O salto do cinema brasileiro contemporâneo no céu do sertão: uma análise dos filmes O Céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Márcia Vanessa Malcher dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6766
Resumo: The purpose of this research is to think about the representation of the sertão in contemporary Brazilian cinema , from the analysis of two recent films, O Céu de Suely (Karim Aïnouz, 2006) and Viajo porque preciso, volto porque te amo (Karim Aïnouz; Marcelo Gomes, 2010). To this end , we seek to understand the social implications of the sertão‟s denser moments in the national cinema, establishing a fundamental and necessary link between the present and the past. Furthermore, we investigated the relationship between cinema, state and market in the country in order to define the basis of current production and situate the place occupied by cinema from the Northeast in Cultural Industry, which comprises the filmmakers Karim Aïnouz and Marcelo Gomes . Finally, we turn to the chronotope concept of Mikhail Bakhtin, as analytical axis , to think about the dislocate‟s poetics, the remarkable presence of the road and nomadic individuals in the films analyzed. The aim is to map, dialectically, the forms of time and space in the narratives of O Céu de Suely and Viajo porque preciso, volto porque te amo and in the postmodern sociality of which they are part.
id SCAR_98885b30b3abeb54345194c40691813d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/6766
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Santos, Márcia Vanessa Malcher dosPellegrini, Tâniahttp://lattes.cnpq.br/0280434883580627http://lattes.cnpq.br/60043765378711601b5e61ba-af0a-465f-bae8-fdce6d8a43f52016-06-02T20:39:20Z2014-07-242016-06-02T20:39:20Z2014-03-25SANTOS, Márcia Vanessa Malcher dos. O salto do cinema brasileiro contemporâneo no céu do sertão: uma análise dos filmes O Céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6766The purpose of this research is to think about the representation of the sertão in contemporary Brazilian cinema , from the analysis of two recent films, O Céu de Suely (Karim Aïnouz, 2006) and Viajo porque preciso, volto porque te amo (Karim Aïnouz; Marcelo Gomes, 2010). To this end , we seek to understand the social implications of the sertão‟s denser moments in the national cinema, establishing a fundamental and necessary link between the present and the past. Furthermore, we investigated the relationship between cinema, state and market in the country in order to define the basis of current production and situate the place occupied by cinema from the Northeast in Cultural Industry, which comprises the filmmakers Karim Aïnouz and Marcelo Gomes . Finally, we turn to the chronotope concept of Mikhail Bakhtin, as analytical axis , to think about the dislocate‟s poetics, the remarkable presence of the road and nomadic individuals in the films analyzed. The aim is to map, dialectically, the forms of time and space in the narratives of O Céu de Suely and Viajo porque preciso, volto porque te amo and in the postmodern sociality of which they are part.A proposta desta pesquisa é pensar sobre a representação do sertão no cinema nacional contemporâneo, a partir da análise de dois filmes recentes, O Céu de Suely (2006), do cineasta Karim Aïnouz e Viajo porque preciso, volto porque te amo (2010), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes. Para isso, buscamos compreender a implicação social dos momentos mais adensados do sertão na história do cinema nacional, estabelecendo assim, um elo fundamental e necessário entre o presente e o passado. Além disso, investigamos a relação entre cinema, Estado e mercado no país, a fim de definir as bases da produção atual e situar o lugar ocupado na Indústria Cultural pelo cinema a partir do Nordeste , do qual fazem parte os cineastas Karim Aïnouz e Marcelo Gomes. Por fim, recorremos ao conceito de cronotopo, de Mikhail Bakhtin, como eixo analítico, para pensar a poética dos deslocamentos, a presença marcante da estrada e de sujeitos nômades nos filmes analisados. O intuito é mapear, dialeticamente, as formas do tempo e do espaço nas narrativas de O Céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo e na sociabilidade pós-moderna, da qual fazem parte.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSUFSCarBRSociologia da culturaIndústria culturalEspaço e tempoCinema novoSertãoRetomadaCronotopoCulture industryChronotopeCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAO salto do cinema brasileiro contemporâneo no céu do sertão: uma análise dos filmes O Céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-16d04a2af-f414-4dbb-9844-5249a64a88d5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5975.pdfapplication/pdf2504157https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6766/1/5975.pdf2613ae01499cab23ac3d351b56a2ab3bMD51TEXT5975.pdf.txt5975.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6766/4/5975.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54THUMBNAIL5975.pdf.jpg5975.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12132https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6766/5/5975.pdf.jpg86f1c98bf2b7e175074e67e7159f928bMD55ufscar/67662023-09-18 18:30:41.042oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/6766Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:41Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O salto do cinema brasileiro contemporâneo no céu do sertão: uma análise dos filmes O Céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo
