Descoberta do estilo de aprendizagem pela experiência do estudante e expectativa do professor para a recomendação de REA'S

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marco Antonio Colombo da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12087
Resumo: Now a days, many teachers and apprentices use Open Educational Resources (OER) to boost the learning teaching process. Development and popularization of the internet and various devices that support them increased interest in OERs. However, many teachers still find difficulties in adoption. The barriers encountered are technological, cultural or economical. Initiatives which freely offer the possibility of authorship and adaptation of Open Educational Resources (OERs) with no need of specific knowledge in computing, and also enable their reuse and sharing, act to mitigate such barriers. This work was done in order to develop an approach to assist the teacher in creating activities with OERs able to generate registries of their experiences, which are the basis for discovering learning style for the subsequent recommendation of other OERs that fit this style. To achive this goals, the work presents an architecture for the approach, a model for interpretation of experience using expectation, as well as a use scene and a logical design for an instance of the approach as a proof of concept.
id SCAR_fbe49893e75c4802af7c655bab0c0265
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12087
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Silva, Marco Antonio Colombo daSantos, Marilde Terezinha Pradohttp://lattes.cnpq.br/9826026025118073http://lattes.cnpq.br/5676243666925658c9da65ae-ab57-47dd-a076-2010fd54971c2019-11-28T14:21:18Z2019-11-28T14:21:18Z2017-11-01SILVA, Marco Antonio Colombo da. Descoberta do estilo de aprendizagem pela experiência do estudante e expectativa do professor para a recomendação de REA'S. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12087.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12087Now a days, many teachers and apprentices use Open Educational Resources (OER) to boost the learning teaching process. Development and popularization of the internet and various devices that support them increased interest in OERs. However, many teachers still find difficulties in adoption. The barriers encountered are technological, cultural or economical. Initiatives which freely offer the possibility of authorship and adaptation of Open Educational Resources (OERs) with no need of specific knowledge in computing, and also enable their reuse and sharing, act to mitigate such barriers. This work was done in order to develop an approach to assist the teacher in creating activities with OERs able to generate registries of their experiences, which are the basis for discovering learning style for the subsequent recommendation of other OERs that fit this style. To achive this goals, the work presents an architecture for the approach, a model for interpretation of experience using expectation, as well as a use scene and a logical design for an instance of the approach as a proof of concept.Atualmente muitos professores e aprendizes utilizam Recursos Educacionais Abertos (REA’s) para auxiliar o processo ensino aprendizagem. Com o desenvolvimento e popularização da internet e dos diversos dispositivos que a suportam, o interesse nos REA’s tem aumentado. Entretanto muitos professores ainda encontram dificuldades em sua adoção. As barreiras encontradas por estes podem ser tecnológicas, culturais ou econômicas. Iniciativas que ofereçam gratuitamente a possibilidade de autoria e adaptação de REA’s sem a necessidade de conhecimentos específicos na área de computação, possibilitando ainda seu reuso e compartilhamento, atuam para atenuar tais barreiras. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver uma abordagem para auxiliar o docente na criação de atividades com REA’s que, quando executados pelos alunos, geram o registro de suas experiências, base para a descoberta do estilo de aprendizagem para a posterior recomendação de outros REA’s adequados a tal estilo. Para isso, o trabalho apresenta, além da arquitetura da abordagem, um modelo de interpretação de experiência utilizando expectativa, assim como um cenário de uso e projeto lógico de uma instância da abordagem para prova de conceito.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessModelo de Estilo de AprendizagemRecomendaçãoObjeto de AprendizagemRecurso Educacional AbertoProcesso Ensino-AprendizagemLearning objectOpen educational resourceTeaching and learning processRecombinationRemixCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAODescoberta do estilo de aprendizagem pela experiência do estudante e expectativa do professor para a recomendação de REA'SLearning style discovery by student experience and teacher expectation for rea's recommendationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6001bdb200e-99c1-45c7-8e62-ff292489211ereponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertacao_Marco Colombo_revisao final.pdfDissertacao_Marco Colombo_revisao final.pdfTexto Final da Dissertação de Mestradoapplication/pdf2554948https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12087/1/Dissertacao_Marco%20Colombo_revisao%20final.pdf29b202aa80dd5ea37c9f3292582568b4MD51SEI_FUFSCar - 0080484 - Oficio.pdfSEI_FUFSCar - 0080484 - Oficio.pdfCarta Comprovante Assinada pela Orientadoraapplication/pdf224070https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12087/2/SEI_FUFSCar%20-%200080484%20-%20Oficio.pdf5ff763b7cf0ac2ee64226709bec31655MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12087/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTDissertacao_Marco Colombo_revisao final.pdf.txtDissertacao_Marco Colombo_revisao final.pdf.txtExtracted texttext/plain155489https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12087/4/Dissertacao_Marco%20Colombo_revisao%20final.pdf.txt7c2f090ce3bb5cf87e8af5c23243dec3MD54SEI_FUFSCar - 0080484 - Oficio.pdf.txtSEI_FUFSCar - 0080484 - Oficio.pdf.txtExtracted texttext/plain1902https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12087/6/SEI_FUFSCar%20-%200080484%20-%20Oficio.pdf.txt1584d076cfbc822df99ee32a4e526532MD56THUMBNAILDissertacao_Marco Colombo_revisao final.pdf.jpgDissertacao_Marco Colombo_revisao final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8940https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12087/5/Dissertacao_Marco%20Colombo_revisao%20final.pdf.jpgb83b53467a696af59d0ed021419d5625MD55SEI_FUFSCar - 0080484 - Oficio.pdf.jpgSEI_FUFSCar - 0080484 - Oficio.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13419https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12087/7/SEI_FUFSCar%20-%200080484%20-%20Oficio.pdf.jpgb5701d361c889d5780eb12ac7ff8b670MD57ufscar/120872023-09-18 18:31:46.162oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12087Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:46Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Descoberta do estilo de aprendizagem pela experiência do estudante e expectativa do professor para a recomendação de REA'S
