Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorzing, Renata de Moura Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15046
Resumo: As migrações internacionais são assunto discutido em todo o mundo nas mais diversas áreas do conhecimento, incluindo a Educação. A presente pesquisa tem por objetivo conhecer e compreender os processos de acolhimento das crianças haitianas nas pré-escolas públicas do município de Sorocaba-SP, Brasil. Buscamos, também, identificar e analisar o papel que as interações e as brincadeiras – eixos norteadores da Educação Infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEIs) - podem exercer nesse acolhimento. Intenta, ainda, levantar as referências disponíveis e aprofundar leituras e estudos sobre as relações entre migração e educação. Busca, igualmente, por meio de entrevistas com docentes, identificar os principais desafios encontrados nas experiências com as crianças haitianas, que, além de migrantes, são negras. Além disso, este trabalho visa analisar documentos oficiais da Secretaria da Educação no intuito de traçar um panorama das crianças migrantes matriculadas na rede pública de Educação Infantil de Sorocaba. Baseamos nossos estudos sobre migração em Katia Norões (2016, 2018, 2020), Abdelmalek Sayad (1998), Ethel Volfzon Kosminsky (2000), Demartini (2011, 2012, 2017). A metodologia está pautada na pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e análise das entrevistas das docentes. As conclusões da pesquisa apontam que o número de crianças haitianas matriculadas na rede municipal de Sorocaba é grande e que os desafios das professoras também o são. Dentre esses desafios, estão a falta de políticas públicas voltadas às crianças migrantes e a comunicação com as crianças e suas famílias (idioma).
id SCAR_8423ff545ac4e98c1258867606fdcd6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15046
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Lorzing, Renata de Moura SantosSantos, Maria Walburga doshttp://lattes.cnpq.br/2954227254025696http://lattes.cnpq.br/560925169889392827d1a3d5-1077-4ce5-a01a-6882d0632ca82021-10-26T13:12:09Z2021-10-26T13:12:09Z2021-08-26LORZING, Renata de Moura Santos. Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15046.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15046As migrações internacionais são assunto discutido em todo o mundo nas mais diversas áreas do conhecimento, incluindo a Educação. A presente pesquisa tem por objetivo conhecer e compreender os processos de acolhimento das crianças haitianas nas pré-escolas públicas do município de Sorocaba-SP, Brasil. Buscamos, também, identificar e analisar o papel que as interações e as brincadeiras – eixos norteadores da Educação Infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEIs) - podem exercer nesse acolhimento. Intenta, ainda, levantar as referências disponíveis e aprofundar leituras e estudos sobre as relações entre migração e educação. Busca, igualmente, por meio de entrevistas com docentes, identificar os principais desafios encontrados nas experiências com as crianças haitianas, que, além de migrantes, são negras. Além disso, este trabalho visa analisar documentos oficiais da Secretaria da Educação no intuito de traçar um panorama das crianças migrantes matriculadas na rede pública de Educação Infantil de Sorocaba. Baseamos nossos estudos sobre migração em Katia Norões (2016, 2018, 2020), Abdelmalek Sayad (1998), Ethel Volfzon Kosminsky (2000), Demartini (2011, 2012, 2017). A metodologia está pautada na pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e análise das entrevistas das docentes. As conclusões da pesquisa apontam que o número de crianças haitianas matriculadas na rede municipal de Sorocaba é grande e que os desafios das professoras também o são. Dentre esses desafios, estão a falta de políticas públicas voltadas às crianças migrantes e a comunicação com as crianças e suas famílias (idioma).International migrations is a subject discussed all over the world in the most diverse areas of knowledge, including Education. This research aims to understand and understand the processes of welcoming Haitian children in public preschools in the city of Sorocaba-SP, Brazil. We also seek to identify and analyze the role that interactions and games – guiding principles of Early Childhood Education, according to the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEIs) – can play in this embracement. It also intends to raise available references and deepen readings and studies on the relationship between migration and education. It also seeks, through interviews with teachers, to identify the main challenges encountered in the experiences with Haitian children, who, in addition to being migrants, are black. In addition, this academic thesis aims to analyze official documents of the Department of Education in order to draw an overview of migrant children enrolled in the public network of early childhood education in Sorocaba. We base our studies on migration on Katia Norões (2016, 2018, 2020), Abdelmalek Sayad (1998), Ethel Volfzon Kosminsky (2000), Demartini (2011, 2012, 2017). The methodology is based on qualitative research, with literature review and analysis of interviews with teachers. The survey's findings indicate that the number of Haitian children enrolled in the municipal network of Sorocaba is large and that the challenges faced by teachers are also large. Among these challenges are the lack of public policies aimed at migrant children and communication with children and their families (language).Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação infantilCrianças haitianasMigraçãoAcolhimentoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEarly childhood educationHaitian childrenMigrationWelcomingCrianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019)Haitian children in early childhood education in Sorocaba - SP (2011-2019)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6006002f0046ef-3a9b-4074-9094-de7c4d571a1breponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALCarta comprovante orientador Renata_Lorzing_ass.pdfCarta comprovante orientador Renata_Lorzing_ass.pdfapplication/pdf134893https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/1/Carta%20comprovante%20orientador%20Renata_Lorzing_ass.pdfcc144e2273fb1f9e8855bba7faa1dc60MD51Dissertação Renata Lorzing_2021_VF.pdfDissertação Renata Lorzing_2021_VF.pdfapplication/pdf1423270https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/2/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Renata%20Lorzing_2021_VF.pdfe112a8355b798b87f78e5f9dcc7ecdf5MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTCarta comprovante orientador Renata_Lorzing_ass.pdf.txtCarta comprovante orientador Renata_Lorzing_ass.pdf.txtExtracted texttext/plain1157https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/4/Carta%20comprovante%20orientador%20Renata_Lorzing_ass.pdf.txt4b31fc248bd94127ccceb4c6a1b74167MD54Dissertação Renata Lorzing_2021_VF.pdf.txtDissertação Renata Lorzing_2021_VF.pdf.txtExtracted texttext/plain394787https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/6/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Renata%20Lorzing_2021_VF.pdf.txtad9f52629ce3374bc68dd95597206b38MD56THUMBNAILCarta comprovante orientador Renata_Lorzing_ass.pdf.jpgCarta comprovante orientador Renata_Lorzing_ass.