Entre diversidade e diferença: o programa de Ações Afirmativas da UFSCar e as vivências dos estudantes indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jodas, Juliana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6741
Resumo: This search staring of educational policies for higher education for the indigenous population from the Brazilian Federal Constitution of 1988, that, at least in law, obtained their rights guaranteed and their ethnic differences recognized. Since then two actions were created in this context: the course of Intercultural Degree and the Affirmative Action Program. The focus of this research is in the Affirmative Action policies for indians, understood as a set of measures of unequal access to basic goods such as education and employment for historically subordinate groups, and specially, the case of the Universidade Federal de São Carlos. This study analyzed the urgency context of Affirmative Action in Brazil and its deployment in the process of institutionalization of UFSCar, and particularly, how the indigenous students experience this recent experience. For this, this work includes a literature review and document analysis to characterize the Affirmative Action of UFSCar and understand how in its perspective, diversity or difference, the program has been constituted. We also interviews with indian students to understand their perception of the policy, their experiences, and in particular, will be discussed how their differences, subjectivities and/or identities are (or not) marked and recognized at this institutional space.
id SCAR_da2b0406853b8f88ce2b916659e9737a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/6741
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Jodas, JulianaSilvério, Valter Robertohttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784216Y5http://lattes.cnpq.br/473493876150777466e71cfd-dbaa-494d-b406-1616c59eace32016-06-02T20:39:16Z2013-01-282016-06-02T20:39:16Z2012-06-29JODAS, Juliana. Entre diversidade e diferença : o programa de Ações Afirmativas da UFSCar e as vivências dos estudantes indígenas. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6741This search staring of educational policies for higher education for the indigenous population from the Brazilian Federal Constitution of 1988, that, at least in law, obtained their rights guaranteed and their ethnic differences recognized. Since then two actions were created in this context: the course of Intercultural Degree and the Affirmative Action Program. The focus of this research is in the Affirmative Action policies for indians, understood as a set of measures of unequal access to basic goods such as education and employment for historically subordinate groups, and specially, the case of the Universidade Federal de São Carlos. This study analyzed the urgency context of Affirmative Action in Brazil and its deployment in the process of institutionalization of UFSCar, and particularly, how the indigenous students experience this recent experience. For this, this work includes a literature review and document analysis to characterize the Affirmative Action of UFSCar and understand how in its perspective, diversity or difference, the program has been constituted. We also interviews with indian students to understand their perception of the policy, their experiences, and in particular, will be discussed how their differences, subjectivities and/or identities are (or not) marked and recognized at this institutional space.Esta pesquisa insere-se nos contextos das políticas educacionais para ensino superior destinadas a populações indígenas que, a partir da Constituição Federal brasileira de 1988, obtiveram, ao menos em lei, seus direitos assegurados e suas diferenças étnicas reconhecidas. Desde então foram criadas duas ações neste sentido: o curso de Licenciatura Intercultural e o Programa de Ações Afirmativas. O direcionamento da pesquisa se dá a partir das políticas de Ações Afirmativas para indígenas, compreendidas como um conjunto de medidas de acesso diferenciado a bens fundamentais como educação e emprego para grupos historicamente subalternizados, e foca-se na experiência da Universidade Federal de São Carlos. É analisado o contexto de emergência das Ações Afirmativas no Brasil e seu desdobramento no processo de institucionalização do programa da UFSCar e, em especial, o modo como os alunos indígenas vivenciam esta experiência. Para isso, o trabalho conta com revisão bibliográfica e análise documental para caracterizar as Ações Afirmativas da UFSCar e apreender sobre qual perspectiva, diversidade ou diferença, o programa tem se pautado. É realizado também trabalho de campo e uma amostra de entrevistas com os estudantes indígenas para compreender suas experiências e vivências na universidade. Em particular, é discutido de que forma suas diferenças, subjetividades e/ou identidades são (ou não) marcadas e reconhecidas neste espaço institucional.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSUFSCarBRRelações raciaisGrupos IndígenasEnsino SuperiorAções AfirmativasDiferençaHigher EducationAffirmative ActionIndigenousDifferenceCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAEntre diversidade e diferença: o programa de Ações Afirmativas da UFSCar e as vivências dos estudantes indígenasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1dbebda85-2c7b-4624-b3a7-25453b1c223dinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL4810.pdfapplication/pdf1225071https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6741/1/4810.pdf66bbee348ede9f6cd73152615c859a94MD51TEXT4810.pdf.txt4810.