Linguagem e interação: argumentação e domínio semântico de determinação nos PCNS e no material didático do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Robert Moura Sena
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14062
Resumo: This work analyzed the Semantic Domain of Argumentation / Argument Determination in the National Curriculum Parameters (PCNs) and the courseware of the first year of high school, from the Language and Interaction collection, distributed by the Federal Government, by the National Textbook Program (PNLD) in 2018, to public schools. Was analyzed how these objects present the argumentation, in order to see if they are based on a rhetorical or linguistic point of view. It was also analyzed how these texts guide students in the study of argumentation. These materials have shown that even nowadays the rhetorical view of argumentation is present and majoritarian, as a practice in which a coherent life position is required, retaking the ethos of the one who argues as a true one, based on coherent points of view. It was shown that an in-depth study of the argumentation is of great importance, and that it is also important to propose how to study the argumentation not only from a rhetorical point of view but also from a linguistic point of view.
id SCAR_e6fcdf2829f258718f505c5e4fe71f6c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14062
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Gomes, Robert Moura SenaSILVA, SOELI MARIA SCHREIBER DAhttp://lattes.cnpq.br/8794598988783452http://lattes.cnpq.br/9254411974668615b65c1e9c-ddfc-4520-943d-5c8f47d189152021-03-31T21:16:16Z2021-03-31T21:16:16Z2019-02-28GOMES, Robert Moura Sena. LINGUAGEM E INTERAÇÃO: ARGUMENTAÇÃO E DOMÍNIO SEMÂNTICO DE DETERMINAÇÃO NOS PCNS E NO MATERIAL DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14062.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14062This work analyzed the Semantic Domain of Argumentation / Argument Determination in the National Curriculum Parameters (PCNs) and the courseware of the first year of high school, from the Language and Interaction collection, distributed by the Federal Government, by the National Textbook Program (PNLD) in 2018, to public schools. Was analyzed how these objects present the argumentation, in order to see if they are based on a rhetorical or linguistic point of view. It was also analyzed how these texts guide students in the study of argumentation. These materials have shown that even nowadays the rhetorical view of argumentation is present and majoritarian, as a practice in which a coherent life position is required, retaking the ethos of the one who argues as a true one, based on coherent points of view. It was shown that an in-depth study of the argumentation is of great importance, and that it is also important to propose how to study the argumentation not only from a rhetorical point of view but also from a linguistic point of view.Este trabalho analisou o Domínio Semântico de Determinação de argumentação/argumentar nos Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs) e no material didático do primeiro ano do ensino médio, da coleção Linguagem e Interação, distribuídos pelo Governo Federal, pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2018, às escolhas públicas. Analisou-se como estes objetos constroem o sentido de argumentação, de modo a perceber se se baseiam em um ponto de vista retórico ou linguístico, e, também, foi analisado como orientam os alunos no estudo da argumentação. Estes materiais mostraram que ainda hoje a visão retórica acerca da argumentação se faz presente e majoritária, como prática em que se exige um posicionamento de vida coerente, retomando o ethos daquele que argumenta, como alguém verdadeiro, pautado em pontos de vista coerentes. Mostrou-se de grande importância um estudo aprofundado sobre a argumentação e, também, importante a proposição de como se estudar a argumentação não somente do ponto de vista retórico, mas de se estudar do ponto de vista linguístico.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosLinguística - LingUFSCarAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArgumentaçãoMaterial didáticoPCNDomínio semântico de determinaçãoLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALinguagem e interação: argumentação e domínio semântico de determinação nos PCNS e no material didático do ensino médioLanguage and interaction: argumentation and semantic domain of determination in PCNS and coursewareinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600e52d3f0e-7cc7-4294-93b9-fc2e6430d4bdreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC_Versão_Final.pdfTCC_Versão_Final.pdfTCCapplication/pdf2159904https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14062/1/TCC_Vers%c3%a3o_Final.pdfa2147186701e701e022068e0e57e2b6bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14062/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52TEXTTCC_Versão_Final.pdf.txtTCC_Versão_Final.pdf.txtExtracted texttext/plain43797https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14062/3/TCC_Vers%c3%a3o_Final.pdf.txt14b929dd9ef974ab20d76d3619caab8fMD53THUMBNAILTCC_Versão_Final.pdf.jpgTCC_Versão_Final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg9738https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14062/4/TCC_Vers%c3%a3o_Final.pdf.jpg97a4f240c8b440aa85f33ca16fc6b213MD54ufscar/140622023-09-18 18:32:08.59oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14062Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:08Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Linguagem e interação: argumentação e domínio semântico de determinação nos PCNS e no material didático do ensino médio
