Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18692 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa-intervenção realizada no campo das ciências ambientais junto a uma escola do campo e analisar a possibilidade desse pesquisar COM como potência de aprendizagem social. A escola situa-se no Território Portal da Amazônia (norte de Mato Grosso) e a intervenção visou à definição, validação, aplicação e análise de indicadores estabelecidos para compreender o papel de práticas escolares na resiliência socioecológica de comunidades rurais, assim como uma análise conjunta dos resultados e do processo participativo. Foram realizados encontros dialogados e dinâmicas com a comunidade escolar para se alcançar os objetivos pretendidos. Para além dos resultados dos indicadores em si, uma análise do próprio processo evidenciou que este constituiu um exercício de aprendizagem social, o qual possibilitou o desenvolvimento de diferentes habilidades e valores. |
id |
SCAR_da84f5e854d999d434b053e24bbc9012 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18692 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Oliveira, Maria Paula Pires deFigueiredo, Rodolfo Antônio deValdanha Neto, Diógeneshttp://lattes.cnpq.br/9925430852423901http://lattes.cnpq.br/0854609216769461http://lattes.cnpq.br/8853958256665125https://orcid.org/0000-0003-4834-7954https://orcid.org/0000-0002-8481-1008https://orcid.org/0000-0002-8170-0484baeafc98-5587-4a70-a82b-989a22674a7a88ae46c6-73e4-4456-8e69-0e4f10d2e9e65703d479-f97e-4ebd-bcb1-998e2639a53aUniversidade Federal do Amazonas (UFAM)2023-10-02T17:11:37Z2023-10-02T17:11:37Z2023-04-24OLIVEIRA, Maria Paula Pires de; FIGUEIREDO, Rodolfo Antônio de; VALDANHA NETO, Diógenes. Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo. Revista Eletrônica Mutações, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), v. 16, n. 26, p. 35–49, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18692.2178-7018https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18692www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12306O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa-intervenção realizada no campo das ciências ambientais junto a uma escola do campo e analisar a possibilidade desse pesquisar COM como potência de aprendizagem social. A escola situa-se no Território Portal da Amazônia (norte de Mato Grosso) e a intervenção visou à definição, validação, aplicação e análise de indicadores estabelecidos para compreender o papel de práticas escolares na resiliência socioecológica de comunidades rurais, assim como uma análise conjunta dos resultados e do processo participativo. Foram realizados encontros dialogados e dinâmicas com a comunidade escolar para se alcançar os objetivos pretendidos. Para além dos resultados dos indicadores em si, uma análise do próprio processo evidenciou que este constituiu um exercício de aprendizagem social, o qual possibilitou o desenvolvimento de diferentes habilidades e valores.The objective of this article is to present an intervention research conductedin the field of environmental sciences in a rural school and to analyze the possibility of this “research WITH” as a potencyof social learning. The school is located in the Território Portal da Amazônia (north of Mato Grosso state) and the intervention aimed at defining, validating, applying,and analyzing established indicators to understand the role of school practices in the socio-ecological resilience of rural communities, as well as a joint analysis of the results and participatory process. Dialogued and dynamic meetings were held with the school community to achieve the intended objectives. In addition to the results of the indicators themselves, an analysis of the process itself showed that this was a social learning exercise that enabled the development of different skills and values.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Código de Financiamento 00135–49porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAmUFSCarDepartamento de Ciências Ambientais - DCAmPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAmRevista Eletrônica Mutações600600600Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPesquisa participativaExtensão universitáriaEducação do campoResiliência socioecológicaGovernança ambientalParticipatory researchUniversity extensionRural educationSocioecological resilienceEnvironmental governanceCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMOUTROS::CIENCIASPesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo"Research WITH" as potency of social learning: an experience in environmental sciences with a rural schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1626reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALPesquisar COM como potência de aprendizagem social_uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo.pdfPesquisar COM como potência de aprendizagem social_uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo.pdfArtigo principalapplication/pdf798934https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18692/1/Pesquisar%20COM%20como%20pot%c3%aancia%20de%20aprendizagem%20social_uma%20experi%c3%aancia%20nas%20ci%c3%aancias%20ambientais%20junto%20a%20uma%20escola%20do%20campo.pdfd519adbdb3507ac92e73833e76f13876MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18692/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTPesquisar COM como potência de aprendizagem social_uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo.pdf.txtPesquisar COM como potência de aprendizagem social_uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo.pdf.txtExtracted texttext/plain44953https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18692/3/Pesquisar%20COM%20como%20pot%c3%aancia%20de%20aprendizagem%20social_uma%20experi%c3%aancia%20nas%20ci%c3%aancias%20ambientais%20junto%20a%20uma%20escola%20do%20campo.pdf.txtd7871e05af10752d142517b1999c327eMD53ufscar/186922024-05-14 17:10:32.263oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18692Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:10:32Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
