As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14820 |
Resumo: | This dissertation presents an analysis of the teaching of philosophy in Brazil, which seeks to identify the course of teaching this discipline under the legislation that regulates Brazilian education and the ways in which public policies address this issue, which is addressed in all legislation with entirely skewed ideological orientations. The teaching of philosophy itself is also the subject of this work, which addresses some contributions on the teaching of philosophy, reading different authors who have dealt with this theme, showing that thinking about the teaching of philosophy is already an eminently philosophical task, which leads us to a long but fruitful debate, demonstrating possibilities of various forms of teaching the subject in focus. The objective of this work is to demonstrate that one of the possibilities of teaching philosophy is in the relationship it establishes with literature and vice versa. Therefore, we sought to bring the student closer to philosophy through reading literary texts within the youth category, which in theory presents itself as a more pleasurable type of reading. What could be seen in practice is that students become more interested in philosophy when they realize that it is dealing with issues that are so close to them. |
id |
SCAR_f1f99b9228b52295eda2af1affa1fb44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14820 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Costa, José LuizOliveira, Paula Ramos dehttp://lattes.cnpq.br/1788063551247254http://lattes.cnpq.br/6225556424737231a6e21d57-b641-4039-8af6-cedc692eb7af2021-08-30T19:46:43Z2021-08-30T19:46:43Z2021-06-30COSTA, José Luiz. As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14820.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14820This dissertation presents an analysis of the teaching of philosophy in Brazil, which seeks to identify the course of teaching this discipline under the legislation that regulates Brazilian education and the ways in which public policies address this issue, which is addressed in all legislation with entirely skewed ideological orientations. The teaching of philosophy itself is also the subject of this work, which addresses some contributions on the teaching of philosophy, reading different authors who have dealt with this theme, showing that thinking about the teaching of philosophy is already an eminently philosophical task, which leads us to a long but fruitful debate, demonstrating possibilities of various forms of teaching the subject in focus. The objective of this work is to demonstrate that one of the possibilities of teaching philosophy is in the relationship it establishes with literature and vice versa. Therefore, we sought to bring the student closer to philosophy through reading literary texts within the youth category, which in theory presents itself as a more pleasurable type of reading. What could be seen in practice is that students become more interested in philosophy when they realize that it is dealing with issues that are so close to them.A presente dissertação apresenta uma análise sobre o ensino de filosofia no Brasil, onde se busca identificar o trajeto do ensino desta disciplina no âmbito das legislações que regulamentam a educação brasileira e as formas como as políticas públicas encaram essa questão que é tratada em todas as legislações com orientações ideológicas inteiramente enviesadas. O ensino de filosofia propriamente dito também é tema deste trabalho onde se faz a abordagem de algumas contribuições sobre o ensino de filosofia, fazendo uma leitura de diferentes autores que trataram deste tema, mostrando que pensar o ensino de filosofia já é uma tarefa eminentemente filosófica, que nos leva a um debate longo, porém profícuo, demonstrando possibilidades de variadas formas do ensino da disciplina em foco. O objetivo deste trabalho está em demonstrar que uma das possibilidades de se ensinar filosofia está na relação que esta estabelece com a literatura e vice-versa. Portanto, buscou-se fazer uma aproximação do aluno com a filosofia através da leitura de textos literários dentro da categoria juvenil, que em tese se apresenta como um tipo de leitura mais prazerosa. O que se pôde verificar na prática é que os alunos passam a se interessar mais pela filosofia quando percebem que esta, está tratando de questões que são tão próximas a eles.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: Código de Financiamento 001porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia - PROF-FILOUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofiaEnsino de FilosofiaAntinomiaLiteraturaPhilosophyTeaching of PhilosophyAntinomyLiteraturaCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAAs antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literaturaLas antinomias de la enseñanza de la filosofía: caminos y posibilidades para su enseñanzaThe antinomies of the teaching of philosophy: ways and possibilities for its teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6006003d616d61-24e6-4e89-afdb-5c752cf514c8reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação final.pdfDissertação final.