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Language and interaction: argumentation and semantic domain of determination in PCNS and courseware
title Linguagem e interação: argumentação e domínio semântico de determinação nos PCNS e no material didático do ensino médio
spellingShingle Linguagem e interação: argumentação e domínio semântico de determinação nos PCNS e no material didático do ensino médio
Gomes, Robert Moura Sena
Argumentação
Material didático
PCN
Domínio semântico de determinação
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Linguagem e interação: argumentação e domínio semântico de determinação nos PCNS e no material didático do ensino médio
title_full Linguagem e interação: argumentação e domínio semântico de determinação nos PCNS e no material didático do ensino médio
title_fullStr Linguagem e interação: argumentação e domínio semântico de determinação nos PCNS e no material didático do ensino médio
title_full_unstemmed Linguagem e interação: argumentação e domínio semântico de determinação nos PCNS e no material didático do ensino médio
title_sort Linguagem e interação: argumentação e domínio semântico de determinação nos PCNS e no material didático do ensino médio
author Gomes, Robert Moura Sena
author_facet Gomes, Robert Moura Sena
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9254411974668615
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Robert Moura Sena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVA, SOELI MARIA SCHREIBER DA
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8794598988783452
dc.contributor.authorID.fl_str_mv b65c1e9c-ddfc-4520-943d-5c8f47d18915
contributor_str_mv SILVA, SOELI MARIA SCHREIBER DA
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação
Material didático
PCN
Domínio semântico de determinação
topic Argumentação
Material didático
PCN
Domínio semântico de determinação
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This work analyzed the Semantic Domain of Argumentation / Argument Determination in the National Curriculum Parameters (PCNs) and the courseware of the first year of high school, from the Language and Interaction collection, distributed by the Federal Government, by the National Textbook Program (PNLD) in 2018, to public schools. Was analyzed how these objects present the argumentation, in order to see if they are based on a rhetorical or linguistic point of view. It was also analyzed how these texts guide students in the study of argumentation. These materials have shown that even nowadays the rhetorical view of argumentation is present and majoritarian, as a practice in which a coherent life position is required, retaking the ethos of the one who argues as a true one, based on coherent points of view. It was shown that an in-depth study of the argumentation is of great importance, and that it is also important to propose how to study the argumentation not only from a rhetorical point of view but also from a linguistic point of view.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-31T21:16:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-31T21:16:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Robert Moura Sena. LINGUAGEM E INTERAÇÃO: ARGUMENTAÇÃO E DOMÍNIO SEMÂNTICO DE DETERMINAÇÃO NOS PCNS E NO MATERIAL DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14062.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14062
identifier_str_mv GOMES, Robert Moura Sena. LINGUAGEM E INTERAÇÃO: ARGUMENTAÇÃO E DOMÍNIO SEMÂNTICO DE DETERMINAÇÃO NOS PCNS E NO MATERIAL DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14062.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv e52d3f0e-7cc7-4294-93b9-fc2e6430d4bd
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Linguística - Ling
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Linguística - Ling
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14062/1/TCC_Vers%c3%a3o_Final.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14062/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14062/3/TCC_Vers%c3%a3o_Final.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14062/4/TCC_Vers%c3%a3o_Final.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a2147186701e701e022068e0e57e2b6b
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
14b929dd9ef974ab20d76d3619caab8f
97a4f240c8b440aa85f33ca16fc6b213
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715628895240192