Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19386 |
Resumo: | The early childhood education stage plays a fundamental role in global development in early childhood and the interpersonal relationships established within the school environment in the first years of schooling, especially with regard to the teacher's role, affect the student's performance. This study aimed to identify, through dialogues with regular classroom teachers and special educators, the perceptions regarding the coexistence of children with ASD in the regular classroom and the interpersonal relationships that occur in the school environment. A qualitative approach was used, using a semi-structured interview guide. Four common room teachers and two special educators participated in the research. The results obtained allow us to infer that educators independently search for information about ASD, according to their demands within the school environment; Furthermore, teachers' perception of the presence of children with ASD in early childhood education has been changing in a positive and significant way, mainly due to greater access to information and contact with special educators within schools. |
id |
SCAR_f0558766c10bb2de2c952dcd65fd5da8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19386 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
do Nascimento, Laura LimaElias, Nassim Chamelhttp://lattes.cnpq.br/4216525883778695https://orcid.org/0000-0003-4197-623X2024-02-19T14:14:31Z2024-02-19T14:14:31Z2024-02-02DO NASCIMENTO, Laura Lima. Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19386.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19386The early childhood education stage plays a fundamental role in global development in early childhood and the interpersonal relationships established within the school environment in the first years of schooling, especially with regard to the teacher's role, affect the student's performance. This study aimed to identify, through dialogues with regular classroom teachers and special educators, the perceptions regarding the coexistence of children with ASD in the regular classroom and the interpersonal relationships that occur in the school environment. A qualitative approach was used, using a semi-structured interview guide. Four common room teachers and two special educators participated in the research. The results obtained allow us to infer that educators independently search for information about ASD, according to their demands within the school environment; Furthermore, teachers' perception of the presence of children with ASD in early childhood education has been changing in a positive and significant way, mainly due to greater access to information and contact with special educators within schools.A etapa da educação infantil configura papel fundamental no desenvolvimento global na primeira infância e as relações interpessoais estabelecidas dentro do ambiente escolar nos primeiros anos de escolarização, principalmente no que diz respeito ao protagonismo do professor, afetam o desempenho do educando. Este estudo teve por objetivo identificar, por meio de diálogos com professoras de sala regular e educadoras especiais, as percepções a respeito da convivência de crianças com TEA em sala de aula comum e as relações interpessoais que ocorrem no ambiente escolar. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado. Participaram da pesquisa quatro professoras de sala comum e duas educadoras especiais. Os resultados obtidos permitem inferir que as educadoras buscam de forma independente por informações a respeito do TEA, de acordo com suas demandas dentro do ambiente escolar; além disso, a percepção das professoras sobre a presença de crianças com TEA na educação infantil vem se alterando de forma positiva e significativa, decorrente, principalmente, do maior acesso às informações e contato com educadores especiais dentro das escolas.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosEducação Especial - EEspLUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação especialTranstorno do espectro do autismoEducação infantilSpecial educationAutism spectrul disorderEarly childhood educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALPercepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantilEducators’ perception of children with autism in early childhood educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19386/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52ORIGINALTCC Laura Lima 2semestre-2023.pdfTCC Laura Lima 2semestre-2023.pdfapplication/pdf269643https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19386/1/TCC%20Laura%20Lima%202semestre-2023.pdf1d8b9af788ec8bd5b4a85f7d49452ff4MD51TEXTTCC Laura Lima 2semestre-2023.pdf.txtTCC Laura Lima 2semestre-2023.pdf.txtExtracted texttext/plain42857https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19386/3/TCC%20Laura%20Lima%202semestre-2023.pdf.txt1a51061c2b1a4806384b1e69b892be9aMD53ufscar/193862024-05-14 17:33:42.823oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19386Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:33:42Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Educators’ perception of children with autism in early childhood education |
title |
Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil |
spellingShingle |
Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil do Nascimento, Laura Lima Educação especial Transtorno do espectro do autismo Educação infantil Special education Autism spectrul disorder Early childhood education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
title_short |
Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil |
title_full |
Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil |
title_fullStr |
Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil |
title_sort |
Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil |
author |
do Nascimento, Laura Lima |
author_facet |
do Nascimento, Laura Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1orcid.por.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-4197-623X |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Nascimento, Laura Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Elias, Nassim Chamel |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4216525883778695 |
contributor_str_mv |
Elias, Nassim Chamel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Transtorno do espectro do autismo Educação infantil |
topic |
Educação especial Transtorno do espectro do autismo Educação infantil Special education Autism spectrul disorder Early childhood education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Special education Autism spectrul disorder Early childhood education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
The early childhood education stage plays a fundamental role in global development in early childhood and the interpersonal relationships established within the school environment in the first years of schooling, especially with regard to the teacher's role, affect the student's performance. This study aimed to identify, through dialogues with regular classroom teachers and special educators, the perceptions regarding the coexistence of children with ASD in the regular classroom and the interpersonal relationships that occur in the school environment. A qualitative approach was used, using a semi-structured interview guide. Four common room teachers and two special educators participated in the research. The results obtained allow us to infer that educators independently search for information about ASD, according to their demands within the school environment; Furthermore, teachers' perception of the presence of children with ASD in early childhood education has been changing in a positive and significant way, mainly due to greater access to information and contact with special educators within schools. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-19T14:14:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-19T14:14:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-02-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DO NASCIMENTO, Laura Lima. Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19386. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19386 |
identifier_str_mv |
DO NASCIMENTO, Laura Lima. Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19386. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Educação Especial - EEspL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Educação Especial - EEspL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19386/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19386/1/TCC%20Laura%20Lima%202semestre-2023.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19386/3/TCC%20Laura%20Lima%202semestre-2023.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec 1d8b9af788ec8bd5b4a85f7d49452ff4 1a51061c2b1a4806384b1e69b892be9a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715675456208896 |