O ensino de língua estrangeira sob o viés da teoria das operações predicativas e enunciativas: um estudo dos verbos frasais do inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passarelli, João Daniel França
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12309
Resumo: This work’s aim is to analyze the intra and interlinguistic translation processes in teaching and learning English as a foreign language (LE) and Portuguese as mother tongue (LM). Using Antoine Culioli’s Theory of Predictive and Enunciative Operations (TPEO) as theoretical foundation, we start from the premise that language is by nature a dialogic activity that is constituted by a continuous process of translation. This study proposal confronts two teaching methodologies, an instrumental one, the most common in language teaching which, basically, takes native languages as objects of observation, disarticulating them from language, a fact that implies a notion of translation based on the linguistic system. The other methodology, supported by the author, is interactional / dialogical. Using TPEO’s principles, it demonstrates how this approach can be applied to foreign language teaching. To do so, we focus English phrasal verbs – a very troublesome issue for nonnative students because of their traits that are specifically typical of the English language. Based on an enunciative perspective, we will discuss the functioning of these structures as well as the approaches to teaching them. To support that discussion, we use a corpus made of twenty sentences from various sources such as films, songs, international newspapers, dictionaries and textbooks.
id SCAR_4de5f807b67df89d7b4306c48a2ab38f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12309
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Passarelli, João Daniel FrançaOnofre, Marilia Blundihttp://lattes.cnpq.br/4908382415301882http://lattes.cnpq.br/846769525087849216671a0f-76a9-4098-a3af-823bbb3bd3282020-03-10T18:25:09Z2020-03-10T18:25:09Z2020-02-13PASSARELLI, João Daniel França. O ensino de língua estrangeira sob o viés da teoria das operações predicativas e enunciativas: um estudo dos verbos frasais do inglês. 2020. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12309.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12309This work’s aim is to analyze the intra and interlinguistic translation processes in teaching and learning English as a foreign language (LE) and Portuguese as mother tongue (LM). Using Antoine Culioli’s Theory of Predictive and Enunciative Operations (TPEO) as theoretical foundation, we start from the premise that language is by nature a dialogic activity that is constituted by a continuous process of translation. This study proposal confronts two teaching methodologies, an instrumental one, the most common in language teaching which, basically, takes native languages as objects of observation, disarticulating them from language, a fact that implies a notion of translation based on the linguistic system. The other methodology, supported by the author, is interactional / dialogical. Using TPEO’s principles, it demonstrates how this approach can be applied to foreign language teaching. To do so, we focus English phrasal verbs – a very troublesome issue for nonnative students because of their traits that are specifically typical of the English language. Based on an enunciative perspective, we will discuss the functioning of these structures as well as the approaches to teaching them. To support that discussion, we use a corpus made of twenty sentences from various sources such as films, songs, international newspapers, dictionaries and textbooks.Este trabalho visa a analisar os processos de tradução intra e interlinguísticos observados no exercício de ensino–aprendizagem de língua, mais especificamente na relação entre o inglês como língua estrangeira (LE) e o português como língua materna (LM). Tendo como referencial teórico a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE), de autoria de Antoine Culioli, partimos da premissa de que a linguagem é por natureza uma atividade dialógica que se constitui por um processo contínuo de tradução. Este estudo confronta duas metodologias de ensino, uma instrumental, reconhecidamente presente no ensino de línguas que, grosso modo, toma a língua como objeto de observação, desarticulando–a da linguagem, fato que implica uma noção de tradução pautada no sistema linguístico; e outra, interacional/dialógica, proposta defendida aqui como um caminho a ser aplicado ao ensino por meio dos pressupostos da TOPE. Para tanto, enfocam–se os verbos frasais da língua inglesa, que constituem uma questão problemática por serem estruturas típicas deste idioma, dotadas de características estranhas a falantes não nativos, o que dificulta consideravelmente seu processo de tradução. Discutiremos, então, sob a ótica enunciativa, o funcionamento destas marcas e como abordá-las em sala de aula. Para embasar esta discussão, usamos um corpus composto de vinte sentenças, extraídas de fontes como filmes, canções, jornais internacionais, dicionários e livros didáticos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88881.188035/2018-01porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLUFSCarAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTeoria das operações predicativas e enunciativasVerbos frasaisEnsino de língua estrangeiraAtividade epilinguísticaParáfraseTheory of enunciative operationsPhrasal verbsForeign language teachingEpilinguistic activityParaphraseLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAO ensino de língua estrangeira sob o viés da teoria das operações predicativas e enunciativas: um estudo dos verbos frasais do inglêsTeaching foreign languages with the theory of predicative and enunciative operations: a study of english phrasal verbsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis600600ee56037a-60cb-4ae0-a730-ed103e0fce43reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTESE - PASSARELLI.pdfTESE - PASSARELLI.pdfapplication/pdf1135309https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12309/5/TESE%20-%20PASSARELLI.pdfb031e6751b1bef8581233c68c969bac2MD55Carta.pdfCarta.pdfapplication/pdf135835https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12309/2/Carta.pdf198dab2b0fedf49963119c47742be6c2MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12309/4/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD54TEXTTESE - PASSARELLI.pdf.txtTESE - PASSARELLI.pdf.txtExtracted texttext/plain312638https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12309/6/TESE%20-%20PASSARELLI.pdf.txtaa6295662b076642eaf53194b98b80abMD56Carta.pdf.txtCarta.pdf.txtExtracted texttext/plain1287https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12309/8/Carta.pdf.txte52dcf9cbdc5e634e5dbd6097914ae29MD58THUMBNAILTESE - PASSARELLI.pdf.jpgTESE - PASSARELLI.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10235https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12309/7/TESE%20-%20PASSARELLI.pdf.jpg44b47bbcbeb044776e2893fc97d2fe8cMD57Carta.pdf.jpgCarta.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5831https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12309/9/Carta.pdf.jpg2847cacfcdf136be47cecff34bafa196MD59ufscar/123092023-09-18 18:32:06.302oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12309Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:06Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino de língua estrangeira sob o viés da teoria das operações predicativas e enunciativas: um estudo dos verbos frasais do inglês
