Possibilidades do uso de portfólios na aprendizagem da língua materna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2677 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo geral compreender quais as possibilidades do uso dos portfólios reflexivos como estratégia de formação e avaliação para a aprendizagem da língua materna no 1º ciclo do ensino fundamental. O estudo foi construído a partir de uma intervenção, realizada com o conteúdo curricular de Língua Materna em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, tendo como objetivos: a) escrever e analisar a experiência de utilizar os portfólios reflexivos como possibilidade de avaliação da aprendizagem da Língua Materna analisando as potencialidades e dificuldades do uso deste instrumento para a avaliação formativa; b) analisar a potencialidade do uso do portfólio como um instrumento de avaliação, identificando as potencialidades desta prática da avaliação formativa na turma investigada; c) analisar a potencialidade formativa de uso do instrumento na apropriação da Língua Materna; d) investigar as formas de apropriação/utilização deste instrumento no trabalho pedagógico em sala de aula e sua influência nas formas de avaliação do professor e no processo de desenvolvimento do aluno. Trata-se de uma situação peculiar em que a professora torna-se pesquisadora e adota como corpus de análise os portfólios que foram construídos pelos alunos. Os procedimentos metodológicos utilizados no estudo pautam-se nos princípios da pesquisa qualitativa. A hipótese inicial da pesquisa, acerca das possibilidades do uso de portfólios na aquisição da Língua Materna se confirma, no sentido de que ficou demonstrado que houve essa apropriação, do ponto de vista da expressão de ideias e da valorização da língua da forma como ela é socialmente utilizada por estes alunos em suas vidas. Dessa forma, respondendo à questão de pesquisa, foi identificado que as possibilidades do uso de portfólios consistem justamente no desenvolvimento da reflexão dos alunos sobre seu processo de aprendizagem, colocando-se como sujeitos participativos e responsáveis por sua trajetória, respeitando seu tempo de aprendizagem e possibilitando o desenvolvimento de sua criticidade e argumentação sobre este processo. Do ponto de vista da norma culta da língua, no período da pesquisa não pudemos observar a superação de muitas dificuldades de ordem gramatical que foram recorrentes durante todo o processo, neste aspecto devemos ressaltar que possivelmente essa dificuldade decorra do tipo de língua falada por aquelas pessoas, e que a progressão continuada, ao cumprir efetivamente seus pressupostos, deve prosseguir com essa aprendizagem. Acrescenta-se a isso o fato de que o objetivo do uso do portfólio nesta pesquisa não consistia em diminuir ou debelar os erros gramaticais, e sim incentivar a produção escrita destes alunos que passaram a escrever muito e com muito prazer e empenho. Não pretendemos desvalorizar a aprendizagem da norma padrão da Língua Materna, mas defender a necessidade de, dentro da escola, valorizarmos os saberes dos nossos alunos e incentivarmos a produção de novos saberes que façam sentido também em sua vida fora do ambiente escolar e nesse sentido o portfólio foi um grande facilitador do desenvolvimento do processo de escrita destes alunos. |
id |
SCAR_80af50c0d8d10fe07e8ebd2c6ce39d6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2677 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Cerminaro, Maria CecíliaLima, Emília Freitas dehttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703325P2http://lattes.cnpq.br/9790614365588296856ab990-9732-4f7e-91ac-a87d102bd8082016-06-02T19:39:37Z2013-09-042016-06-02T19:39:37Z2013-06-28https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2677application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBRAvaliação educacionalPorta-fólios em educaçãoLíngua maternaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPossibilidades do uso de portfólios na aprendizagem da língua maternainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEste trabalho tem por objetivo geral compreender quais as possibilidades do uso dos portfólios reflexivos como estratégia de formação e avaliação para a aprendizagem da língua materna no 1º ciclo do ensino fundamental. O estudo foi construído a partir de uma intervenção, realizada com o conteúdo curricular de Língua Materna em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, tendo como objetivos: a) escrever e analisar a experiência de utilizar os portfólios reflexivos como possibilidade de avaliação da aprendizagem da Língua Materna analisando as potencialidades e dificuldades do uso deste instrumento para a avaliação formativa; b) analisar a potencialidade do uso do portfólio como um instrumento de avaliação, identificando as potencialidades desta prática da avaliação formativa na turma investigada; c) analisar a potencialidade formativa de uso do instrumento na apropriação da Língua Materna; d) investigar as formas de apropriação/utilização deste instrumento no trabalho pedagógico em sala de aula e sua influência nas formas de avaliação do professor e no processo de desenvolvimento do aluno. Trata-se de uma situação peculiar em que a professora torna-se pesquisadora e adota como corpus de análise os portfólios que foram construídos pelos alunos. Os procedimentos metodológicos utilizados no estudo pautam-se nos princípios da pesquisa qualitativa. A hipótese inicial da pesquisa, acerca das possibilidades do uso de portfólios na aquisição da Língua Materna se confirma, no sentido de que ficou demonstrado que houve essa apropriação, do ponto de vista da expressão de ideias e da valorização da língua da forma como ela é socialmente utilizada por estes alunos em suas vidas. Dessa forma, respondendo à questão de pesquisa, foi identificado que as possibilidades do uso de portfólios consistem justamente no desenvolvimento da reflexão dos alunos sobre seu processo de aprendizagem, colocando-se como sujeitos participativos e responsáveis por sua trajetória, respeitando seu tempo de aprendizagem e possibilitando o desenvolvimento de sua criticidade e argumentação sobre este processo. Do ponto de vista da norma culta da língua, no período da pesquisa não pudemos observar a superação de muitas dificuldades de ordem gramatical que foram recorrentes durante todo o processo, neste aspecto devemos ressaltar que possivelmente essa dificuldade decorra do tipo de língua falada por aquelas pessoas, e que a progressão continuada, ao cumprir efetivamente seus pressupostos, deve prosseguir com essa aprendizagem. Acrescenta-se a isso o fato de que o objetivo do uso do portfólio nesta pesquisa não consistia em diminuir ou debelar os erros gramaticais, e sim incentivar a produção escrita destes alunos que passaram a escrever muito e com muito prazer e empenho. Não pretendemos desvalorizar a aprendizagem da norma padrão da Língua Materna, mas defender a necessidade de, dentro da escola, valorizarmos os saberes dos nossos alunos e incentivarmos a produção de novos saberes que façam sentido também em sua vida fora do ambiente escolar e nesse sentido o portfólio foi um grande facilitador do desenvolvimento do processo de escrita destes alunos.