Avaliação da perda de carga em um lavador Venturi de seção circular
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13636 |
Resumo: | This work aimed to experimentally evaluate how the number of liquid injection holes, the Gas-Liquid ratio and the penetration of the liquid jet affect the pressure drop in a Venturi scrubber with circular section. It was analyzed how the pressure drop behaved, varying the number of liquid injection holes from 3 to 6, the liquid flow from 250 mL / min to 1500 mL /min at intervals of 250 mL / min and at gas speeds at throat of 52.4, 61.4, 67.3 and 73.3 m / s. The washing liquid used in the experiments was water, kept at room temperature and the Venturi washer used with a circular section with a diameter equal to 33 mm and a divergente section length of 86 mm. The experimental results confirmed that the increase in liquid flow causes an increase in pressure drop due to greater energy dissipation. In addition, the increase in the velocity of the injected gas causes a decrease in the penetration of the jet, due to na increase in the drag force and that by varying the number of orifices from 3 to 6, the jets became less penetrating. The experimental results were also compared with analytical models by YUNG et al. (1977) and CALVERT (1970), and proved to be quite coherent. However, it was possible to observe a departure from the absolute values obtained that can be justified by the fact that the models establish some hypotheses that do not take into account the number of injection orifices and other behaviors. |
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The washing liquid used in the experiments was water, kept at room temperature and the Venturi washer used with a circular section with a diameter equal to 33 mm and a divergente section length of 86 mm. The experimental results confirmed that the increase in liquid flow causes an increase in pressure drop due to greater energy dissipation. In addition, the increase in the velocity of the injected gas causes a decrease in the penetration of the jet, due to na increase in the drag force and that by varying the number of orifices from 3 to 6, the jets became less penetrating. The experimental results were also compared with analytical models by YUNG et al. (1977) and CALVERT (1970), and proved to be quite coherent. However, it was possible to observe a departure from the absolute values obtained that can be justified by the fact that the models establish some hypotheses that do not take into account the number of injection orifices and other behaviors.Este trabalho teve por objetivo avaliar experimentalmente como o número de orifícios de injeção de líquido, a razão Gás-Líquido e a penetração do jato líquido afetam a perda de carga em lavador Venturi com seção circular. Analisou-se como a queda de pressão se comportava variando o número de orifícios de injeção do líquido de 3 para 6, a vazão do líquido de 250 mL/min até 1500 mL/min em intervalos de 250 mL/min e a velocidades do gás na garganta de 52.4, 61.4, 67.3 e 73.3 m/s. O líquido de lavagem utilizado nos experimentos foi a água, mantida à temperatura ambiente e o lavador Venturi utilizado de seção circular com diâmetro igual a 33 mm e comprimento da seção divergente de 86 mm. Os resultados experimentais confirmaram que o aumento da vazão de líquido provoca um aumento na queda de pressão devido à maior dissipação de energia. Além disso, o aumento da velocidade de gás injetado provoca uma diminuição da penetração do jato, devido ao aumento na força de arraste e que ao variar o número de orifícios de 3 para 6, os jatos tornavam-se menos penetrantes. Os resultados experimentais também foram comparados com modelos analíticos de YUNG et al. (1977) e CALVERT (1970), e se mostraram bastante coerentes. Entretanto, foi possível observar um distanciamento dos valores absolutos obtidos que pode ser justificado pelo fato dos modelos estabelecerem algumas hipóteses que não levam em consideração o número de orifícios de injeção e outros comportamentosNão recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosEngenharia Química - EQUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLavador Venturi, Queda de Pressão, Injeção de líquidoVenturi Scrubber, Pressure Drop, Liquid InjectionENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICAAvaliação da perda de carga em um lavador Venturi de seção circularPressure drop evaluation in a venturi scrubber with circular section.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600b09cec26-df91-4551-8420-8b8b02ccc6a6reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALRodolfo - TCC-Final.pdfRodolfo - TCC-Final.pdfTG-Rodolfo Gregori-EQapplication/pdf1444703https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13636/1/Rodolfo%20-%20TCC-Final.pdf608d66c7766dcac9c8a58ae6fb225a68MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13636/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTRodolfo - TCC-Final.pdf.txtRodolfo - TCC-Final.pdf.txtExtracted texttext/plain91592https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13636/3/Rodolfo%20-%20TCC-Final.pdf.txt2698ce4337cb03a6ab3578a2c1effa69MD53THUMBNAILRodolfo - TCC-Final.pdf.jpgRodolfo - TCC-Final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6541https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13636/4/Rodolfo%20-%20TCC-Final.pdf.jpg9cc85c924534be92faa504f85268b26bMD54ufscar/136362023-09-18 18:32:05.194oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13636Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:05Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
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