Ensinando condutividade e resistividade através de jogo eletrônico: corrida eletrônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Leandro Carvalho de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17003
Resumo: The concepts of conduction and electrical resistance are important themes, but not much explored in the Physics teaching literature, especially in basic education. This encouraged the desire to address the topic in order to looking for mechanisms to make physics classes more attractive. In particular, through the use of technology with tools that students are used to dealing with, such as games. The educational product developed involves an adequate didactic sequence in a videogame that addresses electrical conductivity and resistivity in a playful way. The didactic sequence was designed to introduce the game in a natural and recreational way. As a theoretical framework for the assessment of learning, we adopted the theory of meaningful learning by David Ausubel. For the development of the game, the Construct 2 platform was chosen and used, which allows the construction of a 2D game in a simple and self-intuitive way. The educational product was applied to students of the 3rd grade of high school at a school located in the city of Tietê, in the interior of São Paulo. The application of the educational product was divided into 5 stages, taking into account the following order: survey of previous knowledge, lectures and dialogues, application of the game, evaluation and verification of significant learning. The results obtained in the application of the product are promising and show important points of significant learning of the students involved.
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The educational product developed involves an adequate didactic sequence in a videogame that addresses electrical conductivity and resistivity in a playful way. The didactic sequence was designed to introduce the game in a natural and recreational way. As a theoretical framework for the assessment of learning, we adopted the theory of meaningful learning by David Ausubel. For the development of the game, the Construct 2 platform was chosen and used, which allows the construction of a 2D game in a simple and self-intuitive way. The educational product was applied to students of the 3rd grade of high school at a school located in the city of Tietê, in the interior of São Paulo. The application of the educational product was divided into 5 stages, taking into account the following order: survey of previous knowledge, lectures and dialogues, application of the game, evaluation and verification of significant learning. The results obtained in the application of the product are promising and show important points of significant learning of the students involved.Os conceitos sobre condução e resistência elétrica são temas importantes, mas, pouco explorados na literatura de ensino de Física, principalmente na educação básica. Isto, incentivou a vontade de abordar o tema além de procurar mecanismos para tornar as aulas de físicas mais atrativas. Em especial, através do uso da tecnologia com ferramentas que os alunos estejam acostumados a lidar, tais como jogos. O produto educacional desenvolvido envolve uma sequência didática adequada em um jogo eletrônico que aborda a condutividade e a resistividade elétrica de uma maneira lúdica. A sequência didática foi elaborada de forma a introduzir o jogo de uma forma natural e lúdica. Como referencial teórico para a avaliação da aprendizagem adotamos a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Para o desenvolvimento do jogo foi escolhido e utilizado a plataforma Construct 2, esta permite a construção do jogo em duas dimensões de forma simples e auto intuitiva. O produto educacional desenvolvido foi aplicado aos alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola localizada na cidade de Tietê, interior de São Paulo. A aplicação do produto educacional foi dividida em 5 etapas levando em consideração a seguinte ordem: levantamento dos conhecimentos prévios, aulas expositivas e dialogadas, aplicação do jogo, avaliação e verificação da aprendizagem significativa. Os resultados obtidos na aplicação do produto mostram-se promissores e evidenciam pontos importantes de aprendizagem significativa dos alunos envolvidos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGameElectricityResistivityConductivityInformation and Communication TechnologiesJogoFísicaEletricidadeResistividadeCondutividadeTecnologias da Informação e ComunicaçãoCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALEnsinando condutividade e resistividade através de jogo eletrônico: corrida eletrônicaTeaching conductivity and resistivity through a videogame: corrida eletrônicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6006000ade00a7-03b8-493f-ba84-79c29b3cd614reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17003/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO MESTRADO LEANDRO CARVALHO DE OLIVEIRA - VERSÃO FINAL.pdfDISSERTAÇÃO MESTRADO LEANDRO CARVALHO DE OLIVEIRA - VERSÃO FINAL.pdfapplication/pdf7415943https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17003/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MESTRADO%20LEANDRO%20CARVALHO%20DE%20OLIVEIRA%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf12ebd9c71dfa9e66da1ca8073b8094faMD51PRODUTO EDUCACIONAL.pdfPRODUTO EDUCACIONAL.pdfapplication/pdf15425391https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17003/3/PRODUTO%20EDUCACIONAL.pdf2b2ad7a21587733243c74dce5b5470d8MD53Carta-Repositorio_assinado.pdfCarta-Repositorio_assinado.pdfapplication/pdf122653https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17003/4/Carta-Repositorio_assinado.pdf9c5f94e34cb65bba5302b10c9f71c219MD54TEXTDISSERTAÇÃO MESTRADO LEANDRO CARVALHO DE OLIVEIRA - VERSÃO FINAL.pdf.txtDISSERTAÇÃO MESTRADO LEANDRO CARVALHO DE OLIVEIRA - VERSÃO FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain99930https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17003/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MESTRADO%20LEANDRO%20CARVALHO%20DE%20OLIVEIRA%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf.txt1f9c90c025d1d6064c45a92e33c0d10cMD56PRODUTO EDUCACIONAL.pdf.txtPRODUTO EDUCACIONAL.pdf.txtExtracted texttext/plain17470https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17003/8/PRODUTO%20EDUCACIONAL.pdf.txt3b5abdfc69616a77ca4664bf72800dafMD58Carta-Repositorio_assinado.pdf.txtCarta-Repositorio_assinado.pdf.txtExtracted texttext/plain1245https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17003/10/Carta-Repositorio_assinado.pdf.txte1039a2556f42599bfbf5f5ba7507ce4MD510THUMBNAILDISSERTAÇÃO MESTRADO LEANDRO CARVALHO DE OLIVEIRA - VERSÃO FINAL.pdf.jpgDISSERTAÇÃO MESTRADO LEANDRO CARVALHO DE OLIVEIRA - VERSÃO FINAL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg11649https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17003/7/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MESTRADO%20LEANDRO%20CARVALHO%20DE%20OLIVEIRA%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf.jpga63858b7248b92055bd97c5e365b4a53MD57PRODUTO EDUCACIONAL.pdf.jpgPRODUTO EDUCACIONAL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg28976https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17003/9/PRODUTO%20EDUCACIONAL.pdf.jpg81db14793d17721608addddb210b803bMD59Carta-Repositorio_assinado.pdf.jpgCarta-Repositorio_assinado.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12949https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17003/11/Carta-Repositorio_assinado.pdf.jpg60744efd00878932af795f2b4e6e3041MD511ufscar/170032024-02-15 18:30:28.153oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17003Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-02-15T18:30:28Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
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