Programa de Inclusão Digital (PID) no ensino fundamental em São Carlos (SP): mudanças e permanências com a chegada dos netbooks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Fernanda Cristina Gaspar
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2625
Resumo: Financiadora de Estudos e Projetos
id SCAR_e38ce475edb26a5112ce3e60dd52285f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2625
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Lemes, Fernanda Cristina GasparOliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato dehttp://lattes.cnpq.br/3064136997342775http://lattes.cnpq.br/24377320247731372edc5b16-9e55-4aa3-a673-3b83cac306c62016-06-02T19:39:27Z2012-05-312016-06-02T19:39:27Z2012-03-22LEMES, Fernanda Cristina Gaspar. Programa de Inclusão Digital (PID) no ensino fundamental em São Carlos (SP) : mudanças e permanências com a chegada dos netbooks. 2012. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2625Financiadora de Estudos e ProjetosA escola está inserida em uma sociedade da informação marcada pelas constantes atualizações e inovações do mundo tecnológico que colocam a cada dia novas demandas para seus professores. Autores como Valente, Barreto, Kenski, Beloni, Lima, Mônaco, Medeiros, entre outros, contribuem para a compreensão da inserção e do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em situações de ensino aprendizagem no contexto escolar. Nossa pesquisa insere-se nessa área e intenta responder ao seguinte questionamento: De que maneira professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e professor de informática compreendem o Programa de Inclusão Digital (PID) e experimentam a entrada de netbooks na escola? Participaram da pesquisa professores regulares do 5º ano do Ensino Fundamental e um professor de informática de uma Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) de São Carlos SP. Como fonte de dados foram utilizados registros de observações feitos em um diário de campo, respostas dadas a entrevistas e questionários respondidos pelos professores participantes da pesquisa e também pelos responsáveis pelo PID nas instituições que o coordenam. Os dados recolhidos foram abordados de maneira qualitativa com delineamento descritivo explicativo, conforme define Gil. Com a análise dos dados coletados, procuramos estabelecer relações e captar a perspectiva dos participantes participantes da investigação. Constatamos que os docentes possuem um discurso que vai ao encontro do que os teóricos e pesquisadores defendem quando se fala sobre inclusão digital, mas isso não implica que relacionem esse discurso aos objetivos do PID. Foram raras as situações nas quais esses professores tentaram fazer aproximações entre o cotidiano da turma e as aulas do PID. Afirmam acreditar que novas possibilidades entram em cena com a utilização do laboratório de informática e seus recursos e expressam expectativas de tornarem as aulas mais dinâmicas e interativas. Na aula do PID na sala de informática evidenciase que esses profissionais não se veem como parte desta na relação com os estudantes, conteúdos e recursos tecnológicos, a não ser como um agente fiscalizador que deve manter a ordem e a disciplina dos alunos. Ressaltamos que o PID encontra-se em desenvolvimento e aprimoramento, ou seja, as estruturas e práticas observadas por nós estão passando por um processo de modificação e adaptação, visto que os dados se referem a uma única escola e ao primeiro semestre do projeto. Este trabalho espera se juntar a outras investigações visando contribuir para a compreensão de experiências envolvendo as escolas, os professores e as novas tecnologias e subsidiar a elaboração e implementação de políticas com os docentes e não para eles. Este se constitui possivelmente no maior dos nossos desafios.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducaçãoInclusão digitalInformática na educaçãoProfessores - formaçãoEnsino fundamentalCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPrograma de Inclusão Digital (PID) no ensino fundamental em São Carlos (SP): mudanças e permanências com a chegada dos netbooksinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-15b631310-1f40-4265-a860-fe19d7440be6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL4372.pdfapplication/pdf1736391https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2625/1/4372.pdf3826ad2dd777a7860e86d896ebcd3d85MD51TEXT4372.pdf.txt4372.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2625/2/4372.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL4372.pdf.jpg4372.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6467https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2625/3/4372.pdf.jpg58bf6a0121827508c18ce7bbad726926MD53ufscar/26252023-09-18 18:31:31.259oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2625Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:31Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Programa de Inclusão Digital (PID) no ensino fundamental em São Carlos (SP): mudanças e permanências com a chegada dos netbooks
title Programa de Inclusão Digital (PID) no ensino fundamental em São Carlos (SP): mudanças e permanências com a chegada dos netbooks
spellingShingle Programa de Inclusão Digital (PID) no ensino fundamental em São Carlos (SP): mudanças e permanências com a chegada dos netbooks
Lemes, Fernanda Cristina Gaspar
Educação
Inclusão digital
Informática na educação
Professores - formação
Ensino fundamental
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Programa de Inclusão Digital (PID) no ensino fundamental em São Carlos (SP): mudanças e permanências com a chegada dos netbooks
title_full Programa de Inclusão Digital (PID) no ensino fundamental em São Carlos (SP): mudanças e permanências com a chegada dos netbooks
title_fullStr Programa de Inclusão Digital (PID) no ensino fundamental em São Carlos (SP): mudanças e permanências com a chegada dos netbooks
title_full_unstemmed Programa de Inclusão Digital (PID) no ensino fundamental em São Carlos (SP): mudanças e permanências com a chegada dos netbooks
title_sort Programa de Inclusão Digital (PID) no ensino fundamental em São Carlos (SP): mudanças e permanências com a chegada dos netbooks
author Lemes, Fernanda Cristina Gaspar
author_facet Lemes, Fernanda Cristina Gaspar
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2437732024773137
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Fernanda Cristina Gaspar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3064136997342775
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 2edc5b16-9e55-4aa3-a673-3b83cac306c6
contributor_str_mv Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Inclusão digital
Informática na educação
Professores - formação
Ensino fundamental
topic Educação
Inclusão digital
Informática na educação
Professores - formação
Ensino fundamental
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Financiadora de Estudos e Projetos
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-31
2016-06-02T19:39:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:39:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEMES, Fernanda Cristina Gaspar. Programa de Inclusão Digital (PID) no ensino fundamental em São Carlos (SP) : mudanças e permanências com a chegada dos netbooks. 2012. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2625
identifier_str_mv LEMES, Fernanda Cristina Gaspar. Programa de Inclusão Digital (PID) no ensino fundamental em São Carlos (SP) : mudanças e permanências com a chegada dos netbooks. 2012. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 5b631310-1f40-4265-a860-fe19d7440be6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2625/1/4372.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2625/2/4372.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2625/3/4372.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3826ad2dd777a7860e86d896ebcd3d85
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
58bf6a0121827508c18ce7bbad726926
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715520643399680