Sensibilidade a contingências de reforçamento : desempenho de crianças portadoras de Síndrome de Down e com desenvolvimento típico.
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Capobianco, DrausioRose, Julio Cesar Coelho dehttp://lattes.cnpq.br/3386857761295187http://lattes.cnpq.br/8506331593441525f93af551-3646-4c69-befe-84d03aed37e52016-06-02T19:45:58Z2007-12-062016-06-02T19:45:58Z2005-06-27CAPOBIANCO, Drausio. Sensibilidade a contingências de reforçamento : desempenho de crianças portadoras de Síndrome de Down e com desenvolvimento típico.. 2005. 41 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2970Universidade Federal de Sao CarlosA sensibilidade do comportamento de humanos às contingências de reforçamento em operação no ambiente é tema de interesse para a elaboração de procedimentos de ensino eficazes. O conceito de sensibilidade às contingências de reforçamento refere-se à alteração no responder em função de alterações nas conseqüências que ele produz. O presente estudo objetivou descrever o padrão de desempenho, quanto à sensibilidade, apresentado por crianças portadoras de síndrome de Down e por crianças com desenvolvimento típico, quando expostas a um esquema múltiplo. Um segundo objetivo foi comparar o desempenho dessas duas populações. Os participantes, duas crianças portadoras de síndrome de Down e três crianças com desenvolvimento típico, foram expostos a um esquema múltiplo composto por dois componentes de intervalo randômico. Os valores assumidos pelos componentes do esquema múltiplo foram manipulados de maneira a fazer variar a distribuição de reforços entre esses componentes, que assumiu proporções de 1:1, 1:3 e 1:5. Dois dos três participantes com desenvolvimento típico apresentaram responder diferenciado consistente com a contingência quando expostos à distribuição de reforços segundo a proporção de 1:5. Quando a proporção de reforços entre os componentes era de 1:3, uma participante com desenvolvimento típico apresentou responder diferencial consistente com a contingência. Sob esta mesma condição uma participante portadora de síndrome de Down apresentou responder diferencial oposto ao que seria estabelecido pela contingência. As demais participantes não apresentaram responder diferenciado nesta condição.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEsUFSCarBRBehaviorismo (Psicologia)Sensibilidade a contingênciasContingências de reforçoEsquemas de reforçoEsquema múltiploDown, Síndrome deCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALSensibilidade a contingências de reforçamento : desempenho de crianças portadoras de Síndrome de Down e com desenvolvimento típico.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1929414c9-d3c0-45c0-8d96-9de32b88e992info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissDC.pdfapplication/pdf551072https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2970/1/DissDC.pdf88e4fccf5b1400a2dcff756a68773ad5MD51THUMBNAILDissDC.pdf.jpgDissDC.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4549https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2970/2/DissDC.pdf.jpgbc6fba3f7094e8c6d629d660e8364f53MD52ufscar/29702023-09-18 18:30:54.087oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2970Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:54Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
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