Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schiffler, Michele Freire
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2408
Resumo: A presente pesquisa discute à luz da Teoria Crítica, o ensino da Literatura no contexto da sociedade de consumo e da Indústria Cultural. Tem por objetivo demonstrar que, como arte, a Literatura pode atuar de maneira positiva no desenvolvimento do processo educacional formativo. Para a discussão são empregados teóricos como Adorno, Horkheimer, Benjamim e Marcuse, os quais sustentam teoricamente os preceitos referentes à Indústria Cultural, bem como à dimensão estética da arte e da literatura. A crítica literária é sustentada e revisitada com o auxílio de Jauss, Antônio Cândido, Aderaldo Castelo, Afrânio Coutinho e Proença Filho; atuando de modo a identificar na composição da arte literária os elementos que auxiliam no estímulo à criticidade e à reflexão por parte do receptor. Por representante da referida manifestação artística, toma-se Machado de Assis, ícone da literatura nacional e considerado em relação à produção de narrativas curtas, tendo por foco de análise o Conto de Escola , elemento que instiga no leitor a percepção estética, o reconhecimento dos horizontes históricos e a libertação de sua subjetividade por intermédio do questionamento e do diálogo entre ficção e realidade.
id SCAR_ba41faf7ec4aaffb5a66243e367cd8cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2408
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Schiffler, Michele FreireZuin, Antônio Álvaro Soareshttp://lattes.cnpq.br/55435623073732879ac6dab4-7861-4c9f-8612-056355e36a562016-06-02T19:38:47Z2007-08-212016-06-02T19:38:47Z2006-09-11SCHIFFLER, Michele Freire. Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo.. 2006. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2006.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2408application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBRLiteratura - Teoria e críticaAssis, Machado de, 1839-1908Processo formativoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONarrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA presente pesquisa discute à luz da Teoria Crítica, o ensino da Literatura no contexto da sociedade de consumo e da Indústria Cultural. Tem por objetivo demonstrar que, como arte, a Literatura pode atuar de maneira positiva no desenvolvimento do processo educacional formativo. Para a discussão são empregados teóricos como Adorno, Horkheimer, Benjamim e Marcuse, os quais sustentam teoricamente os preceitos referentes à Indústria Cultural, bem como à dimensão estética da arte e da literatura. A crítica literária é sustentada e revisitada com o auxílio de Jauss, Antônio Cândido, Aderaldo Castelo, Afrânio Coutinho e Proença Filho; atuando de modo a identificar na composição da arte literária os elementos que auxiliam no estímulo à criticidade e à reflexão por parte do receptor. Por representante da referida manifestação artística, toma-se Machado de Assis, ícone da literatura nacional e considerado em relação à produção de narrativas curtas, tendo por foco de análise o Conto de Escola , elemento que instiga no leitor a percepção estética, o reconhecimento dos horizontes históricos e a libertação de sua subjetividade por intermédio do questionamento e do diálogo entre ficção e realidade.-1-16b9dc996-8878-47f9-a0be-fc583775214finfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissMFS.pdfapplication/pdf1064869https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2408/1/DissMFS.pdfb25f5ff065fc21d17610a2972dae291fMD51THUMBNAILDissMFS.pdf.jpgDissMFS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8896https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2408/2/DissMFS.pdf.jpg700636d1bcdaf63e8bf9f20062559171MD52ufscar/24082023-09-18 18:30:50.364oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2408Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:50Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo.
title Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo.
spellingShingle Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo.
Schiffler, Michele Freire
Literatura - Teoria e crítica
Assis, Machado de, 1839-1908
Processo formativo
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo.
title_full Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo.
title_fullStr Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo.
title_full_unstemmed Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo.
title_sort Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo.
author Schiffler, Michele Freire
author_facet Schiffler, Michele Freire
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schiffler, Michele Freire
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zuin, Antônio Álvaro Soares
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5543562307373287
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 9ac6dab4-7861-4c9f-8612-056355e36a56
contributor_str_mv Zuin, Antônio Álvaro Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura - Teoria e crítica
Assis, Machado de, 1839-1908
Processo formativo
topic Literatura - Teoria e crítica
Assis, Machado de, 1839-1908
Processo formativo
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa discute à luz da Teoria Crítica, o ensino da Literatura no contexto da sociedade de consumo e da Indústria Cultural. Tem por objetivo demonstrar que, como arte, a Literatura pode atuar de maneira positiva no desenvolvimento do processo educacional formativo. Para a discussão são empregados teóricos como Adorno, Horkheimer, Benjamim e Marcuse, os quais sustentam teoricamente os preceitos referentes à Indústria Cultural, bem como à dimensão estética da arte e da literatura. A crítica literária é sustentada e revisitada com o auxílio de Jauss, Antônio Cândido, Aderaldo Castelo, Afrânio Coutinho e Proença Filho; atuando de modo a identificar na composição da arte literária os elementos que auxiliam no estímulo à criticidade e à reflexão por parte do receptor. Por representante da referida manifestação artística, toma-se Machado de Assis, ícone da literatura nacional e considerado em relação à produção de narrativas curtas, tendo por foco de análise o Conto de Escola , elemento que instiga no leitor a percepção estética, o reconhecimento dos horizontes históricos e a libertação de sua subjetividade por intermédio do questionamento e do diálogo entre ficção e realidade.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-09-11
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-21
2016-06-02T19:38:47Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:38:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SCHIFFLER, Michele Freire. Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo.. 2006. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2408
identifier_str_mv SCHIFFLER, Michele Freire. Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo.. 2006. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2006.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 6b9dc996-8878-47f9-a0be-fc583775214f
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2408/1/DissMFS.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2408/2/DissMFS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b25f5ff065fc21d17610a2972dae291f
700636d1bcdaf63e8bf9f20062559171
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136259324280832