Dez anos da lei n. 12.711/2012: uma análise dos indicadores de acesso ao ensino superior de pessoas negras e/ou com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luiz Henrique Teixeira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19147
Resumo: In Brazil, according to data from the National Household Sample Survey (PNAD - Continuous) in 2022, 56.1% of Brazilians identified themselves as Black (black/brown). According to data released by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), at least 18.6 million Brazilians have some type of disability. This research, based on a documentary and microdata analysis, which, according to Triviños, is a descriptive study. Its objective was to analyze, based on national educational indicators, the entry of the Black and/or disabled population into Brazilian higher education in the year 2022 and the developments following the promulgation of Laws No. 12,711/2012. Concluding that it is necessary to gather this population for the construction of policies that make sense in the integration of these individuals regarding overcoming barriers imposed by capitalist society, which hinder these subjects, whether due to structural racism or discrimination based on body differences. This is to enable continuity in legislation such as the Quota Law.
id SCAR_b3b8ae4e8b04b12a3d104439fa535c70
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19147
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Silva, Luiz Henrique Teixeira daOrlando, Rosimeire Mariahttp://lattes.cnpq.br/4254571422608459http://lattes.cnpq.br/4723772157735839https://orcid.org/0000-0002-8365-9796https://orcid.org/0000-0002-0990-61462024-01-26T18:05:48Z2024-01-26T18:05:48Z2023-12-20SILVA, Luiz Henrique Teixeira da. Dez anos da lei n. 12.711/2012: uma análise dos indicadores de acesso ao ensino superior de pessoas negras e/ou com deficiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19147.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19147In Brazil, according to data from the National Household Sample Survey (PNAD - Continuous) in 2022, 56.1% of Brazilians identified themselves as Black (black/brown). According to data released by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), at least 18.6 million Brazilians have some type of disability. This research, based on a documentary and microdata analysis, which, according to Triviños, is a descriptive study. Its objective was to analyze, based on national educational indicators, the entry of the Black and/or disabled population into Brazilian higher education in the year 2022 and the developments following the promulgation of Laws No. 12,711/2012. Concluding that it is necessary to gather this population for the construction of policies that make sense in the integration of these individuals regarding overcoming barriers imposed by capitalist society, which hinder these subjects, whether due to structural racism or discrimination based on body differences. This is to enable continuity in legislation such as the Quota Law.No Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD - Contínua) em 2022 56,1% dos brasileiros se declararam como Negros (pretos/pardos). Já de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 18,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Esta pesquisa, pautada em uma análise documental e de microdados, que de acordo com Triviños é um estudo de tipo descritivo. Teve por objetivo analisar, a partir dos indicadores educacionais nacionais, o ingresso da população negra e/ou com deficiência na educação superior brasileira no ano de 2022 e os desdobramentos posteriores à promulgação da Lei no 12.711/2012. Concluindo que é necessário reunir essa população, para a construção de políticas que façam sentido na inserção destes no que se refere a superação de barreiras impostas pela sociedade capitalista que impedem esses sujeitos, seja pelo racismo estrutural ou a descriminação das divergências do corpo, para que seja possível a continuidade em legislações, tais como, a Lei de Cotas.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosEducação Especial - EEspLUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação especialPessoas com deficiênciaPessoas NegrasLei de cotasPolíticas públicasSpecial educationPeople with disabilitiesBlack PeopleQuota lawPublic policiesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAODez anos da lei n. 12.711/2012: uma análise dos indicadores de acesso ao ensino superior de pessoas negras e/ou com deficiênciaTen years of law no. 12,711/2012: an analysis of indicators of access to higher education for black people and/or people with disabilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC_LUIZ_HENRIQUE_TEIXEIRA_DA_SILVA_UFSCAR (3).pdfTCC_LUIZ_HENRIQUE_TEIXEIRA_DA_SILVA_UFSCAR (3).pdfapplication/pdf264830https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19147/1/TCC_LUIZ_HENRIQUE_TEIXEIRA_DA_SILVA_UFSCAR%20%283%29.pdf371bebe4bf7ae6ffad4ae3440933842fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19147/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC_LUIZ_HENRIQUE_TEIXEIRA_DA_SILVA_UFSCAR (3).pdf.txtTCC_LUIZ_HENRIQUE_TEIXEIRA_DA_SILVA_UFSCAR (3).pdf.txtExtracted texttext/plain60459https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19147/3/TCC_LUIZ_HENRIQUE_TEIXEIRA_DA_SILVA_UFSCAR%20%283%29.pdf.txtfb16ed3e6116446aaadb68b9023909ddMD53ufscar/191472024-05-14 17:14:51.86oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19147Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:14:51Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Dez anos da lei n. 12.711/2012: uma análise dos indicadores de acesso ao ensino superior de pessoas negras e/ou com deficiência
