O ensino de história e o desafio da aprendizagem dos alunos nas classes de aceleração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2492 |
Resumo: | O presente estudo apresenta uma análise do Projeto Classes de Aceleração ou Correção de Fluxo , como é chamado no contexto da política pública educacional do Estado de São Paulo. O projeto foi implantado em 1996 e tem por objetivo buscar estratégias para a superação do fracasso escolar e o resgate da aprendizagem dos alunos com defasagem idade/série. Neste trabalho investiguei a implantação do projeto em sua segunda etapa, Classes de Aceleração do Ciclo II - 5ª a 8ª séries . Para isso foram pesquisadas 10 unidades escolares pertencentes a Diretoria de Ensino de Piracicaba. O estudo se inscreve no entrecruzamento de três eixos: a capacitação dos professores para a inserção, na disciplina de História, de um trabalho orientado pelas idéias da História Temática; a análise do material didático utilizado e a aprendizagem dos alunos. A pesquisa se desenvolveu a partir de leituras de documentos oficiais, entrevistas e questionários com os sujeitos envolvidos no projeto, assistentes técnicopedagógicos de História (ATP), coordenadores pedagógicos, diretores de escola, professores de História, além de análise de atividades desenvolvidas por alunos. O trabalho apresenta os resultados do projeto em uma escola de Piracicaba, de 2002 a 2004, por meio dos resultados de rendimento dos alunos nas provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), bem como a situação, em 2005, dos alunos egressos desse projeto. A pesquisa mostrou que havia uma certa expectativa, por parte da comunidade escolar, de que o projeto viesse a proporcionar uma melhoria nas condições de aprendizagem do aluno com distorção de idade/série. A conclusão desse estudo mostra, no entanto, que o projeto analisado trouxe consigo uma série de problemas: falta de condições básicas de leitura e escrita dos alunos que freqüentaram às salas de aceleração, material didático com textos impróprios para pessoas que carregam consigo não apenas uma defasagem de idade, mas, principalmente, defasagem de aprendizagem. A investigação revelou também a insegurança dos professores na implementação do Projeto em suas escolas e evidenciou o distanciamento entre a prática construída pelos professores em seu dia-a-dia e a proposta pedagógica estabelecida pelo material. |
id |
SCAR_6c943af010a154abf0f52f00a2cb91cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2492 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Brancalion, Elayne Batista SiqueiraBittar, Marisahttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703663J6http://lattes.cnpq.br/972755340748878840272f39-b7ba-4b25-af37-a8eaca6cd65a2016-06-02T19:39:02Z2009-10-232016-06-02T19:39:02Z2006-03-20BRANCALION, Elayne Batista Siqueira. O ensino de história e o desafio da aprendizagem dos alunos nas classes de aceleração. 2006. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2492application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREnsino de históriaClasse de aceleraçãoEnsino - aprendizagemCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO ensino de história e o desafio da aprendizagem dos alunos nas classes de aceleraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO presente estudo apresenta uma análise do Projeto Classes de Aceleração ou Correção de Fluxo , como é chamado no contexto da política pública educacional do Estado de São Paulo. O projeto foi implantado em 1996 e tem por objetivo buscar estratégias para a superação do fracasso escolar e o resgate da aprendizagem dos alunos com defasagem idade/série. Neste trabalho investiguei a implantação do projeto em sua segunda etapa, Classes de Aceleração do Ciclo II - 5ª a 8ª séries . Para isso foram pesquisadas 10 unidades escolares pertencentes a Diretoria de Ensino de Piracicaba. O estudo se inscreve no entrecruzamento de três eixos: a capacitação dos professores para a inserção, na disciplina de História, de um trabalho orientado pelas idéias da História Temática; a análise do material didático utilizado e a aprendizagem dos alunos. A pesquisa se desenvolveu a partir de leituras de documentos oficiais, entrevistas e questionários com os sujeitos envolvidos no projeto, assistentes técnicopedagógicos de História (ATP), coordenadores pedagógicos, diretores de escola, professores de História, além de análise de atividades desenvolvidas por alunos. O trabalho apresenta os resultados do projeto em uma escola de Piracicaba, de 2002 a 2004, por meio dos resultados de rendimento dos alunos nas provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), bem como a situação, em 2005, dos alunos egressos desse projeto. A pesquisa mostrou que havia uma certa expectativa, por parte da comunidade escolar, de que o projeto viesse a proporcionar uma melhoria nas condições de aprendizagem do aluno com distorção de idade/série. A conclusão desse estudo mostra, no entanto, que o projeto analisado trouxe consigo uma série de problemas: falta de condições básicas de leitura e escrita dos alunos que freqüentaram às salas de aceleração, material didático com textos impróprios para pessoas que carregam consigo não apenas uma defasagem de idade, mas, principalmente, defasagem de aprendizagem. A investigação revelou também a insegurança dos professores na implementação do Projeto em suas escolas e evidenciou o distanciamento entre a prática construída pelos professores em seu dia-a-dia e a proposta pedagógica estabelecida pelo material.-1-1e1406c33-5c82-442e-b082-784af0f9b530info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL2004.pdfapplication/pdf9949264https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2492/1/2004.pdf682bae092f1fd4941097c7101877f0e1MD51THUMBNAIL2004.pdf.jpg2004.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6210https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2492/2/2004.pdf.jpg2a35fd5643407bdf654179cb79d77fabMD52ufscar/24922023-09-18 18:30:50.36oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2492Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:50Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O ensino de história e o desafio da aprendizagem dos alunos nas classes de aceleração |
