Roteamento dinâmico de veículos: análise do impacto em atividades de prestação de serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazarin, Daniel França
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3590
Resumo: In recent years, several studies have been revising static distribution models used by companies in order to incorporate intrinsic dynamic features of transport operations. Thanks to new technologies such as global positioning systems and wireless communications, vehicle routes elaborated in the beginning of the planning horizon can be altered in real time in order to serve new requests, avoid traffic jams, or find alternatives when some of the fleet vehicles are late or broke. In this way, realistic solutions of better quality are expected to be obtained from the company´s point of view (smaller costs) as well as from the customers´ (better service level). The main objective of this work is to analyze the impacts resulting from the incorporation of dynamic vehicle routing and scheduling in service production systems where the due dates for service is a prioritary issue. Specifically, we tackled the Dynamic Vehicle Routing Problem, where route plans are elaborated in a planning horizon. Initially, the definition and characteristics of dynamic problems are presented along with a review of some of the main contributions in the literature. We propose a heuristic based on Pureza and Laporte´s algorithm (2008) in order to obtain routes in real time. The relative impact of the heuristic application to other methods is analyzed by means of a set of generated instances from the data supplied by a drink company in São Paulo State.
id SCAR_5b0bfbd665fd1bab9bcc23ea11438c27
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3590
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Lazarin, Daniel FrançaPureza, Vitória Maria Mirandahttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4782818H5http://lattes.cnpq.br/1495222500800817a8cba4db-f24a-44a8-bd11-b2396449a1432016-06-02T19:51:37Z2009-07-212016-06-02T19:51:37Z2008-12-15LAZARIN, Daniel França. Roteamento dinâmico de veículos : análise do impacto em atividades de prestação de serviço. 2008. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3590In recent years, several studies have been revising static distribution models used by companies in order to incorporate intrinsic dynamic features of transport operations. Thanks to new technologies such as global positioning systems and wireless communications, vehicle routes elaborated in the beginning of the planning horizon can be altered in real time in order to serve new requests, avoid traffic jams, or find alternatives when some of the fleet vehicles are late or broke. In this way, realistic solutions of better quality are expected to be obtained from the company´s point of view (smaller costs) as well as from the customers´ (better service level). The main objective of this work is to analyze the impacts resulting from the incorporation of dynamic vehicle routing and scheduling in service production systems where the due dates for service is a prioritary issue. Specifically, we tackled the Dynamic Vehicle Routing Problem, where route plans are elaborated in a planning horizon. Initially, the definition and characteristics of dynamic problems are presented along with a review of some of the main contributions in the literature. We propose a heuristic based on Pureza and Laporte´s algorithm (2008) in order to obtain routes in real time. The relative impact of the heuristic application to other methods is analyzed by means of a set of generated instances from the data supplied by a drink company in São Paulo State.Nos últimos anos, um crescente número de estudos científicos vem revisando modelos estáticos de distribuição adotados por empresas a fim de incorporar o dinamismo intrínseco às operações envolvidas. Esta tendência se deve principalmente aos avanços tecnológicos na área de geo-referenciamento, os quais permitem que rotas elaboradas no início do horizonte de planejamento sejam alteradas em tempo real a fim de atender novas requisições de clientes, evitar congestionamentos de tráfego, ou ainda, encontrar alternativas na ocorrência de veículos atrasados ou quebrados. Desta forma, espera-se obter soluções realistas de maior qualidade tanto do ponto de vista da empresa (menores custos) como dos clientes (melhor nível de serviço). Este trabalho tem como objetivo principal analisar o impacto decorrente da incorporação de métodos de roteamento dinâmico de veículos em ambientes de prestação de serviço onde o prazo de atendimento é o objetivo prioritário. Especificamente, é tratado o Problema de Roteamento de Veículos Dinâmico, onde planos de rotas são elaborados ao longo de um horizonte de planejamento. Inicialmente, a definição e características de problemas dinâmicos são apresentadas, juntamente com uma revisão de algumas das principais contribuições da literatura. É proposta, então, uma heurística baseada no algoritmo de Pureza e Laporte (2008) para elaboração de rotas em tempo real. O impacto da aplicação da heurística é analisado frente a outros métodos, utilizando-se um conjunto de instâncias geradas a partir de dados fornecidos por uma empresa do setor de bebidas do interior do estado de São Paulo.Universidade Federal de Minas Geraisapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPUFSCarBRProblema de roteirização de veículosOtimização combinatóriaHeurísticaLogísticaMétodos heurísticosDynamic vehicle routingCombinatorial optimizationHeuristicsENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAORoteamento dinâmico de veículos: análise do impacto em atividades de prestação de serviçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1182f3ca4-2654-42f2-ad85-445bc2cadb2binfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL2212.pdfapplication/pdf1886443https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3590/1/2212.pdfbddd5428751623f23f36b7a2f2f3442cMD51THUMBNAIL2212.pdf.jpg2212.