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6741/4/4810.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54THUMBNAIL4810.pdf.jpg4810.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6427https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6741/5/4810.pdf.jpg52a2f1ab9fe0f1a5aaf3254fe356062eMD55ufscar/67412023-09-18 18:30:41.216oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/6741Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:41Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Entre diversidade e diferença: o programa de Ações Afirmativas da UFSCar e as vivências dos estudantes indígenas
title Entre diversidade e diferença: o programa de Ações Afirmativas da UFSCar e as vivências dos estudantes indígenas
spellingShingle Entre diversidade e diferença: o programa de Ações Afirmativas da UFSCar e as vivências dos estudantes indígenas
Jodas, Juliana
Relações raciais
Grupos Indígenas
Ensino Superior
Ações Afirmativas
Diferença
Higher Education
Affirmative Action
Indigenous
Difference
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
title_short Entre diversidade e diferença: o programa de Ações Afirmativas da UFSCar e as vivências dos estudantes indígenas
title_full Entre diversidade e diferença: o programa de Ações Afirmativas da UFSCar e as vivências dos estudantes indígenas
title_fullStr Entre diversidade e diferença: o programa de Ações Afirmativas da UFSCar e as vivências dos estudantes indígenas
title_full_unstemmed Entre diversidade e diferença: o programa de Ações Afirmativas da UFSCar e as vivências dos estudantes indígenas
title_sort Entre diversidade e diferença: o programa de Ações Afirmativas da UFSCar e as vivências dos estudantes indígenas
author Jodas, Juliana
author_facet Jodas, Juliana
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4734938761507774
dc.contributor.author.fl_str_mv Jodas, Juliana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silvério, Valter Roberto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784216Y5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 66e71cfd-dbaa-494d-b406-1616c59eace3
contributor_str_mv Silvério, Valter Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Relações raciais
Grupos Indígenas
Ensino Superior
Ações Afirmativas
Diferença
topic Relações raciais
Grupos Indígenas
Ensino Superior
Ações Afirmativas
Diferença
Higher Education
Affirmative Action
Indigenous
Difference
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher Education
Affirmative Action
Indigenous
Difference
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
description This search staring of educational policies for higher education for the indigenous population from the Brazilian Federal Constitution of 1988, that, at least in law, obtained their rights guaranteed and their ethnic differences recognized. Since then two actions were created in this context: the course of Intercultural Degree and the Affirmative Action Program. The focus of this research is in the Affirmative Action policies for indians, understood as a set of measures of unequal access to basic goods such as education and employment for historically subordinate groups, and specially, the case of the Universidade Federal de São Carlos. This study analyzed the urgency context of Affirmative Action in Brazil and its deployment in the process of institutionalization of UFSCar, and particularly, how the indigenous students experience this recent experience. For this, this work includes a literature review and document analysis to characterize the Affirmative Action of UFSCar and understand how in its perspective, diversity or difference, the program has been constituted. We also interviews with indian students to understand their perception of the policy, their experiences, and in particular, will be discussed how their differences, subjectivities and/or identities are (or not) marked and recognized at this institutional space.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-29
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-28
2016-06-02T20:39:16Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:39:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JODAS, Juliana. Entre diversidade e diferença : o programa de Ações Afirmativas da UFSCar e as vivências dos estudantes indígenas. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6741
identifier_str_mv JODAS, Juliana. Entre diversidade e diferença : o programa de Ações Afirmativas da UFSCar e as vivências dos estudantes indígenas. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv dbebda85-2c7b-4624-b3a7-25453b1c223d
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6741/1/4810.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6741/4/4810.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/6741/5/4810.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 66bbee348ede9f6cd73152615c859a94
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
52a2f1ab9fe0f1a5aaf3254fe356062e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136297413804032