O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Paulo Gomes
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Santos, Sandra Mendes dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1656
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16655
https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1656
Resumo: Este trabalho discute o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente a formação continuada de professores. A importância e atualidade deste estudo na universidade, bem como no seio da escola de educação básica, local do exercício de liderança deste profissional, certamente se mostram pontuais na organização e desdobramento das atribuições do coordenador em relação ao seu papel, em relação ao seu compromisso teórico metodológico, ao estabelecimento de um clima organizacional propício ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico que respeite as distintas vozes que se apresentam no âmbito escolar. Por meio de uma revisão de literatura, de discussões e análise de vivências no cotidiano da escola, selecionamos alguns pontos recorrentes para a discussão do objeto de estudo, o que nos possibilitou a constatar que a prática pedagógica se constrói pela contribuição de todos os atores sociais, cujo sujeito facilitador, pode ser materializado, dentre outros, na figura do coordenador pedagógico.
id SCAR_85d4bed8f510e98ed29d5043449c31a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16655
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Lima, Paulo GomesSantos, Sandra Mendes doshttp://lattes.cnpq.br/5109357037661496b84a6dac-97b3-400c-9656-1b5dc93433be7f7dc04f-aa99-4b2e-89d7-b8dc55f9198bCascavel/ PR2022-09-22T22:46:10Z2022-09-22T22:46:10Z2007-07-15https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1656LIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere et Educare, Cascavel/ PR, v. 2, n. 4, p. 77-90, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16655.1809-5208https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16655https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1656Este trabalho discute o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente a formação continuada de professores. A importância e atualidade deste estudo na universidade, bem como no seio da escola de educação básica, local do exercício de liderança deste profissional, certamente se mostram pontuais na organização e desdobramento das atribuições do coordenador em relação ao seu papel, em relação ao seu compromisso teórico metodológico, ao estabelecimento de um clima organizacional propício ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico que respeite as distintas vozes que se apresentam no âmbito escolar. Por meio de uma revisão de literatura, de discussões e análise de vivências no cotidiano da escola, selecionamos alguns pontos recorrentes para a discussão do objeto de estudo, o que nos possibilitou a constatar que a prática pedagógica se constrói pela contribuição de todos os atores sociais, cujo sujeito facilitador, pode ser materializado, dentre outros, na figura do coordenador pedagógico.Não recebi financiamento77-90porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-SoUFSCarDepartamento de Ciências Humanas e Educação - DCHE-SoEducere et Educare600Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEscolaEducaçãoFormação de professoresCoordenador pedagógicoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOO coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivasThe pedagogical coordinator in basic education: challenges and perspectivesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article24reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALdocument (7).pdfdocument (7).pdfArtigo 9application/pdf178015https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16655/4/document%20%287%29.pdff76800828ab7f2a2bba002dcd56a0971MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16655/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD55TEXTdocument (7).pdf.txtdocument (7).pdf.txtExtracted texttext/plain37483https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16655/6/document%20%287%29.pdf.txt8d915b811814d16e97c17f79916aca80MD56THUMBNAILdocument (7).pdf.jpgdocument (7).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg19611https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16655/7/document%20%287%29.pdf.jpg9ca82ee0057f41d37aceadcad5e9e681MD57ufscar/166552023-09-18 18:32:19.394oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16655Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:19Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The pedagogical coordinator in basic education: challenges and perspectives
title O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas
spellingShingle O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas
Lima, Paulo Gomes
Escola
Educação
Formação de professores
Coordenador pedagógico
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas
title_full O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas
title_fullStr O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas
title_full_unstemmed O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas
title_sort O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas
author Lima, Paulo Gomes
author_facet Lima, Paulo Gomes
Santos, Sandra Mendes dos
author_role author
author2 Santos, Sandra Mendes dos
author2_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5109357037661496
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Paulo Gomes
Santos, Sandra Mendes dos
dc.contributor.authorID.fl_str_mv b84a6dac-97b3-400c-9656-1b5dc93433be
7f7dc04f-aa99-4b2e-89d7-b8dc55f9198b
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Educação
Formação de professores
Coordenador pedagógico
topic Escola
Educação
Formação de professores
Coordenador pedagógico
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description Este trabalho discute o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente a formação continuada de professores. A importância e atualidade deste estudo na universidade, bem como no seio da escola de educação básica, local do exercício de liderança deste profissional, certamente se mostram pontuais na organização e desdobramento das atribuições do coordenador em relação ao seu papel, em relação ao seu compromisso teórico metodológico, ao estabelecimento de um clima organizacional propício ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico que respeite as distintas vozes que se apresentam no âmbito escolar. Por meio de uma revisão de literatura, de discussões e análise de vivências no cotidiano da escola, selecionamos alguns pontos recorrentes para a discussão do objeto de estudo, o que nos possibilitou a constatar que a prática pedagógica se constrói pela contribuição de todos os atores sociais, cujo sujeito facilitador, pode ser materializado, dentre outros, na figura do coordenador pedagógico.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-07-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-22T22:46:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-22T22:46:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.por.fl_str_mv https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1656
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere et Educare, Cascavel/ PR, v. 2, n. 4, p. 77-90, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16655.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16655
dc.identifier.issn.por.fl_str_mv 1809-5208
dc.identifier.url.por.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1656
url https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1656
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16655
https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1656
identifier_str_mv LIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere et Educare, Cascavel/ PR, v. 2, n. 4, p. 77-90, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16655.
1809-5208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv Educere et Educare
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 77-90
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv Cascavel/ PR
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Humanas e Educação - DCHE-So
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16655/4/document%20%287%29.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16655/5/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16655/6/document%20%287%29.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16655/7/document%20%287%29.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f76800828ab7f2a2bba002dcd56a0971
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8d915b811814d16e97c17f79916aca80
9ca82ee0057f41d37aceadcad5e9e681
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715652220813312