"Research WITH" as potency of social learning: an experience in environmental sciences with a rural school |
title |
Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo |
spellingShingle |
Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo Oliveira, Maria Paula Pires de Pesquisa participativa Extensão universitária Educação do campo Resiliência socioecológica Governança ambiental Participatory research University extension Rural education Socioecological resilience Environmental governance CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM OUTROS::CIENCIAS |
title_short |
Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo |
title_full |
Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo |
title_fullStr |
Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo |
title_full_unstemmed |
Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo |
title_sort |
Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo |
author |
Oliveira, Maria Paula Pires de |
author_facet |
Oliveira, Maria Paula Pires de Figueiredo, Rodolfo Antônio de Valdanha Neto, Diógenes |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Rodolfo Antônio de Valdanha Neto, Diógenes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9925430852423901 http://lattes.cnpq.br/0854609216769461 http://lattes.cnpq.br/8853958256665125 |
dc.contributor.authororcid.por.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-4834-7954 https://orcid.org/0000-0002-8481-1008 https://orcid.org/0000-0002-8170-0484 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Paula Pires de Figueiredo, Rodolfo Antônio de Valdanha Neto, Diógenes |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
baeafc98-5587-4a70-a82b-989a22674a7a 88ae46c6-73e4-4456-8e69-0e4f10d2e9e6 5703d479-f97e-4ebd-bcb1-998e2639a53a |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa participativa Extensão universitária Educação do campo Resiliência socioecológica Governança ambiental |
topic |
Pesquisa participativa Extensão universitária Educação do campo Resiliência socioecológica Governança ambiental Participatory research University extension Rural education Socioecological resilience Environmental governance CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM OUTROS::CIENCIAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Participatory research University extension Rural education Socioecological resilience Environmental governance |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM OUTROS::CIENCIAS |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa-intervenção realizada no campo das ciências ambientais junto a uma escola do campo e analisar a possibilidade desse pesquisar COM como potência de aprendizagem social. A escola situa-se no Território Portal da Amazônia (norte de Mato Grosso) e a intervenção visou à definição, validação, aplicação e análise de indicadores estabelecidos para compreender o papel de práticas escolares na resiliência socioecológica de comunidades rurais, assim como uma análise conjunta dos resultados e do processo participativo. Foram realizados encontros dialogados e dinâmicas com a comunidade escolar para se alcançar os objetivos pretendidos. Para além dos resultados dos indicadores em si, uma análise do próprio processo evidenciou que este constituiu um exercício de aprendizagem social, o qual possibilitou o desenvolvimento de diferentes habilidades e valores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-02T17:11:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-02T17:11:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-04-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Maria Paula Pires de; FIGUEIREDO, Rodolfo Antônio de; VALDANHA NETO, Diógenes. Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo. Revista Eletrônica Mutações, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), v. 16, n. 26, p. 35–49, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18692. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18692 |
dc.identifier.issn.por.fl_str_mv |
2178-7018 |
dc.identifier.url.por.fl_str_mv |
www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12306 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Maria Paula Pires de; FIGUEIREDO, Rodolfo Antônio de; VALDANHA NETO, Diógenes. Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo. Revista Eletrônica Mutações, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), v. 16, n. 26, p. 35–49, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18692. 2178-7018 www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12306 |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 600 |
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Mutações |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
35–49 |
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAm |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Ambientais - DCAm Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAm |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18692/1/Pesquisar%20COM%20como%20pot%c3%aancia%20de%20aprendizagem%20social_uma%20experi%c3%aancia%20nas%20ci%c3%aancias%20ambientais%20junto%20a%20uma%20escola%20do%20campo.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18692/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18692/3/Pesquisar%20COM%20como%20pot%c3%aancia%20de%20aprendizagem%20social_uma%20experi%c3%aancia%20nas%20ci%c3%aancias%20ambientais%20junto%20a%20uma%20escola%20do%20campo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d519adbdb3507ac92e73833e76f13876 f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec d7871e05af10752d142517b1999c327e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136428019187712 |