Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15201 |
Resumo: | Games are playful means of developing skills and can contribute to the cognitive, motor and social field of children, including those with some type and degree of visual impairment. The aim of this article is to validate the concept of a board game for visually impaired children and, for that, a case study of an assistive product prototype elaborated in the discipline of Design and Development of Sustainable Products and Processes was carried out. Production Engineering course at a Public University of the State of São Paulo. They were explained in order to understand the participants' perception about the developed project and validate its concept. The results indicated the approval of the concept mainly for the following reasons: to promote the integration of visually impaired children and visionaries; for the simplicity of the game, highlighting a differential for the issue of low cost; for being easy to learn and playful. Some improvements were even suggested to increase the ease of use. It was concluded that inclusive games can influence a fairer society and encourage the development of children with or without visual impairment. |
id |
SCAR_7fa3fecf84e3184bd3cccbd8f9ef22b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15201 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Vieira, Higor Freitas ArrebolaFontes, Andréa Regina Martinshttp://lattes.cnpq.br/4848646681792317Borrás, Miguel Ángel Aireshttp://lattes.cnpq.br/0247842684077591http://lattes.cnpq.br/258103348874841030ec1569-7019-404d-bea6-c9afad16a6a52021-11-30T11:43:43Z2021-11-30T11:43:43Z2021-11-19VIEIRA, Higor Freitas Arrebola. Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15201.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15201Games are playful means of developing skills and can contribute to the cognitive, motor and social field of children, including those with some type and degree of visual impairment. The aim of this article is to validate the concept of a board game for visually impaired children and, for that, a case study of an assistive product prototype elaborated in the discipline of Design and Development of Sustainable Products and Processes was carried out. Production Engineering course at a Public University of the State of São Paulo. They were explained in order to understand the participants' perception about the developed project and validate its concept. The results indicated the approval of the concept mainly for the following reasons: to promote the integration of visually impaired children and visionaries; for the simplicity of the game, highlighting a differential for the issue of low cost; for being easy to learn and playful. Some improvements were even suggested to increase the ease of use. It was concluded that inclusive games can influence a fairer society and encourage the development of children with or without visual impairment.Os jogos são meios lúdicos de desenvolver habilidades e podem contribuir no campo cognitivo, motor e social das crianças, inclusive daquelas com algum tipo e grau de deficiência visual. O objetivo deste artigo é validar o conceito de um jogo de tabuleiro para crianças com deficiência visual e, para isso, foi realizado um estudo de caso de um protótipo de jogo assistivo elaborado na disciplina de Projeto e Desenvolvimento de Produtos e Processos Sustentáveis do curso de Engenharia de Produção de uma universidade pública do estado de São Paulo. Foram aplicadas entrevistas, afim de compreender a percepção dos participantes a respeito do projeto desenvolvido e validar seu conceito. Os resultados indicaram a aprovação do conceito principalmente pelas seguintes razões: por promover a integração de crianças com deficiência visual e videntes; pela simplicidade do jogo, destacando-se um diferencial para a questão de baixo custo; por ser de fácil aprendizado e lúdico. Foram ainda sugeridas algumas melhorias para aumentar a facilidade de uso. Concluiu-se que os jogos inclusivos podem influenciar uma sociedade mais justa e estimular o desenvolvimento de crianças com ou sem deficiência visual.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaEngenharia de Produção - EP-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTecnologia assistivaInclusãoJogoDeficiência visualAssistive productSkillsBoard gameENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTOENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOENGENHARIASProduto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiroAssistive resource for visually impaired children: case study of a board game designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600c0634669-4d86-49e7-a168-5d1593b03805reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15201/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALArtigo_Final_Higor.pdfArtigo_Final_Higor.pdfArtigo Finalapplication/pdf298580https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15201/1/Artigo_Final_Higor.pdf41849a86bf0e418b5cbe7ab281573bc4MD51TEXTArtigo_Final_Higor.pdf.txtArtigo_Final_Higor.pdf.txtExtracted texttext/plain46523https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15201/3/Artigo_Final_Higor.pdf.txtf4ef70a95ccb5d6f1f444bb0b5c31f57MD53THUMBNAILArtigo_Final_Higor.pdf.jpgArtigo_Final_Higor.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg18624https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15201/4/Artigo_Final_Higor.pdf.jpg5da06db5adde28fea4469e63f23499daMD54ufscar/152012023-09-18 18:32:23.303oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15201Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:23Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Assistive resource for visually impaired children: case study of a board game design |
title |
Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro |
spellingShingle |
Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro Vieira, Higor Freitas Arrebola Tecnologia assistiva Inclusão Jogo Deficiência visual Assistive product Skills Board game ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO ENGENHARIAS |
title_short |
Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro |
title_full |
Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro |
title_fullStr |
Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro |
title_full_unstemmed |
Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro |
title_sort |
Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro |
author |
Vieira, Higor Freitas Arrebola |
author_facet |
Vieira, Higor Freitas Arrebola |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2581033488748410 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Higor Freitas Arrebola |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fontes, Andréa Regina Martins |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4848646681792317 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Borrás, Miguel Ángel Aires |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0247842684077591 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
30ec1569-7019-404d-bea6-c9afad16a6a5 |
contributor_str_mv |
Fontes, Andréa Regina Martins Borrás, Miguel Ángel Aires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva Inclusão Jogo Deficiência visual |
topic |
Tecnologia assistiva Inclusão Jogo Deficiência visual Assistive product Skills Board game ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO ENGENHARIAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Assistive product Skills Board game |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO ENGENHARIAS |
description |
Games are playful means of developing skills and can contribute to the cognitive, motor and social field of children, including those with some type and degree of visual impairment. The aim of this article is to validate the concept of a board game for visually impaired children and, for that, a case study of an assistive product prototype elaborated in the discipline of Design and Development of Sustainable Products and Processes was carried out. Production Engineering course at a Public University of the State of São Paulo. They were explained in order to understand the participants' perception about the developed project and validate its concept. The results indicated the approval of the concept mainly for the following reasons: to promote the integration of visually impaired children and visionaries; for the simplicity of the game, highlighting a differential for the issue of low cost; for being easy to learn and playful. Some improvements were even suggested to increase the ease of use. It was concluded that inclusive games can influence a fairer society and encourage the development of children with or without visual impairment. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-30T11:43:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-30T11:43:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIEIRA, Higor Freitas Arrebola. Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15201. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15201 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Higor Freitas Arrebola. Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15201. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
c0634669-4d86-49e7-a168-5d1593b03805 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Engenharia de Produção - EP-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Engenharia de Produção - EP-So |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15201/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15201/1/Artigo_Final_Higor.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15201/3/Artigo_Final_Higor.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15201/4/Artigo_Final_Higor.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 41849a86bf0e418b5cbe7ab281573bc4 f4ef70a95ccb5d6f1f444bb0b5c31f57 5da06db5adde28fea4469e63f23499da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715639800430592 |