O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo do Carmo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4452
Resumo: The following paper is a description of a research performed with second year of high school students, in a school in the inland of the state of São Paulo, over the topic of Combinatorial Analysis. Such topic is normally neglected in this teaching level. According to the National Teaching Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais PCN), the topic of Combinatorial Analysis is a theme with its place in the normal contents of the second year of high school, being so, the intervention was performed with students of this level. The intervention entails two Diagnoses Files (one applied in the beginning of the research, and the other in the end, serving as a comparison tool) and three Classroom Files, which take into consideration all the Combinatorial Analysis to be developed in High School. Each Diagnosis File has 5 exercises about counting, and each Classroom File has a summary of the theory developed with the participation of the teacher and the students in the form of theoretical and practical classes, and some exercises for the application of the theory developed in the Classroom File. Analysis, comments and comparisons collected by the teacher in the application of the classroom files are described in this paper. The final product of this Master degree thesis is available in the web site of Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas PPGECE (Postgraduate program of exact sciences teaching): www.ppgece.ufscar.br
id SCAR_93f215fcab03d10dc77a0955c064dc8d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4452
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Silva, Rodrigo do CarmoMalagutti, Pedro Luiz Aparecidohttp://lattes.cnpq.br/54625236576240504dcae703-e6ae-458d-87c4-7a6fa25faa502016-06-02T20:02:54Z2014-02-262016-06-02T20:02:54Z2012-03-09SILVA, Rodrigo do Carmo. O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4452The following paper is a description of a research performed with second year of high school students, in a school in the inland of the state of São Paulo, over the topic of Combinatorial Analysis. Such topic is normally neglected in this teaching level. According to the National Teaching Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais PCN), the topic of Combinatorial Analysis is a theme with its place in the normal contents of the second year of high school, being so, the intervention was performed with students of this level. The intervention entails two Diagnoses Files (one applied in the beginning of the research, and the other in the end, serving as a comparison tool) and three Classroom Files, which take into consideration all the Combinatorial Analysis to be developed in High School. Each Diagnosis File has 5 exercises about counting, and each Classroom File has a summary of the theory developed with the participation of the teacher and the students in the form of theoretical and practical classes, and some exercises for the application of the theory developed in the Classroom File. Analysis, comments and comparisons collected by the teacher in the application of the classroom files are described in this paper. The final product of this Master degree thesis is available in the web site of Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas PPGECE (Postgraduate program of exact sciences teaching): www.ppgece.ufscar.brO trabalho apresentado a seguir, é a descrição e o relato de uma pesquisa realizada com alunos do segundo ano do Ensino Médio, em uma escola no interior do Estado de São Paulo sobre o tema de Análise Combinatória, tema este que corriqueiramente é negligenciado nesse nível de ensino. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema Análise Combinatória tem espaço no conteúdo programático da segunda série do Ensino Médio, e assim sendo, a intervenção foi feita com alunos desse nível escolar. Tal intervenção consta de duas Fichas-Diagnóstico (uma aplicada no início da pesquisa e outra aplicada ao final da pesquisa, servindo como instrumento de comparação), e três Fichas de Aula, que contemplam toda a Análise Combinatória descrita para ser desenvolvida no Ensino Médio. Cada Ficha Diagnóstico tem cinco exercícios sobre contagem, e cada Ficha de Aula tem um resumo da teoria desenvolvida in loco com a participação do professor e dos alunos na forma de aula expositiva, e alguns exercícios para aplicação da teoria desenvolvida na Ficha de Aula. As análises, comentários e comparações coletados pelo professor na aplicação das Fichas de Aula estão descritas nessa Dissertação. O produto final do Mestrado Profissional está disponível no site do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE: www.ppgece.ufscar.brapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarBRAnálise combinatóriaFicha diagnósticoFicha de aulaCombinatorial analysisDiagnosis fileClassroom fileCIENCIAS EXATAS E DA TERRAO ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-12b54b4fa-9196-4318-8689-9b21d7c7d8bfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5733.pdfapplication/pdf2026094https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4452/1/5733.pdfd0cfc79cdd08ee7d6083150e23db180dMD51TEXT5733.pdf.txt5733.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4452/2/5733.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5733.pdf.jpg5733.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6564https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4452/3/5733.pdf.jpge033aec09e13384da433e96e3268a31bMD53ufscar/44522023-09-18 18:31:34.43oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4452Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:34Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista
title O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista
spellingShingle O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista
Silva, Rodrigo do Carmo
Análise combinatória
Ficha diagnóstico
Ficha de aula
Combinatorial analysis
Diagnosis file
Classroom file
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista
title_full O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista
title_fullStr O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista
title_full_unstemmed O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista
title_sort O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista
author Silva, Rodrigo do Carmo
author_facet Silva, Rodrigo do Carmo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo do Carmo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Malagutti, Pedro Luiz Aparecido
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5462523657624050
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 4dcae703-e6ae-458d-87c4-7a6fa25faa50
contributor_str_mv Malagutti, Pedro Luiz Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Análise combinatória
Ficha diagnóstico
Ficha de aula
topic Análise combinatória
Ficha diagnóstico
Ficha de aula
Combinatorial analysis
Diagnosis file
Classroom file
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
dc.subject.eng.fl_str_mv Combinatorial analysis
Diagnosis file
Classroom file
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description The following paper is a description of a research performed with second year of high school students, in a school in the inland of the state of São Paulo, over the topic of Combinatorial Analysis. Such topic is normally neglected in this teaching level. According to the National Teaching Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais PCN), the topic of Combinatorial Analysis is a theme with its place in the normal contents of the second year of high school, being so, the intervention was performed with students of this level. The intervention entails two Diagnoses Files (one applied in the beginning of the research, and the other in the end, serving as a comparison tool) and three Classroom Files, which take into consideration all the Combinatorial Analysis to be developed in High School. Each Diagnosis File has 5 exercises about counting, and each Classroom File has a summary of the theory developed with the participation of the teacher and the students in the form of theoretical and practical classes, and some exercises for the application of the theory developed in the Classroom File. Analysis, comments and comparisons collected by the teacher in the application of the classroom files are described in this paper. The final product of this Master degree thesis is available in the web site of Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas PPGECE (Postgraduate program of exact sciences teaching): www.ppgece.ufscar.br
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-09
dc.date.available.fl_str_mv 2014-02-26
2016-06-02T20:02:54Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:02:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Rodrigo do Carmo. O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4452
identifier_str_mv SILVA, Rodrigo do Carmo. O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 2b54b4fa-9196-4318-8689-9b21d7c7d8bf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4452/1/5733.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4452/2/5733.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4452/3/5733.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d0cfc79cdd08ee7d6083150e23db180d
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
e033aec09e13384da433e96e3268a31b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715535965192192