title |
O ensino de história e o desafio da aprendizagem dos alunos nas classes de aceleração |
spellingShingle |
O ensino de história e o desafio da aprendizagem dos alunos nas classes de aceleração Brancalion, Elayne Batista Siqueira Ensino de história Classe de aceleração Ensino - aprendizagem CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O ensino de história e o desafio da aprendizagem dos alunos nas classes de aceleração |
title_full |
O ensino de história e o desafio da aprendizagem dos alunos nas classes de aceleração |
title_fullStr |
O ensino de história e o desafio da aprendizagem dos alunos nas classes de aceleração |
title_full_unstemmed |
O ensino de história e o desafio da aprendizagem dos alunos nas classes de aceleração |
title_sort |
O ensino de história e o desafio da aprendizagem dos alunos nas classes de aceleração |
author |
Brancalion, Elayne Batista Siqueira |
author_facet |
Brancalion, Elayne Batista Siqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9727553407488788 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brancalion, Elayne Batista Siqueira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bittar, Marisa |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703663J6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
40272f39-b7ba-4b25-af37-a8eaca6cd65a |
contributor_str_mv |
Bittar, Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Classe de aceleração Ensino - aprendizagem |
topic |
Ensino de história Classe de aceleração Ensino - aprendizagem CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente estudo apresenta uma análise do Projeto Classes de Aceleração ou Correção de Fluxo , como é chamado no contexto da política pública educacional do Estado de São Paulo. O projeto foi implantado em 1996 e tem por objetivo buscar estratégias para a superação do fracasso escolar e o resgate da aprendizagem dos alunos com defasagem idade/série. Neste trabalho investiguei a implantação do projeto em sua segunda etapa, Classes de Aceleração do Ciclo II - 5ª a 8ª séries . Para isso foram pesquisadas 10 unidades escolares pertencentes a Diretoria de Ensino de Piracicaba. O estudo se inscreve no entrecruzamento de três eixos: a capacitação dos professores para a inserção, na disciplina de História, de um trabalho orientado pelas idéias da História Temática; a análise do material didático utilizado e a aprendizagem dos alunos. A pesquisa se desenvolveu a partir de leituras de documentos oficiais, entrevistas e questionários com os sujeitos envolvidos no projeto, assistentes técnicopedagógicos de História (ATP), coordenadores pedagógicos, diretores de escola, professores de História, além de análise de atividades desenvolvidas por alunos. O trabalho apresenta os resultados do projeto em uma escola de Piracicaba, de 2002 a 2004, por meio dos resultados de rendimento dos alunos nas provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), bem como a situação, em 2005, dos alunos egressos desse projeto. A pesquisa mostrou que havia uma certa expectativa, por parte da comunidade escolar, de que o projeto viesse a proporcionar uma melhoria nas condições de aprendizagem do aluno com distorção de idade/série. A conclusão desse estudo mostra, no entanto, que o projeto analisado trouxe consigo uma série de problemas: falta de condições básicas de leitura e escrita dos alunos que freqüentaram às salas de aceleração, material didático com textos impróprios para pessoas que carregam consigo não apenas uma defasagem de idade, mas, principalmente, defasagem de aprendizagem. A investigação revelou também a insegurança dos professores na implementação do Projeto em suas escolas e evidenciou o distanciamento entre a prática construída pelos professores em seu dia-a-dia e a proposta pedagógica estabelecida pelo material. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-03-20 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-10-23 2016-06-02T19:39:02Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:39:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRANCALION, Elayne Batista Siqueira. O ensino de história e o desafio da aprendizagem dos alunos nas classes de aceleração. 2006. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2492 |
identifier_str_mv |
BRANCALION, Elayne Batista Siqueira. O ensino de história e o desafio da aprendizagem dos alunos nas classes de aceleração. 2006. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
e1406c33-5c82-442e-b082-784af0f9b530 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2492/1/2004.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2492/2/2004.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
682bae092f1fd4941097c7101877f0e1 2a35fd5643407bdf654179cb79d77fab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715519789858816 |