A abordagem da dermatologia na graduação de medicina: uma reflexão sobre técnicas de ensino e core curriculum
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17376 |
Resumo: | Even though skin diseases are prevalent and epidemiologically relevant, the subject of Dermatology receives insufficient attention in medicine schools, in general, and more specifically in UFSCar. Active learning methodologies are advantageous when aiming to better explore it during graduation, but students must receive a core curriculum basis |
id |
SCAR_545f8b6edca4feaac3a7054a880c653c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17376 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Fischer, Nathalia Fahl CicottiD'Elia, Maria Paula Barbierihttp://lattes.cnpq.br/2017107516578512e0e39e4b-42f5-4940-bfb1-d38174673a522023-02-13T12:11:43Z2023-02-13T12:11:43Z2023-01-20FISCHER, Nathalia Fahl Cicotti. A abordagem da dermatologia na graduação de medicina: uma reflexão sobre técnicas de ensino e core curriculum. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17376.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17376Even though skin diseases are prevalent and epidemiologically relevant, the subject of Dermatology receives insufficient attention in medicine schools, in general, and more specifically in UFSCar. Active learning methodologies are advantageous when aiming to better explore it during graduation, but students must receive a core curriculum basisApesar das doenças dermatológicas serem queixas prevalentes e epidemiologicamente relevantes, pouca atenção é dada para essa disciplina na graduação em medicina, em geral, do ponto de vista global e no curso de medicina da UFSCar, em particular. Para melhor incluir o tema na graduação, o ensino em metodologia ativa é uma vantagem, porém é necessário que se garanta uma base curricular mínima.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosMedicina - MedUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação médicaDermatologiaMedical educationDermatologyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICAA abordagem da dermatologia na graduação de medicina: uma reflexão sobre técnicas de ensino e core curriculumAn approach of dermatology in medical school: a reflection about teaching techniques and core curriculuminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6001032e102-fef5-4c54-9add-252faa13ef02reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC no modelo correto - NFCF - Final - final.pdfTCC no modelo correto - NFCF - Final - final.pdfapplication/pdf191035https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17376/1/TCC%20no%20modelo%20correto%20-%20NFCF%20-%20Final%20-%20final.pdfc932aa381d1395d8a638098ff3b2ce06MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17376/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC no modelo correto - NFCF - Final - final.pdf.txtTCC no modelo correto - NFCF - Final - final.pdf.txtExtracted texttext/plain20347https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17376/3/TCC%20no%20modelo%20correto%20-%20NFCF%20-%20Final%20-%20final.pdf.txte5268cd83cc0de655e6a44ff92edd4caMD53THUMBNAILTCC no modelo correto - NFCF - Final - final.pdf.jpgTCC no modelo correto - NFCF - Final - final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6879https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17376/4/TCC%20no%20modelo%20correto%20-%20NFCF%20-%20Final%20-%20final.pdf.jpgd86b44b837ae025f18380abb9f8af421MD54ufscar/173762023-09-18 18:32:29.854oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17376Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:29Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A abordagem da dermatologia na graduação de medicina: uma reflexão sobre técnicas de ensino e core curriculum |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
An approach of dermatology in medical school: a reflection about teaching techniques and core curriculum |
title |
A abordagem da dermatologia na graduação de medicina: uma reflexão sobre técnicas de ensino e core curriculum |
spellingShingle |
A abordagem da dermatologia na graduação de medicina: uma reflexão sobre técnicas de ensino e core curriculum Fischer, Nathalia Fahl Cicotti Educação médica Dermatologia Medical education Dermatology CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA |
title_short |
A abordagem da dermatologia na graduação de medicina: uma reflexão sobre técnicas de ensino e core curriculum |
title_full |
A abordagem da dermatologia na graduação de medicina: uma reflexão sobre técnicas de ensino e core curriculum |
title_fullStr |
A abordagem da dermatologia na graduação de medicina: uma reflexão sobre técnicas de ensino e core curriculum |
title_full_unstemmed |
A abordagem da dermatologia na graduação de medicina: uma reflexão sobre técnicas de ensino e core curriculum |
title_sort |
A abordagem da dermatologia na graduação de medicina: uma reflexão sobre técnicas de ensino e core curriculum |
author |
Fischer, Nathalia Fahl Cicotti |
author_facet |
Fischer, Nathalia Fahl Cicotti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer, Nathalia Fahl Cicotti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
D'Elia, Maria Paula Barbieri |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2017107516578512 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
e0e39e4b-42f5-4940-bfb1-d38174673a52 |
contributor_str_mv |
D'Elia, Maria Paula Barbieri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica Dermatologia |
topic |
Educação médica Dermatologia Medical education Dermatology CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Medical education Dermatology |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA |
description |
Even though skin diseases are prevalent and epidemiologically relevant, the subject of Dermatology receives insufficient attention in medicine schools, in general, and more specifically in UFSCar. Active learning methodologies are advantageous when aiming to better explore it during graduation, but students must receive a core curriculum basis |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-13T12:11:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-13T12:11:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FISCHER, Nathalia Fahl Cicotti. A abordagem da dermatologia na graduação de medicina: uma reflexão sobre técnicas de ensino e core curriculum. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17376. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17376 |
identifier_str_mv |
FISCHER, Nathalia Fahl Cicotti. A abordagem da dermatologia na graduação de medicina: uma reflexão sobre técnicas de ensino e core curriculum. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17376. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
1032e102-fef5-4c54-9add-252faa13ef02 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Medicina - Med |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Medicina - Med |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17376/1/TCC%20no%20modelo%20correto%20-%20NFCF%20-%20Final%20-%20final.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17376/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17376/3/TCC%20no%20modelo%20correto%20-%20NFCF%20-%20Final%20-%20final.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17376/4/TCC%20no%20modelo%20correto%20-%20NFCF%20-%20Final%20-%20final.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c932aa381d1395d8a638098ff3b2ce06 f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec e5268cd83cc0de655e6a44ff92edd4ca d86b44b837ae025f18380abb9f8af421 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136417105608704 |