As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, José Luiz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14820
Resumo: This dissertation presents an analysis of the teaching of philosophy in Brazil, which seeks to identify the course of teaching this discipline under the legislation that regulates Brazilian education and the ways in which public policies address this issue, which is addressed in all legislation with entirely skewed ideological orientations. The teaching of philosophy itself is also the subject of this work, which addresses some contributions on the teaching of philosophy, reading different authors who have dealt with this theme, showing that thinking about the teaching of philosophy is already an eminently philosophical task, which leads us to a long but fruitful debate, demonstrating possibilities of various forms of teaching the subject in focus. The objective of this work is to demonstrate that one of the possibilities of teaching philosophy is in the relationship it establishes with literature and vice versa. Therefore, we sought to bring the student closer to philosophy through reading literary texts within the youth category, which in theory presents itself as a more pleasurable type of reading. What could be seen in practice is that students become more interested in philosophy when they realize that it is dealing with issues that are so close to them.
id SCAR_f1f99b9228b52295eda2af1affa1fb44
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14820
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Costa, José LuizOliveira, Paula Ramos dehttp://lattes.cnpq.br/1788063551247254http://lattes.cnpq.br/6225556424737231a6e21d57-b641-4039-8af6-cedc692eb7af2021-08-30T19:46:43Z2021-08-30T19:46:43Z2021-06-30COSTA, José Luiz. As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14820.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14820This dissertation presents an analysis of the teaching of philosophy in Brazil, which seeks to identify the course of teaching this discipline under the legislation that regulates Brazilian education and the ways in which public policies address this issue, which is addressed in all legislation with entirely skewed ideological orientations. The teaching of philosophy itself is also the subject of this work, which addresses some contributions on the teaching of philosophy, reading different authors who have dealt with this theme, showing that thinking about the teaching of philosophy is already an eminently philosophical task, which leads us to a long but fruitful debate, demonstrating possibilities of various forms of teaching the subject in focus. The objective of this work is to demonstrate that one of the possibilities of teaching philosophy is in the relationship it establishes with literature and vice versa. Therefore, we sought to bring the student closer to philosophy through reading literary texts within the youth category, which in theory presents itself as a more pleasurable type of reading. What could be seen in practice is that students become more interested in philosophy when they realize that it is dealing with issues that are so close to them.A presente dissertação apresenta uma análise sobre o ensino de filosofia no Brasil, onde se busca identificar o trajeto do ensino desta disciplina no âmbito das legislações que regulamentam a educação brasileira e as formas como as políticas públicas encaram essa questão que é tratada em todas as legislações com orientações ideológicas inteiramente enviesadas. O ensino de filosofia propriamente dito também é tema deste trabalho onde se faz a abordagem de algumas contribuições sobre o ensino de filosofia, fazendo uma leitura de diferentes autores que trataram deste tema, mostrando que pensar o ensino de filosofia já é uma tarefa eminentemente filosófica, que nos leva a um debate longo, porém profícuo, demonstrando possibilidades de variadas formas do ensino da disciplina em foco. O objetivo deste trabalho está em demonstrar que uma das possibilidades de se ensinar filosofia está na relação que esta estabelece com a literatura e vice-versa. Portanto, buscou-se fazer uma aproximação do aluno com a filosofia através da leitura de textos literários dentro da categoria juvenil, que em tese se apresenta como um tipo de leitura mais prazerosa. O que se pôde verificar na prática é que os alunos passam a se interessar mais pela filosofia quando percebem que esta, está tratando de questões que são tão próximas a eles.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: Código de Financiamento 001porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia - PROF-FILOUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofiaEnsino de FilosofiaAntinomiaLiteraturaPhilosophyTeaching of PhilosophyAntinomyLiteraturaCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAAs antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literaturaLas antinomias de la enseñanza de la filosofía: caminos y posibilidades para su enseñanzaThe antinomies of the teaching of philosophy: ways and possibilities for its teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6006003d616d61-24e6-4e89-afdb-5c752cf514c8reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação final.pdfDissertação final.