Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2408 |
Resumo: | A presente pesquisa discute à luz da Teoria Crítica, o ensino da Literatura no contexto da sociedade de consumo e da Indústria Cultural. Tem por objetivo demonstrar que, como arte, a Literatura pode atuar de maneira positiva no desenvolvimento do processo educacional formativo. Para a discussão são empregados teóricos como Adorno, Horkheimer, Benjamim e Marcuse, os quais sustentam teoricamente os preceitos referentes à Indústria Cultural, bem como à dimensão estética da arte e da literatura. A crítica literária é sustentada e revisitada com o auxílio de Jauss, Antônio Cândido, Aderaldo Castelo, Afrânio Coutinho e Proença Filho; atuando de modo a identificar na composição da arte literária os elementos que auxiliam no estímulo à criticidade e à reflexão por parte do receptor. Por representante da referida manifestação artística, toma-se Machado de Assis, ícone da literatura nacional e considerado em relação à produção de narrativas curtas, tendo por foco de análise o Conto de Escola , elemento que instiga no leitor a percepção estética, o reconhecimento dos horizontes históricos e a libertação de sua subjetividade por intermédio do questionamento e do diálogo entre ficção e realidade. |
id |
SCAR_ba41faf7ec4aaffb5a66243e367cd8cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2408 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Schiffler, Michele FreireZuin, Antônio Álvaro Soareshttp://lattes.cnpq.br/55435623073732879ac6dab4-7861-4c9f-8612-056355e36a562016-06-02T19:38:47Z2007-08-212016-06-02T19:38:47Z2006-09-11SCHIFFLER, Michele Freire. Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo.. 2006. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2006.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2408application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBRLiteratura - Teoria e críticaAssis, Machado de, 1839-1908Processo formativoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONarrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA presente pesquisa discute à luz da Teoria Crítica, o ensino da Literatura no contexto da sociedade de consumo e da Indústria Cultural. Tem por objetivo demonstrar que, como arte, a Literatura pode atuar de maneira positiva no desenvolvimento do processo educacional formativo. Para a discussão são empregados teóricos como Adorno, Horkheimer, Benjamim e Marcuse, os quais sustentam teoricamente os preceitos referentes à Indústria Cultural, bem como à dimensão estética da arte e da literatura. A crítica literária é sustentada e revisitada com o auxílio de Jauss, Antônio Cândido, Aderaldo Castelo, Afrânio Coutinho e Proença Filho; atuando de modo a identificar na composição da arte literária os elementos que auxiliam no estímulo à criticidade e à reflexão por parte do receptor. Por representante da referida manifestação artística, toma-se Machado de Assis, ícone da literatura nacional e considerado em relação à produção de narrativas curtas, tendo por foco de análise o Conto de Escola , elemento que instiga no leitor a percepção estética, o reconhecimento dos horizontes históricos e a libertação de sua subjetividade por intermédio do questionamento e do diálogo entre ficção e realidade.-1-16b9dc996-8878-47f9-a0be-fc583775214finfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissMFS.pdfapplication/pdf1064869https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2408/1/DissMFS.pdfb25f5ff065fc21d17610a2972dae291fMD51THUMBNAILDissMFS.pdf.jpgDissMFS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8896https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2408/2/DissMFS.pdf.jpg700636d1bcdaf63e8bf9f20062559171MD52ufscar/24082023-09-18 18:30:50.364oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2408Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:50Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo. |
title |
Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo. |
spellingShingle |
Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo. Schiffler, Michele Freire Literatura - Teoria e crítica Assis, Machado de, 1839-1908 Processo formativo CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo. |
title_full |
Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo. |
title_fullStr |
Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo. |
title_full_unstemmed |
Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo. |
title_sort |
Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo. |
author |
Schiffler, Michele Freire |
author_facet |
Schiffler, Michele Freire |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schiffler, Michele Freire |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zuin, Antônio Álvaro Soares |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5543562307373287 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
9ac6dab4-7861-4c9f-8612-056355e36a56 |
contributor_str_mv |
Zuin, Antônio Álvaro Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura - Teoria e crítica Assis, Machado de, 1839-1908 Processo formativo |
topic |
Literatura - Teoria e crítica Assis, Machado de, 1839-1908 Processo formativo CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa discute à luz da Teoria Crítica, o ensino da Literatura no contexto da sociedade de consumo e da Indústria Cultural. Tem por objetivo demonstrar que, como arte, a Literatura pode atuar de maneira positiva no desenvolvimento do processo educacional formativo. Para a discussão são empregados teóricos como Adorno, Horkheimer, Benjamim e Marcuse, os quais sustentam teoricamente os preceitos referentes à Indústria Cultural, bem como à dimensão estética da arte e da literatura. A crítica literária é sustentada e revisitada com o auxílio de Jauss, Antônio Cândido, Aderaldo Castelo, Afrânio Coutinho e Proença Filho; atuando de modo a identificar na composição da arte literária os elementos que auxiliam no estímulo à criticidade e à reflexão por parte do receptor. Por representante da referida manifestação artística, toma-se Machado de Assis, ícone da literatura nacional e considerado em relação à produção de narrativas curtas, tendo por foco de análise o Conto de Escola , elemento que instiga no leitor a percepção estética, o reconhecimento dos horizontes históricos e a libertação de sua subjetividade por intermédio do questionamento e do diálogo entre ficção e realidade. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-09-11 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-08-21 2016-06-02T19:38:47Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:38:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SCHIFFLER, Michele Freire. Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo.. 2006. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2408 |
identifier_str_mv |
SCHIFFLER, Michele Freire. Narrativas machadianas: transcendência e historicidade no processo formativo.. 2006. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2006. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
6b9dc996-8878-47f9-a0be-fc583775214f |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2408/1/DissMFS.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2408/2/DissMFS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b25f5ff065fc21d17610a2972dae291f 700636d1bcdaf63e8bf9f20062559171 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136259324280832 |