Os sem terra e a educação: um estudo da tentativa de implantação da proposta pedagógica do MST em escolas de assentamentos no Estado de São Paulo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2777 |
Resumo: | The present research studies the fight for the land that caused the space (espacialização) and the territory (territorialização) of MST and construction of its agrarian reform project. In this time, MST had a special care about Education. So, this research s themes are Landless Rural Workers Movement (MST) and Education. It is a study about the manner how the movement engaged in the history of fight for the land and MST s trajectory in it, as well as MST makes a junction with Brazilian Education History, mainly rural education which results in the tentative in introduce its Pedagogic Proposal, called MST s Pedagogic Proposal (Proposta Pedagógica do MST). So, this research studies pedagogic systematizations by the movement to start by its educational experiences in encampments and settlements of Brazil. In special, this work searches to understand difficulties about space of educational experiences in settlements of State of Sao Paulo (Estado de São Paulo), as well MST s pedagogic contributions to Brazilian Education, mainly schools of agrarian reform settlements. |
id |
SCAR_c781ce1e37f25a701423c20d9489565f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2777 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Costa, Sidiney AlvesMinto, Cesar Augusto67550196-c0e2-46d4-acf4-72f966f5c9e02016-06-02T19:39:57Z2005-07-212016-06-02T19:39:57Z2002-11-18COSTA, Sidiney Alves. Os sem terra e a educação: um estudo da tentativa de implantação da proposta pedagógica do MST em escolas de assentamentos no Estado de São Paulo.. 2002. 223 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2777The present research studies the fight for the land that caused the space (espacialização) and the territory (territorialização) of MST and construction of its agrarian reform project. In this time, MST had a special care about Education. So, this research s themes are Landless Rural Workers Movement (MST) and Education. It is a study about the manner how the movement engaged in the history of fight for the land and MST s trajectory in it, as well as MST makes a junction with Brazilian Education History, mainly rural education which results in the tentative in introduce its Pedagogic Proposal, called MST s Pedagogic Proposal (Proposta Pedagógica do MST). So, this research studies pedagogic systematizations by the movement to start by its educational experiences in encampments and settlements of Brazil. In special, this work searches to understand difficulties about space of educational experiences in settlements of State of Sao Paulo (Estado de São Paulo), as well MST s pedagogic contributions to Brazilian Education, mainly schools of agrarian reform settlements.A presente dissertação de mestrado aborda a forma específica de luta pela terra que deu origem à espacialização e à territorialização do MST e à construção de seu projeto de reforma agrária, efetuando um recorte especial para a questão educacional. Neste sentido, a pesquisa tem como eixos as temáticas Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST e Educação. Privilegia o modo como o movimento ocupou-se da história da luta pela terra e de seu percurso nesta e as conjuga com a história da educação brasileira, principalmente com a educação rural, o que resulta na tentativa de implantar a sua proposta pedagógica, denominada Proposta Pedagógica do MST. Estuda, assim, as sistematizações pedagógicas feitas pelo movimento, a partir de suas experiências educacionais nos acampamentos e assentamentos do Brasil. Em especial, busca compreender as dificuldades de espacialização das experiências educacionais em assentamentos do Estado de São Paulo, bem como as contribuições pedagógicas do MST à educação brasileira, notadamente às escolas do meio rural e às escolas dos assentamentos de reforma agrária.Universidade Federal de Sao Carlosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducação ruralMovimento dos sem-terraProposta pedagógicaAssentamentos ruraisEscolas ruraisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALOs sem terra e a educação: um estudo da tentativa de implantação da proposta pedagógica do MST em escolas de assentamentos no Estado de São Paulo.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1b9cbd37f-f44e-4c30-9386-19a68f3e1bdcinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissSAC.pdfapplication/pdf807731https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2777/1/DissSAC.pdfd5d828dd97cbf85b013a25d6ff9a996aMD51THUMBNAILDissSAC.pdf.jpgDissSAC.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7919https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2777/2/DissSAC.pdf.jpgc00847ef378943d45a42002f8a0181eaMD52ufscar/27772023-09-18 18:30:51.86oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2777Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:51Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Os sem terra e a educação: um estudo da tentativa de implantação da proposta pedagógica do MST em escolas de assentamentos no Estado de São Paulo. |
title |
Os sem terra e a educação: um estudo da tentativa de implantação da proposta pedagógica do MST em escolas de assentamentos no Estado de São Paulo. |
spellingShingle |
Os sem terra e a educação: um estudo da tentativa de implantação da proposta pedagógica do MST em escolas de assentamentos no Estado de São Paulo. Costa, Sidiney Alves Educação rural Movimento dos sem-terra Proposta pedagógica Assentamentos rurais Escolas rurais CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
title_short |
Os sem terra e a educação: um estudo da tentativa de implantação da proposta pedagógica do MST em escolas de assentamentos no Estado de São Paulo. |
title_full |
Os sem terra e a educação: um estudo da tentativa de implantação da proposta pedagógica do MST em escolas de assentamentos no Estado de São Paulo. |
title_fullStr |
Os sem terra e a educação: um estudo da tentativa de implantação da proposta pedagógica do MST em escolas de assentamentos no Estado de São Paulo. |
title_full_unstemmed |
Os sem terra e a educação: um estudo da tentativa de implantação da proposta pedagógica do MST em escolas de assentamentos no Estado de São Paulo. |
title_sort |
Os sem terra e a educação: um estudo da tentativa de implantação da proposta pedagógica do MST em escolas de assentamentos no Estado de São Paulo. |
author |
Costa, Sidiney Alves |
author_facet |
Costa, Sidiney Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sidiney Alves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Minto, Cesar Augusto |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
67550196-c0e2-46d4-acf4-72f966f5c9e0 |
contributor_str_mv |
Minto, Cesar Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação rural Movimento dos sem-terra Proposta pedagógica Assentamentos rurais Escolas rurais |
topic |
Educação rural Movimento dos sem-terra Proposta pedagógica Assentamentos rurais Escolas rurais CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
description |
The present research studies the fight for the land that caused the space (espacialização) and the territory (territorialização) of MST and construction of its agrarian reform project. In this time, MST had a special care about Education. So, this research s themes are Landless Rural Workers Movement (MST) and Education. It is a study about the manner how the movement engaged in the history of fight for the land and MST s trajectory in it, as well as MST makes a junction with Brazilian Education History, mainly rural education which results in the tentative in introduce its Pedagogic Proposal, called MST s Pedagogic Proposal (Proposta Pedagógica do MST). So, this research studies pedagogic systematizations by the movement to start by its educational experiences in encampments and settlements of Brazil. In special, this work searches to understand difficulties about space of educational experiences in settlements of State of Sao Paulo (Estado de São Paulo), as well MST s pedagogic contributions to Brazilian Education, mainly schools of agrarian reform settlements. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002-11-18 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2005-07-21 2016-06-02T19:39:57Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:39:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Sidiney Alves. Os sem terra e a educação: um estudo da tentativa de implantação da proposta pedagógica do MST em escolas de assentamentos no Estado de São Paulo.. 2002. 223 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2777 |
identifier_str_mv |
COSTA, Sidiney Alves. Os sem terra e a educação: um estudo da tentativa de implantação da proposta pedagógica do MST em escolas de assentamentos no Estado de São Paulo.. 2002. 223 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
b9cbd37f-f44e-4c30-9386-19a68f3e1bdc |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2777/1/DissSAC.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2777/2/DissSAC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d5d828dd97cbf85b013a25d6ff9a996a c00847ef378943d45a42002f8a0181ea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136262213107712 |