Trabalhadoras do sexo e profissionais da saúde: percepções sobre os processos educativos relacionados à saúde presentes no trabalho sexual
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2568 |
Resumo: | This work is focused on analising the similarities and differences of the perceptions of sex workers and public health system workers about the educative processes that is within sex work related to the sex workers health. We aim to examinate, in the point of view of both social groups, how the sex worker educates herself and others of her own class exchanging informations in the work group, with the client and with health worker seeking their perceptions about the processes which the sex worker teaches and/or learns health related knowledges, values or attitudes. We will also aim the relationship between health and sex work. This research is based on common sense definition according to Paulo Freire. It has been done with the support of the research methodology related with the participation of sex workers in interviews. Interviews are also done with health workers. We aim to contribute to destroy the stereotypes that keeps the prejudiced image of sex workers and also to help on contructing health politics that take this social group in a citizenship perpective. |
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Ferreira, Flávia do CarmoOliveira, Maria Waldenez dehttp://lattes.cnpq.br/3404769527869004http://lattes.cnpq.br/35424523085766887231738f-6481-4041-aa4a-28037afa62f22016-06-02T19:39:16Z2010-12-082016-06-02T19:39:16Z2006-11-23FERREIRA, Flávia do Carmo. Trabalhadoras do sexo e profissionais da saúde : percepções sobre os processos educativos relacionados à saúde presentes no trabalho sexual. 2006. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2568This work is focused on analising the similarities and differences of the perceptions of sex workers and public health system workers about the educative processes that is within sex work related to the sex workers health. We aim to examinate, in the point of view of both social groups, how the sex worker educates herself and others of her own class exchanging informations in the work group, with the client and with health worker seeking their perceptions about the processes which the sex worker teaches and/or learns health related knowledges, values or attitudes. We will also aim the relationship between health and sex work. This research is based on common sense definition according to Paulo Freire. It has been done with the support of the research methodology related with the participation of sex workers in interviews. Interviews are also done with health workers. We aim to contribute to destroy the stereotypes that keeps the prejudiced image of sex workers and also to help on contructing health politics that take this social group in a citizenship perpective.Esta pesquisa objetiva analisar as similaridades e as diferenças nas percepções de trabalhadoras do sexo e profissionais do sistema público de saúde sobre os processos educativos que permeiam o trabalho sexual relacionados à saúde da trabalhadora do sexo. Pretende-se examinar, na perspectiva desses dois grupos sociais, como a trabalhadora educa e se educa nas interações entre elas. Com os profissionais de saúde busca-se suas percepções sobre os processos pelos quais a trabalhadora ensina e/ ou aprende conhecimentos, valores e/ ou posturas relacionados à saúde. As relações entre saúde e trabalho sexual também serão buscadas. A pesquisa ancora-se no referencial da Educação Popular, na perspectiva freireana. A primeira parte da metodologia teve inspiração na pesquisa participante. A segunda parte utilizou-se entrevistas com trabalhadoras do sexo e profissionais da saúde. Foram realizadas cincos entrevistas. Os resultados apontam que as trabalhadoras aprendem e ensinam saúde com as colegas de trabalho e no próprio espaço de trabalho. Já os profissionais da saúde apontam que as trabalhadoras ensinam e aprendem saúde com as amigas. Pretende-se contribuir para a desconstrução de estereótipos que sustentam visões preconceituosas da trabalhadora do sexo assim como para a construção de políticas de saúde que tomem este grupo social numa perspectiva de direitos e cidadania.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducaçãoEducação popularEducação e saúdeProstituiçãoProstituição femininaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrabalhadoras do sexo e profissionais da saúde: percepções sobre os processos educativos relacionados à saúde presentes no trabalho sexualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-14ed37645-f922-4bae-9504-b50fbb26574cinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3346.pdfapplication/pdf474667https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2568/1/3346.pdf36b0fa835ef30d858c66203950fd308dMD51THUMBNAIL3346.pdf.jpg3346.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5696https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2568/2/3346.pdf.jpg8dbae5b21b9a06a8602d7488fb78baabMD52ufscar/25682023-09-18 18:31:47.296oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2568Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:47Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
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