O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4452 |
Resumo: | The following paper is a description of a research performed with second year of high school students, in a school in the inland of the state of São Paulo, over the topic of Combinatorial Analysis. Such topic is normally neglected in this teaching level. According to the National Teaching Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais PCN), the topic of Combinatorial Analysis is a theme with its place in the normal contents of the second year of high school, being so, the intervention was performed with students of this level. The intervention entails two Diagnoses Files (one applied in the beginning of the research, and the other in the end, serving as a comparison tool) and three Classroom Files, which take into consideration all the Combinatorial Analysis to be developed in High School. Each Diagnosis File has 5 exercises about counting, and each Classroom File has a summary of the theory developed with the participation of the teacher and the students in the form of theoretical and practical classes, and some exercises for the application of the theory developed in the Classroom File. Analysis, comments and comparisons collected by the teacher in the application of the classroom files are described in this paper. The final product of this Master degree thesis is available in the web site of Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas PPGECE (Postgraduate program of exact sciences teaching): www.ppgece.ufscar.br |
id |
SCAR_93f215fcab03d10dc77a0955c064dc8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4452 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Silva, Rodrigo do CarmoMalagutti, Pedro Luiz Aparecidohttp://lattes.cnpq.br/54625236576240504dcae703-e6ae-458d-87c4-7a6fa25faa502016-06-02T20:02:54Z2014-02-262016-06-02T20:02:54Z2012-03-09SILVA, Rodrigo do Carmo. O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4452The following paper is a description of a research performed with second year of high school students, in a school in the inland of the state of São Paulo, over the topic of Combinatorial Analysis. Such topic is normally neglected in this teaching level. According to the National Teaching Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais PCN), the topic of Combinatorial Analysis is a theme with its place in the normal contents of the second year of high school, being so, the intervention was performed with students of this level. The intervention entails two Diagnoses Files (one applied in the beginning of the research, and the other in the end, serving as a comparison tool) and three Classroom Files, which take into consideration all the Combinatorial Analysis to be developed in High School. Each Diagnosis File has 5 exercises about counting, and each Classroom File has a summary of the theory developed with the participation of the teacher and the students in the form of theoretical and practical classes, and some exercises for the application of the theory developed in the Classroom File. Analysis, comments and comparisons collected by the teacher in the application of the classroom files are described in this paper. The final product of this Master degree thesis is available in the web site of Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas PPGECE (Postgraduate program of exact sciences teaching): www.ppgece.ufscar.brO trabalho apresentado a seguir, é a descrição e o relato de uma pesquisa realizada com alunos do segundo ano do Ensino Médio, em uma escola no interior do Estado de São Paulo sobre o tema de Análise Combinatória, tema este que corriqueiramente é negligenciado nesse nível de ensino. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema Análise Combinatória tem espaço no conteúdo programático da segunda série do Ensino Médio, e assim sendo, a intervenção foi feita com alunos desse nível escolar. Tal intervenção consta de duas Fichas-Diagnóstico (uma aplicada no início da pesquisa e outra aplicada ao final da pesquisa, servindo como instrumento de comparação), e três Fichas de Aula, que contemplam toda a Análise Combinatória descrita para ser desenvolvida no Ensino Médio. Cada Ficha Diagnóstico tem cinco exercícios sobre contagem, e cada Ficha de Aula tem um resumo da teoria desenvolvida in loco com a participação do professor e dos alunos na forma de aula expositiva, e alguns exercícios para aplicação da teoria desenvolvida na Ficha de Aula. As análises, comentários e comparações coletados pelo professor na aplicação das Fichas de Aula estão descritas nessa Dissertação. O produto final do Mestrado Profissional está disponível no site do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE: www.ppgece.ufscar.brapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarBRAnálise combinatóriaFicha diagnósticoFicha de aulaCombinatorial analysisDiagnosis fileClassroom fileCIENCIAS EXATAS E DA TERRAO ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-12b54b4fa-9196-4318-8689-9b21d7c7d8bfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5733.pdfapplication/pdf2026094https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4452/1/5733.pdfd0cfc79cdd08ee7d6083150e23db180dMD51TEXT5733.pdf.txt5733.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4452/2/5733.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5733.pdf.jpg5733.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6564https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4452/3/5733.pdf.jpge033aec09e13384da433e96e3268a31bMD53ufscar/44522023-09-18 18:31:34.43oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4452Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:34Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista |
title |
O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista |
spellingShingle |
O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista Silva, Rodrigo do Carmo Análise combinatória Ficha diagnóstico Ficha de aula Combinatorial analysis Diagnosis file Classroom file CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
title_short |
O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista |
title_full |
O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista |
title_fullStr |
O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista |
title_full_unstemmed |
O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista |
title_sort |
O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista |
author |
Silva, Rodrigo do Carmo |
author_facet |
Silva, Rodrigo do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo do Carmo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Malagutti, Pedro Luiz Aparecido |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5462523657624050 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
4dcae703-e6ae-458d-87c4-7a6fa25faa50 |
contributor_str_mv |
Malagutti, Pedro Luiz Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise combinatória Ficha diagnóstico Ficha de aula |
topic |
Análise combinatória Ficha diagnóstico Ficha de aula Combinatorial analysis Diagnosis file Classroom file CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Combinatorial analysis Diagnosis file Classroom file |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
The following paper is a description of a research performed with second year of high school students, in a school in the inland of the state of São Paulo, over the topic of Combinatorial Analysis. Such topic is normally neglected in this teaching level. According to the National Teaching Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais PCN), the topic of Combinatorial Analysis is a theme with its place in the normal contents of the second year of high school, being so, the intervention was performed with students of this level. The intervention entails two Diagnoses Files (one applied in the beginning of the research, and the other in the end, serving as a comparison tool) and three Classroom Files, which take into consideration all the Combinatorial Analysis to be developed in High School. Each Diagnosis File has 5 exercises about counting, and each Classroom File has a summary of the theory developed with the participation of the teacher and the students in the form of theoretical and practical classes, and some exercises for the application of the theory developed in the Classroom File. Analysis, comments and comparisons collected by the teacher in the application of the classroom files are described in this paper. The final product of this Master degree thesis is available in the web site of Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas PPGECE (Postgraduate program of exact sciences teaching): www.ppgece.ufscar.br |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-02-26 2016-06-02T20:02:54Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T20:02:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Rodrigo do Carmo. O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4452 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rodrigo do Carmo. O ensino de análise combinatória com aulas expositivas e fichas de aula em uma escola de ensino médio do interior paulista. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
2b54b4fa-9196-4318-8689-9b21d7c7d8bf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4452/1/5733.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4452/2/5733.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4452/3/5733.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d0cfc79cdd08ee7d6083150e23db180d d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e e033aec09e13384da433e96e3268a31b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715535965192192 |