Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18194 |
Resumo: | This monograph discusses plane and spatial geometry in order to investigate the approach of the topics of areas and volumes in selected textbooks, as well as to study the theoretical prerequisites and the Cavalieri's Principle in detail. The objective of this work is to present a didactic proposal that promotes the skills EM13MAT201 and EM13MAT504 within competencies 2 and 5, respectively, for the Mathematics and Technologies area of the National Common Curricular Base - BNCC. Thus, a sequential study is proposed that culminates in a didactic proposal in order to guide Basic Education teachers with respect to the topic. |
id |
SCAR_6c8b2d907f917a479072837dd11ed9aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18194 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Dojas Neto, FozatSeixas, Wladimirhttp://lattes.cnpq.br/1697352974728327http://lattes.cnpq.br/4203551481929852https://orcid.org/0000-0002-0843-3500a5828295-622f-406c-99f3-059aa3fa7cb92023-06-26T12:46:12Z2023-06-26T12:46:12Z2023-04-03DOJAS NETO, Fozat. Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18194.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18194This monograph discusses plane and spatial geometry in order to investigate the approach of the topics of areas and volumes in selected textbooks, as well as to study the theoretical prerequisites and the Cavalieri's Principle in detail. The objective of this work is to present a didactic proposal that promotes the skills EM13MAT201 and EM13MAT504 within competencies 2 and 5, respectively, for the Mathematics and Technologies area of the National Common Curricular Base - BNCC. Thus, a sequential study is proposed that culminates in a didactic proposal in order to guide Basic Education teachers with respect to the topic.O presente Trabalho de Conclusão de Curso discute sobre geometria plana e espacial de modo a investigar sobre a abordagem dos temas áreas e volumes em alguns livros didáticos selecionados, estudar detalhadamente os pré-requisitos teóricos e o Princípio de Cavalieri. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta didática que promova as habilidades EM13MAT201 e EM13MAT504 dentro das competências 2 e 5, respectivamente, para a área da Matemática e Tecnologias da Base Nacional Curricular Comum - BNCC. Propõe-se, então, apresentar um estudo de modo sequencial que culmine em um proposta didática a fim de nortear professores da Educação Básica com respeito ao tema.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosMatemática - MLUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessÁreas e volumesPrincípio de cavalieriEnsino de geometriaArea and volumeCavalieri's principleTeaching of geometryCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIAUma proposta didática para o ensino de áreas e volumesA didactic proposal for teaching areas and volumesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600983252aa-d7c4-4ff7-875d-ba886228a023reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC-Fozat_Dojas_Neto.pdfTCC-Fozat_Dojas_Neto.pdfapplication/pdf1395207https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18194/1/TCC-Fozat_Dojas_Neto.pdf2748d83b29ea2afc4b63c91ce801f157MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18194/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC-Fozat_Dojas_Neto.pdf.txtTCC-Fozat_Dojas_Neto.pdf.txtExtracted texttext/plain62625https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18194/3/TCC-Fozat_Dojas_Neto.pdf.txt32018da7cea1bfeffeb900e23d97b7a7MD53ufscar/181942024-05-14 18:33:15.225oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18194Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T18:33:15Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
A didactic proposal for teaching areas and volumes |
title |
Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes |
spellingShingle |
Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes Dojas Neto, Fozat Áreas e volumes Princípio de cavalieri Ensino de geometria Area and volume Cavalieri's principle Teaching of geometry CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA |
title_short |
Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes |
title_full |
Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes |
title_fullStr |
Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes |
title_full_unstemmed |
Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes |
title_sort |
Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes |
author |
Dojas Neto, Fozat |
author_facet |
Dojas Neto, Fozat |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4203551481929852 |
dc.contributor.advisor1orcid.por.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-0843-3500 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dojas Neto, Fozat |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Seixas, Wladimir |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1697352974728327 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
a5828295-622f-406c-99f3-059aa3fa7cb9 |
contributor_str_mv |
Seixas, Wladimir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Áreas e volumes Princípio de cavalieri Ensino de geometria |
topic |
Áreas e volumes Princípio de cavalieri Ensino de geometria Area and volume Cavalieri's principle Teaching of geometry CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Area and volume Cavalieri's principle Teaching of geometry |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA |
description |
This monograph discusses plane and spatial geometry in order to investigate the approach of the topics of areas and volumes in selected textbooks, as well as to study the theoretical prerequisites and the Cavalieri's Principle in detail. The objective of this work is to present a didactic proposal that promotes the skills EM13MAT201 and EM13MAT504 within competencies 2 and 5, respectively, for the Mathematics and Technologies area of the National Common Curricular Base - BNCC. Thus, a sequential study is proposed that culminates in a didactic proposal in order to guide Basic Education teachers with respect to the topic. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-26T12:46:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-26T12:46:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-04-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DOJAS NETO, Fozat. Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18194. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18194 |
identifier_str_mv |
DOJAS NETO, Fozat. Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18194. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
983252aa-d7c4-4ff7-875d-ba886228a023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Matemática - ML |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Matemática - ML |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18194/1/TCC-Fozat_Dojas_Neto.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18194/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18194/3/TCC-Fozat_Dojas_Neto.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2748d83b29ea2afc4b63c91ce801f157 f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec 32018da7cea1bfeffeb900e23d97b7a7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715665987567616 |