Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dojas Neto, Fozat
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18194
Resumo: This monograph discusses plane and spatial geometry in order to investigate the approach of the topics of areas and volumes in selected textbooks, as well as to study the theoretical prerequisites and the Cavalieri's Principle in detail. The objective of this work is to present a didactic proposal that promotes the skills EM13MAT201 and EM13MAT504 within competencies 2 and 5, respectively, for the Mathematics and Technologies area of the National Common Curricular Base - BNCC. Thus, a sequential study is proposed that culminates in a didactic proposal in order to guide Basic Education teachers with respect to the topic.
id SCAR_6c8b2d907f917a479072837dd11ed9aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18194
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Dojas Neto, FozatSeixas, Wladimirhttp://lattes.cnpq.br/1697352974728327http://lattes.cnpq.br/4203551481929852https://orcid.org/0000-0002-0843-3500a5828295-622f-406c-99f3-059aa3fa7cb92023-06-26T12:46:12Z2023-06-26T12:46:12Z2023-04-03DOJAS NETO, Fozat. Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18194.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18194This monograph discusses plane and spatial geometry in order to investigate the approach of the topics of areas and volumes in selected textbooks, as well as to study the theoretical prerequisites and the Cavalieri's Principle in detail. The objective of this work is to present a didactic proposal that promotes the skills EM13MAT201 and EM13MAT504 within competencies 2 and 5, respectively, for the Mathematics and Technologies area of the National Common Curricular Base - BNCC. Thus, a sequential study is proposed that culminates in a didactic proposal in order to guide Basic Education teachers with respect to the topic.O presente Trabalho de Conclusão de Curso discute sobre geometria plana e espacial de modo a investigar sobre a abordagem dos temas áreas e volumes em alguns livros didáticos selecionados, estudar detalhadamente os pré-requisitos teóricos e o Princípio de Cavalieri. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta didática que promova as habilidades EM13MAT201 e EM13MAT504 dentro das competências 2 e 5, respectivamente, para a área da Matemática e Tecnologias da Base Nacional Curricular Comum - BNCC. Propõe-se, então, apresentar um estudo de modo sequencial que culmine em um proposta didática a fim de nortear professores da Educação Básica com respeito ao tema.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosMatemática - MLUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessÁreas e volumesPrincípio de cavalieriEnsino de geometriaArea and volumeCavalieri's principleTeaching of geometryCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIAUma proposta didática para o ensino de áreas e volumesA didactic proposal for teaching areas and volumesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600983252aa-d7c4-4ff7-875d-ba886228a023reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC-Fozat_Dojas_Neto.pdfTCC-Fozat_Dojas_Neto.pdfapplication/pdf1395207https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18194/1/TCC-Fozat_Dojas_Neto.pdf2748d83b29ea2afc4b63c91ce801f157MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18194/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC-Fozat_Dojas_Neto.pdf.txtTCC-Fozat_Dojas_Neto.pdf.txtExtracted texttext/plain62625https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18194/3/TCC-Fozat_Dojas_Neto.pdf.txt32018da7cea1bfeffeb900e23d97b7a7MD53ufscar/181942024-05-14 18:33:15.225oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18194Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T18:33:15Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv A didactic proposal for teaching areas and volumes
title Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes
spellingShingle Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes
Dojas Neto, Fozat
Áreas e volumes
Princípio de cavalieri
Ensino de geometria
Area and volume
Cavalieri's principle
Teaching of geometry
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
title_short Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes
title_full Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes
title_fullStr Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes
title_full_unstemmed Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes
title_sort Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes
author Dojas Neto, Fozat
author_facet Dojas Neto, Fozat
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4203551481929852
dc.contributor.advisor1orcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0843-3500
dc.contributor.author.fl_str_mv Dojas Neto, Fozat
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Seixas, Wladimir
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1697352974728327
dc.contributor.authorID.fl_str_mv a5828295-622f-406c-99f3-059aa3fa7cb9
contributor_str_mv Seixas, Wladimir
dc.subject.por.fl_str_mv Áreas e volumes
Princípio de cavalieri
Ensino de geometria
topic Áreas e volumes
Princípio de cavalieri
Ensino de geometria
Area and volume
Cavalieri's principle
Teaching of geometry
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Area and volume
Cavalieri's principle
Teaching of geometry
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
description This monograph discusses plane and spatial geometry in order to investigate the approach of the topics of areas and volumes in selected textbooks, as well as to study the theoretical prerequisites and the Cavalieri's Principle in detail. The objective of this work is to present a didactic proposal that promotes the skills EM13MAT201 and EM13MAT504 within competencies 2 and 5, respectively, for the Mathematics and Technologies area of the National Common Curricular Base - BNCC. Thus, a sequential study is proposed that culminates in a didactic proposal in order to guide Basic Education teachers with respect to the topic.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-26T12:46:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-26T12:46:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DOJAS NETO, Fozat. Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18194.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18194
identifier_str_mv DOJAS NETO, Fozat. Uma proposta didática para o ensino de áreas e volumes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18194.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.relation.authority.fl_str_mv 983252aa-d7c4-4ff7-875d-ba886228a023
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Matemática - ML
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Matemática - ML
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18194/1/TCC-Fozat_Dojas_Neto.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18194/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18194/3/TCC-Fozat_Dojas_Neto.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2748d83b29ea2afc4b63c91ce801f157
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
32018da7cea1bfeffeb900e23d97b7a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715665987567616