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Teaching foreign languages with the theory of predicative and enunciative operations: a study of english phrasal verbs
title O ensino de língua estrangeira sob o viés da teoria das operações predicativas e enunciativas: um estudo dos verbos frasais do inglês
spellingShingle O ensino de língua estrangeira sob o viés da teoria das operações predicativas e enunciativas: um estudo dos verbos frasais do inglês
Passarelli, João Daniel França
Teoria das operações predicativas e enunciativas
Verbos frasais
Ensino de língua estrangeira
Atividade epilinguística
Paráfrase
Theory of enunciative operations
Phrasal verbs
Foreign language teaching
Epilinguistic activity
Paraphrase
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short O ensino de língua estrangeira sob o viés da teoria das operações predicativas e enunciativas: um estudo dos verbos frasais do inglês
title_full O ensino de língua estrangeira sob o viés da teoria das operações predicativas e enunciativas: um estudo dos verbos frasais do inglês
title_fullStr O ensino de língua estrangeira sob o viés da teoria das operações predicativas e enunciativas: um estudo dos verbos frasais do inglês
title_full_unstemmed O ensino de língua estrangeira sob o viés da teoria das operações predicativas e enunciativas: um estudo dos verbos frasais do inglês
title_sort O ensino de língua estrangeira sob o viés da teoria das operações predicativas e enunciativas: um estudo dos verbos frasais do inglês
author Passarelli, João Daniel França
author_facet Passarelli, João Daniel França
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8467695250878492
dc.contributor.author.fl_str_mv Passarelli, João Daniel França
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Onofre, Marilia Blundi
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4908382415301882
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 16671a0f-76a9-4098-a3af-823bbb3bd328
contributor_str_mv Onofre, Marilia Blundi
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria das operações predicativas e enunciativas
Verbos frasais
Ensino de língua estrangeira
Atividade epilinguística
Paráfrase
topic Teoria das operações predicativas e enunciativas
Verbos frasais
Ensino de língua estrangeira
Atividade epilinguística
Paráfrase
Theory of enunciative operations
Phrasal verbs
Foreign language teaching
Epilinguistic activity
Paraphrase
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Theory of enunciative operations
Phrasal verbs
Foreign language teaching
Epilinguistic activity
Paraphrase
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This work’s aim is to analyze the intra and interlinguistic translation processes in teaching and learning English as a foreign language (LE) and Portuguese as mother tongue (LM). Using Antoine Culioli’s Theory of Predictive and Enunciative Operations (TPEO) as theoretical foundation, we start from the premise that language is by nature a dialogic activity that is constituted by a continuous process of translation. This study proposal confronts two teaching methodologies, an instrumental one, the most common in language teaching which, basically, takes native languages as objects of observation, disarticulating them from language, a fact that implies a notion of translation based on the linguistic system. The other methodology, supported by the author, is interactional / dialogical. Using TPEO’s principles, it demonstrates how this approach can be applied to foreign language teaching. To do so, we focus English phrasal verbs – a very troublesome issue for nonnative students because of their traits that are specifically typical of the English language. Based on an enunciative perspective, we will discuss the functioning of these structures as well as the approaches to teaching them. To support that discussion, we use a corpus made of twenty sentences from various sources such as films, songs, international newspapers, dictionaries and textbooks.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-10T18:25:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-10T18:25:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PASSARELLI, João Daniel França. O ensino de língua estrangeira sob o viés da teoria das operações predicativas e enunciativas: um estudo dos verbos frasais do inglês. 2020. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12309.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12309
identifier_str_mv PASSARELLI, João Daniel França. O ensino de língua estrangeira sob o viés da teoria das operações predicativas e enunciativas: um estudo dos verbos frasais do inglês. 2020. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12309.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv ee56037a-60cb-4ae0-a730-ed103e0fce43
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12309/5/TESE%20-%20PASSARELLI.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12309/2/Carta.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12309/4/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12309/6/TESE%20-%20PASSARELLI.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12309/8/Carta.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12309/7/TESE%20-%20PASSARELLI.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12309/9/Carta.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b031e6751b1bef8581233c68c969bac2
198dab2b0fedf49963119c47742be6c2
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
aa6295662b076642eaf53194b98b80ab
e52dcf9cbdc5e634e5dbd6097914ae29
44b47bbcbeb044776e2893fc97d2fe8c
2847cacfcdf136be47cecff34bafa196
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715613478027264