Educação pelo lazer: a perspectiva do Programa Curumim do SESC Araraquara.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2404 |
Resumo: | O trabalho ora apresentado buscou, através de pesquisa qualitativa inspirada na fenomenologia, modalidade fenômeno situado, analisar os processos educativos que se dão na prática social da educação pelo lazer no Programa Curumim do SESC Araraquara. Tal programa visa o desenvolvimento integral de crianças na faixa etária dos sete aos doze anos, através da educação não formal, e existe no SESC Araraquara desde 2001. Foram entrevistadas as instrutoras de atividades da Unidade de Araraquara que permaneceram atuando no Programa desde a sua implantação até o final de 2004, para entender sobre suas concepções de lazer e educação, assim como cinco crianças participantes do Programa desde o seu início, e suas respectivas responsáveis (mães), para conhecer a perspectiva dos sujeitos sobre o processo de educação pelo lazer investigado. Observou-se, com a leitura dos discursos e após o estabelecimento de categorias de análise formuladas a partir da metodologia fenomenológica, que o brincar e o aprender estão presentes no dia-a-dia do Programa, e tal aspecto é considerado por todas os entrevistados como algo importante. Além disso, foram tecidas considerações sobre a recuperação do lúdico como estratégia de educação, pela associação do prazer e do caráter lúdico às situações de aprendizagem e/ou ensino de novos conhecimentos. Além disso, o Programa Curumim, da maneira como é realizado, possibilita a construção coletiva dos valores, sendo possível apontar que, além da escola, há outras práticas sociais nas quais as pessoas se educam. Observamos também que a prática social da educação pelo lazer pode ser uma alternativa ao aprendizado e à recuperação do lúdico nos processos educativos presentes não somente fora da instituição escolar, mas também na escola, e apontamos que cabe a nós, educadores, conscientizar para a busca autônoma do conhecimento. Pretendemos, além de destacar aspectos que se apresentaram como significativos pelos depoentes, apontar compreensões que pudessem contribuir para o desvelar das relações entre as áreas do lazer e da educação, sobretudo, da prática social da educação pelo lazer. |
id |
SCAR_58e276a21216408a20e0584d6139eda5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2404 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Galante, Regiane CristinaGonçalves Junior, Luizhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4721826Y3http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S203221ddefb307-3df6-414b-b9e4-10729e650cfc2016-06-02T19:38:46Z2007-08-312016-06-02T19:38:46Z2006-08-18GALANTE, Regiane Cristina. Educação pelo lazer: a perspectiva do Programa Curumim do SESC Araraquara.. 2006. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2404application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducação e lazerPráticas sociais e processos educativosCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação pelo lazer: a perspectiva do Programa Curumim do SESC Araraquara.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO trabalho ora apresentado buscou, através de pesquisa qualitativa inspirada na fenomenologia, modalidade fenômeno situado, analisar os processos educativos que se dão na prática social da educação pelo lazer no Programa Curumim do SESC Araraquara. Tal programa visa o desenvolvimento integral de crianças na faixa etária dos sete aos doze anos, através da educação não formal, e existe no SESC Araraquara desde 2001. Foram entrevistadas as instrutoras de atividades da Unidade de Araraquara que permaneceram atuando no Programa desde a sua implantação até o final de 2004, para entender sobre suas concepções de lazer e educação, assim como cinco crianças participantes do Programa desde o seu início, e suas respectivas responsáveis (mães), para conhecer a perspectiva dos sujeitos sobre o processo de educação pelo lazer investigado. Observou-se, com a leitura dos discursos e após o estabelecimento de categorias de análise formuladas a partir da metodologia fenomenológica, que o brincar e o aprender estão presentes no dia-a-dia do Programa, e tal aspecto é considerado por todas os entrevistados como algo importante. Além disso, foram tecidas considerações sobre a recuperação do lúdico como estratégia de educação, pela associação do prazer e do caráter lúdico às situações de aprendizagem e/ou ensino de novos conhecimentos. Além disso, o Programa Curumim, da maneira como é realizado, possibilita a construção coletiva dos valores, sendo possível apontar que, além da escola, há outras práticas sociais nas quais as pessoas se educam. Observamos também que a prática social da educação pelo lazer pode ser uma alternativa ao aprendizado e à recuperação do lúdico nos processos educativos presentes não somente fora da instituição escolar, mas também na escola, e apontamos que cabe a nós, educadores, conscientizar para a busca autônoma do conhecimento. Pretendemos, além de destacar aspectos que se apresentaram como significativos pelos depoentes, apontar compreensões que pudessem contribuir para o desvelar das relações entre as áreas do lazer e da educação, sobretudo, da prática social da educação pelo lazer.-1-11e19efff-07a4-474b-9b51-536e3070f95ainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissRCG.pdfapplication/pdf729055https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2404/1/DissRCG.pdf93bb2171858da26fbd639a9ec0e9914eMD51THUMBNAILDissRCG.pdf.jpgDissRCG.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6591https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2404/2/DissRCG.pdf.jpgeeec2e78fc387c7d54cc064ad1e4e58fMD52ufscar/24042023-09-18 18:30:50.029oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2404Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:50Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educação pelo lazer: a perspectiva do Programa Curumim do SESC Araraquara. |