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf912304https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdfdb9b36916179a9ce042fadcc5d1d53adMD51Carta-comprovante-ORIENTADOR.pdfCarta-comprovante-ORIENTADOR.pdfCarta do Orientador autorizando os trâmites para homologaçãoapplication/pdf63853https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/3/Carta-comprovante-ORIENTADOR.pdfe496781296f0b99c0d97c6eec57c4fecMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTDissertação final.pdf.txtDissertação final.pdf.txtExtracted texttext/plain182274https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.txt6ec74f54cb3c394d312a9be01f5918e1MD55Carta-comprovante-ORIENTADOR.pdf.txtCarta-comprovante-ORIENTADOR.pdf.txtExtracted texttext/plain1666https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/7/Carta-comprovante-ORIENTADOR.pdf.txt5ca70ee861083cd5b4ea7fd90cf0f10bMD57THUMBNAILDissertação final.pdf.jpgDissertação final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7302https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.jpgce801f62d173e2506133a680b6bbdda2MD56Carta-comprovante-ORIENTADOR.pdf.jpgCarta-comprovante-ORIENTADOR.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5814https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/8/Carta-comprovante-ORIENTADOR.pdf.jpgf3d097fda5a19de98525665faf8b25f5MD58ufscar/148202023-09-18 18:32:14.876oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14820Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:14Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura |
dc.title.alternative.spa.fl_str_mv |
Las antinomias de la enseñanza de la filosofía: caminos y posibilidades para su enseñanza |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The antinomies of the teaching of philosophy: ways and possibilities for its teaching |
title |
As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura |
spellingShingle |
As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura Costa, José Luiz Filosofia Ensino de Filosofia Antinomia Literatura Philosophy Teaching of Philosophy Antinomy Literatura CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
title_short |
As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura |
title_full |
As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura |
title_fullStr |
As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura |
title_full_unstemmed |
As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura |
title_sort |
As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura |
author |
Costa, José Luiz |
author_facet |
Costa, José Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6225556424737231 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, José Luiz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Paula Ramos de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1788063551247254 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
a6e21d57-b641-4039-8af6-cedc692eb7af |
contributor_str_mv |
Oliveira, Paula Ramos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Ensino de Filosofia Antinomia Literatura |
topic |
Filosofia Ensino de Filosofia Antinomia Literatura Philosophy Teaching of Philosophy Antinomy Literatura CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Philosophy Teaching of Philosophy Antinomy Literatura |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
description |
This dissertation presents an analysis of the teaching of philosophy in Brazil, which seeks to identify the course of teaching this discipline under the legislation that regulates Brazilian education and the ways in which public policies address this issue, which is addressed in all legislation with entirely skewed ideological orientations. The teaching of philosophy itself is also the subject of this work, which addresses some contributions on the teaching of philosophy, reading different authors who have dealt with this theme, showing that thinking about the teaching of philosophy is already an eminently philosophical task, which leads us to a long but fruitful debate, demonstrating possibilities of various forms of teaching the subject in focus. The objective of this work is to demonstrate that one of the possibilities of teaching philosophy is in the relationship it establishes with literature and vice versa. Therefore, we sought to bring the student closer to philosophy through reading literary texts within the youth category, which in theory presents itself as a more pleasurable type of reading. What could be seen in practice is that students become more interested in philosophy when they realize that it is dealing with issues that are so close to them. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-30T19:46:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-30T19:46:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, José Luiz. As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14820. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14820 |
identifier_str_mv |
COSTA, José Luiz. As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14820. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
3d616d61-24e6-4e89-afdb-5c752cf514c8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia - PROF-FILO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/3/Carta-comprovante-ORIENTADOR.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/4/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/7/Carta-comprovante-ORIENTADOR.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.jpg https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/8/Carta-comprovante-ORIENTADOR.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
db9b36916179a9ce042fadcc5d1d53ad e496781296f0b99c0d97c6eec57c4fec e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 6ec74f54cb3c394d312a9be01f5918e1 5ca70ee861083cd5b4ea7fd90cf0f10b ce801f62d173e2506133a680b6bbdda2 f3d097fda5a19de98525665faf8b25f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715635815841792 |