Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15046 |
Resumo: | As migrações internacionais são assunto discutido em todo o mundo nas mais diversas áreas do conhecimento, incluindo a Educação. A presente pesquisa tem por objetivo conhecer e compreender os processos de acolhimento das crianças haitianas nas pré-escolas públicas do município de Sorocaba-SP, Brasil. Buscamos, também, identificar e analisar o papel que as interações e as brincadeiras – eixos norteadores da Educação Infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEIs) - podem exercer nesse acolhimento. Intenta, ainda, levantar as referências disponíveis e aprofundar leituras e estudos sobre as relações entre migração e educação. Busca, igualmente, por meio de entrevistas com docentes, identificar os principais desafios encontrados nas experiências com as crianças haitianas, que, além de migrantes, são negras. Além disso, este trabalho visa analisar documentos oficiais da Secretaria da Educação no intuito de traçar um panorama das crianças migrantes matriculadas na rede pública de Educação Infantil de Sorocaba. Baseamos nossos estudos sobre migração em Katia Norões (2016, 2018, 2020), Abdelmalek Sayad (1998), Ethel Volfzon Kosminsky (2000), Demartini (2011, 2012, 2017). A metodologia está pautada na pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e análise das entrevistas das docentes. As conclusões da pesquisa apontam que o número de crianças haitianas matriculadas na rede municipal de Sorocaba é grande e que os desafios das professoras também o são. Dentre esses desafios, estão a falta de políticas públicas voltadas às crianças migrantes e a comunicação com as crianças e suas famílias (idioma). |
id |
SCAR_8423ff545ac4e98c1258867606fdcd6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15046 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Lorzing, Renata de Moura SantosSantos, Maria Walburga doshttp://lattes.cnpq.br/2954227254025696http://lattes.cnpq.br/560925169889392827d1a3d5-1077-4ce5-a01a-6882d0632ca82021-10-26T13:12:09Z2021-10-26T13:12:09Z2021-08-26LORZING, Renata de Moura Santos. Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15046.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15046As migrações internacionais são assunto discutido em todo o mundo nas mais diversas áreas do conhecimento, incluindo a Educação. A presente pesquisa tem por objetivo conhecer e compreender os processos de acolhimento das crianças haitianas nas pré-escolas públicas do município de Sorocaba-SP, Brasil. Buscamos, também, identificar e analisar o papel que as interações e as brincadeiras – eixos norteadores da Educação Infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEIs) - podem exercer nesse acolhimento. Intenta, ainda, levantar as referências disponíveis e aprofundar leituras e estudos sobre as relações entre migração e educação. Busca, igualmente, por meio de entrevistas com docentes, identificar os principais desafios encontrados nas experiências com as crianças haitianas, que, além de migrantes, são negras. Além disso, este trabalho visa analisar documentos oficiais da Secretaria da Educação no intuito de traçar um panorama das crianças migrantes matriculadas na rede pública de Educação Infantil de Sorocaba. Baseamos nossos estudos sobre migração em Katia Norões (2016, 2018, 2020), Abdelmalek Sayad (1998), Ethel Volfzon Kosminsky (2000), Demartini (2011, 2012, 2017). A metodologia está pautada na pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e análise das entrevistas das docentes. As conclusões da pesquisa apontam que o número de crianças haitianas matriculadas na rede municipal de Sorocaba é grande e que os desafios das professoras também o são. Dentre esses desafios, estão a falta de políticas públicas voltadas às crianças migrantes e a comunicação com as crianças e suas famílias (idioma).International migrations is a subject discussed all over the world in the most diverse areas of knowledge, including Education. This research aims to understand and understand the processes of welcoming Haitian children in public preschools in the city of Sorocaba-SP, Brazil. We also seek to identify and analyze the role that interactions and games – guiding principles of Early Childhood Education, according to the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEIs) – can play in this embracement. It also intends to raise available references and deepen readings and studies on the relationship between migration and education. It also seeks, through interviews with teachers, to identify the main challenges encountered in the experiences with Haitian children, who, in addition to being migrants, are black. In addition, this academic thesis aims to analyze official documents of the Department of Education in order to draw an overview of migrant children enrolled in the public network of early childhood education in Sorocaba. We base our studies on migration on Katia Norões (2016, 2018, 2020), Abdelmalek Sayad (1998), Ethel Volfzon Kosminsky (2000), Demartini (2011, 2012, 2017). The methodology is based on qualitative research, with literature review and analysis of interviews with teachers. The survey's findings indicate that the number of Haitian children enrolled in the municipal network of Sorocaba is large and that the challenges faced by teachers are also large. Among these challenges are the lack of public policies aimed at migrant children and communication with children and their families (language).Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação infantilCrianças haitianasMigraçãoAcolhimentoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEarly childhood educationHaitian childrenMigrationWelcomingCrianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019)Haitian children in early childhood education in Sorocaba - SP (2011-2019)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6006002f0046ef-3a9b-4074-9094-de7c4d571a1breponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALCarta comprovante orientador Renata_Lorzing_ass.pdfCarta comprovante orientador Renata_Lorzing_ass.pdfapplication/pdf134893https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/1/Carta%20comprovante%20orientador%20Renata_Lorzing_ass.pdfcc144e2273fb1f9e8855bba7faa1dc60MD51Dissertação Renata Lorzing_2021_VF.pdfDissertação Renata Lorzing_2021_VF.pdfapplication/pdf1423270https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/2/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Renata%20Lorzing_2021_VF.pdfe112a8355b798b87f78e5f9dcc7ecdf5MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTCarta comprovante orientador Renata_Lorzing_ass.pdf.txtCarta comprovante orientador Renata_Lorzing_ass.pdf.txtExtracted texttext/plain1157https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/4/Carta%20comprovante%20orientador%20Renata_Lorzing_ass.pdf.txt4b31fc248bd94127ccceb4c6a1b74167MD54Dissertação Renata Lorzing_2021_VF.pdf.txtDissertação Renata Lorzing_2021_VF.pdf.txtExtracted texttext/plain394787https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/6/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Renata%20Lorzing_2021_VF.pdf.txtad9f52629ce3374bc68dd95597206b38MD56THUMBNAILCarta comprovante orientador Renata_Lorzing_ass.pdf.jpgCarta comprovante orientador Renata_Lorzing_ass.