar estratégias, técnicas e abordagens que têm produzido resultados mais positivos. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados PubMed, Web of Science, Bireme, Scielo e Lilacs, a partir do uso das palavras-chave: (intervention) AND (parents) AND (child* OR adolescen*), em abril de de 2022. Após a análise dos critérios de inclusão e exclusão, um total de onze artigos constituíram a amostra final. Entre os principais temas tratados com esse público estão: habilidades parentais; comunicação; ansiedade e depressão; educação em saúde, problemas externalizantes e/ou internalizantes; resolução de conflitos e parentalidade positiva. Intervenções apropriadamente contextualizadas culturalmente e voltadas para públicos de baixa-média renda mostraram resultados promissores. Destaca-se, ainda, a ausência de intervenções que coletaram dados para avaliar resultados de terceiros informantes: a coleta de dados realizadas apenas com cuidadores ou cuidadores e filhos é uma limitação significativa na área. Conclui-se a importância de intervenções voltadas para esse público que possuam rigor metodológico, que sejam baseadas em evidências e devidamente contextualizadas, além de prezar por uma coleta de relatos a partir de fontes diversas.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPsicologia - PsiUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIntervençãoPaisAdolescentesInterventionParentsAdolescentsCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICAIntervenção em educação parental para cuidadores de pré-adolescentes/adolescentes: uma revisão de literaturaParenting Intervention for caregivers of preadolescents/adolescents: a literature reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60060023483cb7-2bae-4cec-9733-794046e8a1e9reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALMonografia final_Ana Paula.pdfMonografia final_Ana Paula.pdfapplication/pdf353494https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17552/1/Monografia%20final_Ana%20Paula.pdfa69029c6901158aa8f752bc3dc50d70bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17552/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTMonografia final_Ana Paula.pdf.txtMonografia final_Ana Paula.pdf.txtExtracted texttext/plain69091https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17552/3/Monografia%20final_Ana%20Paula.pdf.txt7ef2bcd6b3c714466a22f5db477ff5b6MD53THUMBNAILMonografia final_Ana Paula.pdf.jpgMonografia final_Ana Paula.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6538https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17552/4/Monografia%20final_Ana%20Paula.pdf.jpgd15a9903c060a95e357bee08ed38a6b9MD54ufscar/175522023-09-18 18:32:34.842oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17552Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:34Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Intervenção em educação parental para cuidadores de pré-adolescentes/adolescentes: uma revisão de literatura
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Parenting Intervention for caregivers of preadolescents/adolescents: a literature review
title Intervenção em educação parental para cuidadores de pré-adolescentes/adolescentes: uma revisão de literatura
spellingShingle Intervenção em educação parental para cuidadores de pré-adolescentes/adolescentes: uma revisão de literatura
Santos, Ana Paula Fernandes Castilho dos
Intervenção
Pais
Adolescentes
Intervention
Parents
Adolescents
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA
title_short Intervenção em educação parental para cuidadores de pré-adolescentes/adolescentes: uma revisão de literatura
title_full Intervenção em educação parental para cuidadores de pré-adolescentes/adolescentes: uma revisão de literatura
title_fullStr Intervenção em educação parental para cuidadores de pré-adolescentes/adolescentes: uma revisão de literatura
title_full_unstemmed Intervenção em educação parental para cuidadores de pré-adolescentes/adolescentes: uma revisão de literatura
title_sort Intervenção em educação parental para cuidadores de pré-adolescentes/adolescentes: uma revisão de literatura
author Santos, Ana Paula Fernandes Castilho dos
author_facet Santos, Ana Paula Fernandes Castilho dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Paula Fernandes Castilho dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv D'Affonseca, Sabrina Mazo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0381029115416584
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 60beadf6-a69a-455f-8587-58b4724fffdd
contributor_str_mv D'Affonseca, Sabrina Mazo
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção
Pais
Adolescentes
topic Intervenção
Pais
Adolescentes
Intervention
Parents
Adolescents
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Intervention
Parents
Adolescents
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA
description The study presents an integrative literature review on parenting interventions aimed at parents of preadolescents and adolescents, with the purpose of identifying strategies, techniques, and approaches that have produced more positive results. Articles were searched in the PubMed, Web of Science, Bireme, Scielo, and Lilacs databases using the keywords: (intervention) AND (parents) AND (child* OR adolescen*), in April 2022. After analyzing the inclusion and exclusion criteria, a total of eleven articles constituted the final sample. Among the main topics addressed with this audience are parenting skills, communication, anxiety and depression, health education, externalizing and/or internalizing problems, conflict resolution, and positive parenting. Culturally appropriate interventions aimed at low to middle-income populations have shown promising results. It is also noteworthy that there is a lack of interventions that have collected data to assess outcomes from third-party informants: data collection conducted only with caregivers or caregivers and children is a significant limitation in the field. The importance of interventions aimed at this audience that carry methodological rigor, are evidence-based, and properly contextualized, as well as that prioritize the collection of reports from diverse sources, is emphasized.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-28T13:59:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-28T13:59:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DOS SANTOS, Ana Paula Fernandes Castilho. Intervenção em educação parental para cuidadores de pré-adolescentes/adolescentes: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17552.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17552
identifier_str_mv DOS SANTOS, Ana Paula Fernandes Castilho. Intervenção em educação parental para cuidadores de pré-adolescentes/adolescentes: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17552.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 23483cb7-2bae-4cec-9733-794046e8a1e9
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Psicologia - Psi
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Psicologia - Psi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17552/1/Monografia%20final_Ana%20Paula.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17552/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17552/3/Monografia%20final_Ana%20Paula.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17552/4/Monografia%20final_Ana%20Paula.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a69029c6901158aa8f752bc3dc50d70b
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
7ef2bcd6b3c714466a22f5db477ff5b6
d15a9903c060a95e357bee08ed38a6b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715660648218624