Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Manoela Olegário da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13717
Resumo: Schools inserted in quilombola contexts face challenges that go beyond an adapted Pedagogical Political Project. In this study, local narratives about education in the Pedro Cubas and Pedro Cubas de Cima communities (Vale do Ribeira, SP) are presented. Narratives are discussed in light of the challenges of integrating traditional knowledge and formal education for local children and adolescents. Data were collected through informal interviews and daily life observation in the context. The results showed aspects of life history, socialization, and reflections on education of eight individuals, among quilombolas and teachers who work in the region. School transport conditions were within the main difficulties reported. Proposals and local actions for the inclusion of differentiated teaching in the school curriculum could be also reported. However, the challenge of a more effective and permanent integration between quilombola culture, local knowledge, and formal education in schools remains. The school, seen as a multicultural and democratic environment, impacts positively not only local populations but the society as a whole.
id SCAR_a29ef0bfa82eafd806722cc8ee30d5c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13717
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Costa, Manoela Olegário daTorres, Juliana Rezendehttp://lattes.cnpq.br/3083345943491817Prado, Helbert Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/7266995448306223http://lattes.cnpq.br/374041307995511914731f57-c71f-4fd5-8355-00ee716347162021-01-18T23:41:08Z2021-01-18T23:41:08Z2020-12-18COSTA, Manoela Olegário da. Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13717.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13717Schools inserted in quilombola contexts face challenges that go beyond an adapted Pedagogical Political Project. In this study, local narratives about education in the Pedro Cubas and Pedro Cubas de Cima communities (Vale do Ribeira, SP) are presented. Narratives are discussed in light of the challenges of integrating traditional knowledge and formal education for local children and adolescents. Data were collected through informal interviews and daily life observation in the context. The results showed aspects of life history, socialization, and reflections on education of eight individuals, among quilombolas and teachers who work in the region. School transport conditions were within the main difficulties reported. Proposals and local actions for the inclusion of differentiated teaching in the school curriculum could be also reported. However, the challenge of a more effective and permanent integration between quilombola culture, local knowledge, and formal education in schools remains. The school, seen as a multicultural and democratic environment, impacts positively not only local populations but the society as a whole.Escolas inseridas em contextos quilombolas passam por desafios que vão além de um Projeto Político Pedagógico adaptado. Neste trabalho, narrativas locais sobre educação nas comunidades de Pedro Cubas e Pedro Cubas de Cima (Vale do Ribeira, SP) são apresentadas. As narrativas são discutidas à luz dos desafios de se integrar saber tradicional e ensino formal de crianças e jovens na região. Os registros foram feitos por meio de entrevistas informais e observação do cotidiano local. Os resultados concentram aspectos da história de vida, socialização e reflexões sobre educação de oito indivíduos, entre quilombolas e professoras que atuam na região. As condições do transporte escolar foi uma das principais dificuldades reportadas. Propostas e ações locais para a inclusão de um Ensino Diferenciado no currículo escolar também puderam ser registradas. Porém, o desafio de uma integração mais efetiva e constante entre cultura quilombola, saberes locais e ensino formal nas escolas permanece. A escola, se vista como um ambiente multicultural e democrático, tem reflexos positivos não somente nas populações locais, mas no conjunto da sociedade como um todo.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaCiências Biológicas - CBL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação quilombolaEducação FormalEtnoecologiaAbordagem EtnográficaQuilombola EducationFormal EducationEthnoecologyEthnographic ApproachCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOConhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP)Traditional knowledge and formal education: educational challenges among quilombolas in Vale do Ribeira (SP)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60060052ddcba9-0302-407e-9a85-f2ac1a337b6freponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC - Manoela Olegário da Costa.pdfTCC - Manoela Olegário da Costa.pdfTCC versão finalapplication/pdf2538354https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13717/1/TCC%20-%20Manoela%20Oleg%c3%a1rio%20da%20Costa.pdfdcf959b19d40cf65c56538e3d0662afbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13717/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTCC - Manoela Olegário da Costa.pdf.txtTCC - Manoela Olegário da Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain105804https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13717/3/TCC%20-%20Manoela%20Oleg%c3%a1rio%20da%20Costa.pdf.txtfec8eb34c1bcbb82f45e1cfaf54d133dMD53THUMBNAILTCC - Manoela Olegário da Costa.pdf.jpgTCC - Manoela Olegário da Costa.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6188https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13717/4/TCC%20-%20Manoela%20Oleg%c3%a1rio%20da%20Costa.pdf.jpgb58201bed67f727b71d2fde1a1be8c51MD54ufscar/137172023-09-18 18:32:05.714oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13717Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:05Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP)
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Traditional knowledge and formal education: educational challenges among quilombolas in Vale do Ribeira (SP)
title Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP)
spellingShingle Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP)
Costa, Manoela Olegário da
Educação quilombola
Educação Formal
Etnoecologia
Abordagem Etnográfica
Quilombola Education
Formal Education
Ethnoecology
Ethnographic Approach
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP)
title_full Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP)
title_fullStr Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP)
title_full_unstemmed Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP)
title_sort Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP)
author Costa, Manoela Olegário da
author_facet Costa, Manoela Olegário da
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3740413079955119
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Manoela Olegário da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Torres, Juliana Rezende
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3083345943491817
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Prado, Helbert Medeiros
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7266995448306223
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 14731f57-c71f-4fd5-8355-00ee71634716
contributor_str_mv Torres, Juliana Rezende
Prado, Helbert Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação quilombola
Educação Formal
Etnoecologia
Abordagem Etnográfica
Quilombola Education
Formal Education
Ethnoecology
Ethnographic Approach
topic Educação quilombola
Educação Formal
Etnoecologia
Abordagem Etnográfica
Quilombola Education
Formal Education
Ethnoecology
Ethnographic Approach
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description Schools inserted in quilombola contexts face challenges that go beyond an adapted Pedagogical Political Project. In this study, local narratives about education in the Pedro Cubas and Pedro Cubas de Cima communities (Vale do Ribeira, SP) are presented. Narratives are discussed in light of the challenges of integrating traditional knowledge and formal education for local children and adolescents. Data were collected through informal interviews and daily life observation in the context. The results showed aspects of life history, socialization, and reflections on education of eight individuals, among quilombolas and teachers who work in the region. School transport conditions were within the main difficulties reported. Proposals and local actions for the inclusion of differentiated teaching in the school curriculum could be also reported. However, the challenge of a more effective and permanent integration between quilombola culture, local knowledge, and formal education in schools remains. The school, seen as a multicultural and democratic environment, impacts positively not only local populations but the society as a whole.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-18T23:41:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-18T23:41:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Manoela Olegário da. Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13717.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13717
identifier_str_mv COSTA, Manoela Olegário da. Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13717.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 52ddcba9-0302-407e-9a85-f2ac1a337b6f
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Ciências Biológicas - CBL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Ciências Biológicas - CBL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13717/1/TCC%20-%20Manoela%20Oleg%c3%a1rio%20da%20Costa.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13717/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13717/3/TCC%20-%20Manoela%20Oleg%c3%a1rio%20da%20Costa.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13717/4/TCC%20-%20Manoela%20Oleg%c3%a1rio%20da%20Costa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dcf959b19d40cf65c56538e3d0662afb
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
fec8eb34c1bcbb82f45e1cfaf54d133d
b58201bed67f727b71d2fde1a1be8c51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715625590128640