Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Higor Freitas Arrebola
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15201
Resumo: Games are playful means of developing skills and can contribute to the cognitive, motor and social field of children, including those with some type and degree of visual impairment. The aim of this article is to validate the concept of a board game for visually impaired children and, for that, a case study of an assistive product prototype elaborated in the discipline of Design and Development of Sustainable Products and Processes was carried out. Production Engineering course at a Public University of the State of São Paulo. They were explained in order to understand the participants' perception about the developed project and validate its concept. The results indicated the approval of the concept mainly for the following reasons: to promote the integration of visually impaired children and visionaries; for the simplicity of the game, highlighting a differential for the issue of low cost; for being easy to learn and playful. Some improvements were even suggested to increase the ease of use. It was concluded that inclusive games can influence a fairer society and encourage the development of children with or without visual impairment.
id SCAR_7fa3fecf84e3184bd3cccbd8f9ef22b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15201
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Vieira, Higor Freitas ArrebolaFontes, Andréa Regina Martinshttp://lattes.cnpq.br/4848646681792317Borrás, Miguel Ángel Aireshttp://lattes.cnpq.br/0247842684077591http://lattes.cnpq.br/258103348874841030ec1569-7019-404d-bea6-c9afad16a6a52021-11-30T11:43:43Z2021-11-30T11:43:43Z2021-11-19VIEIRA, Higor Freitas Arrebola. Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15201.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15201Games are playful means of developing skills and can contribute to the cognitive, motor and social field of children, including those with some type and degree of visual impairment. The aim of this article is to validate the concept of a board game for visually impaired children and, for that, a case study of an assistive product prototype elaborated in the discipline of Design and Development of Sustainable Products and Processes was carried out. Production Engineering course at a Public University of the State of São Paulo. They were explained in order to understand the participants' perception about the developed project and validate its concept. The results indicated the approval of the concept mainly for the following reasons: to promote the integration of visually impaired children and visionaries; for the simplicity of the game, highlighting a differential for the issue of low cost; for being easy to learn and playful. Some improvements were even suggested to increase the ease of use. It was concluded that inclusive games can influence a fairer society and encourage the development of children with or without visual impairment.Os jogos são meios lúdicos de desenvolver habilidades e podem contribuir no campo cognitivo, motor e social das crianças, inclusive daquelas com algum tipo e grau de deficiência visual. O objetivo deste artigo é validar o conceito de um jogo de tabuleiro para crianças com deficiência visual e, para isso, foi realizado um estudo de caso de um protótipo de jogo assistivo elaborado na disciplina de Projeto e Desenvolvimento de Produtos e Processos Sustentáveis do curso de Engenharia de Produção de uma universidade pública do estado de São Paulo. Foram aplicadas entrevistas, afim de compreender a percepção dos participantes a respeito do projeto desenvolvido e validar seu conceito. Os resultados indicaram a aprovação do conceito principalmente pelas seguintes razões: por promover a integração de crianças com deficiência visual e videntes; pela simplicidade do jogo, destacando-se um diferencial para a questão de baixo custo; por ser de fácil aprendizado e lúdico. Foram ainda sugeridas algumas melhorias para aumentar a facilidade de uso. Concluiu-se que os jogos inclusivos podem influenciar uma sociedade mais justa e estimular o desenvolvimento de crianças com ou sem deficiência visual.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaEngenharia de Produção - EP-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTecnologia assistivaInclusãoJogoDeficiência visualAssistive productSkillsBoard gameENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTOENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOENGENHARIASProduto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiroAssistive resource for visually impaired children: case study of a board game designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600c0634669-4d86-49e7-a168-5d1593b03805reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15201/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALArtigo_Final_Higor.pdfArtigo_Final_Higor.pdfArtigo Finalapplication/pdf298580https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15201/1/Artigo_Final_Higor.pdf41849a86bf0e418b5cbe7ab281573bc4MD51TEXTArtigo_Final_Higor.pdf.txtArtigo_Final_Higor.pdf.txtExtracted texttext/plain46523https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15201/3/Artigo_Final_Higor.pdf.txtf4ef70a95ccb5d6f1f444bb0b5c31f57MD53THUMBNAILArtigo_Final_Higor.pdf.jpgArtigo_Final_Higor.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg18624https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15201/4/Artigo_Final_Higor.pdf.jpg5da06db5adde28fea4469e63f23499daMD54ufscar/152012023-09-18 18:32:23.303oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15201Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:23Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Assistive resource for visually impaired children: case study of a board game design
title Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro
spellingShingle Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro
Vieira, Higor Freitas Arrebola
Tecnologia assistiva
Inclusão
Jogo
Deficiência visual
Assistive product
Skills
Board game
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
ENGENHARIAS
title_short Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro
title_full Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro
title_fullStr Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro
title_full_unstemmed Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro
title_sort Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro
author Vieira, Higor Freitas Arrebola
author_facet Vieira, Higor Freitas Arrebola
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2581033488748410
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Higor Freitas Arrebola
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fontes, Andréa Regina Martins
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4848646681792317
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Borrás, Miguel Ángel Aires
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0247842684077591
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 30ec1569-7019-404d-bea6-c9afad16a6a5
contributor_str_mv Fontes, Andréa Regina Martins
Borrás, Miguel Ángel Aires
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia assistiva
Inclusão
Jogo
Deficiência visual
topic Tecnologia assistiva
Inclusão
Jogo
Deficiência visual
Assistive product
Skills
Board game
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
ENGENHARIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Assistive product
Skills
Board game
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
ENGENHARIAS
description Games are playful means of developing skills and can contribute to the cognitive, motor and social field of children, including those with some type and degree of visual impairment. The aim of this article is to validate the concept of a board game for visually impaired children and, for that, a case study of an assistive product prototype elaborated in the discipline of Design and Development of Sustainable Products and Processes was carried out. Production Engineering course at a Public University of the State of São Paulo. They were explained in order to understand the participants' perception about the developed project and validate its concept. The results indicated the approval of the concept mainly for the following reasons: to promote the integration of visually impaired children and visionaries; for the simplicity of the game, highlighting a differential for the issue of low cost; for being easy to learn and playful. Some improvements were even suggested to increase the ease of use. It was concluded that inclusive games can influence a fairer society and encourage the development of children with or without visual impairment.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-30T11:43:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-30T11:43:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA, Higor Freitas Arrebola. Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15201.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15201
identifier_str_mv VIEIRA, Higor Freitas Arrebola. Produto assistivo para crianças com deficiência visual: estudo de caso do projeto de um jogo de tabuleiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15201.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv c0634669-4d86-49e7-a168-5d1593b03805
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Engenharia de Produção - EP-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Engenharia de Produção - EP-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15201/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15201/1/Artigo_Final_Higor.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15201/3/Artigo_Final_Higor.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15201/4/Artigo_Final_Higor.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
41849a86bf0e418b5cbe7ab281573bc4
f4ef70a95ccb5d6f1f444bb0b5c31f57
5da06db5adde28fea4469e63f23499da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715639800430592