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Ten years of law no. 12,711/2012: an analysis of indicators of access to higher education for black people and/or people with disabilities
title Dez anos da lei n. 12.711/2012: uma análise dos indicadores de acesso ao ensino superior de pessoas negras e/ou com deficiência
spellingShingle Dez anos da lei n. 12.711/2012: uma análise dos indicadores de acesso ao ensino superior de pessoas negras e/ou com deficiência
Silva, Luiz Henrique Teixeira da
Educação especial
Pessoas com deficiência
Pessoas Negras
Lei de cotas
Políticas públicas
Special education
People with disabilities
Black People
Quota law
Public policies
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Dez anos da lei n. 12.711/2012: uma análise dos indicadores de acesso ao ensino superior de pessoas negras e/ou com deficiência
title_full Dez anos da lei n. 12.711/2012: uma análise dos indicadores de acesso ao ensino superior de pessoas negras e/ou com deficiência
title_fullStr Dez anos da lei n. 12.711/2012: uma análise dos indicadores de acesso ao ensino superior de pessoas negras e/ou com deficiência
title_full_unstemmed Dez anos da lei n. 12.711/2012: uma análise dos indicadores de acesso ao ensino superior de pessoas negras e/ou com deficiência
title_sort Dez anos da lei n. 12.711/2012: uma análise dos indicadores de acesso ao ensino superior de pessoas negras e/ou com deficiência
author Silva, Luiz Henrique Teixeira da
author_facet Silva, Luiz Henrique Teixeira da
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4723772157735839
dc.contributor.authororcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8365-9796
dc.contributor.advisor1orcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0990-6146
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luiz Henrique Teixeira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Orlando, Rosimeire Maria
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4254571422608459
contributor_str_mv Orlando, Rosimeire Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Pessoas com deficiência
Pessoas Negras
Lei de cotas
Políticas públicas
topic Educação especial
Pessoas com deficiência
Pessoas Negras
Lei de cotas
Políticas públicas
Special education
People with disabilities
Black People
Quota law
Public policies
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Special education
People with disabilities
Black People
Quota law
Public policies
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description In Brazil, according to data from the National Household Sample Survey (PNAD - Continuous) in 2022, 56.1% of Brazilians identified themselves as Black (black/brown). According to data released by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), at least 18.6 million Brazilians have some type of disability. This research, based on a documentary and microdata analysis, which, according to Triviños, is a descriptive study. Its objective was to analyze, based on national educational indicators, the entry of the Black and/or disabled population into Brazilian higher education in the year 2022 and the developments following the promulgation of Laws No. 12,711/2012. Concluding that it is necessary to gather this population for the construction of policies that make sense in the integration of these individuals regarding overcoming barriers imposed by capitalist society, which hinder these subjects, whether due to structural racism or discrimination based on body differences. This is to enable continuity in legislation such as the Quota Law.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-26T18:05:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-26T18:05:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Luiz Henrique Teixeira da. Dez anos da lei n. 12.711/2012: uma análise dos indicadores de acesso ao ensino superior de pessoas negras e/ou com deficiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19147.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19147
identifier_str_mv SILVA, Luiz Henrique Teixeira da. Dez anos da lei n. 12.711/2012: uma análise dos indicadores de acesso ao ensino superior de pessoas negras e/ou com deficiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19147.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Educação Especial - EEspL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Educação Especial - EEspL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19147/1/TCC_LUIZ_HENRIQUE_TEIXEIRA_DA_SILVA_UFSCAR%20%283%29.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19147/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19147/3/TCC_LUIZ_HENRIQUE_TEIXEIRA_DA_SILVA_UFSCAR%20%283%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 371bebe4bf7ae6ffad4ae3440933842f
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
fb16ed3e6116446aaadb68b9023909dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136431154429952