Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13717 |
Resumo: | Schools inserted in quilombola contexts face challenges that go beyond an adapted Pedagogical Political Project. In this study, local narratives about education in the Pedro Cubas and Pedro Cubas de Cima communities (Vale do Ribeira, SP) are presented. Narratives are discussed in light of the challenges of integrating traditional knowledge and formal education for local children and adolescents. Data were collected through informal interviews and daily life observation in the context. The results showed aspects of life history, socialization, and reflections on education of eight individuals, among quilombolas and teachers who work in the region. School transport conditions were within the main difficulties reported. Proposals and local actions for the inclusion of differentiated teaching in the school curriculum could be also reported. However, the challenge of a more effective and permanent integration between quilombola culture, local knowledge, and formal education in schools remains. The school, seen as a multicultural and democratic environment, impacts positively not only local populations but the society as a whole. |
id |
SCAR_a29ef0bfa82eafd806722cc8ee30d5c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13717 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Costa, Manoela Olegário daTorres, Juliana Rezendehttp://lattes.cnpq.br/3083345943491817Prado, Helbert Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/7266995448306223http://lattes.cnpq.br/374041307995511914731f57-c71f-4fd5-8355-00ee716347162021-01-18T23:41:08Z2021-01-18T23:41:08Z2020-12-18COSTA, Manoela Olegário da. Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13717.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13717Schools inserted in quilombola contexts face challenges that go beyond an adapted Pedagogical Political Project. In this study, local narratives about education in the Pedro Cubas and Pedro Cubas de Cima communities (Vale do Ribeira, SP) are presented. Narratives are discussed in light of the challenges of integrating traditional knowledge and formal education for local children and adolescents. Data were collected through informal interviews and daily life observation in the context. The results showed aspects of life history, socialization, and reflections on education of eight individuals, among quilombolas and teachers who work in the region. School transport conditions were within the main difficulties reported. Proposals and local actions for the inclusion of differentiated teaching in the school curriculum could be also reported. However, the challenge of a more effective and permanent integration between quilombola culture, local knowledge, and formal education in schools remains. The school, seen as a multicultural and democratic environment, impacts positively not only local populations but the society as a whole.Escolas inseridas em contextos quilombolas passam por desafios que vão além de um Projeto Político Pedagógico adaptado. Neste trabalho, narrativas locais sobre educação nas comunidades de Pedro Cubas e Pedro Cubas de Cima (Vale do Ribeira, SP) são apresentadas. As narrativas são discutidas à luz dos desafios de se integrar saber tradicional e ensino formal de crianças e jovens na região. Os registros foram feitos por meio de entrevistas informais e observação do cotidiano local. Os resultados concentram aspectos da história de vida, socialização e reflexões sobre educação de oito indivíduos, entre quilombolas e professoras que atuam na região. As condições do transporte escolar foi uma das principais dificuldades reportadas. Propostas e ações locais para a inclusão de um Ensino Diferenciado no currículo escolar também puderam ser registradas. Porém, o desafio de uma integração mais efetiva e constante entre cultura quilombola, saberes locais e ensino formal nas escolas permanece. A escola, se vista como um ambiente multicultural e democrático, tem reflexos positivos não somente nas populações locais, mas no conjunto da sociedade como um todo.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaCiências Biológicas - CBL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação quilombolaEducação FormalEtnoecologiaAbordagem EtnográficaQuilombola EducationFormal EducationEthnoecologyEthnographic ApproachCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOConhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP)Traditional knowledge and formal education: educational challenges among quilombolas in Vale do Ribeira (SP)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60060052ddcba9-0302-407e-9a85-f2ac1a337b6freponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC - Manoela Olegário da Costa.pdfTCC - Manoela Olegário da Costa.pdfTCC versão finalapplication/pdf2538354https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13717/1/TCC%20-%20Manoela%20Oleg%c3%a1rio%20da%20Costa.pdfdcf959b19d40cf65c56538e3d0662afbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13717/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTCC - Manoela Olegário da Costa.pdf.txtTCC - Manoela Olegário da Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain105804https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13717/3/TCC%20-%20Manoela%20Oleg%c3%a1rio%20da%20Costa.pdf.txtfec8eb34c1bcbb82f45e1cfaf54d133dMD53THUMBNAILTCC - Manoela Olegário da Costa.pdf.jpgTCC - Manoela Olegário da Costa.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6188https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13717/4/TCC%20-%20Manoela%20Oleg%c3%a1rio%20da%20Costa.pdf.jpgb58201bed67f727b71d2fde1a1be8c51MD54ufscar/137172023-09-18 18:32:05.714oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13717Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:05Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP) |
dc.title.alternative.por.fl_str_mv |
Traditional knowledge and formal education: educational challenges among quilombolas in Vale do Ribeira (SP) |
title |
Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP) |
spellingShingle |
Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP) Costa, Manoela Olegário da Educação quilombola Educação Formal Etnoecologia Abordagem Etnográfica Quilombola Education Formal Education Ethnoecology Ethnographic Approach CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
title_short |
Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP) |
title_full |
Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP) |
title_fullStr |
Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP) |
title_full_unstemmed |
Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP) |
title_sort |
Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP) |
author |
Costa, Manoela Olegário da |
author_facet |
Costa, Manoela Olegário da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3740413079955119 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Manoela Olegário da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Torres, Juliana Rezende |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3083345943491817 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Prado, Helbert Medeiros |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7266995448306223 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
14731f57-c71f-4fd5-8355-00ee71634716 |
contributor_str_mv |
Torres, Juliana Rezende Prado, Helbert Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação quilombola Educação Formal Etnoecologia Abordagem Etnográfica Quilombola Education Formal Education Ethnoecology Ethnographic Approach |
topic |
Educação quilombola Educação Formal Etnoecologia Abordagem Etnográfica Quilombola Education Formal Education Ethnoecology Ethnographic Approach CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
Schools inserted in quilombola contexts face challenges that go beyond an adapted Pedagogical Political Project. In this study, local narratives about education in the Pedro Cubas and Pedro Cubas de Cima communities (Vale do Ribeira, SP) are presented. Narratives are discussed in light of the challenges of integrating traditional knowledge and formal education for local children and adolescents. Data were collected through informal interviews and daily life observation in the context. The results showed aspects of life history, socialization, and reflections on education of eight individuals, among quilombolas and teachers who work in the region. School transport conditions were within the main difficulties reported. Proposals and local actions for the inclusion of differentiated teaching in the school curriculum could be also reported. However, the challenge of a more effective and permanent integration between quilombola culture, local knowledge, and formal education in schools remains. The school, seen as a multicultural and democratic environment, impacts positively not only local populations but the society as a whole. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-18T23:41:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-18T23:41:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Manoela Olegário da. Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13717. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13717 |
identifier_str_mv |
COSTA, Manoela Olegário da. Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13717. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
52ddcba9-0302-407e-9a85-f2ac1a337b6f |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Ciências Biológicas - CBL-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Ciências Biológicas - CBL-So |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13717/1/TCC%20-%20Manoela%20Oleg%c3%a1rio%20da%20Costa.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13717/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13717/3/TCC%20-%20Manoela%20Oleg%c3%a1rio%20da%20Costa.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13717/4/TCC%20-%20Manoela%20Oleg%c3%a1rio%20da%20Costa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dcf959b19d40cf65c56538e3d0662afb e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 fec8eb34c1bcbb82f45e1cfaf54d133d b58201bed67f727b71d2fde1a1be8c51 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715625590128640 |