title |
Educação pelo lazer: a perspectiva do Programa Curumim do SESC Araraquara. |
spellingShingle |
Educação pelo lazer: a perspectiva do Programa Curumim do SESC Araraquara. Galante, Regiane Cristina Educação e lazer Práticas sociais e processos educativos CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Educação pelo lazer: a perspectiva do Programa Curumim do SESC Araraquara. |
title_full |
Educação pelo lazer: a perspectiva do Programa Curumim do SESC Araraquara. |
title_fullStr |
Educação pelo lazer: a perspectiva do Programa Curumim do SESC Araraquara. |
title_full_unstemmed |
Educação pelo lazer: a perspectiva do Programa Curumim do SESC Araraquara. |
title_sort |
Educação pelo lazer: a perspectiva do Programa Curumim do SESC Araraquara. |
author |
Galante, Regiane Cristina |
author_facet |
Galante, Regiane Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S203221 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galante, Regiane Cristina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves Junior, Luiz |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4721826Y3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
ddefb307-3df6-414b-b9e4-10729e650cfc |
contributor_str_mv |
Gonçalves Junior, Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e lazer Práticas sociais e processos educativos |
topic |
Educação e lazer Práticas sociais e processos educativos CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O trabalho ora apresentado buscou, através de pesquisa qualitativa inspirada na fenomenologia, modalidade fenômeno situado, analisar os processos educativos que se dão na prática social da educação pelo lazer no Programa Curumim do SESC Araraquara. Tal programa visa o desenvolvimento integral de crianças na faixa etária dos sete aos doze anos, através da educação não formal, e existe no SESC Araraquara desde 2001. Foram entrevistadas as instrutoras de atividades da Unidade de Araraquara que permaneceram atuando no Programa desde a sua implantação até o final de 2004, para entender sobre suas concepções de lazer e educação, assim como cinco crianças participantes do Programa desde o seu início, e suas respectivas responsáveis (mães), para conhecer a perspectiva dos sujeitos sobre o processo de educação pelo lazer investigado. Observou-se, com a leitura dos discursos e após o estabelecimento de categorias de análise formuladas a partir da metodologia fenomenológica, que o brincar e o aprender estão presentes no dia-a-dia do Programa, e tal aspecto é considerado por todas os entrevistados como algo importante. Além disso, foram tecidas considerações sobre a recuperação do lúdico como estratégia de educação, pela associação do prazer e do caráter lúdico às situações de aprendizagem e/ou ensino de novos conhecimentos. Além disso, o Programa Curumim, da maneira como é realizado, possibilita a construção coletiva dos valores, sendo possível apontar que, além da escola, há outras práticas sociais nas quais as pessoas se educam. Observamos também que a prática social da educação pelo lazer pode ser uma alternativa ao aprendizado e à recuperação do lúdico nos processos educativos presentes não somente fora da instituição escolar, mas também na escola, e apontamos que cabe a nós, educadores, conscientizar para a busca autônoma do conhecimento. Pretendemos, além de destacar aspectos que se apresentaram como significativos pelos depoentes, apontar compreensões que pudessem contribuir para o desvelar das relações entre as áreas do lazer e da educação, sobretudo, da prática social da educação pelo lazer. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-08-18 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-08-31 2016-06-02T19:38:46Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:38:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GALANTE, Regiane Cristina. Educação pelo lazer: a perspectiva do Programa Curumim do SESC Araraquara.. 2006. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2404 |
identifier_str_mv |
GALANTE, Regiane Cristina. Educação pelo lazer: a perspectiva do Programa Curumim do SESC Araraquara.. 2006. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
1e19efff-07a4-474b-9b51-536e3070f95a |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2404/1/DissRCG.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2404/2/DissRCG.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
93bb2171858da26fbd639a9ec0e9914e eeec2e78fc387c7d54cc064ad1e4e58f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715518949949440 |