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13701https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/5/Carta%20comprovante%20orientador%20Renata_Lorzing_ass.pdf.jpgd193af9837ce737be1ef170eeca18f88MD55Dissertação Renata Lorzing_2021_VF.pdf.jpgDissertação Renata Lorzing_2021_VF.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5833https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/7/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Renata%20Lorzing_2021_VF.pdf.jpg99297ee4a8f4b432e04b6aee2ed33b09MD57ufscar/150462023-09-18 18:32:18.394oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15046Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:18Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Haitian children in early childhood education in Sorocaba - SP (2011-2019)
title Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019)
spellingShingle Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019)
Lorzing, Renata de Moura Santos
Educação infantil
Crianças haitianas
Migração
Acolhimento
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Early childhood education
Haitian children
Migration
Welcoming
title_short Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019)
title_full Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019)
title_fullStr Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019)
title_full_unstemmed Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019)
title_sort Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019)
author Lorzing, Renata de Moura Santos
author_facet Lorzing, Renata de Moura Santos
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5609251698893928
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorzing, Renata de Moura Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Maria Walburga dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2954227254025696
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 27d1a3d5-1077-4ce5-a01a-6882d0632ca8
contributor_str_mv Santos, Maria Walburga dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Crianças haitianas
Migração
Acolhimento
topic Educação infantil
Crianças haitianas
Migração
Acolhimento
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Early childhood education
Haitian children
Migration
Welcoming
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
Haitian children
Migration
Welcoming
description As migrações internacionais são assunto discutido em todo o mundo nas mais diversas áreas do conhecimento, incluindo a Educação. A presente pesquisa tem por objetivo conhecer e compreender os processos de acolhimento das crianças haitianas nas pré-escolas públicas do município de Sorocaba-SP, Brasil. Buscamos, também, identificar e analisar o papel que as interações e as brincadeiras – eixos norteadores da Educação Infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEIs) - podem exercer nesse acolhimento. Intenta, ainda, levantar as referências disponíveis e aprofundar leituras e estudos sobre as relações entre migração e educação. Busca, igualmente, por meio de entrevistas com docentes, identificar os principais desafios encontrados nas experiências com as crianças haitianas, que, além de migrantes, são negras. Além disso, este trabalho visa analisar documentos oficiais da Secretaria da Educação no intuito de traçar um panorama das crianças migrantes matriculadas na rede pública de Educação Infantil de Sorocaba. Baseamos nossos estudos sobre migração em Katia Norões (2016, 2018, 2020), Abdelmalek Sayad (1998), Ethel Volfzon Kosminsky (2000), Demartini (2011, 2012, 2017). A metodologia está pautada na pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e análise das entrevistas das docentes. As conclusões da pesquisa apontam que o número de crianças haitianas matriculadas na rede municipal de Sorocaba é grande e que os desafios das professoras também o são. Dentre esses desafios, estão a falta de políticas públicas voltadas às crianças migrantes e a comunicação com as crianças e suas famílias (idioma).
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-26T13:12:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-26T13:12:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LORZING, Renata de Moura Santos. Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15046.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15046
identifier_str_mv LORZING, Renata de Moura Santos. Crianças haitianas na educação infantil em Sorocaba - SP (2011-2019). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15046.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 2f0046ef-3a9b-4074-9094-de7c4d571a1b
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/1/Carta%20comprovante%20orientador%20Renata_Lorzing_ass.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/2/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Renata%20Lorzing_2021_VF.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/3/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/4/Carta%20comprovante%20orientador%20Renata_Lorzing_ass.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/6/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Renata%20Lorzing_2021_VF.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/5/Carta%20comprovante%20orientador%20Renata_Lorzing_ass.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15046/7/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Renata%20Lorzing_2021_VF.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cc144e2273fb1f9e8855bba7faa1dc60
e112a8355b798b87f78e5f9dcc7ecdf5
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b31fc248bd94127ccceb4c6a1b74167
ad9f52629ce3374bc68dd95597206b38
d193af9837ce737be1ef170eeca18f88
99297ee4a8f4b432e04b6aee2ed33b09
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715637948645376