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Learning style discovery by student experience and teacher expectation for rea's recommendation
title Descoberta do estilo de aprendizagem pela experiência do estudante e expectativa do professor para a recomendação de REA'S
spellingShingle Descoberta do estilo de aprendizagem pela experiência do estudante e expectativa do professor para a recomendação de REA'S
Silva, Marco Antonio Colombo da
Modelo de Estilo de Aprendizagem
Recomendação
Objeto de Aprendizagem
Recurso Educacional Aberto
Processo Ensino-Aprendizagem
Learning object
Open educational resource
Teaching and learning process
Recombination
Remix
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
title_short Descoberta do estilo de aprendizagem pela experiência do estudante e expectativa do professor para a recomendação de REA'S
title_full Descoberta do estilo de aprendizagem pela experiência do estudante e expectativa do professor para a recomendação de REA'S
title_fullStr Descoberta do estilo de aprendizagem pela experiência do estudante e expectativa do professor para a recomendação de REA'S
title_full_unstemmed Descoberta do estilo de aprendizagem pela experiência do estudante e expectativa do professor para a recomendação de REA'S
title_sort Descoberta do estilo de aprendizagem pela experiência do estudante e expectativa do professor para a recomendação de REA'S
author Silva, Marco Antonio Colombo da
author_facet Silva, Marco Antonio Colombo da
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5676243666925658
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marco Antonio Colombo da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Marilde Terezinha Prado
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9826026025118073
dc.contributor.authorID.fl_str_mv c9da65ae-ab57-47dd-a076-2010fd54971c
contributor_str_mv Santos, Marilde Terezinha Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo de Estilo de Aprendizagem
Recomendação
Objeto de Aprendizagem
Recurso Educacional Aberto
Processo Ensino-Aprendizagem
topic Modelo de Estilo de Aprendizagem
Recomendação
Objeto de Aprendizagem
Recurso Educacional Aberto
Processo Ensino-Aprendizagem
Learning object
Open educational resource
Teaching and learning process
Recombination
Remix
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning object
Open educational resource
Teaching and learning process
Recombination
Remix
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
description Now a days, many teachers and apprentices use Open Educational Resources (OER) to boost the learning teaching process. Development and popularization of the internet and various devices that support them increased interest in OERs. However, many teachers still find difficulties in adoption. The barriers encountered are technological, cultural or economical. Initiatives which freely offer the possibility of authorship and adaptation of Open Educational Resources (OERs) with no need of specific knowledge in computing, and also enable their reuse and sharing, act to mitigate such barriers. This work was done in order to develop an approach to assist the teacher in creating activities with OERs able to generate registries of their experiences, which are the basis for discovering learning style for the subsequent recommendation of other OERs that fit this style. To achive this goals, the work presents an architecture for the approach, a model for interpretation of experience using expectation, as well as a use scene and a logical design for an instance of the approach as a proof of concept.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-28T14:21:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-28T14:21:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Marco Antonio Colombo da. Descoberta do estilo de aprendizagem pela experiência do estudante e expectativa do professor para a recomendação de REA'S. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12087.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12087
identifier_str_mv SILVA, Marco Antonio Colombo da. Descoberta do estilo de aprendizagem pela experiência do estudante e expectativa do professor para a recomendação de REA'S. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12087.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.relation.authority.fl_str_mv 1bdb200e-99c1-45c7-8e62-ff292489211e
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12087/1/Dissertacao_Marco%20Colombo_revisao%20final.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12087/2/SEI_FUFSCar%20-%200080484%20-%20Oficio.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12087/3/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12087/4/Dissertacao_Marco%20Colombo_revisao%20final.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12087/6/SEI_FUFSCar%20-%200080484%20-%20Oficio.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12087/5/Dissertacao_Marco%20Colombo_revisao%20final.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12087/7/SEI_FUFSCar%20-%200080484%20-%20Oficio.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 29b202aa80dd5ea37c9f3292582568b4
5ff763b7cf0ac2ee64226709bec31655
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7c2f090ce3bb5cf87e8af5c23243dec3
1584d076cfbc822df99ee32a4e526532
b83b53467a696af59d0ed021419d5625
b5701d361c889d5780eb12ac7ff8b670
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136367669444608