title O salto do cinema brasileiro contemporâneo no céu do sertão: uma análise dos filmes O Céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo
spellingShingle O salto do cinema brasileiro contemporâneo no céu do sertão: uma análise dos filmes O Céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo
Santos, Márcia Vanessa Malcher dos
Sociologia da cultura
Indústria cultural
Espaço e tempo
Cinema novo
Sertão
Retomada
Cronotopo
Culture industry
Chronotope
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
title_short O salto do cinema brasileiro contemporâneo no céu do sertão: uma análise dos filmes O Céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo
title_full O salto do cinema brasileiro contemporâneo no céu do sertão: uma análise dos filmes O Céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo
title_fullStr O salto do cinema brasileiro contemporâneo no céu do sertão: uma análise dos filmes O Céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo
title_full_unstemmed O salto do cinema brasileiro contemporâneo no céu do sertão: uma análise dos filmes O Céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo
title_sort O salto do cinema brasileiro contemporâneo no céu do sertão: uma análise dos filmes O Céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo
author Santos, Márcia Vanessa Malcher dos
author_facet Santos, Márcia Vanessa Malcher dos
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6004376537871160
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Márcia Vanessa Malcher dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pellegrini, Tânia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0280434883580627
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 1b5e61ba-af0a-465f-bae8-fdce6d8a43f5
contributor_str_mv Pellegrini, Tânia
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da cultura
Indústria cultural
Espaço e tempo
Cinema novo
Sertão
Retomada
Cronotopo
topic Sociologia da cultura
Indústria cultural
Espaço e tempo
Cinema novo
Sertão
Retomada
Cronotopo
Culture industry
Chronotope
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Culture industry
Chronotope
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
description The purpose of this research is to think about the representation of the sertão in contemporary Brazilian cinema , from the analysis of two recent films, O Céu de Suely (Karim Aïnouz, 2006) and Viajo porque preciso, volto porque te amo (Karim Aïnouz; Marcelo Gomes, 2010). To this end , we seek to understand the social implications of the sertão‟s denser moments in the national cinema, establishing a fundamental and necessary link between the present and the past. Furthermore, we investigated the relationship between cinema, state and market in the country in order to define the basis of current production and situate the place occupied by cinema from the Northeast in Cultural Industry, which comprises the filmmakers Karim Aïnouz and Marcelo Gomes . Finally, we turn to the chronotope concept of Mikhail Bakhtin, as analytical axis , to think about the dislocate‟s poetics, the remarkable presence of the road and nomadic individuals in the films analyzed. The aim is to map, dialectically, the forms of time and space in the narratives of O Céu de Suely and Viajo porque preciso, volto porque te amo and in the postmodern sociality of which they are part.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-07-24
2016-06-02T20:39:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:39:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Márcia Vanessa Malcher dos. O salto do cinema brasileiro contemporâneo no céu do sertão: uma análise dos filmes O Céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6766
identifier_str_mv SANTOS, Márcia Vanessa Malcher dos. O salto do cinema brasileiro contemporâneo no céu do sertão: uma análise dos filmes O Céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 6d04a2af-f414-4dbb-9844-5249a64a88d5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6766/1/5975.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6766/4/5975.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6766/5/5975.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2613ae01499cab23ac3d351b56a2ab3b
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
86f1c98bf2b7e175074e67e7159f928b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136298183458816