Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento, Laura Lima
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19386
Resumo: The early childhood education stage plays a fundamental role in global development in early childhood and the interpersonal relationships established within the school environment in the first years of schooling, especially with regard to the teacher's role, affect the student's performance. This study aimed to identify, through dialogues with regular classroom teachers and special educators, the perceptions regarding the coexistence of children with ASD in the regular classroom and the interpersonal relationships that occur in the school environment. A qualitative approach was used, using a semi-structured interview guide. Four common room teachers and two special educators participated in the research. The results obtained allow us to infer that educators independently search for information about ASD, according to their demands within the school environment; Furthermore, teachers' perception of the presence of children with ASD in early childhood education has been changing in a positive and significant way, mainly due to greater access to information and contact with special educators within schools.
id SCAR_f0558766c10bb2de2c952dcd65fd5da8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19386
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling do Nascimento, Laura LimaElias, Nassim Chamelhttp://lattes.cnpq.br/4216525883778695https://orcid.org/0000-0003-4197-623X2024-02-19T14:14:31Z2024-02-19T14:14:31Z2024-02-02DO NASCIMENTO, Laura Lima. Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19386.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19386The early childhood education stage plays a fundamental role in global development in early childhood and the interpersonal relationships established within the school environment in the first years of schooling, especially with regard to the teacher's role, affect the student's performance. This study aimed to identify, through dialogues with regular classroom teachers and special educators, the perceptions regarding the coexistence of children with ASD in the regular classroom and the interpersonal relationships that occur in the school environment. A qualitative approach was used, using a semi-structured interview guide. Four common room teachers and two special educators participated in the research. The results obtained allow us to infer that educators independently search for information about ASD, according to their demands within the school environment; Furthermore, teachers' perception of the presence of children with ASD in early childhood education has been changing in a positive and significant way, mainly due to greater access to information and contact with special educators within schools.A etapa da educação infantil configura papel fundamental no desenvolvimento global na primeira infância e as relações interpessoais estabelecidas dentro do ambiente escolar nos primeiros anos de escolarização, principalmente no que diz respeito ao protagonismo do professor, afetam o desempenho do educando. Este estudo teve por objetivo identificar, por meio de diálogos com professoras de sala regular e educadoras especiais, as percepções a respeito da convivência de crianças com TEA em sala de aula comum e as relações interpessoais que ocorrem no ambiente escolar. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado. Participaram da pesquisa quatro professoras de sala comum e duas educadoras especiais. Os resultados obtidos permitem inferir que as educadoras buscam de forma independente por informações a respeito do TEA, de acordo com suas demandas dentro do ambiente escolar; além disso, a percepção das professoras sobre a presença de crianças com TEA na educação infantil vem se alterando de forma positiva e significativa, decorrente, principalmente, do maior acesso às informações e contato com educadores especiais dentro das escolas.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosEducação Especial - EEspLUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação especialTranstorno do espectro do autismoEducação infantilSpecial educationAutism spectrul disorderEarly childhood educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALPercepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantilEducators’ perception of children with autism in early childhood educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19386/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52ORIGINALTCC Laura Lima 2semestre-2023.pdfTCC Laura Lima 2semestre-2023.pdfapplication/pdf269643https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19386/1/TCC%20Laura%20Lima%202semestre-2023.pdf1d8b9af788ec8bd5b4a85f7d49452ff4MD51TEXTTCC Laura Lima 2semestre-2023.pdf.txtTCC Laura Lima 2semestre-2023.pdf.txtExtracted texttext/plain42857https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19386/3/TCC%20Laura%20Lima%202semestre-2023.pdf.txt1a51061c2b1a4806384b1e69b892be9aMD53ufscar/193862024-05-14 17:33:42.823oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19386Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:33:42Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Educators’ perception of children with autism in early childhood education
title Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil
spellingShingle Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil
do Nascimento, Laura Lima
Educação especial
Transtorno do espectro do autismo
Educação infantil
Special education
Autism spectrul disorder
Early childhood education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil
title_full Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil
title_fullStr Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil
title_full_unstemmed Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil
title_sort Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil
author do Nascimento, Laura Lima
author_facet do Nascimento, Laura Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1orcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4197-623X
dc.contributor.author.fl_str_mv do Nascimento, Laura Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elias, Nassim Chamel
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4216525883778695
contributor_str_mv Elias, Nassim Chamel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Transtorno do espectro do autismo
Educação infantil
topic Educação especial
Transtorno do espectro do autismo
Educação infantil
Special education
Autism spectrul disorder
Early childhood education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Special education
Autism spectrul disorder
Early childhood education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description The early childhood education stage plays a fundamental role in global development in early childhood and the interpersonal relationships established within the school environment in the first years of schooling, especially with regard to the teacher's role, affect the student's performance. This study aimed to identify, through dialogues with regular classroom teachers and special educators, the perceptions regarding the coexistence of children with ASD in the regular classroom and the interpersonal relationships that occur in the school environment. A qualitative approach was used, using a semi-structured interview guide. Four common room teachers and two special educators participated in the research. The results obtained allow us to infer that educators independently search for information about ASD, according to their demands within the school environment; Furthermore, teachers' perception of the presence of children with ASD in early childhood education has been changing in a positive and significant way, mainly due to greater access to information and contact with special educators within schools.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-19T14:14:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-19T14:14:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DO NASCIMENTO, Laura Lima. Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19386.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19386
identifier_str_mv DO NASCIMENTO, Laura Lima. Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19386.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Educação Especial - EEspL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Educação Especial - EEspL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19386/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19386/1/TCC%20Laura%20Lima%202semestre-2023.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19386/3/TCC%20Laura%20Lima%202semestre-2023.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
1d8b9af788ec8bd5b4a85f7d49452ff4
1a51061c2b1a4806384b1e69b892be9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715675456208896