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13701https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/5/Carta%20comprovante%20orientador%20Renata_Lorzing_ass.pdf.jpgd193af9837ce737be1ef170eeca18f88MD55Dissertação Renata Lorzing_2021_VF.pdf.jpgDissertação Renata Lorzing_2021_VF.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5833https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/7/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Renata%20Lorzing_2021_VF.pdf.jpg99297ee4a8f4b432e04b6aee2ed33b09MD57ufscar/150462023-09-18 18:32:18.394oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15046Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:18Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Haitian children in early childhood education in Sorocaba - SP (2011-2019) |
title |
Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019) |
spellingShingle |
Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019) Lorzing, Renata de Moura Santos Educação infantil Crianças haitianas Migração Acolhimento CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Early childhood education Haitian children Migration Welcoming |
title_short |
Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019) |
title_full |
Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019) |
title_fullStr |
Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019) |
title_full_unstemmed |
Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019) |
title_sort |
Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019) |
author |
Lorzing, Renata de Moura Santos |
author_facet |
Lorzing, Renata de Moura Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5609251698893928 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorzing, Renata de Moura Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Maria Walburga dos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2954227254025696 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
27d1a3d5-1077-4ce5-a01a-6882d0632ca8 |
contributor_str_mv |
Santos, Maria Walburga dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Crianças haitianas Migração Acolhimento |
topic |
Educação infantil Crianças haitianas Migração Acolhimento CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Early childhood education Haitian children Migration Welcoming |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Early childhood education Haitian children Migration Welcoming |
description |
As migrações internacionais são assunto discutido em todo o mundo nas mais diversas áreas do conhecimento, incluindo a Educação. A presente pesquisa tem por objetivo conhecer e compreender os processos de acolhimento das crianças haitianas nas pré-escolas públicas do município de Sorocaba-SP, Brasil. Buscamos, também, identificar e analisar o papel que as interações e as brincadeiras – eixos norteadores da Educação Infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEIs) - podem exercer nesse acolhimento. Intenta, ainda, levantar as referências disponíveis e aprofundar leituras e estudos sobre as relações entre migração e educação. Busca, igualmente, por meio de entrevistas com docentes, identificar os principais desafios encontrados nas experiências com as crianças haitianas, que, além de migrantes, são negras. Além disso, este trabalho visa analisar documentos oficiais da Secretaria da Educação no intuito de traçar um panorama das crianças migrantes matriculadas na rede pública de Educação Infantil de Sorocaba. Baseamos nossos estudos sobre migração em Katia Norões (2016, 2018, 2020), Abdelmalek Sayad (1998), Ethel Volfzon Kosminsky (2000), Demartini (2011, 2012, 2017). A metodologia está pautada na pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e análise das entrevistas das docentes. As conclusões da pesquisa apontam que o número de crianças haitianas matriculadas na rede municipal de Sorocaba é grande e que os desafios das professoras também o são. Dentre esses desafios, estão a falta de políticas públicas voltadas às crianças migrantes e a comunicação com as crianças e suas famílias (idioma). |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-26T13:12:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-26T13:12:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LORZING, Renata de Moura Santos. Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15046. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15046 |
identifier_str_mv |
LORZING, Renata de Moura Santos. Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15046. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
2f0046ef-3a9b-4074-9094-de7c4d571a1b |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/1/Carta%20comprovante%20orientador%20Renata_Lorzing_ass.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/2/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Renata%20Lorzing_2021_VF.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/3/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/4/Carta%20comprovante%20orientador%20Renata_Lorzing_ass.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/6/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Renata%20Lorzing_2021_VF.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/5/Carta%20comprovante%20orientador%20Renata_Lorzing_ass.pdf.jpg https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/7/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Renata%20Lorzing_2021_VF.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc144e2273fb1f9e8855bba7faa1dc60 e112a8355b798b87f78e5f9dcc7ecdf5 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 4b31fc248bd94127ccceb4c6a1b74167 ad9f52629ce3374bc68dd95597206b38 d193af9837ce737be1ef170eeca18f88 99297ee4a8f4b432e04b6aee2ed33b09 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715637948645376 |