Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Paula Pires de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Figueiredo, Rodolfo Antônio de, Valdanha Neto, Diógenes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18692
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa-intervenção realizada no campo das ciências ambientais junto a uma escola do campo e analisar a possibilidade desse pesquisar COM como potência de aprendizagem social. A escola situa-se no Território Portal da Amazônia (norte de Mato Grosso) e a intervenção visou à definição, validação, aplicação e análise de indicadores estabelecidos para compreender o papel de práticas escolares na resiliência socioecológica de comunidades rurais, assim como uma análise conjunta dos resultados e do processo participativo. Foram realizados encontros dialogados e dinâmicas com a comunidade escolar para se alcançar os objetivos pretendidos. Para além dos resultados dos indicadores em si, uma análise do próprio processo evidenciou que este constituiu um exercício de aprendizagem social, o qual possibilitou o desenvolvimento de diferentes habilidades e valores.
id SCAR_da84f5e854d999d434b053e24bbc9012
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18692
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Oliveira, Maria Paula Pires deFigueiredo, Rodolfo Antônio deValdanha Neto, Diógeneshttp://lattes.cnpq.br/9925430852423901http://lattes.cnpq.br/0854609216769461http://lattes.cnpq.br/8853958256665125https://orcid.org/0000-0003-4834-7954https://orcid.org/0000-0002-8481-1008https://orcid.org/0000-0002-8170-0484baeafc98-5587-4a70-a82b-989a22674a7a88ae46c6-73e4-4456-8e69-0e4f10d2e9e65703d479-f97e-4ebd-bcb1-998e2639a53aUniversidade Federal do Amazonas (UFAM)2023-10-02T17:11:37Z2023-10-02T17:11:37Z2023-04-24OLIVEIRA, Maria Paula Pires de; FIGUEIREDO, Rodolfo Antônio de; VALDANHA NETO, Diógenes. Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo. Revista Eletrônica Mutações, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), v. 16, n. 26, p. 35–49, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18692.2178-7018https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18692www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12306O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa-intervenção realizada no campo das ciências ambientais junto a uma escola do campo e analisar a possibilidade desse pesquisar COM como potência de aprendizagem social. A escola situa-se no Território Portal da Amazônia (norte de Mato Grosso) e a intervenção visou à definição, validação, aplicação e análise de indicadores estabelecidos para compreender o papel de práticas escolares na resiliência socioecológica de comunidades rurais, assim como uma análise conjunta dos resultados e do processo participativo. Foram realizados encontros dialogados e dinâmicas com a comunidade escolar para se alcançar os objetivos pretendidos. Para além dos resultados dos indicadores em si, uma análise do próprio processo evidenciou que este constituiu um exercício de aprendizagem social, o qual possibilitou o desenvolvimento de diferentes habilidades e valores.The objective of this article is to present an intervention research conductedin the field of environmental sciences in a rural school and to analyze the possibility of this “research WITH” as a potencyof social learning. The school is located in the Território Portal da Amazônia (north of Mato Grosso state) and the intervention aimed at defining, validating, applying,and analyzing established indicators to understand the role of school practices in the socio-ecological resilience of rural communities, as well as a joint analysis of the results and participatory process. Dialogued and dynamic meetings were held with the school community to achieve the intended objectives. In addition to the results of the indicators themselves, an analysis of the process itself showed that this was a social learning exercise that enabled the development of different skills and values.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Código de Financiamento 00135–49porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAmUFSCarDepartamento de Ciências Ambientais - DCAmPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAmRevista Eletrônica Mutações600600600Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPesquisa participativaExtensão universitáriaEducação do campoResiliência socioecológicaGovernança ambientalParticipatory researchUniversity extensionRural educationSocioecological resilienceEnvironmental governanceCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMOUTROS::CIENCIASPesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo"Research WITH" as potency of social learning: an experience in environmental sciences with a rural schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1626reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALPesquisar COM como potência de aprendizagem social_uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo.pdfPesquisar COM como potência de aprendizagem social_uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo.pdfArtigo principalapplication/pdf798934https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18692/1/Pesquisar%20COM%20como%20pot%c3%aancia%20de%20aprendizagem%20social_uma%20experi%c3%aancia%20nas%20ci%c3%aancias%20ambientais%20junto%20a%20uma%20escola%20do%20campo.pdfd519adbdb3507ac92e73833e76f13876MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18692/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTPesquisar COM como potência de aprendizagem social_uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo.pdf.txtPesquisar COM como potência de aprendizagem social_uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo.pdf.txtExtracted texttext/plain44953https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18692/3/Pesquisar%20COM%20como%20pot%c3%aancia%20de%20aprendizagem%20social_uma%20experi%c3%aancia%20nas%20ci%c3%aancias%20ambientais%20junto%20a%20uma%20escola%20do%20campo.pdf.txtd7871e05af10752d142517b1999c327eMD53ufscar/186922024-05-14 17:10:32.263oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18692Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:10:32Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv "Research WITH" as potency of social learning: an experience in environmental sciences with a rural school
title Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo
spellingShingle Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo
Oliveira, Maria Paula Pires de
Pesquisa participativa
Extensão universitária
Educação do campo
Resiliência socioecológica
Governança ambiental
Participatory research
University extension
Rural education
Socioecological resilience
Environmental governance
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
OUTROS::CIENCIAS
title_short Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo
title_full Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo
title_fullStr Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo
title_full_unstemmed Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo
title_sort Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo
author Oliveira, Maria Paula Pires de
author_facet Oliveira, Maria Paula Pires de
Figueiredo, Rodolfo Antônio de
Valdanha Neto, Diógenes
author_role author
author2 Figueiredo, Rodolfo Antônio de
Valdanha Neto, Diógenes
author2_role author
author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9925430852423901
http://lattes.cnpq.br/0854609216769461
http://lattes.cnpq.br/8853958256665125
dc.contributor.authororcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4834-7954
https://orcid.org/0000-0002-8481-1008
https://orcid.org/0000-0002-8170-0484
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Paula Pires de
Figueiredo, Rodolfo Antônio de
Valdanha Neto, Diógenes
dc.contributor.authorID.fl_str_mv baeafc98-5587-4a70-a82b-989a22674a7a
88ae46c6-73e4-4456-8e69-0e4f10d2e9e6
5703d479-f97e-4ebd-bcb1-998e2639a53a
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa participativa
Extensão universitária
Educação do campo
Resiliência socioecológica
Governança ambiental
topic Pesquisa participativa
Extensão universitária
Educação do campo
Resiliência socioecológica
Governança ambiental
Participatory research
University extension
Rural education
Socioecological resilience
Environmental governance
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
OUTROS::CIENCIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Participatory research
University extension
Rural education
Socioecological resilience
Environmental governance
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
OUTROS::CIENCIAS
description O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa-intervenção realizada no campo das ciências ambientais junto a uma escola do campo e analisar a possibilidade desse pesquisar COM como potência de aprendizagem social. A escola situa-se no Território Portal da Amazônia (norte de Mato Grosso) e a intervenção visou à definição, validação, aplicação e análise de indicadores estabelecidos para compreender o papel de práticas escolares na resiliência socioecológica de comunidades rurais, assim como uma análise conjunta dos resultados e do processo participativo. Foram realizados encontros dialogados e dinâmicas com a comunidade escolar para se alcançar os objetivos pretendidos. Para além dos resultados dos indicadores em si, uma análise do próprio processo evidenciou que este constituiu um exercício de aprendizagem social, o qual possibilitou o desenvolvimento de diferentes habilidades e valores.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-02T17:11:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-02T17:11:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria Paula Pires de; FIGUEIREDO, Rodolfo Antônio de; VALDANHA NETO, Diógenes. Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo. Revista Eletrônica Mutações, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), v. 16, n. 26, p. 35–49, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18692.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18692
dc.identifier.issn.por.fl_str_mv 2178-7018
dc.identifier.url.por.fl_str_mv www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12306
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria Paula Pires de; FIGUEIREDO, Rodolfo Antônio de; VALDANHA NETO, Diógenes. Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo. Revista Eletrônica Mutações, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), v. 16, n. 26, p. 35–49, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18692.
2178-7018
www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12306
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv Revista Eletrônica Mutações
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 35–49
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAm
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Ambientais - DCAm
Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAm
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18692/1/Pesquisar%20COM%20como%20pot%c3%aancia%20de%20aprendizagem%20social_uma%20experi%c3%aancia%20nas%20ci%c3%aancias%20ambientais%20junto%20a%20uma%20escola%20do%20campo.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18692/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18692/3/Pesquisar%20COM%20como%20pot%c3%aancia%20de%20aprendizagem%20social_uma%20experi%c3%aancia%20nas%20ci%c3%aancias%20ambientais%20junto%20a%20uma%20escola%20do%20campo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d519adbdb3507ac92e73833e76f13876
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
d7871e05af10752d142517b1999c327e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136428019187712