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6719https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3590/2/2212.pdf.jpga6d4a18684df45218a3bff4c3960030aMD52ufscar/35902023-09-18 18:30:56.333oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3590Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:56Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Roteamento dinâmico de veículos: análise do impacto em atividades de prestação de serviço
title Roteamento dinâmico de veículos: análise do impacto em atividades de prestação de serviço
spellingShingle Roteamento dinâmico de veículos: análise do impacto em atividades de prestação de serviço
Lazarin, Daniel França
Problema de roteirização de veículos
Otimização combinatória
Heurística
Logística
Métodos heurísticos
Dynamic vehicle routing
Combinatorial optimization
Heuristics
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short Roteamento dinâmico de veículos: análise do impacto em atividades de prestação de serviço
title_full Roteamento dinâmico de veículos: análise do impacto em atividades de prestação de serviço
title_fullStr Roteamento dinâmico de veículos: análise do impacto em atividades de prestação de serviço
title_full_unstemmed Roteamento dinâmico de veículos: análise do impacto em atividades de prestação de serviço
title_sort Roteamento dinâmico de veículos: análise do impacto em atividades de prestação de serviço
author Lazarin, Daniel França
author_facet Lazarin, Daniel França
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1495222500800817
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazarin, Daniel França
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pureza, Vitória Maria Miranda
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4782818H5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv a8cba4db-f24a-44a8-bd11-b2396449a143
contributor_str_mv Pureza, Vitória Maria Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Problema de roteirização de veículos
Otimização combinatória
Heurística
Logística
Métodos heurísticos
topic Problema de roteirização de veículos
Otimização combinatória
Heurística
Logística
Métodos heurísticos
Dynamic vehicle routing
Combinatorial optimization
Heuristics
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Dynamic vehicle routing
Combinatorial optimization
Heuristics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description In recent years, several studies have been revising static distribution models used by companies in order to incorporate intrinsic dynamic features of transport operations. Thanks to new technologies such as global positioning systems and wireless communications, vehicle routes elaborated in the beginning of the planning horizon can be altered in real time in order to serve new requests, avoid traffic jams, or find alternatives when some of the fleet vehicles are late or broke. In this way, realistic solutions of better quality are expected to be obtained from the company´s point of view (smaller costs) as well as from the customers´ (better service level). The main objective of this work is to analyze the impacts resulting from the incorporation of dynamic vehicle routing and scheduling in service production systems where the due dates for service is a prioritary issue. Specifically, we tackled the Dynamic Vehicle Routing Problem, where route plans are elaborated in a planning horizon. Initially, the definition and characteristics of dynamic problems are presented along with a review of some of the main contributions in the literature. We propose a heuristic based on Pureza and Laporte´s algorithm (2008) in order to obtain routes in real time. The relative impact of the heuristic application to other methods is analyzed by means of a set of generated instances from the data supplied by a drink company in São Paulo State.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-15
dc.date.available.fl_str_mv 2009-07-21
2016-06-02T19:51:37Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:51:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LAZARIN, Daniel França. Roteamento dinâmico de veículos : análise do impacto em atividades de prestação de serviço. 2008. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3590
identifier_str_mv LAZARIN, Daniel França. Roteamento dinâmico de veículos : análise do impacto em atividades de prestação de serviço. 2008. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 182f3ca4-2654-42f2-ad85-445bc2cadb2b
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3590/1/2212.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3590/2/2212.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bddd5428751623f23f36b7a2f2f3442c
a6d4a18684df45218a3bff4c3960030a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715529140011008