-1-10f6fc182-bb60-4660-9267-80aa895417bdinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5342.pdfapplication/pdf8981744https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2677/1/5342.pdf7ec8a0e875106d392e18aa606ff9ab3cMD51TEXT5342.pdf.txt5342.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2677/2/5342.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5342.pdf.jpg5342.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6456https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2677/3/5342.pdf.jpg254074a648c8b2b3686f2035228271e5MD53ufscar/26772023-09-18 18:31:31.613oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2677Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:31Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Possibilidades do uso de portfólios na aprendizagem da língua materna |
title |
Possibilidades do uso de portfólios na aprendizagem da língua materna |
spellingShingle |
Possibilidades do uso de portfólios na aprendizagem da língua materna Cerminaro, Maria Cecília Avaliação educacional Porta-fólios em educação Língua materna CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Possibilidades do uso de portfólios na aprendizagem da língua materna |
title_full |
Possibilidades do uso de portfólios na aprendizagem da língua materna |
title_fullStr |
Possibilidades do uso de portfólios na aprendizagem da língua materna |
title_full_unstemmed |
Possibilidades do uso de portfólios na aprendizagem da língua materna |
title_sort |
Possibilidades do uso de portfólios na aprendizagem da língua materna |
author |
Cerminaro, Maria Cecília |
author_facet |
Cerminaro, Maria Cecília |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9790614365588296 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerminaro, Maria Cecília |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Emília Freitas de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703325P2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
856ab990-9732-4f7e-91ac-a87d102bd808 |
contributor_str_mv |
Lima, Emília Freitas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Porta-fólios em educação Língua materna |
topic |
Avaliação educacional Porta-fólios em educação Língua materna CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho tem por objetivo geral compreender quais as possibilidades do uso dos portfólios reflexivos como estratégia de formação e avaliação para a aprendizagem da língua materna no 1º ciclo do ensino fundamental. O estudo foi construído a partir de uma intervenção, realizada com o conteúdo curricular de Língua Materna em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, tendo como objetivos: a) escrever e analisar a experiência de utilizar os portfólios reflexivos como possibilidade de avaliação da aprendizagem da Língua Materna analisando as potencialidades e dificuldades do uso deste instrumento para a avaliação formativa; b) analisar a potencialidade do uso do portfólio como um instrumento de avaliação, identificando as potencialidades desta prática da avaliação formativa na turma investigada; c) analisar a potencialidade formativa de uso do instrumento na apropriação da Língua Materna; d) investigar as formas de apropriação/utilização deste instrumento no trabalho pedagógico em sala de aula e sua influência nas formas de avaliação do professor e no processo de desenvolvimento do aluno. Trata-se de uma situação peculiar em que a professora torna-se pesquisadora e adota como corpus de análise os portfólios que foram construídos pelos alunos. Os procedimentos metodológicos utilizados no estudo pautam-se nos princípios da pesquisa qualitativa. A hipótese inicial da pesquisa, acerca das possibilidades do uso de portfólios na aquisição da Língua Materna se confirma, no sentido de que ficou demonstrado que houve essa apropriação, do ponto de vista da expressão de ideias e da valorização da língua da forma como ela é socialmente utilizada por estes alunos em suas vidas. Dessa forma, respondendo à questão de pesquisa, foi identificado que as possibilidades do uso de portfólios consistem justamente no desenvolvimento da reflexão dos alunos sobre seu processo de aprendizagem, colocando-se como sujeitos participativos e responsáveis por sua trajetória, respeitando seu tempo de aprendizagem e possibilitando o desenvolvimento de sua criticidade e argumentação sobre este processo. Do ponto de vista da norma culta da língua, no período da pesquisa não pudemos observar a superação de muitas dificuldades de ordem gramatical que foram recorrentes durante todo o processo, neste aspecto devemos ressaltar que possivelmente essa dificuldade decorra do tipo de língua falada por aquelas pessoas, e que a progressão continuada, ao cumprir efetivamente seus pressupostos, deve prosseguir com essa aprendizagem. Acrescenta-se a isso o fato de que o objetivo do uso do portfólio nesta pesquisa não consistia em diminuir ou debelar os erros gramaticais, e sim incentivar a produção escrita destes alunos que passaram a escrever muito e com muito prazer e empenho. Não pretendemos desvalorizar a aprendizagem da norma padrão da Língua Materna, mas defender a necessidade de, dentro da escola, valorizarmos os saberes dos nossos alunos e incentivarmos a produção de novos saberes que façam sentido também em sua vida fora do ambiente escolar e nesse sentido o portfólio foi um grande facilitador do desenvolvimento do processo de escrita destes alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-09-04 2016-06-02T19:39:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:39:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2677 |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
0f6fc182-bb60-4660-9267-80aa895417bd |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2677/1/5342.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2677/2/5342.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2677/3/5342.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ec8a0e875106d392e18aa606ff9ab3c d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 254074a648c8b2b3686f2035228271e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715521296662528 |