“Os brancos estão chegando, trazendo escola, missão e saúde”: relações yanomami através da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jabra, Daniel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17441
Resumo: Having as a starting point Adriano Pukimapɨwëteri Yanomami's narrative about the arrival of non-indigenous and their schools, this dissertation proposes to reflect on the relationships historically built through the school between the Yanomami groups of the Marauiá River region (AM) and their non-indigenous partners, and also of how they have appropriated it to update and maintain their networks of inter-community relations of alliance and enmity. The Yanomami groups in Marauiá have had different experiences of schooling: the Salesian and the one called in Brazil as differentiated, and the adoption and defense of these two systems has become a stage for the expression of political differences and alliance between the groups, also operating in the processes of producing difference and territorial occupation. The arrival of the school serves for the forces of colonization and sedentarization, but also for the indigenous strategies of counter-effectuation of colonization, so that the adoption of schools by Yanomami groups occurs in parallel with a continuous process of elaboration of what the school is and what they have sought with her and through her. In this context, the political actions of certain Yanomami groups, including Adriano's, began to use the schools to counteract, or at least reduce, the violence of contact and assimilation.
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The Yanomami groups in Marauiá have had different experiences of schooling: the Salesian and the one called in Brazil as differentiated, and the adoption and defense of these two systems has become a stage for the expression of political differences and alliance between the groups, also operating in the processes of producing difference and territorial occupation. The arrival of the school serves for the forces of colonization and sedentarization, but also for the indigenous strategies of counter-effectuation of colonization, so that the adoption of schools by Yanomami groups occurs in parallel with a continuous process of elaboration of what the school is and what they have sought with her and through her. In this context, the political actions of certain Yanomami groups, including Adriano's, began to use the schools to counteract, or at least reduce, the violence of contact and assimilation.Partindo da narrativa de Adriano Pukimapɨwëteri Yanomami sobre a chegada dos brancos e suas escolas, esta dissertação se propõe a refletir sobre as relações construídas historicamente através da escola entre os grupos yanomami da região do rio Marauiá (AM) e seus parceiros não-indígenas, e também em como eles têm se apropriado da escola para atualizar e manter suas redes de relações intercomunitárias de aliança e inimizade. Os grupos yanomami do Marauiá têm vivenciado experiências distintas de escolarização: a salesiana e a diferenciada, e a adoção e defesa desses dois sistemas passou a se tornar palco para a expressão de divergências políticas e de aliança entre os grupos, operando também nos processos de produção de diferença e ocupação territorial. A chegada da escola passa a servir às forças de colonização e sedentarização, mas também às estratégias indígenas de contraefetuação da colonização, de forma que a adoção das escolas pelos grupos yanomami se dá paralelamente a um processo contínuo de sua reflexão sobre o que é a escola e o que eles têm buscado com ela e através dela. Neste contexto, as ações políticas de certos grupos yanomami, incluindo o de Adriano, passam a se apropriar das escolas para agir contraefetuando, ou diminuindo, a violência do contato e da assimilação.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessYanomamiEscolaRelações interétnicasSchoolInterethnic relationsCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENA“Os brancos estão chegando, trazendo escola, missão e saúde”: relações yanomami através da escola“White people are coming, bringing school, mission and health”: Yanomami relations through school“Llegan los blancos, trayendo escuela, misión y salud”: relaciones yanomami a través de la escuelainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600138a3f3d-7154-4436-904a-ee0c9d1b5e21reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALos brancos estão chegando_daniel-jabra_2022_.pdfos brancos estão chegando_daniel-jabra_2022_.pdfapplication/pdf9313583https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17441/1/os%20brancos%20esta%cc%83o%20chegando_daniel-jabra_2022_.pdf506623953a6c59dc34a6dc372c6e38faMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17441/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTos brancos estão chegando_daniel-jabra_2022_.pdf.txtos brancos estão chegando_daniel-jabra_2022_.pdf.txtExtracted texttext/plain452500https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17441/3/os%20brancos%20esta%cc%83o%20chegando_daniel-jabra_2022_.pdf.txt0387204ee60b34451bc172d996223bcfMD53THUMBNAILos brancos estão chegando_daniel-jabra_2022_.pdf.jpgos brancos estão chegando_daniel-jabra_2022_.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5161https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17441/4/os%20brancos%20esta%cc%83o%20chegando_daniel-jabra_2022_.pdf.jpgc7985ae0c82a148a16c3f1573070d68eMD54ufscar/174412023-09-18 18:32:37.353oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17441Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:37Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
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