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf912304https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdfdb9b36916179a9ce042fadcc5d1d53adMD51Carta-comprovante-ORIENTADOR.pdfCarta-comprovante-ORIENTADOR.pdfCarta do Orientador autorizando os trâmites para homologaçãoapplication/pdf63853https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/3/Carta-comprovante-ORIENTADOR.pdfe496781296f0b99c0d97c6eec57c4fecMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTDissertação final.pdf.txtDissertação final.pdf.txtExtracted texttext/plain182274https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.txt6ec74f54cb3c394d312a9be01f5918e1MD55Carta-comprovante-ORIENTADOR.pdf.txtCarta-comprovante-ORIENTADOR.pdf.txtExtracted texttext/plain1666https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/7/Carta-comprovante-ORIENTADOR.pdf.txt5ca70ee861083cd5b4ea7fd90cf0f10bMD57THUMBNAILDissertação final.pdf.jpgDissertação final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7302https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.jpgce801f62d173e2506133a680b6bbdda2MD56Carta-comprovante-ORIENTADOR.pdf.jpgCarta-comprovante-ORIENTADOR.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5814https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/8/Carta-comprovante-ORIENTADOR.pdf.jpgf3d097fda5a19de98525665faf8b25f5MD58ufscar/148202023-09-18 18:32:14.876oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14820Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:14Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura
dc.title.alternative.spa.fl_str_mv Las antinomias de la enseñanza de la filosofía: caminos y posibilidades para su enseñanza
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The antinomies of the teaching of philosophy: ways and possibilities for its teaching
title As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura
spellingShingle As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura
Costa, José Luiz
Filosofia
Ensino de Filosofia
Antinomia
Literatura
Philosophy
Teaching of Philosophy
Antinomy
Literatura
CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
title_short As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura
title_full As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura
title_fullStr As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura
title_full_unstemmed As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura
title_sort As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura
author Costa, José Luiz
author_facet Costa, José Luiz
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6225556424737231
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, José Luiz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Paula Ramos de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1788063551247254
dc.contributor.authorID.fl_str_mv a6e21d57-b641-4039-8af6-cedc692eb7af
contributor_str_mv Oliveira, Paula Ramos de
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Ensino de Filosofia
Antinomia
Literatura
topic Filosofia
Ensino de Filosofia
Antinomia
Literatura
Philosophy
Teaching of Philosophy
Antinomy
Literatura
CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Philosophy
Teaching of Philosophy
Antinomy
Literatura
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
description This dissertation presents an analysis of the teaching of philosophy in Brazil, which seeks to identify the course of teaching this discipline under the legislation that regulates Brazilian education and the ways in which public policies address this issue, which is addressed in all legislation with entirely skewed ideological orientations. The teaching of philosophy itself is also the subject of this work, which addresses some contributions on the teaching of philosophy, reading different authors who have dealt with this theme, showing that thinking about the teaching of philosophy is already an eminently philosophical task, which leads us to a long but fruitful debate, demonstrating possibilities of various forms of teaching the subject in focus. The objective of this work is to demonstrate that one of the possibilities of teaching philosophy is in the relationship it establishes with literature and vice versa. Therefore, we sought to bring the student closer to philosophy through reading literary texts within the youth category, which in theory presents itself as a more pleasurable type of reading. What could be seen in practice is that students become more interested in philosophy when they realize that it is dealing with issues that are so close to them.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-30T19:46:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-30T19:46:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, José Luiz. As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14820.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14820
identifier_str_mv COSTA, José Luiz. As antinomias do ensino de filosofia: caminhos e possibilidades para o seu ensino à luz da literatura. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14820.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 3d616d61-24e6-4e89-afdb-5c752cf514c8
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia - PROF-FILO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/3/Carta-comprovante-ORIENTADOR.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/4/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/7/Carta-comprovante-ORIENTADOR.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14820/8/Carta-comprovante-ORIENTADOR.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv db9b36916179a9ce042fadcc5d1d53ad
e496781296f0b99c0d97c6eec57c4fec
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
6ec74f54cb3c394d312a9be01f5918e1
5ca70ee861083cd5b4ea7fd90cf0f10b
ce801f62d173e2506133a680b6bbdda2
f3d097fda5a19de98525665faf8b25f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136395353948160